Repórter Eco – poda

Reportagem apresentada no programa Repórter Eco, da TV Cultura, no dia 01 de maio de 2011 a respeito da poda de condução aplicada nas árvores no meio urbano.

É comum nos depararmos com podas drásticas de árvores nas cidades e na maioria das vezes o seu resultado implica à árvore desequilíbrios fisiológicos e mecânicos, além disso, aumenta-se o risco de queda das árvores e deixa a cidade com uma estética horrível.

As companhias de energia elétrica pouco comentam que existem outras maneiras para se evitar as podas drásticas, e consequentemente prolongar a longevidade das árvores, criar uma estética agradável no meio urbano e ainda muito importante, evitar os acidades provocados pela queda dos indivíduos arbóreos.

No entanto, por motivos claramente econômicos, as podas do centro das árvores acabam sendo a prática mais viável de ser aplicada pelas concessionárias de energia elétrica, o que não necessariamente é melhor para as pessoas e para a arborização urbana das cidades.

Por exemplo, duas outras maneiras de se resolver o problema poda versus fiação seriam: a utilização de fiação compacta ou, até mesmo, a utilização da fiação subterrânea. Assim, sobraria mais espaço para as plantas se desenvolverem

Concordo com a fala no final do vídeo do professor Demóstenes, a qual aponta que nós devemos planejar o ambiente urbano de forma a torná-lo apto para receber qualquer tipo de árvore. É dever de todo cidadão exigir serviços de qualidade das companhias de energia elétrica, pois pagamos um elevado preço por ele.

Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Galeria | Esse post foi publicado em Arborização urbana. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Repórter Eco – poda

  1. Hélida Braga disse:

    Boa tarde Guilherme, este ano estou formando em Ciências Biológicas, e o tema do meu trabalho de conclusão de curso é sobre arborização urbana, gostaria de saber se vc tem artigos científico interessantes para me passar para que eu possa da uma lida?

    Aguardo seu retorno, desde já muito obrigada

    Curtir

  2. Iucah disse:

    Felipe, me esclareça uma coisa: Tenho uma colmeia de Jataí que vem se acabando ao longo de um ano. Vem apresentando poucas campeiras, e esta colmeia era muito forte, capturada na natureza. Hoje resolvi abri-la. Tem rainha, porém não tem postura. Como pode ocorrer de ter rainha e não estar prosperando? O que devo fazer para recuperá-la?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s