Indicação de espécies arbóreas para solos encharcados

Anúncios

Solos permanente ou temporariamente encharcados apresentam características peculiares, como a baixa disponibilidade de oxigênio e um comportamento diferenciado da matéria orgânica no solo. São exemplos desses ambientes,  beiras de rio (área ciliar) e áreas de brejo.

Ambiente com solo encharcado. Assentamento 23 de Maio, Itapetininga-SP.

Por conta das características e condições especiais desses ambientes, não é qualquer espécies vegetal que consegue sobreviver neles. Sendo assim, quando formos restaurar a vegetação arbórea desses de áreas com solo úmido, devemos nos atentar para a escolha de espécies adaptadas a tais condições.

Pensando nessa questão, elaborei uma pequena lista com algumas espécies adaptadas a solos úmidos e nativas da região do estado de São Paulo.

Xylopia emarginata (pindaíba) 

Protium spruceanum (almecegueira)

Protium heptaphyllum (almecegueira-cheirosa)

Calophyllum brasiliense (guanandi)

Magnolia ovata (pinha-do-brejo)

Dendropanax cuneatus (maria-mole)

Xylopia emarginata (pindaíba)

Cedrela odorata (cedro-do-brejo)

Rapanea gardneriana (capororoca)

Styrax pohlii (benjoeiro)

Tapirira guianensis (peito-de-pombo)

Pterogyne nitens (amendoim-bravo)

Schinus terebinthifolia (aoreira-pimenteira)

Croton floribundus (capixingui)

Cecropia pachystachya (embaúba-do-brejo)

Ficus insipida (figueira-do-brejo)

Campomanesia rhombea (guariroba)

Inga vera (ingá-do-brejo) 

Handroanthus umbellatus (ipê-amarelo-do-brejo)

Genipa americana (jenipapo)

Enterolobium contortisiliquum (orelha-de-negro)

Citharexylum myrianthum (pau-viola)

Croton urucurana (sangra-d’água)

Alchornea sidifolia (tapiá)

Erythrina crista-galli (corticeira)

Erythrina speciosa (eritrina-candelabro)

Sebastiania commersoniana  (branquinho)

Tabebuia insignis (ipê-branco-do-brejo)

Tapirira guianensis (fruto-de-pombo)

Triplaris americana (pau-formiga)

Felipe Furtado Frigieri

 
 
 
 

 

 

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Restauração Florestal. Bookmark o link permanente.

127 respostas para Indicação de espécies arbóreas para solos encharcados

  1. Leonir Lourenço do Nascimento disse:

    olá Felipe. sou técnico em meio ambiente e talvez vc possa me ajudar. preciso de uma espécie que se adapte ao interior paranaense e que possa ser plantada numa área perto de um riacho e que sempre esta encharcada. Já estudei algumas espécies do próprio lugar mas elas não resistiram. o problema é que devido ao enxarcamento do local quando o sol esquenta as árvores não resistem e começam a amarelar e posteriormente morrem.

    Curtir

  2. carlos Ferreira disse:

    Prezado Felipe, Você saberia me informar quais os legumes e plantas, arvores frutiferas eu poderia plantar em solo encharcado, bem umido, ao lado do riacho? Como eu aproveitaria melhor o espaço? Dá pra eu fazer uma mistura de diversas especies? Estou em busca de criar especies para alimentação de gado, porcos e galinhas com rapidez. A Cana, milho e eucalipto vão bem? Batata doce também? Obrigado, Carlos

    Curtir

    • Olha Carlos,

      a beira de riachos é considerada pela lei federal LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012. área de preservação permanente. Nesta área deve somente ser plantadas espécies nativas, neste caso o uso agrícola não é permitindo. Recomendo que dê uma li na lei, porque tudo vai depender do tamanho da sua propriedade.

      Um abraço.

      Curtir

  3. Fabio Santana disse:

    gostei muito destas indicações, pois procuro por espécies que gostem de brejo, plantei uma araucária e esta se desenvolvendo muito rápido, não sei se é ideal para brejo pelo fato de ser solo raso e ela ficar imensa. Plantei também guapuruvú e orelha- de-negro.Outra árvore que nasce com muita freqüencia em brejo de minha região é a aroeira.

