Isca para capturar a abelha jataí

Anúncios

Estamos no início do mês de setembro, a temperatura começou a aumentar e em breve as chuvas se intensificarão; os dias ficarão mais longos e consequentemente a luminosidade é maior. Por conta dessas alterações climáticas, o comportamento dos animais e plantas também é modificado.

É nessa época que muitas plantas iniciam o processo de floração e também é o momento em que as abelhas nativas dão início ao processo de enxameação (divisão de enxames). Este último fenômeno acontece, principalmente pela grande disponibilidade de néctar e pólen, ambos indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer colmeia.

Floração do assa-peixe.

Floração do assa-peixe.

Devido às condições mencionadas acima, o mês de setembro é o período ideal para se instalar iscas com o objetivo de capturar uma colmeia de jataí ou outra espécie de abelha sem ferrão.

As iscas utilizadas para capturar as abelhas nativas devem imitar ocos de árvores ou cupins, visto que são esses os ambientes preferidos por elas para formação de uma colmeia. O tamanho dos ninhos das abelhas varia de espécie para espécie, por exemplo, o ninho da mandaçaia é maior que o da jataí. Caso deseje capturar jataí pode-se utilizar garrafas ‘pet’ de 1,5 ou 2 litros para construção das iscas, já as mandaçaias demandam um ninho um pouco maior, cerca de 3 a 4 litros.

O seguinte vídeo no “youtube” ensina como fabricar uma isca para capturar jataí.

Depois de prontas, as iscas devem ser colocadas próximas a locais com fonte de água limpa, oferta de flores (pasto apícola) e se possível, perto de locais que abriguem abelhas que se deseja capturar.

Após instalado a isca é preciso fazer vistorias periódicas nelas, para verificar se as abelhas estão a visitando,  caso verifique que sim, evite incomodá-las e aguarde um período até que o processo de enxameação termine. Tal processo leva cerca de 1 a 2 meses, portanto somente após este período a colmeia presente na isca poderá ser transferida para uma caixa. O vídeo a seguir esclarece como deve ser feita a transferência da isca pet para a caixa.

O método da isca é a melhor forma para capturar um enxame de abelha nativa, pois assim estamos capturando apenas o excedente de uma colmeia, ou seja, a colmeia que originou o enxame vai permanecer na natureza. Em hipótese alguma devemos cortar árvores ou danificar cupinzeiros para capturar colmeias, pois elas estão em equilíbrio com o meio, muitas espécies vegetais dependem dessas abelhas para formar sementes/frutos sadios; e consequentemente muitos animais dependem desses frutos/sementes para sobreviver.

A criação de abelhas sem ferrão se feita de modo racional contribuíra positivamente com a preservação do ambiente, pois assim estamos resguardamos as espécies de abelhas. Ainda essa criação pode ser uma fonte alternativa de renda para pequenos agricultores, os quais podem comercializar enxames, mel, pólen, própolis e cera. Além de ganhos econômicos e ambientais indiretos, através dos serviços prestados gratuitamente pelas abelhas, como a polinização de culturas agrícolas e/ou florestais.

Isca pet para capturar a abelha jataí.

Isca pet para capturar a abelha jataí.

Para tentar imitar a natureza coloquei sobre a isca cascas de árvore. Tal medida tal protege a isca de pessoas mal intencionadas. Créditos para meu amigo Guilherme, o autor dessa técnica.

Para tentar imitar a natureza coloquei sobre a isca cascas de árvore. Tal medida objetiva também proteger a isca de pessoas mal intencionadas. Créditos para meus amigos Guilherme Canda e Antonio Carlos, responsáveis pela ideia.

Isca pet para capturar a abelha jataí. Ela foi posta dentro de uma casca de árvore para se parecer mais com o ambiente natural e também para não ficar evidente aos olhos de pessoas maliciosas.

Isca pet para capturar a abelha jataí. Ela foi posta dentro de uma casca de árvore para se parecer mais com o ambiente natural e também para não ficar evidente aos olhos de pessoas maliciosas.

dnksnf

Isca camuflada já instalada na árvore desejada.

Isca camuflada para capturar abelha jataí,  instalada na árvore.

Isca camuflada instalada na árvore para capturar abelha jataí.

Adquira iscas para capturar abelhas nativas!!

Felipe Furtado Frigieri

 

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Jataí. Bookmark o link permanente.

214 respostas para Isca para capturar a abelha jataí

  1. arthur bergamo filho disse:

    Fui no google procurar como fazer isca para capturar abelhas jataí, achei tudo explicadinho, já vou fazer umas e instalar na minha chácara.

