Dia da árvore – plante uma árvore frutífera

O Brasil possui uma enorme quantidade de espécies frutíferas, como: pitanga, jabuticaba, uvaia, araçá, pitomba, goiaba, umbú, acerola, cereja-do-rio-grande, jaracatiá, graviola, pequi, grumixama, abiú, marolo, cagaita, cajá e entre muitas outras.

uvaia Eugenia pyriformis

Uvaia (Eugenia pyriformis) plantada em quintal. Está árvore é ótima para arborização urbana, pois sua madeira é resistente, seu porte é médio e uma copa boa para interceptar os raios solares e umidificar o ar. Alé de tudo isso produz um saboroso fruto, que pode ser consumido in natura ou através de sorvete, suco e geleia.

fruto uvaia Eugenia pyriformis

Fruto da uvaia (Eugenia pyriformis).

pitangueira (Eugenia uniflora)

Pitangueira (Eugenia uniflora), está árvore também apresenta uma copa muito boa para arborização urbana, madeira resistente, suas raízes não danificam o calçamento e além disso produz um fruto muito saboroso, este por sinal atrai muitos pássaros.

 

Infelizmente temos aproveitado muito pouco esse potencial em projetos de arborização urbana, talvez isso se deva a propaganda negativa que muitas pessoas fazem a respeitos dessas árvores frutíferas, sendo o excesso de sujeira, o principal argumento utilizado.

Para evitar esse tipo de argumento, recomendo que sejam plantadas árvores frutíferas nas vias públicas, espécies de frutíferas que produzam frutos pequenos como é o caso da pitanga, cambuí, grumixama, cereja-do-rio-grande, etc. e deixem para plantar em praças as espécies que produzam frutos maiores como: marolo, graviola, pequi, cupuaçu, manga, abacate.

fruto da pitangueira (Eugenia uniflora)

Fruto da pitangueira (Eugenia uniflora).

fruto da cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata)

Fruto da cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata). Muito saboroso e também é bastante procurado pela avifauna.

As árvores frutíferas, além de proporcionarem melhorias microclimáticas nos centros urbanos, beleza cênica, essas plantas produzem frutos que servem de alimentos para a população humana e pássaros. Outra questão importante, é que no momento da frutificação muitas pessoas aproximam-se das árvores para colher frutos, dessa forma se estabelece uma relação positiva entre  as árvores e as pessoas.

Para comemorarmos o dia da árvore (21 de setembro) e início da primavera (22 de setembro) nada melhor do que plantarmos árvores frutíferas em nossas cidades.

plantio dia da árvore - muda de jaracatiá

Para comemorar o dia da árvore, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a empresa Shark Tratores organizaram um evento, em que foram plantadas de 13 mudas de espécies frutíferas na praça da rua Ima. Nair de Camargo em Itapetininga-SP. O plantio foi realizado por 13 crianças da Casa do Adolescente de Itapetininga. Cada muda recebeu uma placa com a identificação da planta, nome de quem plantou e data do plantio.
Nesta foto a Luana está irrigando a muda de jaracatiá (árvore frutífera e nativa) que foi plantada por ela.

plantio dia da árvore - Itapetininga

Pessoal que participou do plantio em comemoração ao dia da árvore. Ao todo foram plantadas 13 espécies de frutíferas (nativas e exóticas),entre elas: pitanga, uvaia, araça roxo, araça amarelo, grumixama, graviola, pitomba, jabuticabeira e lichia.

Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Arborização urbana, Sistema Agroflorestal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s