Como fazer a transferência da colmeia da jataí

Muitas pessoas escrevem no blog perguntando como se faz a transferência de uma colmeia de jataí que se encontra em oco de uma parede, árvores e etc. para uma caixa racional.

Inicialmente gostaria de salientar que não se deve retirar colmeias de ambientes naturais, pois estaremos modificando uma complexa rede de interações; muitas espécies vegetais, por exemplo, dependem das abelhas para que ocorra a polinização.

No entanto, as jataís não habitam apenas ambientes naturais, é bastante comum encontra-las nas cidades, elas utilizam ocos das paredes, portões, fornos, entre outros lugares para construírem seus ninhos.

A dinâmica que ocorre nas cidades é muito diferente daquela encontrada num ambiente natural, nas cidades a modificação de sua paisagem se dá de forma muita rápida e abrupta, diferente de um ecossistema natural, onde essa mudança segue um ritmo mais harmonioso. Diante dessa situação, muitas colônias de jataí estão presentes em casas, muros, portões e entre outros que serão demolidos/reformados podem ser perdidas se algo não for feito. É possível dar continuidade a obra em questão e ao mesmo tempo resgatar as abelhas. Mas como fazer isso corretamente?

Antes de tudo já adianto que o único jeito de capturar as abelhas é tendo acesso à colmeia, retirá-la do oco e realocá-la numa caixa.  Colocar iscas próximas da colmeia, a fim de capturar as abelhas, não dá certo. O máximo que pode acontecer é a colmeia se multiplicar e uma parte dela colonizar a isca, assim teremos no final duas colmeias.

Inicie a transferência por volta das 12h, pois neste horário  muitas abelhas estão no campo, dessa forma facilita-se a transferência.

No momento que estiver tentando acessar a colmeia tome muito cuidado, pois os discos de cria a e a rainha são bastante frágeis, qualquer movimento brusco poderá esmagá-los.

Conseguido o acesso à colmeia, transfira-a para a caixa na mesma posição na qual ela se encontrava dentro do oco, pois se posta de cabeça para baixo, as larvas dentro dos discos de cria morreram afogadas. Coloque os discos de cria sobre três bolinhas de cera, criando um espaço de aproximadamente 1 cm entre o piso da caixa e os discos, isso é importante para permitir a mobilidade na colônia.

Transfira para a caixa toda a cera que estiver dentro do oco, para isso faça bolinhas dela e coloque-as na caixa, dessa forma as abelhas economizam tempo e energia para produzi-las novamente. Os potes de mel e pólen e rainha devem também ser colocados na caixa. A rainha é bem maior que as abelhas operárias, elas têm o abdômen hipertrofiado e não voam.

DSC01539

Abelha rainha de jataí.

É fundamental, durante e após a transferência, manter a caixa limpa, deve-se limpar todo mel que escorrer pela caixa durante o processo, assim evita-se a atração de abelhas de outras espécies, forídeos e as formigas.

Finalizada a transferência coloque a caixa no mesmo local se encontrava a colmeia antes da transferência, assim aos poucos as abelhas começarão a entrar na caixa – coloque um pouco de cera ao redor do fura de entrada da caixa, isso facilitará a localização das abelhas. Caso queira levar a caixa para outro local, apenas faça isso durante a noite, pois todas as abelhas já estarão dentro dela.

O novo local que receberá as abelhas deve ser protegido da chuva, receber um pouco de luz solar, estar entre 1,5 a 3 metros de altura do chão e não permitir o acesso de formigas à caixa.

Segue um vídeo de uma transferência feita por mim.

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Agricultura urbana, Quintais, Tema Livre. Bookmark o link permanente.

101 respostas para Como fazer a transferência da colmeia da jataí

  1. Tiê Tavares disse:

    Muito bom o video-tutorial…. tem uma aqui em casa para fazer isso…

    Curtir

  2. Reinaldo disse:

    Felipe, tenho uma jataí em casa numa caixa de 25x25x7; esse tamanho de caixa é bom? se eu colocar uma caixa isca próximo, a colmeia pode se dividir, mesmo sendo inverno?
    Grato.

