Horta vertical

Quer fazer uma horta caseira na sua casa/apartamento, produzir alimentos frescos de origem orgânica, mas infelizmente  falta espaço para isso? A horta vertical vem para solucionar esse  problema!

Confeccionar uma horta vertical é muito fácil. Podemos utilizar uma garrafa pet como vaso e  para o substrato: 50% de terra e 50% de composto orgânico. O composto orgânico pode ser aproveitado de uma composteira caseira, dessa forma, damos um fim nobre para o resíduo orgânico produzido por nós.

A horta vertical é uma ótima opção para quer produzir parte de seus alimentos de maneira totalmente orgânica, mexer com ela funciona muito bem como uma atividade terapêutica e pode também ser empregada como uma ferramenta educativa. Além  de tudo, ela é também ornamental, pois embeleza o ambiente.

Fator muito importante para o sucesso da horta vertical é a escolha do local. Como estaremos cultivando hortaliças  (alface, cebolinha, salsinha, rúcula e entre outros) a incidência solar sobre os vasos deve ser intensa, caso contrário, a produção será prejudicada. Se o intuito do cultivo não for a produção de hortaliças e sim de plantas ornamentais, como: orquídeas, samambaias e bromélias, a meia sobra é a melhor opção.

Segue a baixo uma série de imagens para facilitar o entendimento da horta caseira.

Para utilizar a garrafa pet como vaso devemos cortá-la em uma das partes e fazer diversos furos na parte oposta ao corte. Devemos fazer também dois furos para passar o arame, como mostra a imagem. A garrafa ficara suspensa na parede presa ao arame.

Assim ficou a minha horta vertical. Plantei alface, cebolinha, salsinha, menta, orégano, poejo e erva-dos-astecas. As mudas de hortaliça eu comprei na feira da cidade que moro, Itapetininga, paguei um real e cinquenta centavos por 10 mudinhas. Caso não queiram comprar as mudas, basta fazer sementeiras.

Mudas de salsinha. Para proteger o substrato coloquei serragem sobre ele.

Após 25 dias do plantio as mudas ficaram deste tamanho.

Com cerca de 28 dias colhi esta alface. Não foi utilizado nenhum tipo de agrotóxico, produção totalmente orgânica.

Cebolinha com 25 dias após o plantio.

Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Agricultura urbana. Bookmark o link permanente.

21 respostas para Horta vertical

  1. Flavio. disse:

    Oh! Felipe que legal! Se vê, tudo é questão de criatividade e usar a cabeça, porque a cabeça nãofoi feita somente para separar as orelhas.

    Curtir

  2. sonia disse:

    Obrigada Felipe por dividir conosco essa maravilhosa ideia da horta em pety, acho que o planeta sorri para pessoas como você.
    Sonia

    Curtir

  3. Deise Maus disse:

    Amei, estou começando uma mini horta no terraço de meu apto(ainda o serralheiro não terminou a cobertura, falta o sombrite), me mudei em setembro 2012 e já tenho beringelas (plantadas em bombonas plasticas), alfaces, morangos, temperos diversos e até 02 pés de uva que já tem cachos. Tenho aboboras cabotias que já estão começando a dar aboboras, e pepinos ( esses plantados em caixa de água). Estou deslumbrado pois tudo que plantou nasce, e fica lindissimo.

    Curtir

  4. Pingback: Linkagem da semana (3) | Sábia Natureza

  5. Rossato disse:

    Felipe, sou Engº Agrº e também queria produzir ervas em pequenos espaços, após muitos anos de desenvolvimento criei uma horta específica para este fim, dê uma olhada no meu site: http://www.hortaverdevida.com.br , acredito que você vai gostar, abs.

    Curtir

  6. Lindo e saudável, parabéns!!!!

    Curtir

  7. felipe, parabens pelo gosto e amor a natureza ! adorei tudo… No muro do meu vizinho tem uma abelinha , parece jatai tem uns 10 anos . Gstaria de transferir para uma caixa, ou seja cria_la , como fazer. Um grande abraço

    Curtir

  8. Audalio Mello disse:

    Caralho véiiiiiiiiii, olha quem encontro aqui. Meu amigo Queixo (vulgo Felipe Frigieri). Preciso trocar umas ideias contigo, pois quero fazer uma horta vertical aqui. Parabens pelo blog.

    Curtir

  9. Nadja barbosa disse:

    Olá, parabéns pela sua horta ficou linda!
    Eu tenho uma dúvida, se eu colocar as garrafas na parede, elas podem.pegar chuva ou é melhor um.lugar aonde não pegue? Obrigada

    Curtir

  10. Aline Ribeiro disse:

    Adorei Felipe!! Amo plantas e adoro ver as plantinhas dos outros Kkkk!!!!

    Curtir

  11. Parabens Felipe estou pensando em começar a fazer uma aki em casa adorei suas ideias
    Que Deus continue te abençoando.

    Curtir

Deixe um comentário

