O maracujazeiro e a mamangava

Anúncios

Há uma relação muito interessante entre o maracujazeiro e a abelha mamangava. O primeiro oferece néctar e pólen às mamangavas, e estas ao ir buscá-los  acabam  realizando a polinização da planta. A polinização consiste no transporte de grãos de pólen da antera(órgão reprodutor masculino) de uma flor até o estigma (órgão reprodutor feminino)  de outra ou da mesma flor. Existem vários agentes polinizadores, como o vento, aves, morcego e os insetos.

O Brasil é o maior produtor e consumidor de maracujá, e a destruição das florestas aliada ao uso indiscriminado de veneno na agricultura tem levado ao desaparecimento das mamangavas, tais acontecimentos além de gerarem impactos ecológicos negativos, provocam também problemas econômicos. Com o desaparecimento das mamangavas a produção do maracujá é diminuída,  para evitar que isso ocorra os produtores são obrigados a realizar a “polinização manual”, que consiste na transferência de pólen das flores pelo próprio homem  através do dedo, isso resulta no aumento do custo da produção do maracujá,  baixa eficiência  comparado à polinização pelas mamangavas e consequentemente aumenta o preço deste produto. O que antes era um “serviço” gratuito, atualmente passou a custar caro.

http://g1.globo.com/economia/globo-rural/videos/t/edicoes/v/agricultores-ajudam-no-trabalho-de-polinizacao-das-lavouras-de-maracuja-em-minas-gerais/1857577/ (vídeo a respeito da polinização artificial).

A mamangava é o principal polinizador do maracujazeiro, sua anatomia permite que enquanto ela busca o néctar na flor seu abdômen superior fique em contato com a antera transferindo assim o pólen para a mamangava e sua movimentação em diferentes flores faz com que o pólen entre em contato com o estigma, dessa forma está feita a polinização. A relação entre estas duas espécies permite a produção de semente pelo maracujazeiro e consequentemente perpetuação de sua espécie,  já a abelha obtêm alimento e além disso, garante o sustento futuro das novas mamangavas, caso as sementes do maracujá germinem.

A flor do maracujazeiro libera um odor muito agradável e com isso atrai as mamangavas.

Mamangava coletando néctar e pólen da flor do maracujazeiro e consequentemente realiza a polinização. Podemos verificar a quantidade de pólen no abdômen superior da abelha. 

O resultado da polinização com sucesso é formação do maracujá.

Maracujá maduro.

Este maracujá foi colhido no meu quintal. O maracujazeiro é uma planta trepadeira muito bonita, e pode ser utilizado no paisagismo.

Por: Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Agricultura urbana. Bookmark o link permanente.

46 respostas para O maracujazeiro e a mamangava

  1. lorepavesi disse:

    Gostaria de saber se a abelha mamangava pode chegar a “assustar” outras abelhas porque esse ano tenho mamangavas e meus maracujas sao incriveis mas em compensacao nao tenho nem um limao no limoeiro ao lado. Por outro ado tive mangas maravilhosas e nao vi mamangavas nelas mas abelhas de porte medio (acho que chama Europa, a abelha mais comum). Enfim queria saber se a mangava pode ser agressiva com outras abelhas. Obrigada!!!!

    Curtir

  2. Oi Felipe,

    também tenho uma maracujazeiro, que é minha paixão. Ano passado, deu apenas 01 fruto.
    Esse ano, as mamangavas estão mais empenhadas e estou com 4 já e ainda muitas flores.
    Tenho uma dúvida. Qual o momento certo de colher os frutos?

    um abraço

    Curtir

  3. Vinicius Pessoa disse:

    tem alguma forma de criar manangavas para eviar a polonizaçao manual no maracuja?

    Curtir

    • Você pode espalhar tocos com ocos próximo à sua plantação de maracujá, pois são locais que elas escolhem pra nidificar. Não utilize agrotóxicos na sua plantação, eles prejudicam ou até matam essas e outras abelhas.

      Boa sorte.

      Curtir

      • micael disse:

        Felipe agr me responde uma coisa , se eu não usar nenhum agrotoxicos , como vo evitar de contrair doenças no meu pomar? como vo evitar as largatas desfolhadoras , dificil viu amigão .

        Curtir

      • Muito boa a sua colocação Micael.

        Eu acho que é coisa para você colocar na balança e avaliar. Você acha que é mais vantajoso jogar inseticida no maracujazeiro, ter que fazer a polinização manualmente, contaminar o ambiente e dar um sumiço num inseto (mamangava) tão importante do que realizar a catação das lagartas (que só precisa ser feita no início do plantio? Pense nisso.

        Um abraço,

        Felipe

        Curtir

  4. Henrique Barbosa disse:

    Olá! Eu queria saber se algumas flores de maracujá são mantidas na presença de mamangavas e outras isoladas desses insetos.

    Curtir

  5. marina disse:

    ola, eu também tenho uma curiosidade, como é que a mamangava descobre que eu tenho um pé de maracujá em casa?