    Curtir

  4. Cleison Pagotto disse:

    bom dia! temos uma chácara na qual o terreno é muito encharcado devido varias nascentes q temos no mesme, porem gostaríamos de plantar arvores frutíferas q se adaptassem a este tipo de solo pois, já perdemos duas jabuticabeiras e todos os pes de laranja e limão, por favor q tipo de arvore ou vegetais seriam propícios deste tipo de solo?

    Curtir

    • Cleison, das espécies que eu citei no texto as que são frutíferas são: Campomanesia rhombea (guariroba), Genipa americana (jenipapo). Você pode plantar também inhame e taioba.
      Realmente os citrus (limão, laranja, etc.) não gostam de solos encharcados.

      Curtir

    • Carlos Heiss disse:

      Acredito que poderia tentar com êxito: Tamarindo, ingá do brejo, jambo, uvaia e o ‘terrivel’ jamelão (que aos poucos irão drenando o solo), abiu, goiaba, banana, coco (solo +leve, arenoso), mamão comum, sapucaia, castanha do pará, pupunha, bacaba e açaí. Graviola e pitomba do norte e certas espécies de jaboticaba também se beneficiam com solo húmido. Lembro que o tamarindo, a sapucaia e castanha do pará se tornam arvores de altura e copa consideráveis e o jamelão se torna uma verdadeira praga! Bons tratos, distribuição inteligente das mudas e adubação correta nos primeiros anos ajudam. Boa sorte!

      Curtir

  5. Soraya disse:

    Ola. O terreno quintal de casa é bem úmido. A bananeira e o manjericão tem crescido bastante e dado bons frutos, mas gostaria de saber quais são as árvores frutíferas ( que não seja a guariroba e o jenipapo) que seriam indicados para um solo constantemente úmido. Obrigada.

    Curtir

  6. claudia carneiro disse:

    Boa tarde!

    Acabei de adquirir uma terreno – 13 hectares que tem uma nascente com pequena area de APP e um brejo em toda sua extensão. A nascente esta localizada no brejo.Neste terrenos há area de erosao apos plantio de eucalipto na decada de 70.Gostaria que me informasse o que fazer para que posso repressar essa agua com finalidade de irrigacao na area de pastagem e ate mesma a cultura de frutas, ou horta. O intuito de repressar a agua para duas finalidade irrigacao de pscicultura. Mas tambem manter parte do terreno brejoso onde tem algumas arvores, e recuperar com o plantio de outras especies. O terreno esta localizado no municipio de PeriquitoMG.

    Curtir

    • Oi Claudia,com

      aqui em São Paulo você precisaria entrar em contato um departamento chamado CETESB E DAEE, não sei ao certo no caso do estado de Minas Gerais.
      Mas recomendo que procure a agência ambiental do seu estado ou então a secretaria de meio ambiente do seu município.

      Um abraço.

      Curtir

  7. Marcelo disse:

    Ola Felipe ! Obrigado por disponibilizar estas importantes informaçoes a respeito de especies de arvores .Moro em regiao de mata atlantica ,e gostaria de arborizar uma area de pastagem ,que possui dois tipos de solo ,sendo um argiloso (que retem umidade) e o outro ,meio que arenoso ,porem seco ( mas ambos ,pobres em nutrientes).
    Esta area (2700 metros quad.) sera definido como area verde de um loteamento residencial
    Ficaria muito agradecido de voce pudesse sugerir especies nativas da mata atlantida ,que fossem tolerantes a solos umido e seco ,porem pobres ,como citei acima.
    Considerei plantar (para solo umido e pobre ) : ipe amarelo,inga´, salgueiro ,sangra dágua e jeriva , aroeira vermelha e goiabeira, que me estao acessiveis em minha regiao e ;
    para solo seco e pobre : cedro rosa , paineira ,amendoeira ,canafistola, flamboyant, jatoba´, embira ,guapuruvu, jambolao ,abacateiro .