    Curtir

    • Não é a ideal. Se o 7 cm for na altura está muito baixa e se for na lateral está muito estreito.
      Muito difícil, normalmente as divisões ocorrem no verão.

      Um abraço,

      Felipe

      Curtir

    • celena disse:

      Boa tarde Felipe! Está bastante frio aqui em minha cidade, e tenho uma colméia de jatai num barranco, onde tenho acesso para retirar, porem so posso fazer esse procedimento por volta das cinco! Pensei em retirar a colméia sem agredir, seu invólucro, e levar p casa numa caixa de papelão,e transferir para caixa normal q tenho no outro dia qdo ela estão acordando! O q acha? Me ajude a realizar esse procedimento?

      Curtir

      • Olá Celena, não vejo erro neste procedimento. Pode fazer tranquilamente. Quando que for passar elas do oco no barranco para a caixa de papelão, recomendo que deixe a caixa no local que elas se encontravam até a noite, para que as abelhas que estavam no campo cheguem e entrem na caixa.
        Faça uma caixa com tamanho adequando para as jataís, se fizer muito grande, você corre risco de perdê-las por conta do frio.
        Modelo de caixa:
        https://plantandovida.wordpress.com/2013/09/24/modelo-de-caixa-para-jatai/

        Um abraço e boa sorte.

        Curtir

      • Antonio Natario disse:

        Obrigado pelo envio! Abração! Aproveito para perguntar: Ví uma receita de alimentação protéica para Jataí: 3 partes de farinha de soja, 1 parte farinha de milho e 6 partes de Mel. Fiz. Não comem, não ligam, IGNORAM. Quase enfiei pela goela abaixo, mas não adianta. O que será que está havendo. Coloco na saída da Colméia, e não adiuanta. Nem posam na comida.

        Um abração!

        Curtir

      • Oi Antonio,

        que abelha você está alimentando? Tente por dentro da colmeia, porém em pequena quantidade, tipo uma tampinha de refrigerante.

        Curtir

      • celena disse:

        Valeu pela dica! Estou montando um mini jardim no meu quintal para as meninas( abelhinhas) , assim q der voou te enviar a foto! Valeu!!!

        Curtir

      • Ce pompei disse:

        Boa tarde Felipe! Surgiu algo diferente , q tenho observado. Minhas jataí, estão em pequenos grupos , se aglomerando na parte superior da caixa, eu suponho q estão produzindo cerume ( n sei se é esse nome), q comporta o mel delas, nas extremidades da caixa! Será q já tenho q retirar algum mel, ou aumentar minha caixa! So tiver q tirar mel, qual melhor horário? Obrigadooo!

        Enviado pelo meu Windows Phone

        Curtir

      • Olá Celena,

        pode ser que elas estejam estocando própolis e ou vedando alguma fresta, portando trata-se um comportamento normal de defesa delas. Acredito que não tenha relação com o mel e mesmo que tivesse, não seria recomendado retirar o mel nessa época do ano.

        Um abraço.

        Curtir

      • celena disse:

        Obrigado Felipe!
        E desculpe te perturbar tanto, mas apareceu outro problema! E n quero perder minhas abelhas! Está aparecendo mofo nas laterais da caixa e na tampa. Já li q passar agua sanitária tira o modo. O q eu fiz foi pendura nas materiais, após limpar, aqueles saquinhos anti mofo, mas esta voltando! Aqui o tempo esta chuvoso e frio! Mais uma vez obrigado!

        Curtir

      • É normal isso acontecer quando temos uma umidade muito elevada do ar, já tentou mudar sua colmeia de lugar, por exemplo, colocá-la num local que bata mais sol. Se for mudar ela de lugar, faça isso a noite. E escolha um local a uns 5 metros do antigo.

        Um abraço.

        Curtir

      • celena disse:

        Obrigado mais uma vez! Vou fazer o possível aqui!!! Boa noite!

        Curtir

      • celena disse:

        Boa tarde Felipe! Segue ai umas fotos do jardim, o local q elas estão, e o espaço q tenho p elas!

