Como fazer mudas de palmito-juçara

A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da mata atlântica e muito importante do ponto de vista ecológico, econômico e social.

Dois exemplarem de palmito-juçara (Euterpe edulis).

Ela produz frutos que alimentam uma grande quantidade de animais e estes ao se alimentarem de sua polpa, acabam dispersando as sementes da palmeira pela floresta.

Do ponto de vista econômico e social, os frutos da palmeira-juçara podem ser utilizada para   produção de polpas, semelhando ao que se faz com o açaí (Euterpe oleracea), porém ao contrário do açaí, esta atividade é ainda incipiente para a juçara – após o despolpamento pode-se comercializar as sementes e/ou mudas da juçara. Outra parte da palmeira de grande valor econômico é o palmito (ápice caulinar), este para ser explorado demanda o corte da palmeira. Infelizmente, muitas vezes essa exploração é realizada sem critérios e em ambientes de preservação ambiental, isso acaba comprometendo o equilíbrio ecológico da floresta e gerando conflitos sociais.

Extraindo a polpa do palmito-juçara.

Verificamos na imagem a lavagem das sementes. Essa etapa é importante para eliminarmos resíduos da polpa e dessa forma evitar a proliferação de microrganismos na semente.

Resolvi escrever esse texto para aqueles que se interessam pela produção de mudas da juçara, então vamos lá.

A germinação dessa palmeira não é difícil, porém devemos atentar para o armazenamento das sementes, ele é fundamental para viabilidade das sementes.

As sementes da palmeira juçara  são recalcitrantes (sementes que diminuem a taxa de germinação após o seu secamento), portanto conservá-las por muito tempo sem que se comprometa a sua taxa germinativa, é uma tarefa difícil.

Sabendo disso, logo após o beneficiamento (retirada da polpa) dos frutos, as sementes devem ser lavadas e postas para germinar. Caso necessite armazená-las por algum motivo, recomendo colocá-las em sacos plástico e mantê-las úmidas – recomendo lavar as sementes com água corrente, algumas vezes, durante esse período, dessa forma evita-se o ataque de fungos nas mesmas.

Observamos na imagem que utilizei um saco plástico para armazenar as sementes. Verificamos também que as sementes já começaram a germinar na própria embalagem, basta mantê-las úmidas.

Verificamos na imagem uma plântula de palmito-juçara. para plantar essa plântula bastante enterrá-la o início da semente, deixando apenas a raiz totalmente imersa no substrato.

As sementes podem ser postas para germinar em substrato composto por 50% de areia e 50 % de composto orgânico. O substrato deve ser mantido sempre úmido e deixado em ambiente semi sombreado.

Muda de palmito-juçara com aproximadamente 7 meses.

As sementes germinam após cerca de 50 dias e geralmente a taxa de germinação é superior a 80%.

Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Restauração Florestal. Bookmark o link permanente.

78 respostas para Como fazer mudas de palmito-juçara

  1. JOÃO GURGACZ disse:

    tenho uma pequena propriedade rural aqui no meu municipio e tenho alguns pes de palmito juçara, ja fiz muitas mudas deles da sequinte forma 1- corto o cacho tira as sementes deixo secar por alguns dias depois prepara um canteiro e q dentro de uma estufa de sombrite, colocando todas as sementes cupra com serragem e molho bastante em torno de 60 dias começa a brotação depois de 30 dias começo aretirada das mudas e colocar nos saquinhos com terra adubada e deicho na sombra e molho bastante.
    grato

    JOÃO GURGACZ
    CASCAVEL PR

    Curtir

  2. oswaldinei amaral fabiano disse:

    quero plantar palmito tenho uma pequena chacara mas é muta pedra … pelo que vi sera que da depois da germinaçao só soltalas no solo .. sera que vem .. quanto deve ser a lonjura de um pe do outro. pode deixa-las germinar dentro do saquinho com agua ou pode ser na sombra

    Curtir

    • na retirada da polpa quanto tempo fica dentro d- agua. e como se tira a polpa com a mao ou pode ser colocada em uma bitorneira

      Curtir

    • Plante os palmitos na sombra. Retire o máximo de pedras que puder e acrescente bastante matéria orgânica (folhas em decomposição, esterco, etc.) no berço que receberá a muda.
      Pode ser cerca de 2,5 m de cada planta, mas depende do seu objetivo. O saco que recebera as mudas para germinação deverá ficar úmido e não encharcado. Deve ser mantido na sombra.

      Eu retiro a polpa com auxílio de uma peneira, faça o teste com a betoneira. Verifique se após o despolpamento as sementes não foram danificadas.

      Curtir

  3. tarcisio disse:

    ola amigo como vc fez para extrair a polpa do fruto???

