Tutoramento da muda de árvore

Anúncios

A utilização de um tutor é fundamental na arborização urbana. A recomendação é de que as mudas plantadas neste ambiente apresentem no mínimo 1,8 m de altura e diâmetro na altura do peito (DAP) de pelo menos 2,5 cm. Muitas vezes uma muda com esta altura e diâmetro não consegue se sustentar sozinha, podendo assim quebrar durante ventos fortes e, além disso, o tutor serve também para permitir que a planta tenha um crescimento ereto.

Para o tutoramento da planta podemos utilizar bambu ou madeira. Para amarrar a planta ao tutor devemos utilizar, preferencialmente, materiais elásticos e fazê-lo na forma do “oito” deitado, assim evitamos o estrangulamento da muda.

Infelizmente é muito comum observamos árvores amarradas incorretamente em diversos lugares, muitas vezes os plantios não são acompanhados por um técnico especializado, e isso acaba implicando em problemas de formação e desenvolvimento das árvores.

Muda de magnólia-amarela ( Michelia champaca) com um tutor de bambu.

Muda amarrada incorretamente, isto implica no anelamento da planta e no seu desenvolvimento.

Isto é o que acontece quando não amarramos a muda corretamente ao tutor.

Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Arborização urbana. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Tutoramento da muda de árvore

  1. Sonia disse:

    Ótimas respostas às minhas dúvidas!

    Curtir

  2. Muito bom, ótimo assunto!
    O tutoramento inadequado é muito comum, infelizmente…
    Sou técnica em Meio Ambiente, sempre vemos na prática muitos casos.

    Parabéns ao blog, sucesso!

    Curtir

  3. Bill Correia disse:

    Muito boa a abordagem. Vou plantar um ipê nos próximos dias. Ele será plantado na calçada e em um solo, distante u uns 35 metros de um manguezal. Decerto quando eu escavar para plantar a muda encontrarei muita terra arenosa e infértil.
    Alguma dica de procedimento para este buraco, e como devo proceder para enriquecer o solo?

    Muito obrigado

    Curtir

    • Coloque bastante composto dentro do berço, cerca de 5 quilos e mistura bem com a terra. Depois de plantado, coloque bastante resíduos de folhas ao redor da planta, isso é importante, pois mantém o solo protegido.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  4. Bom dia, tudo bem?
    Como procedo para tutorar uma Palmeira de 4,00 mts de altura?

    Curtir

  5. Horácio disse:

    Bom dia!
    Tenho hoje para vender um material usado a aproximadamente 500 anos em Portugal nas parreiras de uva e aqui leva o nome de macarrão. Resiste aproximadamente dez anos no campo e conforme a planta cresce ele acompanha o crescimento sem estrangular ou machucar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário