Por que arborizar as cidades?

Antes de discutir esse tema, é importante entender que as árvores urbanas são árvores plantadas em vias, praças, terrenos, quintais domiciliares, e em outros lugares do espaço urbano.

Elas cumprem serviços de utilidade pública pois possuem diversos benefícios, como a importante tarefa de redução da temperatura através da retenção de parte dos raios solares pelas folhas das árvores.

Observa-se no fundo duas Sapucais (Lecythis pisonis). A cor rosa é dada pelas folhas. A foto foi tirada na ESALQ-USP.

Suas densas copas verdes e os seus diferentes tipos de floração contribuem com o embelezamento dos centros urbanos amenizando a coloração acinzentada do concreto e do asfalto. Pode-se, ainda, destacar a grande contribuição das árvores no embelezamento das ruas e no funcionamento como “barreira sonora”, diminuindo a poluição sonora nas cidades; ambas as ações contribuintes na diminuição do estresse urbano das pessoas.

Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba). Foto tirada na ESALQ-USP.

Elas também absorvem parte da água da chuva diminuindo o escoamento da água pluvial e reduzindo a intensidade das enchentes.  Auxiliam também na retenção de poluentes presentes no ar atmosférico e na fixação de gás carbônico, cooperando, dessa maneira, na melhoria do ar das cidades e combatendo o aquecimento global.

Alecrim de campinas (Holocalyx balansae) com sua copa bastante densa, fornecendo sombra e umidade. Foto tirada em Itapetininga-SP.

As árvores desempenham, também, o papel de bombas hidráulicas, podendo aumentar a umidade do ar, principalmente quando dispostas em um grande agrupamento de indivíduos. Quanto mais semelhante for o agrupamento de florestas naturais, mais úmido pode ficar o ar na região, e isso pode ser conseguido nos centros urbanos com plantio adensados em praças.

Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides). Árvore bastante comum nas cidades, possui copa bastante densa e floração amarela. Ultimamente vem perdendo espaço nas cidade para fiações elétricas e árvores de pequeno porte, que pouca sombra fazem. Foto tirada em Itapetininga-SP.

As espécies frutíferas podem fornecer alimento tanto para a fauna quanto para as pessoas, mas, infelizmente, é pouco frenquente a presença dessas espécies nas cidades devido à alegação de algumas pessoas que se incomodam com a “sujeira” gerada na época de frutificação.

Palmito juçara (Euterpe edulis). Palmeira nativa da Mata atlântica. Dos frutos dessa palmeira pode-se fazer um suco semelhante açaí da Amazônia, além de fornecer alimento as aves. Sua floração pode fornecer alimento para diferentes tipos de abelhas. Foto tirada em Itapetininga-SP.

Vários são os benefícios prestados pelas árvores à população de uma cidade, e é dever de todos como cidadãos cuidar desses organismos benéficos exigindo do poder público o plantio de inúmeras espécies de plantas (de preferência nativas), criação de praças bem arborizadas, reparo das árvores danificadas, entre outros para o próprio bem da população.

                                                                               Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Galeria | Esse post foi publicado em Arborização urbana. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Por que arborizar as cidades?

  1. Fala Felipe, bom comeco para seu blog, vi que tem um acervo de fotos interessantes para compartilhar, foque na criacao de conteudo exclusivo, aqui um artigo do meu blog falando sobre criacao de conteudo.. Espero que voce mantenha o folego e publique com regularidade! Sucesso!

    Curtir

  2. Letícia disse:

    Arrasou Felipe!
    Mto bom!!!

    Curtir

  3. Belo material Felipe.
    Sãp Paulo precisa ser reflorestada.

    Curtir

    • Olá Agamenon,

      realmente precisa, e não é só São Paulo. Muitos municípios demandam mais árvores nas cidades e nas área rurais. Políticas voltadas para tal questão são indispensáveis, além da ajuda de todos cidadãos!
      Obrigado pelo comentário.

      volte sempre!
      abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s