        Curtir

      • Não veio, Celena.

        Manda no meu e-mail, por favor. felipefrigieri@hotmail.com

        Curtir

  3. reinaldo disse:

    E ai Felipe?… fiz uma captura de jataí há três dias, e hoje observei que algumas estão saindo carregando uma bolinha, será que elas estão se mudando??

    Curtir

  4. eu tenho em casa abelhas jatais mas eu nao coloquei na caixa e como eu vou tirar o meu

    Curtir

  5. celso disse:

    ola bom dia amigo muito bom seu tutorial,sou apaixonado por abelhas sem ferrao tenho 4 aqui em casa ,e tenho tbm uma dentro de uma caixa de isopor,gostaria de passa-las pra uma caixa adequada e posso fazer isso a noite?aguardo…

    Curtir

  6. celso disse:

    obrigado felipe pelas dicas,vou tentar muda-las com o maximo de cuidados para nao haver perdas,pois considero elas como animais de estimacao,obrigado

    Curtir

  7. TERESA SGRIGNEIRO disse:

    MEU NOME E’1 TERESA DE PIRACICABA,EM CASA TEM UM ENXAME DE JATAI NO RELOGIO DE FORÇA SO QUE ELAS ESTAO TOMANDO TODO ESPAÇO EU NAO SEI COMO FAZER PARA RETIRA.LAS SEM ESTRAGAR A COLMEIA TENHO MEDO DE TOMAR CHOQUE.

    Curtir

  8. Cláudio disse:

    Olá, Felipe!
    Tenho acompanhado o seu blog e penso que vc pode, com a sua experiência, me ajudar com umas questões. Iniciei a minha criação de jataí capturando, com sucesso, uma colmeia em uma isca de garrafa pet. Ainda não fiz a transferência para a cx racional esperando que a colônia se consolide mais. Ocorre que, por motivos profissionais, terei de me mudar de endereço. Então, pergunto: devo deixar para fazer a transferência para a cx racional só após a minha mudança de endereço?
    Se demorar a me mudar e fizer logo a transferência para a cx racional, como devo proceder quando da minha mudança?
    O novo endereço é na mesma cidade, com uma distância de não mais de 7km.
    Agradeço se puder ajudar com as dúvidas.
    Grande abraço.
    Cláudio

    Curtir

    • Oi Cláudio,
      não se preocupe, assim que você mudar de casa você faz a transferência para a caixa. Ou seja, leve a pet para o seu novo endereço e lá você faz a transferência. Leve a isca durante a noite…
      Boa sorte e um abraço.

      Curtir

  9. Cláudio disse:

    Obrigado, Felipe, pela dica. Isso me tranquiliza muito.
    Sucesso com o trabalho!
    Abraço

    Curtir

  10. antonio n fernandes disse:

    Muito bom! Para mim que sou viciado em Jataí, mas sou meio leigo, é de fácil compreensão. Gostaria de acrescentar, que quem sabe (ou acha que sabe), não pergunta. Quem pergunta é por quer aprender. Quando der instruções, Felipe, dê com bastante detalhes. Por exemplo: Como fechar a Colméia ou a Pet, para deslocá-la para outro local; Quanto tempo levam as abelhas para memorizarem o novo local (quanto tempo ficam presas, para memorizar o novo local); Como saber quando se pode dividir o enxame; Tenho um enxame grande em uma Pet, há 5 meses, e vou passá-lo para uma caixa. Posso dividir esse enxame? Estou dando essas sugestões, pois em todas as in formações que procurei, sobre como passar um enxame da Pet para a Caixa, nenhum deu tantos detalhes quanto o seu. Com mais alguns detalhes, que para vocês, experts, parecem simples demais, seus ensinamentos ficariam perfeitos. Gostei muito! Não tiro mel, só quero as abelhas perto de mim.
    Obrigado pela sua disposição em ajudar a quem gosta das ASF!
    Fique c om Deus!