    Dentre as especies citadas ,tanto para solo umido ,qto seco , quais sao mais tolerantes a solo pobre em nutrientes ,e com crescimento rapido ?
    Grato
    Marcelo

    Curtir

    • Oi Marcelo.
      Tudo vai depender da região que você se encontra, o bioma mata atlântica é vasto, e compreende uma diversidade de fisionomias vegetais.
      As espécies que você citou estão correta, mas você precisar saber se há necessidade de que elas sejam nativas, pois flamboyant, jambolão e abacateiro não são.
      Olha é difícil dizer a respeito da exigência nutricional das árvores. Se você pensar as espécies pioneiras toleram mais um solo menos rico, a partir do desenvolvimento delas o solo torna-se mais fértil e mais sombreado, e isso permite o desenvolvimento de mais espécies mais exigentes (normalmente as clímax).
      Você pode resolver a questão da fertilidade do solo utilizando um pouco de calcário para correção do pH (caso necessite) e um pouco de esterco (rico em nutrientes e matéria orgânica).
      Recomendo que faça uma visita à secretaria de meio ambiente da sua cidade e se informe a respeito das espécies nativas que ocorrem na região.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  8. ALBERTO BRASIL disse:

    amigo felipe,moro no rio de janeiro, o meu terreno é pequeno mas tenho mangas,bananeiras,cajá,jamelão.uma parte é bem úmida a outra menos,plantei laranjas,tangerinas mamão. na parte úmida que outra planta eu posso plantar?

    Curtir

  9. Daniel Fontes disse:

    Felipe,

    Gostaria que vc me indicasse onde posso adquirir mudas para plantio em brejo.
    Tipo Jenipapo, araçazeiro, cereja-do-rio-grande, pitangueira e outras.
    Tenho uma chácara na região de Carmópolis de Minas e gostaria de fornecedores em Minas Gerais

    Curtir

  10. oscar willmersdorf disse:

    Trabalho com Silvicultura no ICMBio na FLONA IPANEMA, formado na Rural do Rio em 73.Parabenizo sua atuação profissional, pois os Engenheiros Florestais são os Guardiões das Florestas. Interessante a participação dos internautas nas dúvidas existentes quanto às espécies de áreas brejosas, e infelizmente a maioria fica sem a devida orientação.Nosso país é deficiente na Extensão Rural e no atendimento técnico ao pequeno agricultor, ao pequeno proprietário rural ou quem deseja restaurar ambientalmente uma APP . Após 1989 quando acabaram com a EMBRATER e a rede de EMATER nos estados a assistência técnica do povão no meio rural nunca foi refeita. Hoje nos estados funciona com um Técnico Agrícola, um Agrônomo ou outro profissional da área agrícola, dirigindo um carro velho e vivendo às custas das prefeituras, pedindo “esmola”.

    Curtir

    • Pardalino disse:

      Concordo com você meu caro, o governo fala tanto em política de ATER, mas deixa os profissionais a merce de salários injustos, proporcionando um desestimulo enorme para os técnicos da área agrícola e o Crea que deveria regular isso é completamente omisso p

      Curtir

  11. oscar willmersdorf disse:

    Felipe, já visitei esse Assentamento em Itapetininga fazendo uma Perícia de Incêndio Florestal e na oportunidade vi nos fragmentos vizinhos uma espécie que dificilmente encontro em nossa região (Sorocaba, Itapetininga, Tatuí, Capela do Alto, Iperó e Araçoiaba), é o Cebolão. Não vi na bibliografia ainda, mas parece que é de solos úmidos. Confira, não está na sua lista. Aparentemente parece uma Paineira sem espinhos. Saudações florestais.

    Curtir

    • Oi Oscar. Realmente a extensão rural foi deixada de lado em nosso país, assim como tantas outras área da parte florestal. Lamentável!!!
      Que legal que trabalha na FLONA IPANEMA, que conhecê-la!

      Bacana, valeu pela dica. Vou pesquisar e acrescentarei na lista. Obrigado e um abraço!
      Saudações florestais.

      Curtir

  12. silvio fogaça disse:

    oi felipe quero plantar eucalipito no brejo o que devo fazer

    Curtir

  13. Joao Luiz de lima disse:

    Oi Felipe, obrigado pelo trabalho que vem fazendo em prol da natureza, um belo trabalho, tenho um area umida e alagada, qual arvore de CRESCIMENTO RAPIDO posso plantar ?

    desde ja agradeço a atenção.

    Joao

    Curtir

  14. Oi,felipe boa noite comprei uma pequena propiedade no municipio de presidente kennedy no estado do espirito santo….o local onde comprei e bem umido (brejo)…atras da casa pasa um pequeno corrego por esse motivo o terreno e umido…tenho grande vontade de plantar arvores de crescimento rapido e que de boa sombra…os moradores procimos da propiedades me orientam em aterrar o brejo e depois plantar ae arvores,mas cinseramente nao e aminha vontade..acho muito bonito ver galinhas ciscando neste brejo,pra voce ter uma nocao ate prea do mato ja vi nessa parte da minha propiedade…por isso nao quero aterrar…mas preciso de boa sombra..e minha intencao seria plantar acompanhando o rumo do corrego ou seja paralelo ao corrego….qual dessas q voce citou acima e mas indicada a minha nascecidade…..desde ja te agradeco…e anciosamente aguardo resposta..e me desculpe pelo mapa de perguntas…obrigado ( emerson )

    Curtir

    • Oi Emerson,
      todas elas são indicadas para áreas brejosas. Não sei se você vai encontrar todas elas a venda. Você pode pegar a lista que eu fiz eu procurá-las em algum viveiro da sua região. Caso queira diversificar ainda mais, diga ao viveirista para lhe apresentar todas as espécies de brejo ou paludosa, que ele tem disponível.
      Recomendo que não aterre a sua área, pois poderá matar alguma fonte água e ,além disso, estará sujeito a notificações do órgão ambiental.

      Curtir

      • Boa noite felipe ,obrigado pela dica….fico muito grato pela dica, e que nao entendo nada desse ramo….sou do ramo automotivo entao ja viu o embaraco que da na cabeca, sao muitas opinioes e nenhuma delas concretas ou seja, nenhuma ezata…mas vou deixar pra comprar as mudas proscimo de la….e que nao comentei mas la e uma propiedade para descanso pos moro em niteroi, rio de janeiro…o transporte iria sacrificar muito as mudas….felipe me tira so mas uma duvida ? Castanheira ou amendoeira e que cada regiao a chama de um nome ela da pra plantar em area como citei acima? Obrigado mesmo !!!! Deus te abencoe!!!

        Curtir

      • Entendi Emerson.

        Existem muitas plantas com esse nome popular, seria melhor você me enviar uma foto…

        Curtir

  15. thierry lucio disse:

    ola felipe , estou fazendo um trabalho sobre reflorestamento de mata ciliar , principalmente local de terreno encharcado e queria saber quais sao os tipos de plantas principais para serem plantadas nesse tipo de terreno .?

    Curtir

  16. Achei bem interessante as consultase as orientações. Eu preciso de sua sugestão.Moroem Floriaopolis na Ilha e há um corrego que alaga uma area grande do meu pátio. Ali cresce apenas capim guajuma, é feio.Eu queria plantar alguma planta rasteira ou depoucaaltura para emblezar a area, como se fosse um prolongamento do jardim, o que aconselhas ? Grata.

    Marlene
    mtrsc@terra.com.br

    Curtir

  17. Sicília disse:

    Saudações Felipe!
    Tendo em vista as enxurradas ao longo dos anos, parte do riacho que passa dentro do terreno sofreu um pequeno assoreamento onde brotaram muitos lírios-do-brejo… Por serem exóticas, gostaria de retirá-las e plantar algumas nativas que pudessem ser fonte de renda… O que me indica?
    Mata atlântica na região serrana do Rio de Janeiro (clima frio)

    Curtir

  18. Cleberson Brandão de Lima disse:

    Bom dia Felipe Furtado Frigieri,

    Possuo uma área alagada e estou com dificuldades de realizar o plantio, você teria uma técnica ou qual a melhor forma que posso plantar? como realizar este plantio?

    obrigado

    Cleberson

    Curtir

    • Já tentou plantar na época da seca? Talvez facilite as operações. Talvez o plantio manual ou semi mecanizado moto coveadeira) seja o mais fácil, dada a dificuldade de entrar com máquinas pesadas nesse tipo de ambiente.
      Plante espécies adaptadas aos solos encharcados.
      Um abraço.

      Curtir

  19. Boa Tarde Felipe,

    preciso de uma informação, tenho uma área em minha propriedade que é alagada, mas quero realizar plantio nesta área pois trata-se de uma área que quero preservar,
    qual a melhor maneira de plantio, como plantar?

    obrigado desde já

    Curtir

  20. Oi Felipe!
    Tenho um sítio em Juquitiba e lá n consigo cultivar côco, jaca e manga.As jacas dão frutos mas antes de crescerem mumificam e caem, o pe de manga floresce todo ano mas as flores morrem e n dão frutos e os côcos então….o q fazer?

    Curtir

    • Oi Célia,

      o coco é uma planta adaptada a ambiente litorâneo, este ambiente apresenta solo arenoso, altas concentrações de sais e temperaturas elevadas.

      Quanto a mangueira pode ser falta de polinizadores, ou excesso de chuva durante as floras.
      Quanto a jaqueira pode ser alguma doença ou problemas de polinização também..

      Um abraço.

      Curtir

  21. Germán Sosa disse:

    Estimado Felipe,…. Cual es el nombre del Pasto de la foto para suelos encharcados…

    Curtir

  22. Thomaz disse:

    Olá Falipe,
    Gostaria de saber se você pode indicar uma técnica especifica para plantio em áreas encharcadas, uma vez que as técnicas tradicionais não são eficientes em áreas com essa característica.

    Obrigado.

    Abraço.

    Curtir

  23. Nestor Sartori disse:

    Olá Felipe, parabéns pelo site. Tenho uma propriedade e gostaria de indicação para arvores que podem ajudar a secar areas alagadas. Teria alguma indicação. Abcs Nestor/Canoinhas/SC

    Curtir

  24. Luz Morena disse:

    Oi, Felipe, boa tarde!
    Gostaria de saber como orientar o jardineiro local na manutenção da qualidade ambiental da área do CING (complexo Industrial e Naval do Guarujá).
    Como é uma área alagadiça que antigamente deveria ser um mangue e foi aterrado para formar os canais e marinas, a vegetação ficou um pouco descaracterizada.
    A paisagem, repleta de taboas e lírios do brejo, vem sendo roçada para dar lugar a pasto e para ter um aspecto mais “limpo”. Em consequência, temos terrenos encharcados, agua parada…
    Gostaria de apresentar uma proposta para favorecer o crescimento dessas e outras espécies nativas que vão ajudar a manter as águas dos canais mais limpas, porém precisaria de um embasamento técnico, ou até de um projeto elaborado por especialista…
    Encontrei a lista acima no google, mas não saberia dizer quais dessas espécies se desenvolveriam na região de aterro e antigo mangue do Guarujá…
    Caso haja disponibilidade e interesse, gostaria de poder contar com o seu auxílio.
    Obrigada!
    Luz.

    Curtir

  25. Adenilson disse:

    Felipe, estou para adquirir um sitio de 5 alqueires no parana, mas vi que o mesmo possue 2 alqueres com brejo e um linda mina, gostaria de aproveitar esse espaço plantar arvores, onde hoje e pasto e fazer acudes, pois a mina ta totalmente exposta, sem nenhum cuidado, o meu objetivo seria a criacao de acude e com arvores, isso seria possivel, ja que se trata de uma area encharcada, e parece ser uma nascente de um rio abaixo, a lei permite isso, sera que consigo fazer acude em uma era com essa? Gostaria de arborizar e junto aproveitar para faturar com o mesmo!

    Curtir

  26. joao paulo disse:

    bom dia Felipe!
    preciso reflorestar um brejo e achei bem interessante este seu post, você sabe me indicar um viveiro onde posso encontrar estes tipos de plantas, de preferencia as frutifera pois pretendo instalar um meliponario proximo ao reflorestamento que vou fazer

    Curtir

  27. André Araújo da Paz disse:

    Olá Felipe,
    Interessante sua lista. Gostaria de saber se você criou a lista a partir de observações pessoais, ou se há essas informações na literatura. Tenho encontrado algumas informações conflitantes.
    Obrigado!

    Curtir

    • Oi André, foi um pouco dos dois. Observações pessoais e literatura. Realmente pode existir conflitos sim. Esse lista que elaborei é bem geral, é bom conferir bem as espécies que ocorrem no ambiente que pretende restaurar. Um abraço.

      Curtir

  28. Carlos Enrique Lopez disse:

    Boa noite,tenho uma chácara onde existe um brejo com lodo grosso e negro o proprietário anterior limpou tudo…eu quero colocar árvores se possível que aproveitem a água é sejam floridas e bonitas,assim pergunto ao Sr. o que me recomenda plantar.??

    Curtir

  29. Daniel Pelosini disse:

    Boa tarde Felipe , tenho um pé de manga plantado em minha chacara no litoral de São Paulo, o terreno é muito umido a mangueira não da frutos teria alguma relação com o solo/nutrientes?

    Curtir

  30. herminio gonçalves disse:

    bom dia Felipe tenhu uma chacara que tem um banado com capim cochao coco anao vai bem no banhado e serve como planta de area de app

    Curtir

  31. Aline Nunes Dias disse:

    Oi Felipe,

    Em beira de lago, que costuma secar… Qual seria a especie mais indicada?

    Curtir

  32. Marcelo Oliveira disse:

    Podemos incluir a Jussara? *vamos fazer uma lista com espécies de todo o Brasil e talvez uma do mundo todo? Tenho algumas dicas BR…

    Curtir

  33. Dennis disse:

    Olá amigo . Queria comprar uma chacara e passa um brejo na frente dela. O terreno é em aclive mas queria saber afinal se brejo é bom ou ruim para o terreno.

    Curtir

  34. Alessandro Teixeira Santos disse:

    ola; Filipe.Tenho uma propriedade em Minas Gerais, que nela tem uma á
    rea de brejo. A muito tempo atras era plantação de arroz devido a falta chuva na região no período da seca; ele não tem água, seca .
    Quer
    ia saber se é possível recuperar a água nesse terreno plantando arvores?E quais as que posso plantar.

    Curtir

    • É preciso plantar árvores ao redor da sua nascente e também dentro da sua propriedade. É possível recuperar sim. Plante espécies nativas da sua região, vai encontrar uma lista mais específica na secretaria de meio ambiente do seu município. Um abraço,

      Curtir

  35. Alessandro Teixeira Santos disse:

    Ola Filipe.
    Tenho um terreno em Minas Gerais ,que nele tem um brejo,que a muitos anos atras era lavoura hoje devido a falta de chuva na região o brejo seca .Quando chove volta a ter água .
    Queria saber se planando árvores tem possibilidade de ter água sempre.E quais árvores devo plantar?

    Curtir

  36. silvano disse:

    boa noite felipe.tenho uma chacara e fica as margens de uma br e gostaria de plantar arvores que fossem bonitas e ao mesmo tempo funcionassem como uma barreira natural contra o barulho.o terreno é humido e meio argiloso e esta a 5 metros abaixo do nivel da pista assim teria que ser uma arvore grande.qual vc indicaria.abs. moro em curitiba a regiao é fria.

    Curtir

  37. Matheus disse:

    Olá Felipe, você falou da pitangueira e inga, gostaria de saber se a amora, o jamelão, a goiaba também se adapta bem a beira de lagos e açudes pois quero plantar árvores frutíferas nas beiradas, que poção alimentar os peixes.