    Curtir

  4. Julio Camargo disse:

    Parabens pela materia. Acredito que todos deveriamos ter uma arvore como esta em nossos jardins, visto a importancia que as mesmas tem para a natureza e a exploracao que sofrem em seu meio natural!
    Voce tem sementes disponiveis, para comercializar ou doar?
    Abraço.

    Curtir

  5. Adilson Jaime Ventura disse:

    Quero fazer mudas de palmeira Jussara, quando é que se cortam os cachos e quais as formas de chegar até eles para cortar e se existe um instrumento especial para esse trabalho? Abraço.

    Curtir

  6. Adilson Jaime Ventura disse:

    Muito Obrigado Felipe pelas informações, gostaria de saber também que lugares aqui em São Paulo eu posso ver como se trabalha o processo todo com as palmeiras.
    Abraço

    Curtir

  7. silvana garcia disse:

    gostaria de saber se as raízes são profundas,se não corre o risco da árvore cair se for plantada em jardim residencial. obrigada!!!

    Curtir

  8. Cleusa Alves da Silva disse:

    Fiquei mto feliz qdo vi que tem pessoascomo vc Felipe Furtado ! Sou apaixonada por plantas em geral .Moro na fazenda e quero receber emails do Plantando Vida .Obrigada .

    Curtir

  9. Agropolen disse:

    ola
    todas palmeiras funciona assim ?

    Curtir

  10. José Possamai neto disse:

    qual a época do plantio do palmito juçara, e qual é o valor de mercado de cada planta adulta.

    Curtir

  11. Ana Paula disse:

    Eu quero plantar uma em minha casa, qual a distancia mínima da construção ou muros (para não comprometer a estrutura).? É verdade que até os 3 anos pode ser mantida em vasos?
    Onde encontro sementes ou mudas pequenas? Moro em Indaiatuba-SP ao lado de Campinas.
    Plantei uma jabuticabeira híbrida há apenas 1m do muro e 3m da minha varanda. Está bom este espaçamento?
    Abraços adorei a matéria

    Curtir

  12. Antonio Almeida Poglia disse:

    Recebi sementes e estímulo para plantar palmeira juçarra. Pouco sabia delas. As informações aqui contidas foram-me valiosas. Minha cidade é de clima frio. Tenho chance de vê-las produzir. Quanto tempo elas levam para produzirem. Não tenho interesse econômico com as mesmas. Apenas propagá-las e estimular seu uso e plantio. Seriam-me bem-vindas informações, dicas, etc…eis que gosto muito de palntar

    Curtir

    • Antonio,
      em média elas começam a produzir (frutos) com 6 a 7 anos. Plante as mudas em ambientes de meia luz, elas não se desenvolvem bem a pleno sol.
      Não deixe as sementes secarem, elas perdem o poder germinativo conforme as sementes se desidratam.
      Um abraço.

      Curtir

  13. Antonio Almeida Poglia disse:

    Aguardo informações solicitadas. grato

    Curtir

  14. Estou feliz em encontrar esta página pois eu como muitos outros são amantes da natureza.Sou proprietária de um sítio em Blumenau e uma ecologista por convicção.Ano passado fiz 5mil mudas de juçara e ja iniciei o plantio em área com algumas palmeiras reais sobreviventes que proporcionam a sombra adequada ao desenvolvimento das mudas..
    Minha técnica para despolpar é bem simples: Depois de colher a semente madura deixe as mergulhadas em água por alguns dias até a polpa amolecer e começar a soltar se esfregar com as mãos .Troque a água a cada 1 ou 2 dias. basta esfregar com as mãos ou em cima de uma peneira do tipo usado pra peneirar areia (pedreiro).Lave em água corrente e depois armazene em saco plástico com certa umidade que brotarão com rapidez.Use saquinhos ou então copinhos de água descartáveis furados (eu uso um espeto de metal e aqueço na chama do fogão)
    Obs : estes copinhos consegue se de graça em empresas ou repartições pois são jogados fora. Uso terra adubada e em 1 ano faço replantio das mudas pra área definitivo.
    Boa sorte e veja os sabiás fazendo festa.

    Curtir

  15. JULIANO ALEXANDRE MOTTA disse:

    Oi Felipe, gostaria de saber uma vez a planta estabelecida, quanto tempo ela demora pra começar a dar frutos? voce sabe? Será queela consome muits nutrientes? Penso em plantar ela proximo a outras palmeiras que vao lhefazer sombra, mas fico na dúvida se as palmeiras tipo touceira podem competir muito por nutrientes com ela?

    Curtir

  16. Olá Felipe,olha Eu moroem um sítiu,aqui em Pernambuco,e comecei ,hoje processo de germinação de sementes de macaúba,quebrei o coquinho e tireia a parte de dentro,coloquei na água,deixarei por algums dias,sempre trocando a água,assim li que se deve fazer.é assm mesmo?