    Curtir

    • Olá Antonio Fernandes, respondendo as suas perguntas:
      Como fechar a Colméia ou a Pet, para deslocá-la para outro local?
      Você pode fechar a entrada da colmeia desfazendo o tubinho de entrada e impedindo que elas saiam ou utilizar cera de apis, ou até mesmo fita crepe.
      Quanto tempo levam as abelhas para memorizarem o novo local (quanto tempo ficam presas, para memorizar o novo local)?
      Já verifiquei que em menos de dois dias elas já conseguem fazer novas rotas de alimento.
      Como saber quando se pode dividir o enxame; Tenho um enxame grande em uma Pet, há 5 meses, e vou passá-lo para uma caixa. Posso dividir esse enxame?
      Existe duas situações importantes que você deve considerar antes de dividir o seu enxame.
      1) Dividir a colmeia quando houver boa oferta de flores e a temperatura esteja agradável,
      2) O enxame deve estar forte. Como saber isso? Ele deve ter pelo menos uns 12 discos de cria.

      Obrigado e boa sorte.

      Um abraço.

      Curtir

      • antonio n fernandes disse:

        Felipe, muito obrigado pelo retorno. Essa Pet, está em Nova Friburgo. Vou seguir o seu conselho. Não vou tentar dividir. Não tenho o conhecimento suficiente.
        Eu tinha um enxame, no Rio de janeiro. Esse enxame, no inverno, acabou. Foi diminuindo, até acabar. Coloquei mel, etc… mas não adiantou. Nessa semana, um ano depois, fui notar que a caixa está com um novo enxame. Já tem um tubo de 2 cm. Ontem e hoje, está com uma nuvem de abelhas, em volta da colméia. O que está acontecendo?
        Deus lhe dê saúde, para que você continue a tirar dúvidas, enfim, ensinar aos que não sabem, a ciência das nossas amiguinhas.
        Muito obrigado por me dar um pouco do seu tempo. Tenha-me como um novo amigo, Mestre Felipe.

        Curtir

      • Olá amigo,

        deve ser porque o enxame é novo, as vezes ele ainda não tem rainha. Na chegada da rainha as abelhas ficam alvoroçadas mesmo, é normal.
        Qualquer dúvida é só escrever.
        Obrigado!
        Boa sorte e um abraço.

        Curtir

  11. Katia Eggers disse:

    Olá!
    Recentemente, fiz uma reforma em minha casa e encontrei uma colmeia no oco de um tijolo. Como não tinha caixinha da madeira fiz a transferência para uma caixa de papelão. Até aí, tudo bem!
    O problema foi quando fiz a transferência da caixa de papelão para a de madeira. Acho que enfraqueci a colmeia. Depois de um mês, dei uma olhada dentro da caixa de madeira e vi que continua a mesma coisa. Poucas abelhas e quase nada de produção (apenas fizeram a biqueirinha). Foi então que observei que elas voltaram a fazer uma biqueirinha perto da porta onde fiz a reforma. Lá sim, o movimento de abelhas é bem grande! Será que se eu colocar a caixa de madeira, ali por perto, elas deixam a colmeia dentro da parede e reforçam o trabalho dentro da caixa?

    Curtir

  12. Marcelo de Paula disse:

    Olá Felipe, tudo bom?
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho que realiza, a sociedade e a natureza agradecem.
    Meu caso é o seguinte: Em nossa propriedade na zona rural de Nova União/MG, coloquei a um tempo uma caixa d´água daquelas plásticas em um local, para interligá-la a outra já existente na casa.
    Porém, tive alguns contratempos e esse fim de semana quando lá estive, reparei que está se formando uma colônia de Jatis no seu interior, utilizando os furos da caixa que deixei destampados. Não quis mexer por enquanto para não interferir no processo que está em andamento sem saber a forma correta. Consegui alguns modelos de caixas na net, que pretendo utilizar para prover uma nova residência as bichinhas.
    E a minha dúvida agora é, devo aproveitar que ainda está no começo para realizar a transferência, ou devo aguardar que elas se estabeleçam e completem a colmeia, para então retirar e realocar?
    Outra coisa, vosso vídeo de demonstração na matéria acima, está com o link quebrado, dizendo que ele não exite. Há algum outro link para que possa visualizar a transferência sendo feita?

