Jatobá na área urbana

Anúncios

O jatobá (Hymenaea courbaril) é uma árvore de grande porte que pode alcançar até 30 metros de altura e o diâmetro do caule pode ultrapassar um metro, pertence a família Fabaceae. Possui madeira muito densa e de boa qualidade, produz frutos com polpa farinácea muito nutritiva, que fica envolta por camada dura lenhosa.

Tem ampla ocorrência no território nacional, pode ser encontrado desde o Piauí até o norte do Paraná. É encontrado na mata atlântica, cerradão e amazônia.

É considerado uma planta medicinal, onde utiliza-se as casca preparação de um chá que é considerado estimulante e fortificante, o chá das folhas apresenta propriedades antifúngicas e antibactericidas.

O jatobá por apresentar copa e caule muito belo, madeira resistente,  produzir frutos comestíveis e ocorrer naturalmente na nossa região, o seu plantio é recomendado para áreas urbanas (parques, praças) e para recomposição de áreas degradadas.

Jatobá plantado na calçada. Nesta mesma calçada há mais três jatobás plantados.   Itapetininga-SP.

Tronco do jatobá. 

Folhas bifolioladas do jatobá.

Fruto do jatobá, observa-se a casca lenhosa e a polpa farinácea. A polpa é comestível. A partir dela pode ser feito bolos, mingau, entre outros. 

Mudas de jatobá feitas na minha casa. Para quem quiser fazer mudas recomendo lixar levemente as sementes, fazendo isso após 3 dias elas começaram a germinar.

Muda de jatobá com 6 meses de idade.

Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Arborização urbana. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Jatobá na área urbana

  1. e.jacob disse:

    estou desenvolvendo um projeto inedito de arborizaçção urbana -s.p , possivel de ser aplicado no brasil !!jacob

    Curtir

    • Parabéns e.jacob!

      Depois compartilhe mais a respeito do seu projeto, caso seja possível.
      Abraços,

      Felipe Furtado Frgieri

      Curtir

      • e.jacob disse:

        termineio op curso de meio-ambiente etesp.queria aplicar o tcc de arborização urbana , minimização de perdas naprtaica!!vce tem outro contato , além do e-mail?foi meu tcc , não tem ninguém no brasil fazendo!!poderiamos conversar?meu telefoone s.p-2233-6335
        6277-8003
        jacob

        Curtir

      • Olá. Seria interessante que escrevesse no meu e-mail suas ideias, dúvidas, etc.

        Abraços,

        Felipe

        Curtir

    • joel trindade disse:

      Muito pretensioso! Um país imenso merece ser espeitado de acordo com as características locais .Ex.reter curso de água no sudeste é proibido. Nos considerandos da legislação, focam a reprodução da piracema, no sudeste não temos desova deste peixe, mas durante a seca ficamos sem reserva de água em pequenas propriedades por esta proibição. Somos um país complicado.

      Curtir

  2. Mauricio Gomes disse:

    Parabens pelo seu trabalho Felipe
    Gostaria de plantar algumas sementes de jatobá em meu sitio, você tem como fornecer?

    Curtir

  3. Decio disse:

    Oi Felipe, acho que já deixei um comentario sobre como plantar semente de jatobá na pagina das jatai se você puder me ajudar agradeço Decio

    Curtir

  4. Olá Felipe,deixei as sementes de jatobá em vasilha com agua durante sete dias.
    Em seguida plantei em saquinhos plasticos furados.A terra em foi plantado é substrato de plantio.Mantenho a terra sempre bem molhada, é possivel a germinação?
    Agradeço resposta.

    Curtir

  5. RODRIGO disse:

    Amigão,

    Queria saber se tem como vc por fotos mostrar como faz mudas de jatobá, to achando que to lixando demais as sementes ou lixando ou plantando em liugar errado, porque não nasce mesmo

    Curtir

  6. Maria Salete Nery disse:

    Olá Felipe!!!Mora no Rio G do Sul, na região da serra.A muda do Jatobá se adapta bem nessa região?? E você te mudas para vender? Agradeço a sua atenção

    Curtir

  7. grazzy disse:

    olá!! eu posso plantar muda de jatoba em uma calçada de jardim? proximo a janela da casa?
    quero pra dar sombra no local que pega sol dia todo

    Curtir

Deixe um comentário