    Curtir

  17. Lineu disse:

    Olá Felipe. Gostaria de saber quanto tempo leva pra palmeira jussara formar cachos, tenho um pé em meu quintal com mais de 10 anos e ainda não apareceu cachos, Obrigado.

    Curtir

  18. Valdir Darosci disse:

    Gostei muito da dicas para o preparo e plantio da plameira Juçara. Tenho um pequeno sítio distante 86 Km de Blumenau onde moro.Já colhi as sementes agora farei as mudas.

    Abraços

    Valdir Darosci
    Blumenau -SC

    Curtir

  19. Evodio Almeida Araujo disse:

    Ola Felipe como vai .?
    O rapaz que exemplo de pessoa vejo em você meu amigo , um super amigo da natureza , a qual esta nessecitando de mais felipes muito legal , sou seu admirador acredite pois sou ativista ambiental e luto por um planeta melhor , passo algumas horas da minha vida dentro da mata observando todas as espécies , más uma me chama atenção , e a palmeira jussara e um destaque
    nao e mesmo ?
    Felipe posso coletar as sementes semi maduras e molha las em seguida e após o processo plantalas, ? Se possível Felipe envie me tôdo processo passo a passo pode ser ? Ficarei grato pela sua atenção ,
    Felipe você faz partes desse projeto , falarei com você outras vezes Valeu!

    Curtir

    • Oi Evodio. Muito obrigado.

      Recomendo que espere o fruto se desenvolver completamente. A natureza é sábia, a semente está pronta para germinar assim que a sua polpa esteja bem madura, de modo que os dispersores sejam atraídos pelos frutos e consequentemente dispersem sementes com o embrião bem formado.
      O passo a passo é o qual eu descrevo no texto, a dica é despolpar a semente e plantá-la logo em seguida. Se for armazená-la, fazer como eu mostro no artigo (ideia é manter a semente sempre úmida).

      Curtir

  20. Frederico disse:

    Olá Felipe, tenho um pé de jussara com uns 8 anos e mais ou menos 4, 6 metros esse ano pela primeira vez deu varios cachos, porém nao deu frutos. Deu florzinhas amarelas e muitas abelhas apis, arapuá, mirim…mas nao deu frutos, qual o motivo? Preciso de mais jussaras pra fazer polinização cruzada? Obrigado. Ps. Me responda pelo meu email por favor.

    Curtir

    • Arnaldo disse:

      Oi Frederico, tenho um sitiozinho em S.Lourenço da Serra, onde tenho muitas mudas da palmeira juçara; se voce quiser, entre em contato comigo que terei muito prazer em fornecer-lhe.
      Abraços,

      Curtir

      • Oi Arnaldo,
        estou em Itapetininga, ela encontra-se longe da sua cidade, por isso fica complicado pegar as mudas. Mesmo assim eu agradeço a sua bondade.
        Por que você não doa elas para seus vizinhos, assim estará ajudando a espalhar a espécie.

        Um abraço e obrigado.

        Curtir

  21. Luís disse:

    Caro Felipe, ganhei algumas sementes de juçara e gostaria de plantá-las em um sítio na região da Cantareira, em área de floresta.
    Por ser floresta, com certa umidade natural e sombra, você considera que se pode plantar diretamente na terra, sem passar pelo processo de fazer mudas?
    Obrigado!

    Curtir

  22. Elizete disse:

    Olá Felipe bom dia!
    Meu nome é Elizete,tenho um pé da palmeira juçara em meu quintal aqui em Curitiba,trouxe uma mudinha do sitio de meu sogro que fica em Pariquera-Açu Vale do Ribeira São Paulo,minha palmeira soltou dois cachos ano passado,encontrei seu artigo para ver como proceder,pois bem me valeu muito, consegui fazer 2 mil mudas no qual levamos para ser plantadas novamente
    no sitio,esse ano tive o prazer de colher cinco cachos do fruto onde já estou despolpando para fazer novas mudas.

    Obrigado, por compartilhar do seu conhecimento.

    Obs.: Sou Orientista(Orientação é um esporte pratico junto a natureza), e participo de um grupo chamado Anjos da Natureza treinamos em um Quartel do Exercito
    aqui em Curitiba onde plantei duas mudas de juçara e espero que daqui mais alguns anos
    esteja colhendo frutos e cultivando mais mudas.

    Curtir

  23. marina c. siedschlag disse:

    Achei algumas sementes deixadas por aves. Posso planta-las no meu quintal? Sera que irao brotar

    Curtir

  24. Mário Roger disse:

    Felipe, boa tarde

    Tenho um lindo Palmito-Jussara em meu quintal. Ele está em área bastante úmida e sombreada e deve ter perto de 10 anos (ganhei a muda de uma amiga bióloga).
    Nasceu seu primeiro cacho e aparentemente não tem nada além das “cerdas” de cor beje. Ainda vão aparecer as flores e frutos?
    Gostei muito do seu blog.