    Certo de vossa atenção, agradeço e aguardo.
    Abraço, muita força e sorte.

    Curtir

  13. Cláudio Lazarotto disse:

    OI Felipe.
    Meu nome é Cláudio, moro em São José dos Pinhais PR. Gostaria de saber se tem informações de quais os meses aqui na região que favorecem a instalação de iscas para abelhas sem ferrão?
    Obrigado.

    Curtir

  14. Valdeci Ramos disse:

    Olá Felipe,gostaria de saber depois da divisão da colmeia de jataí.qual a distancia minima que posso levar a colmeia mãe,se ficar muito perto elas voltam pro local de origem? oque devo fazer?

    Curtir

  15. Luiz Claudio Bonatto disse:

    Felipe, socorro……Meu nome é Luiz Claudio eu moro em Colombo-Pr região metropolitana de Curitiba-Pr. É o seguinte Felipe, Abelhas se instalaram no forro da minha casa a uma altura de aproximadamente 5 metros, e não são as Jataís porque já me picaram. Onde eu moro tem bastante área verde e minha casa está incorporada a um bosque nativo. As abelhas são aquelas das costas listradas com amarelo, eu sempre me dei bem com abelhas, elas nunca me atacam, eu nunca me protegi com roupas etc. Um dia precisei cortar uns galhos de árvores e elas ficaram zangadas, imagino que queriam proteger a floresta, elas são inteligentes…..eu nunca perturbei a colméia, o acesso é difícil precisa de escada, atualmente estou convivendo com elas entrando em casa quando à noite ligo as luzes, aí levo elas para fora novamente, elas sobem em minhas mãos sem me agredir….Felipe, não quero mais elas no forro da minha casa, a colméia está aumentando e estou preocupado, também não quero fazer nenhum mal a elas, moro sozinho e tenho medo que elas estranhem as pessoas que me visitam, principalmente crianças…já pedi ao corpo de bombeiros e nem deram bola, disseram que teríamos que sacrificá-las com fogo, um absurdo vindo esta informação das autoridades competentes. O que devo fazer Felipe. Comprar roupas especiais e retirar a colméia, ou gastar dinheiro contratando um especialista?
    SOCORRO Felipe eu não quero fazer mal a elas……Meu e-mail é claudio.lcb@hotmail.com

    Curtir

    • Olá Luiz Carlos,

      nesse caso eu recomendo que você contate uma apicultor experiente. Ele fará o serviço e levará a colmeia para ele. É a melhor opção que visualizo, pois agindo assim você não correrá riscos e preservará as abelhas.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  16. Marcos Rafael disse:

    Bom dia Felipe estou com um problema retirei um enxame de um muro e quando estava quebrando caiu um pedaço do tijolo dentro do ninho e acabou acertando a rainha mas onde fica os filhotes ficou intacto mas no ninho tem algumas rainhas será q esse enxame está prestes a morrer ou tem como recuperado? E quanto tempo demora para os filhotes e a rainha nascer?

    Curtir

  17. Ricardo Luiz da Cunha Vieira disse:

    Felipe boa noite
    Será que tem problema eu fazer a captura de um enxame em um local que esta a uns 90 km de distancia de onde eu moro?

    Curtir

  18. Antonio disse:

    Olá Felipe, coloquei uma isca pet distante uns 800m da minha casa e ela enxameou,porem não posso fazer a transferencia onde esta a pet, terei que fazer a transferencia em minha casa, como proceder?? Devo pegar a pet a noite e trazer para minha casa e deixa-la uns 2 dias no local definitivo para depois passa-la para a caixa racional ou qual procedimento fazer??? obrigado e um abraço.

    Curtir

  19. Lucas disse:

    Onde compra o propolis pra fazer o atrativo? E quando coloco a isca tenho q esperar quanto tempo pra levar a isca pra casa e começar o criatorio na caixa?

