Polinização

A polinização consiste na transferência de pólen de uma flor para outra, muitas espécies vegetais, incluindo diversas de interesse agrícola dependem desse serviço para a formação de frutos/sementes. Tal atividade é realizada principalmente pelas abelhas, além de mariposas, borboletas, vento e outros.

O crescimento do desmatamento e o uso intensivo de agrotóxicos na agricultura têm contribuído para o desaparecimento das espécies nativas de abelha (abelhas sem ferrão ou indígenas) e de Apis mellifera, isto afeta direta a polinização e implica em sérios problemas de ordem econômica e ambiental, como: queda na produção e deformação de frutos/sementes em vegetação natural e em indivíduos de interesse agrícola e problemas genéticos em populações vegetais.

Para esclarecer melhor esse assunto segue duas matérias realizadas pelo programa Repórter Eco, uma do dia 26 de junho de 2011  a respeito da polinização e outra do dia 22 de agosto de 2010 sobre o resgate de abelhas nativas em áreas do cerrado.

Felipe Furtado Frigieri

http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=1216

 

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Galeria | Esse post foi publicado em Tema Livre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s