    Agradeço antecipadamente.

    Mário Sevílio

    Curtir

  25. No ano 2000, plantei em minha casa 50 mudas de palmito jussara e a 10 anos que colho frutos, faço sementes e distribuo aos amigos. Meu terreno tem 15 x 35, uma casa de 10 x 15 mais uma garagem, 75m² de orquidário e elas quase não ocupam espaço. Atraem pássaros e servem de suporte para as orquídeas

    Curtir

  26. bk disse:

    estou interessado em plantar algumas palmeiras juçara, eu colhi algumas sementes no final da primavera que já estavam caídas mas de cor vermelha e não preta, é necessário que fique preta e como deixar isso acontecer?pesquisei também sobre o que seria a polpa e não achei nada que descrevesse, por a caso a polpa é a casca vermelha de fora ( essa casca vermelha estava já saindo sozinha em algumas sementes) e por que é necessário tira-la? abaixo dessa casca há uma camada fibrosa é necessário tira-la? No caso de ser necessário como devo fazer? Eu sabia que a semente nao podia desidratar entao a manti em com um pouco de agua de forma que a camda externa começou a apodrecer, além disso segui outras técnicas de fazer a germinação inclusive colocar em agua fervente e depois manter 2 dias em agua gelada, sera que ainda vai nascer?

    Curtir

  27. Pedro Pires filho disse:

    Acho muito bonito e tenho dois pés de palmito no meu quintal não ocupa espaço

    Curtir

  28. Marlene disse:

    Qual e o tempo minimo para plantar mudas de palmito juçara?

    Curtir

  29. Marlene disse:

    Qual e o tempo minimo para plantar muda de Palmito?

    Curtir

  30. Luiz Carlos Paviatto disse:

    ola felipe
    Tenho uma área na serra da Cantareira em sp
    e tenho uns 6 palmito jussara produzindo tenho feito mudas
    e doadas para amigos e pessoas da região

    Pergunto : os cachas tem dado pouca semente
    sera falta de agua ,?
    eles estão na serra entre arvores
    meia sobra
    Obrigado
    Luiz Carlos sp

    Curtir

  31. Carlos disse:

    Boa tarde: sou Carlos vou morar na zona da mata mineira, gostaria de plantar Jussara só pra ornamento, quero comprar sementes

    Curtir

  32. Claudio Monteiro disse:

    Felipe, bom dia!
    Ganhei mudas de Jussara mas onde elas serão plantadas ficaram expostas ao sol, o que deve ser feito?

    Claudio

    Curtir

  33. Pedro D. disse:

    Boa tarde Felipe, tem algum problema em plantar duas sementes por cova? o que você acha?

    Curtir

    • Oi Pedro, não tem problema!!! Um abraço.

      Curtir

      • Camila disse:

        Felipe bom dia! Meu padastro está querendo realizar o plantio de Juçara para revenda. Ele não conhece os caminhos legais para isso. Você conhece algo a respeito? Tem algum órgão que devemos procurar? Ele é leigo, ajudaria bastante qualquer referencia.

        Curtir

      • Oi Camila, se for para manejo de polpa você não precisa de autorização, pois não haverá supressão vegetal. Se for para palmito é preciso registrar contatar a cetesb ou órgão ambiental equivalente, caso esteja fora do estado de São Paulo.
        Boa sorte.

        Curtir

  34. Gustavo Oberlaender disse:

    Os cachos de flores das Palmeiras Juçara aqui em Itaipu não geraram frutos! O que pode estar ocorrendo? Qual é a solução?

    Curtir

  35. Paulo Barros disse:

    Olá Felipe! Comprei sementes de Juçara pelo mercadolivre, será que estou correndo risco de não germinarem, pois elas vieram sequinhas. Vou semear na caixa de areia para verificar a germinação, depois colocarei no saquinho e levarei para o meu rancho. Abraço…

    Curtir

  36. Zé Carlos disse:

    Excelente a explicação e com o vídeo ainda facilitou mais o entendimento. Vou plantar palmeiras juçaras pelo sitio, por ser bem ornamentais, como possuem uma copa de pouco diâmetro em relação a jerivás, palmeira imperial, palmeira siafortia e outras, creio que consorciadas dará um bosque bonito, além disso, os frutos alimentam as aves, em especial o tucano de bico preto.

    Curtir

  37. NILTON ARCENO METALURGICA - ME disse:

    Se eu lançar a semente diretamente na natureza ,, vai nascer fácil??,, ha predadores para essa semente lançada ao chao , tipo , broca

    Curtir

Deixe um comentário

