O maracujazeiro e a mamangava

Há uma relação muito interessante entre o maracujazeiro e a abelha mamangava. O primeiro oferece néctar e pólen às mamangavas, e estas ao ir buscá-los  acabam  realizando a polinização da planta. A polinização consiste no transporte de grãos de pólen da antera(órgão reprodutor masculino) de uma flor até o estigma (órgão reprodutor feminino)  de outra ou da mesma flor. Existem vários agentes polinizadores, como o vento, aves, morcego e os insetos.

O Brasil é o maior produtor e consumidor de maracujá, e a destruição das florestas aliada ao uso indiscriminado de veneno na agricultura tem levado ao desaparecimento das mamangavas, tais acontecimentos além de gerarem impactos ecológicos negativos, provocam também problemas econômicos. Com o desaparecimento das mamangavas a produção do maracujá é diminuída,  para evitar que isso ocorra os produtores são obrigados a realizar a “polinização manual”, que consiste na transferência de pólen das flores pelo próprio homem  através do dedo, isso resulta no aumento do custo da produção do maracujá,  baixa eficiência  comparado à polinização pelas mamangavas e consequentemente aumenta o preço deste produto. O que antes era um “serviço” gratuito, atualmente passou a custar caro.

http://g1.globo.com/economia/globo-rural/videos/t/edicoes/v/agricultores-ajudam-no-trabalho-de-polinizacao-das-lavouras-de-maracuja-em-minas-gerais/1857577/ (vídeo a respeito da polinização artificial).

A mamangava é o principal polinizador do maracujazeiro, sua anatomia permite que enquanto ela busca o néctar na flor seu abdômen superior fique em contato com a antera transferindo assim o pólen para a mamangava e sua movimentação em diferentes flores faz com que o pólen entre em contato com o estigma, dessa forma está feita a polinização. A relação entre estas duas espécies permite a produção de semente pelo maracujazeiro e consequentemente perpetuação de sua espécie,  já a abelha obtêm alimento e além disso, garante o sustento futuro das novas mamangavas, caso as sementes do maracujá germinem.

A flor do maracujazeiro libera um odor muito agradável e com isso atrai as mamangavas.

Mamangava coletando néctar e pólen da flor do maracujazeiro e consequentemente realiza a polinização. Podemos verificar a quantidade de pólen no abdômen superior da abelha.

O resultado da polinização com sucesso é formação do maracujá.

Maracujá maduro.

Este maracujá foi colhido no meu quintal. O maracujazeiro é uma planta trepadeira muito bonita, e pode ser utilizado no paisagismo.

Por: Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Agricultura urbana. Bookmark o link permanente.

40 respostas para O maracujazeiro e a mamangava

  1. lorepavesi disse:

    Gostaria de saber se a abelha mamangava pode chegar a “assustar” outras abelhas porque esse ano tenho mamangavas e meus maracujas sao incriveis mas em compensacao nao tenho nem um limao no limoeiro ao lado. Por outro ado tive mangas maravilhosas e nao vi mamangavas nelas mas abelhas de porte medio (acho que chama Europa, a abelha mais comum). Enfim queria saber se a mangava pode ser agressiva com outras abelhas. Obrigada!!!!

    Curtir

  2. Oi Felipe,

    também tenho uma maracujazeiro, que é minha paixão. Ano passado, deu apenas 01 fruto.
    Esse ano, as mamangavas estão mais empenhadas e estou com 4 já e ainda muitas flores.
    Tenho uma dúvida. Qual o momento certo de colher os frutos?

    um abraço

    Curtir

  3. Vinicius Pessoa disse:

    tem alguma forma de criar manangavas para eviar a polonizaçao manual no maracuja?

    Curtir

    • Você pode espalhar tocos com ocos próximo à sua plantação de maracujá, pois são locais que elas escolhem pra nidificar. Não utilize agrotóxicos na sua plantação, eles prejudicam ou até matam essas e outras abelhas.

      Boa sorte.

      Curtir

      • micael disse:

        Felipe agr me responde uma coisa , se eu não usar nenhum agrotoxicos , como vo evitar de contrair doenças no meu pomar? como vo evitar as largatas desfolhadoras , dificil viu amigão .

        Curtir

      • Muito boa a sua colocação Micael.

        Eu acho que é coisa para você colocar na balança e avaliar. Você acha que é mais vantajoso jogar inseticida no maracujazeiro, ter que fazer a polinização manualmente, contaminar o ambiente e dar um sumiço num inseto (mamangava) tão importante do que realizar a catação das lagartas (que só precisa ser feita no início do plantio? Pense nisso.