    Curtir

  38. simone disse:

    alguem falou de lirio do brejo,ela e uma otima salada,tanto as folhas como as raizes,alem de ser remedio para varias donças pesquise sobre,um abraço

    Curtir

  39. Tádia disse:

    Olá, Felipe! Parabéns por todas as orientações que tem feito. Preciso de uma orientação. Gostaria de confirmar com você se o açaizeiro suportaria ser plantado em uma região ribeirinha do Pará que fica em media 5 meses alagada?

    Curtir

  40. Isaac Jose disse:

    Ola ! boa tarde. muito boas suas orientaçõe. mas estou com um problema aqui em casa, fiz um pequeno jardim e em uma certa area as plantas estao morrendo pois quando cavo uns 10 a 15cm para preparar o solo para plantar o buraco fica encharcado. o que eu posso fazer para corrigir e qual especie de planta posso plantar ? sou de Recife . obg e um abraço.

    Curtir

  41. Carlos Roberto disse:

    Boa Noite Felipe

    Gostaria de saber quais hortaliças se adaptam sem solo encharcados.

    Muito obrigado.

    Curtir

  42. emerson disse:

    Bom dia Felipe

    Gostaria de saber se eu consigo plantar algumas especies de árvores floridas em um bosque que eu tenho no meu sitio,só que as árvores existentes,já estão grandes e o solo é um pouco úmido

    obrigado

    Emerson

    Curtir

  43. JOSE ADAUTO GOULART disse:

    Felipe Furtado, bom dia! Tenho uma pequenina propriedade no interior mineiro, basicamente formada por braquiária, onde engordo alguns garrotes. Coloquei cerca de arame farpado na nascente e no curso do brejo, este formado em quase sua totalidade por “TABOA”, Lí algumas matérias citando que a taboa pode inclusive secar uma nascente. DEVO SUBSTITUIR A TABOA (que é nativa) DO CURSO DO BREJO POR OUTRA PLANTA?? Se positivo, quais seriam as opções. Muito obrigado, ao tempo que aproveito para elogiar suas matérias e comentários.

    Curtir

    • Olá Jose, bom dia.

      acredito que a taboa não vá secar a sua fonte de água. O que pode secá-la é a erosão, verifique se está ocorrendo alguma erosão na sua propriedade ou de vizinhos, caso sim, é necessário ações para contê-la, como: curva de nível, terraços, plantio de mudas e etc.
      Caso queira arborizar a sua área, você pode ir abrindo clareiras dentro da taboa e plantando as espécies que citei nesse artigo.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  44. isac disse:

    Boa tarde Felipe! tenho um jardim vertical dentro de casa com columéias e lisimáquias, porem não estou sabendo como proceder cuidados e regas, as folhas estão ficando murcha e caindo. gostaria de contar com sua ajuda. Obrigado.

    Curtir

  45. walter disse:

    Você saberia me dizer que especies são nativas no norte do espirito santo?

    Curtir

  46. Marcelo disse:

    Boa tarde, Felipe. Temos uma área de solo arenoso e de baixa fertilidade. No inverno essa área fica encharcada, entretanto, no verão, ela seca bem. Ela fica localizada no litoral de Sergipe. Gostaria da indicação de espécies para exploração econômica da área. Já tentei Guanandi, mas o desenvolvimento não foi muito satisfatório, em decorrência do período seco.

    Obrigado pela ajuda.

    Curtir

  47. Eliete disse:

    Essas plantas diminuem o excesso de água do terreno?

    Curtir

  48. Amanda disse:

    Olá, Felipe!
    Adorei as informações disponibilizadas, obrigada por compartilha-las!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade (arquitetura e urbanismo) e minha proposta é revitalizar uma área (praça) ociosa através da implementação de áreas verdes com parcelas dedicadas a hortas e árvores frutíferas. A área fica na cidade de Maceió/AL e trata-se de uma área alagável e não edificável. Essa praça tem área de 22,2m², está 5m abaixo do nível da rua e possui um lago de retenção (de 4.500m² de acordo com vista aérea) com 4 dutos de drenagem urbana até ele.
    Se possível, gostaria de auxílio sobre as melhores espécies de hortaliças, grãos, frutíferas nesse caso. Anotei as sugestões que fez nos comentários anteriores como, guariroba, jenipapo, inhame, taioba, pitangueira, arroz e agrião. Seriam essas ou teria mais alguma sugestão/referência de estudo?
    Até gostaria de saber também, se seria viável aproveitar a lago de retenção para a piscicultura.

    Grata pela ajuda,
    Abraço,
    Amanda.

    Curtir

    • Oi Amanda. Muito legal o seu projeto. Parabéns!
      pode incluir a bananeira também.
      Com relação ao uso da água, teria que ver se a água é limpa, livre de contaminantes; sendo lipa, pode utilizá-la sim. Inclusive, você pode usar a água da psicultura para irrigação.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  49. Cleunice Gusmao da Silva Prado disse:

    Oi, Felipe, adorei a sua iniciativa de ajudar a pessoas, moro em Caraguatatuba litoral norte de SP,em frente ao Rio Juqueri,do outro lado do rio tem um mangue, neste rio passa muitas embarcações, pois fica no canal onde a maré sobe e desce, as margens estão desmoronando, gostaria plantar alguma planta rasteira que eu pudesse cuidar, mas não tenho nenhuma ideia onde comprar e como cuidar, se possível me de uma orientação.

    Obrigada.

    Curtir

    • Oi Cleunice,

      recomendo o plantio de espécies nativas da sua região. No seu caso, acredito se tratar de uma área de restinga. Portando o ideal seria plantar espécies adaptadas a este tipo de vegetação. Procure em viveiros na sua região..
      Um abraço.

      Curtir

  50. Jeferson disse:

    Boa Tarde Felipe!

    Bem legal o site, e eu tenho uma dúvida.

    Estou em um projeto de implantação de uma fossa ecológica, gostaria de saber se você tem indicações de espécies para uma sarjeta ecológica, denominada “Filtro de Fluxo sub-superficial horizontal”. onde ocorrerá fluxo de água cinza.

    Curtir

  51. Alex r.costa disse:

    Olá Felipe, Boa tarde!!
    Em um lugar que alaga de vez em quando, posso plantar açaí?
    Obrigado!!

    Curtir

  52. Alex r.costa disse:

    Mais uma pergunta!
    O que posso plantar em turfa?

    Curtir

  53. Ola felipe tudo bem, gostaria de uma informaçao estou plantando nativa no brejo so que todo buraco cavado de quarenta centimetros com dez minutos vinte centimetros esta cheio de agua, sera que tem alguma nascente? se sim como localizar?
    obrigado

    Curtir

  54. Waldeir disse:

    Oi Felipe!
    Possuo uma propriedade em Corumbá – MS Pantanal do Nabileque
    busco alternativas de plantio ( frutiferas, reflorestamento, pastagens p/ silagem) é uma região que fica 6 meses alagada todo ano
    sabe me dizer se o que é possivel em regiões Pantaneiras

    Curtir

    • oi Waldeir, se for focar na silagem, pode cultivar um milho na época seca, por exemplo. Em caso de anuais recomendo que veja na sua região espécies tolerantes ao alagamento. Na época alagada você pode cultivar arroz também…
      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  55. Alexandre disse:

    Bom dia! Pode me informar se posso plantar açaí em mata ciliar? Tem períodos que alaga, mas passa um bom tempo seca e tem turfa.

    Curtir

  56. Eliel Dias disse:

    Olá no sítio tem uma área que fica completamente alagada por aproximadamente uns três meses depois seca por completo quais frutas posso plantar neste local ?

    Curtir

  57. Fernando Martins disse:

    Olá Felipe, dentro da lista que você nos publicou, poderia me informar quais espécies são pioneiras e quais são tardias ou climax ?
    Obrigado

    Curtir

  58. Nivalda de Melo Campos Richard Richard disse:

    Preciso de uma consultoria para secar área de lote com lençol de água que sobe na época de chuva.

    Curtir

Deixe um comentário