    Curtir

  2. Beth Talarico Nishioka disse:

    Vc sabe me informar o que devo fazer P o coqueiro segurar os côcos? Qd estão do tamanho de uma bola de Ping Ping eles começam a cair. Obrigada.

    Curtir

  3. vinicius disse:

    Poderia me dizer como fazer extrato de própolis e de cera? É botar tudo numa garrafa pet e colocar álcool? Esperar quanto tempo para ficar bom?

    Curtir

    • Exato. Cerca de 300 g de própolis para 2 litros de álcool. Leva aproximadamente 20 dias pra ficar pronto.
      Obs. chacoalhe todos os dias a mistura, isso irá ajudar na dissolução da própolis no álcool.

      Boa sorte.

      Curtir

      • saron oliveira disse:

        ola felipe me chamo saron moro em manaus gostaria de comecar uma criacao de abelhas sem ferrao em casa meu pai tem um sitio bem grande otimo pra capiturar as abelhas vi seu video de como fazer as iscas gostaria de aprender com vc como fazer as caixas e a cera ok obrigado.

        Curtido por 1 pessoa

      • Oi Saron,

        a cera as abelhas produzem. Você pode encontrar para vender em lojas de apicultura. A caixa vai variar de acordo com a espécie que você deseja criar.

        Curtir

  4. thirocla disse:

    Boa tarde Felipe , a minha pergunta é,porque as abelhas jatai estão fechando a entrada da isca pet. o que devo fazer… obrigado desde já.

    Curtir

  5. Raone Ramos disse:

    Querido gostaria de comprar iscas prontas voce teria ou seja as psts ?

    Curtir

  6. Raone Ramos disse:

    Ou entao o atrativo obrigado. De verdade se tiver desejo comprar uma boa quantidade ok.

    Curtir

  7. ronny disse:

    felipe nesse mes de julho ja pode começar a colocar as iscas pet aqui onde eu moro minha visinha tem uma colmeia de jatai na lage da casa e ja vi muitas por aki . quais sao as chances de capturar fiz 6 iscas e espalhei?

    Curtir

  8. antonio henrique disse:

    Como faço pra comprar um frasco com isca pra ab. Jataí. E se vc vende caixas pra jataí ? Me responde no meu email.

    Curtir

  9. ana xavier disse:

    oi felipe, tudo bem?
    Então a minha avó faleceu e na casa dela tinha 2 caixas com abelhas jataí… Eu trouxe essas caixas para minha casa e como não sei manuseá-las deixei-as quietinhas.. Isso já faz uns 3 anos… Só que agora os pregos da caixa estão soltando e as caixas estão abrindo… Queria que você me explicasse certinho como faço pra transferir o enxames para outra caixa… Porque até abri uma das caixas mas não sei onde fica a rainha… Fikei com medo de mexer e as abelhas irem embora

    Curtir

  10. Felipe, eu instalei hoje as minhas iscas. Você comentou que depois que as abelhas começam a visitar a isca, demora de 1 a 2 meses para que eu possa retirá-la. Mas quanto tempo demora para que elas percebam e comecem a visitar? Sei que cada caso é um caso, mas o que você tem observado?
    Obs.: Minhas iscas foram instaladas cerca de 10 m de uma colméia.

    Curtir

    • Oi Germano,
      é difícil prever uma data para que tudo isso ocorra. Caso note que as abelhas estejam visitando a sua isca, evite qualquer interferência na isca, apenas faça o monitoramento de longe.
      Notando que houve a enxameação, aguarde de 1 a 2 meses para transferir a isca para pet. Faça essa tarefa durante a noite.
      Boa sorte.

      Curtir

    • ricardo disse:

      as vezes no dia seguinte ja tem abelhas fazendo o reconhecimento e tres ou quatro dias da colocacão das iscas ja tem enxame se mudando para a pet

      Curtir

  11. Namie disse:

    Olá Felipe! Curiosidade… moro em uma casa na cidade e no final de agosto guardei meus materiais de jardinagem caseira (pázinha, rastelo, etc) em uma caixa preta de plástico própria p/ preparar massa de cimento, cobri com uma placa de porcelanato para não entrar chuva e coloquei num canto perto de uma aceroleira… depois de 2 semanas fui pegar o material e estava formada uma entrada da colméia de Jatai. Será que em novembro é melhor trocar a caixa plástica por uma de madeira ou deixo assim? E quanto tempo leva para se ter o mel?

    Curtir

  12. Orlando disse:

    Olá Felipe Boa tarde coloquei as iscar para jatai aqui na chácara fazem 2 semanas, quanto tempo devo esperar, ou até quando as iscas pets ficam válidas e o que devo fazer casa não consiga capiturar nada, posso reutilizar as pets? Obrigado

    Curtir

  13. Matheus disse:

    Ola….. eu devo deixar as iscas na sombra?