    Curtir

  20. Candido disse:

    Olá Felipe. Moro em Bauru e as abelhas Jataí escolheram minha casa para fazer seu ninho há mais de um ano. Elas se alojaram em um vaso de plantas de aproximadamente 20 cm de diâmetro por 15 cm de altura que está de boca para baixo sobre uma mesa. Agora comprei uma caixa racional e vou fazer a mudança das abelhinhas. Tenho certo receio de manipulá-las pois terei que virar o vaso para acessar os discos e temo afogá-las ou esmagá-las. Você tem alguma sugestão? E como identifico os discos de cria? Com essa idade a colmeia pode ser divida ou transfiro ela toda, já que a caixa tem o compartimento para expansão do ninho?
    Grato!!
    Abraço,
    Candido

    Curtir

    • Oi Candido.

      Realmente, você não pode virar o vaso de cabeça pra baixo. Sugiro que pense num esquema que possibilite você mexer no ninho e mantê-lo na posição original.
      Você pode pedir para alguém segura o vaso enquanto você o manipula.
      Não faça divisão, deixa para fazer isso num outro momento.
      Os discos de cria ficam no interior do ninho. Vá retirando, com cuidado, as camadas de cera e logo os enxergará. Deixe a caixa no local que estava o vaso, faça a transferência perto das 12h.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  21. candido disse:

    Olá Felipe!
    O vídeo tutorial não está mais na página. Como posso acessá-lo?
    Grato!
    Candido

    Curtir

  22. Lucas Ketzer disse:

    Olá Felipe!
    Sou de Ijuí no RS, realizei recentemente a transferência de uma colmeia de jatai, de uma caixa de madeira (onde elas estavam a mais de ano) para uma caixa racional, tudo correu bem, porem notei que ficaram muitas abelhas ainda nesta caixa antiga. Como devo proceder para que estas entrem na nova caixa? Deixo próximo a caixa racional que ficou no mesmo local da antiga?
    Grato,
    Lucas Ketzer.

    Curtir

    • Olá Lucas,

      você deve colocar a caixa racional no mesmo local da “caixa de madeira”, com o furo de entrada também no mesmo local. Deixa a caixa racional nesse local por uns 3 dias e depois a retira a noite, caso queira levá-la para outro lugar.
      Um abraço.

      Curtir

      • Lucas Ketzer disse:

        Felipe,
        Minha duvida é a respeito da caixa antiga e as abelhas que ficaram nela, devo deixar esta caixa perto da caixa racional ou afasta-la? Percebi que as abelhas restantes dentro dela, fecharam a entrada da caixa e algumas se movimentam durante o dia.
        Grato.

        Curtir

    • Ricardo Luiz da Cunha Vieira disse:

      Boa tarde,
      Encontrei uma colmeia de Jatai e coloquei as garrafas pets próximo da colmeia, será que assim conseguirei capturar um enxame? N tirei pois quero preservar o ambiente.

      Curtir

  23. Alan Gleiser disse:

    Boa noite,
    tenho um enxame de Jatai de um ano, mais ele esta numa caixa não racional, e quero
    substitui-la por uma caixa racional modelo AF, pelo fácil manejo e acompanhamento do enxame. Minha duvida é o seguinte, posso fazer essa transferência nesta época do ano? Sou do Rio Grande do sul e aqui já começou a época de frio e chuva pode prejudicar o enxame a troca de caixa nessas condições? Grato.

    Curtir

  24. Mary de Lima disse:

    Olá Boa noite, percebendo que vc entende mesmo de abelhas jataí, gostaria de lhe perguntar:
    Eu tinha uma colmeia de abelha jatai dentro da gaveta de minha churrasqueira. Resolvi remove-la para uma caixinha de madeira. Acontece que parece que as abelhas foram embora. Você acha que elas não voltam mais. E o que fazer para que elas voltam? Obrigada, aguardando resposta.

    Curtir

    • Oi Mary,
      as abelhas sem ferrão não mudam de lugar como as africanizadas. Infelizmente seu enxame morreu.
      O que você pode fazer é tentar usar a sua caixa coo uma isca. Amarre ela nua árvore, num local bem preservado. Setembro começa a temporada de captura. Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  25. Edson disse:

    Felipe boa noite fiz uma cx com compremsado de construcão o tamanho é 30 com uma divisória no meio a altura e de 15 cm, que vc acha dessa caixa, posso tranferir a colmeia?

    Curtir

  26. giovani rodrigues disse:

    pode fazer a transferência da caixa para o outro locau no mesmo dia

    Curtir

  27. Izabel cristina de Oliveira disse:

    Oi Felipe apareceu um enxame de abelha jatai no muro um buraquinho nao sei como remover elas dela. faz uma semana, a outra esta na terra ja cavei um metro de profundidade e nada de encontrar mas elas voltaram oque fazer obrigada .

    Curtir

  28. Olá.Peguei as abelhas em garrafas pet, mas quanto tempo preciso aguardar para transferir elas para as caixas.

    Curtir

  29. Gabriel disse:

    Olá Felipe, aqui no fundo de casa tem um enxame de jatai na parede a muito tempo, gostaria de multiplicar e criar em uma caixa, colocando uma isca na garrafa pet perto consigo ter sucesso? Pois quero que elas continuem na parede também.

    Curtir

  30. Mara Denise disse:

    Boa tarde Felipe!
    Apareceu ha dois dias um enxame de abelhas Jataí na minha residencia, e fizeram sua casa no cantinho do azulejo, são muitas, eu gostaria de tira-las desse lugar, porque são muitas, elas estão aumentando a cada dia, confesso que não sei o que fazer, tenho receio de machuca-las, preciso fazer uma transferencia urgentemente, e nem sei por onde começar. Gostaria muito que voce me orientasse como fazer esse procedimento.Obrigado pela atençao!

    Curtir

  31. Izabel cristina de Oliveira disse:

    Felipe,, eu gostaria de retirar as abelhas e coloca-las na caixa. agora entraram no meu forno de fogao a lenha e nao sei como mandar elas p a caixa pois ascender o fogo derrete a casa deles,neste forno ja tinha um enxame e foi retirado mas voltaram oque faco?

    Curtir

  32. Neto disse:

    Felipe,
    É possível instalar a isca em um ambiente longe (8km) de onde vai fazer a mudança e instalação para caixa?

    Curtir

  33. Tania Siani disse:

    Meu sonho era ter pendurado em uma parede uma casinha de abelhas jatai meu espanto podando uma palmeira foi achar uma colmeia grudada em uma das folhas e agora? Ja havia podado outras folhas q serviam de proteçao p chuvas sol e vento

    Curtir

  34. Felipe Gabriel Ferreira de lima disse:

    Eu fiz atrativos de cera e de própolis de arapuá vc acha que dá certo ?

    Curtir

  35. Margareth disse:

    Oi ….. eu gostaria de ter uma colmeia de jatai no meu quintal … moro intetior… minha amiga tem uma colmeia. ..engraçado é que as jatai fizeram a colmeia entre um tanque vasio e um muro de concreto… e tem três tubinhos de entrada p colmeia. .. tem como tirar uma muda p mim????
    Posso fazer???

    Curtir

  36. Frank disse:

    Boa tarde meu amigo eu fiz uma transferência de um Jataí mas só que aqui eu fiz era da Fazenda aonde eu trabalho porque eles cortaram a árvore aonde elas moravam fiz a transferência para uma caixa de madeira Mas só que agora eu estou achando muito pequena para elas fiz uma maior mas estou com medo de tirar elas da Caixa aonde elas tão para passar para essa maior devo esperar quanto tempo para fazer essa transferência porque parece que apareceu mais abelha quando eu fiz a transferência foi durante o dia no final do expediente do meu serviço é por isso que eu estou te falando estou com medo de fazer essa transferência só tem 30 dias que ela está dessa caixa menor

    Curtir

  37. Junior Wagner disse:

    ola sou do rio grande do sul tenho um enxame de jatai numa churasqueira que vai ser demolida ,o enxame e bem grande posso desmontar o enxame par poder colocar em uma caixa modelo AF ?? ja ta ficando meio friosinho aqui , sera que posso transferi las?

    Curtir

  38. Meu nome é Paulo Belmonte da Silva, moro na cidade de Santiago/RS estou começando uma pequena criação de abelhas jataí sua orientações vão me ajudar muito. A propósito encontrei um enxame acampado ao relento coloquei um caixa com atrativo nas imediações a tres dias mas ele não entraram o que faço?

    Curtir

  39. Paulo Paganotti disse:

    Bom dia Felipe, tudo bem?

    eu não tenho experiencia em apicultura, na minha casa tem um ninho de jatai no muro, como precisei quebra-lo, tirei o ninho intacto e coloquei em uma cabaça ( pois era a unica coisa mais próxima de uma caixa que tinha na hora), eu não queria perde-las pois tenho um jardim com muitas flores e elas ajudam na polinização. ja faz uns 10 dias que fiz essa transferência ( fora de época) elas já fecharam todos os buracos que tinha e fizeram uma saída.. eu coloquei próximo ao local que elas já estavam, mas agora tenho observado que algumas delas saem da comeia carregando bolinhas de cera.. sera que elas vão abandonar o ninho? algumas voltam com polem… eu não tinha outra opção tinha que quebrar o muro.. obrigado pela atenção.

    Curtir

  40. Luiz alberto araujo disse:

    muito boa as intruções do Felipe , tenho 3 caixas de Jatai no quintal como fazer para obter mais abelhas p/colocar em outras caixas?e como fazer a caixa isca ?

    Curtir

  41. Gabriela Feijó disse:

    Oi, Felipe!
    Moramos em Cacha-pregos, na ilha de Itaparica (Bahia). Uma colméia de jataís se formou, já há alguns anos, num espaço entre uma caixa de energia e a parede. Estivemos à procura de alguém que pudesse transferi-las para uma caixa. Como não encontramos ninguém e hoje contamos com a maravilhosa ajuda da internet, decidimos fazer tudo por conta própria. Já construímos duas caixas verticais (AF). Nossa dúvida é: podemos, ao mesmo tempo, transferir e dividir a colméia – ou seja, tirá-la da parede e instalá-la em duas caixas, fazendo a divisão do ninho?
    Obrigada pela ajuda e parabéns pelo seu trabalho!

    Curtir

  42. bruno disse:

    Broder , boa noite. Transferi uma commeia di muro pra uma caixa racional.eh inverno agora mas fiz isso pq to mudando d csa e queria leva las cmgo. Coloquei os discos , rainha e boa quantia d matéria na caixa nova e a deixei bem próximo ao local onde ficava a colmeia… Tem estado frio e chuvoso aqui e não tenho notado movimento nenhum na caixa….sera q elas estão la dentro? N eh recomendado abrir p ver se ta td bem ne? Q vc diz?

    Curtir

    • Oi Bruno, pode abrir sim. Porém seja rápido e tente abrir na hora mais quente do dia.

      Um abraço.

      Curtir

      • bruno disse:

        ow felipe ! blz man? cara abri a caixa e a rainha tava la gorda e bonita passeando pela colmeia….ai vi q tinha feito uma grande bobagem brow: por descuido pus os discos virados p baixo!!! fiquei mt bolado c essa vacilada…dai pus na posicao correta…sera q a rainha vai por ovos d novo ? se tinha embriao la , eh certeza terem morrido?
        outra coisa : qd a abri a caixa era meio dia e tava perto d trinta graus, um dia quente,,,nao vi nenhuma outra abelha alem da rainha…fiquei sem entender..
        eh possivel q estivessem fora buscando comida etc etc? eh possivel q o enxame tenha se “perdido” qd tirei a rainha e pus na caixa? valeu man! abraco

        Curtir

      • Oi Bruno,
        se os discos estiverem ais maduros as larvas não vão morrer, do contrário irão. Mas não se preocupe que as abelhas vão dar uma limpada nisso tudo.
        É muito estranho, pois é era pra ter abelhas jovens dentro da colmeia.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s