    Curtir

    • As flores do maracujá exalam um cheiro muito forte, muito provável que isso atraia as mamangavas..

      Curtir

    • wagner silva borborema sp disse:

      marina. eu tenho em minha casa um maracujazeiro em uma parreira., so sei que a mamangava aparece. de onde não sei mais que aparece aparece.colho por ano uma média de 15 a 25 maracujas. a parreira tem de 2.00 x 2.00 mtrs. simplesmente é uma delicia ter em um pedaço de terra uma fruta tãm deliciosa como o maracuja. preserve e continue a ter seu maracujazeiro.

      Curtir

  6. pah disse:

    Oq fazer qando o arapua ataca o maracujazeiro??

    Curtir

  7. pah disse:

    Pk o maracuja mucha no pe ele tm polpa e sementes oque pode ser?

    Curtir

  8. muito bom conteúdo…

    eu planto maracujá e fiz um vídeo pra ajudar quem esta começando na atividade olha ai

    Curtir

  9. larissa serafin disse:

    ola,gostaria de saber como diferenciar as flores femininas das masculinas no maracujazeiro.

    Curtir

  10. zenidio disse:

    olhar felipe td bem.estou comecando um plantio de maracuja aqui no norte mg. estou preocupado por causa da falta mangangava.ainda nao sei se tem ou mao .e verdade que o maracuja doce chama mais atencao delas. posso plantar as duas especie juntas.obrigado…

    Curtir

    • Oi Zenidio,

      pode plantá-las perto sim. Se a mamangava está indo no maracujá-doce com certeza ela vai no azedo também. Você pode plantar outras espécies de plantas que atraem o mamangava e, além disso, colocar mourões furados na proximidade, para que elas possam construir ninhos.

      Curtir

  11. Paulo disse:

    Coloquei esterco de cavalo perto do pé de maracujá e as mamangabas sumiram, isso pode ter alguma relação? Obrigado.

    Curtir

  12. Iza Bernardes disse:

    Bom dia, Felipe eu tenho um plantio de maracujá e esse ano ele não esta saindo flores, ano passado nesse mesmo período eu já tinha colhido quase uma tonelada por semana, mas esse ano nada você pode me ajudar. Ah! e as flores que deram o maracujazeiro abortou.

    Curtir

  13. Maria Jordana disse:

    Olá, estou desenvolvendo um trabalho sobre a Abelha Mamangava! gostaria de saber por qual motivo a Abelha também não poliniza a cultura do limão? já que em alguns lugares há maracujazeiros e limoeiros na mesma área!

    Curtir

  14. margarete f m santana disse:

    Bom dia Felipe!

    Tenho dúvidas:a folha do maracujá que tem três pontas é doce ou azedo?
    tem uma safra ou duas no ano?
    só a mamangava que poliniza o maracujá?
    tenho um pé de maracujá enroscado num pé de limão que já está cheio de frutos e outro no pé de goiaba que está cheio de flores, provavelmente elas irão para o segundo, certo?
    elas fazem um barulho alto e se parecem com besouro?
    o que devo fazer para que elas continuem aparecendo?
    só mais uma: tenho também um pé de manga palmer que não dá frutos, só flores, o que devo fazer para que dê frutos?

    Obrigada.

    Margarete

    Curtir

    • Tem uma longa safra por ano. Sim é o Azedo. A mamangava é o inseto mais adaptado para polinizar o maracujazeiro.
      Sim, as mamangavas lembram os besouros. Você pode deixar tocos com 1 m de comprimento e uns 20 cm de diâmetro, elas gostam de construir seus ninhos em trocos podres. Pode ser deficiência nutricional ou até problemas climáticos (muita chuva, muito calor).

      Curtir

  15. Pábula disse:

    Qual o horario melhor para jogar veneno para não matar as mamangavas

    Curtir

  16. Washington disse:

    Muito boas as perguntas e melhor ainda as respostas, eu gostaria de saber se colocar caixas de madeiras pequenas com furos para a mamangava ela fara o seu ninho ou os troncos de madeiras são exclusivos.

    Curtir

  17. Pingback: Pequenos insetos, grandes proezas – EcoArt

  18. juarez de souza ramos disse:

    boa noite Felipe adorei suas dicas sobre a cultura do maracujá iniciei uma pequena plantação mas ainda não tive êxito com as frutas pois no meu quintal não aparece mamangava tentei polenizaçao com cotonetes não deu certo vou colocar troncos de eucalipto e bambo as parreiras estão lindas mas as flores abrem pela manha e caem a noite vc acha que posso ter algum defeito genético em minhas mudas.

    Curtir

  19. Antônio disse:

    Boa tarde Felipe Furtado eu tenho Um pé de maracujá estou preocupado com os besouro tem algum produto que me indicar para eliminar obrigado

    Curtir

    • Eu acredito que esteja se referindo à abelha mamangava. Caso seja, não a mate, pois elas são fundamentais na polinização dos flores do maracujazeiro, que por fim irão se transformar em frutos. Em resumo, naturalmente sem as abelhas sem a produção de frutos .

      Curtir

Deixe um comentário