        Um abraço,

        Felipe

        Curtir

  4. Henrique Barbosa disse:

    Olá! Eu queria saber se algumas flores de maracujá são mantidas na presença de mamangavas e outras isoladas desses insetos.

    Curtir

  5. marina disse:

    ola, eu também tenho uma curiosidade, como é que a mamangava descobre que eu tenho um pé de maracujá em casa?

    Curtir

    • As flores do maracujá exalam um cheiro muito forte, muito provável que isso atraia as mamangavas..

      Curtir

    • wagner silva borborema sp disse:

      marina. eu tenho em minha casa um maracujazeiro em uma parreira., so sei que a mamangava aparece. de onde não sei mais que aparece aparece.colho por ano uma média de 15 a 25 maracujas. a parreira tem de 2.00 x 2.00 mtrs. simplesmente é uma delicia ter em um pedaço de terra uma fruta tãm deliciosa como o maracuja. preserve e continue a ter seu maracujazeiro.

      Curtir

  6. pah disse:

    Oq fazer qando o arapua ataca o maracujazeiro??

    Curtir

  7. pah disse:

    Pk o maracuja mucha no pe ele tm polpa e sementes oque pode ser?

    Curtir

  8. muito bom conteúdo…

    eu planto maracujá e fiz um vídeo pra ajudar quem esta começando na atividade olha ai

    Curtir

  9. larissa serafin disse:

    ola,gostaria de saber como diferenciar as flores femininas das masculinas no maracujazeiro.

    Curtir

  10. zenidio disse:

    olhar felipe td bem.estou comecando um plantio de maracuja aqui no norte mg. estou preocupado por causa da falta mangangava.ainda nao sei se tem ou mao .e verdade que o maracuja doce chama mais atencao delas. posso plantar as duas especie juntas.obrigado…

    Curtir

    • Oi Zenidio,

      pode plantá-las perto sim. Se a mamangava está indo no maracujá-doce com certeza ela vai no azedo também. Você pode plantar outras espécies de plantas que atraem o mamangava e, além disso, colocar mourões furados na proximidade, para que elas possam construir ninhos.

      Curtir

  11. Paulo disse:

    Coloquei esterco de cavalo perto do pé de maracujá e as mamangabas sumiram, isso pode ter alguma relação? Obrigado.

    Curtir

  12. Iza Bernardes disse:

    Bom dia, Felipe eu tenho um plantio de maracujá e esse ano ele não esta saindo flores, ano passado nesse mesmo período eu já tinha colhido quase uma tonelada por semana, mas esse ano nada você pode me ajudar. Ah! e as flores que deram o maracujazeiro abortou.

    Curtir

  13. Maria Jordana disse:

    Olá, estou desenvolvendo um trabalho sobre a Abelha Mamangava! gostaria de saber por qual motivo a Abelha também não poliniza a cultura do limão? já que em alguns lugares há maracujazeiros e limoeiros na mesma área!

    Curtir

  14. margarete f m santana disse:

    Bom dia Felipe!

    Tenho dúvidas:a folha do maracujá que tem três pontas é doce ou azedo?
    tem uma safra ou duas no ano?
    só a mamangava que poliniza o maracujá?
    tenho um pé de maracujá enroscado num pé de limão que já está cheio de frutos e outro no pé de goiaba que está cheio de flores, provavelmente elas irão para o segundo, certo?
    elas fazem um barulho alto e se parecem com besouro?
    o que devo fazer para que elas continuem aparecendo?
    só mais uma: tenho também um pé de manga palmer que não dá frutos, só flores, o que devo fazer para que dê frutos?

    Obrigada.

    Margarete

    Curtir

    • Tem uma longa safra por ano. Sim é o Azedo. A mamangava é o inseto mais adaptado para polinizar o maracujazeiro.
      Sim, as mamangavas lembram os besouros. Você pode deixar tocos com 1 m de comprimento e uns 20 cm de diâmetro, elas gostam de construir seus ninhos em trocos podres. Pode ser deficiência nutricional ou até problemas climáticos (muita chuva, muito calor).

      Curtir

  15. Pábula disse:

    Qual o horario melhor para jogar veneno para não matar as mamangavas

    Curtir

  16. Washington disse:

    Muito boas as perguntas e melhor ainda as respostas, eu gostaria de saber se colocar caixas de madeiras pequenas com furos para a mamangava ela fara o seu ninho ou os troncos de madeiras são exclusivos.

    Curtir

Deixe um comentário