    Curtir

  14. José Aparecido Rosa disse:

    Felipe, sou apaixonado por abelhas jataí. Tenho seis colméias em cabaças e estou começando a me interessar por essas iscas para captura de enxames e, também, pela ampliação de minhas colméias. Crio elas por robe. Não negocio. Aprendi a dividir colméias, porém perdi duas pois entrou água de chuva. Tenho um enxame capturado há uns 20 dias em garrafa pet, já tem a entrada das abelhas. Só que estão em um hidrômetro na porta da casa de um sobrinho e tenho medo que alguém possa tirá-las de lá. Será que já posso pegar a garrafa e trazer para casa e colocá-la em lugar onde futuramente será transferida para uma caixa racional???

    Curtir

    • Pode sim,
      porém é indicado que se faça essa transferência após 1 mês, no mínimo, da captura. Transfira a isca durante a noite e a deixe no local onde ficará a caixa.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

      • Olá Felipe.
        Gostaria que me ajudasse , através da sua experiência;

        Acompanhando dicas do you Tube, criei minha isca pet .
        Após 2 dias da implantação desta isca, notei que a isca havia sido enxameada.
        Retirei a isca enxameada com 40 dias , durante a noite ´para não perder abelhas, e trouxe para minha residencia.

        Minha duvida é a seguinte:
        A isca já está a dois dias comigo e nestes dois dias a porta de entrada encontra-se fechada. Cheguei a abrir um pouco a entrada para ter a certeza de que havia abelhas ali dentro , e saíram algumas JATAIS apenas para fechar novamente a entrada.
        hoje, fez muito calor , mas mesmo assim a porta de entrada continuou fechada.

        porque isso acontece? devo voltar a garrafa para onde estava?

        desde já obrigado pela atenção e retorno.

        Parabéns pelo trabalho,
        Abraço

        Curtir

      • Oi Thyago,

        pode ser que você tenha tirado a isca muito cedo. Coo já faz alguns dias que retirou, acredito que não valha a pena voltá-la no local original.

        Abra a isca e a passe para uma caixa, verifique se tem rainha, discos de cria. Um abraço.

        Curtir

      • Thyago Freitas disse:

        Oi Felipe, como vai.
        Fiz a transferência da minha isca pet para a caixa racional com 45 dias, depois de observar o início da enxameacao das jataís.
        Ao abrir a isca pet, fiquei triste, por encontrar apenas algumas abelhinhas e um pouco de cera.
        Não encontrei rainha, e muito menos discos de cria ou alimentos.
        Mesmo assim, mudei para a caixa racional, coloquei um pouco de cera alveolada de APIs , sem saber ao menos se irá dar certo.

        Não sei oque fazer. Por favor me ajude.

        Obrigado.

        Curtir

      • Oi Thyago,

        infelizmente parece que o enxame não se instalou efetivamente. Continue tentando as capturar com as iscas. Leve as iscas do campo somente quando tiver certeza de que o enxame esteja bem forte.

        Curtir

  15. Marcio disse:

    qual é o melhor local para instalar as iscas, no meio do mato mais fechado, mato aberto, onde pega sol, mais sombra. Desde ja agradeço.. Um abraço…

    Curtir

  16. Guto disse:

    posso colocar a isca perto da caixa onde tenho exame de abelhas ja ?
    coloquei e elas entram e saem da isca pet todo dia .. mais naum ficam la

    Curtir

  17. boa noite felipe me tire uma dúvida tenho uma colmeia de jatai ela faz 1 ano que está na caixa o rapaz que me vendeu disse que ela está prestes a soltam enxame, essa semana teve uns 3 pau danado na minha colônia muitas abelhas morreram saiu mais de 2.000 mil pra fora da caixa e quando retornaram percebi que ficou um pequeno grupo de 30 jatais na minha caixa isca que tinha colocado faz 3 dias estão lá até agora estão trabalhando umas chegam cheias de polén as patinhas porque estão lá são de outra colmeia ou é da minha colmeia, vão sobreviver devo colocar xarope pra elas até ir embora? me tire essa dúvida por favor.

    Curtir

    • Oi Leonisia,
      inicialmente as operárias encontram um local para a construção de um novo ninho, feito isso, elas constroem todo o ninho, após isso a rainha chega. Portanto o que você está visualizando é parte da construção do ninho. Não faça nada, pois pode espantar as abelhas. Acredito que dentro de algumas semanas a rainha chega na sua caixa isca.

      um abraço e boa sorte.

      Curtir

  18. JohnnK disse:

    Instalei iscas de pet para jataí hj 08/-1/15 quanto tempo para conseguir capturar um enxame?

    Curtir

  19. Olá,
    Instalei varias armadilhas pet para jataí, mas todas a partir de janeiro, elas ainda são viaveis neste periodo ou só em setembro?

    Curtir

  20. Olá Felipe!

    Obrigado pelas instruções! Sou da ESALQ também. Tem uma colmeia na minha xácara que está enxameando e vou tentar transferir para uma caixa usando a isca que você descreveu.

    Abraços,

    Curtir

  21. carlos disse:

    fabriquei as iscas. instalei 10 garrafas todas proximo umas das outras; 03 ja estao com abelhas a mais de um mes,mas 4 estao com a tampa com bastante abelhas visitando ficam o dia todo embolado na tampa de entrada poren a noite voam , e no dia seguinte voltam.

    Curtir

  22. jaime disse:

    boa noite
    até quantos metros de distaancia consiguo capturar um exame de jatai

    Curtir

  23. Emir Mercadante Jundi disse:

    Caro Felipe como saber se a rainha já entrou na PET sem tirar o plástico preto colocado envolta da PET?

    Curtir

    • Você verifica pelo tempo em que a abelha instalou-se na sua isca e pelo fluxo de abelhas. Se a abelha está instalada há um mês na isca é o fluxo é intenso, pode ter certeza que já tem uma rainha…

      Curtir

      • Emir Mercadante Jundi disse:

        Felipe é interessante deixar a isca PET pelo menos um mês, pois as abelhas que formarem uma nova colônia trarão durante um bom período muito material de sua colônia original para a nova colmeia cera, resinas e mel até a princesa que é a rainha nova entrar na isca PET. Eu fiz esta pergunta para você, pois não posso deixar a nova colmeia muito tempo no jardim do local onde trabalho pela pulverização constante de temefós (Malation) e já perdi muitos enxames para este organofosforado fora a pulverização constante de cipermetrina e temefós para o controle de mosquitos adultos.
        As abelhas nativas sem ferrão e nossa fauna como um todo estão ameaçadas com o uso indiscriminado de praguicidas e inseticidas.

        Abraços,

        Emir Mercadante Jundi.

        Curtir

      • Oi Emir, é complicado a faixa de tempo segura para levar a isca embora é um mês, pelos motivos que você mesmo apresentou. Antes disso pode levar uma colmeia sem rainha, portanto ela não se desenvolverá.

        É uma pena que isso aconteça, tente convencer o pessoal a não utilizar esses produtos.
        Um abraço e boa sorte.

        Curtir

  24. Emir Mercadante Jundi disse:

    Gostaria de saber como posso capturar abelha mirim- Plebeia droryana em isca PET?

    Curtir

    • Não é possível escolher qual espécie vai entrar na isca, mas você pode direcionar a para determinadas espécies. Para esse que mencionou, recomendo que faça a isca com um volume menor, utilize caixa de leite ou garrafa de 1l.

      Curtir

  25. Emir Mercadante Jundi disse:

    Obrigado Felipe pela resposta dada a minha pergunta. Sou formado em biologia e vejo que tem um grande conhecimento em abelhas nativas sem ferrão.
    Este tema é muito apaixonante. Quando eu tinha uns cinco anos de idade já esperava dar o sinal do recreio da minha escola para correr para o muro de pedra hoje ” de rocha” para tentar apanhar as colmeias do local meu apelido na escola era abelhinha. Depois comecei a fazer caixas de madeira com caixotes de feiras e saia quebrando todos os muros que eu descobria que tinha abelha inclusive o muro da casa de praia dos meus avós em Espirito Santo- Iriri município de Anchieta a espécie mais comum que eu encontrava era a Plebeia droryana e não era comum encontrar a Jataí-Tetragonisca angustula. Hoje sou conhecido no Rio de Janeiro como o Home-Mosquito do Rio por ter criado o voluntariado da dengue no ano de 2001 e armadilhas adaptadas para cada espécie de mosquito de importância médica e econômica que necessitasse controlar sem usar nenhuma gota de inseticida.Ganhei muito prestigio e nenhum dinheiro só perseguições de pessoas inescrupulosas que vivem da indústria da dengue no Brasil deixando o mosquito sem controle nenhum para todos os anos o Ministério da Saúde aumentar o aporte financeiro para o controle da dengue nos Estados e municípios. Hoje não quero falar mais de mosquito. Estou voltando aos meus estudos que iniciei quando eu tinha uns cinco anos de idade e hoje já estou com quarenta, que é criar e observar o comportamento de abelhas nativas sem ferrão.

    Um grande abraço e sucesso nas suas pesquisas e parabéns pela sua página.
    .

    Curtir

  26. johnn disse:

    Estamos quase na metade de março, você acha que ainda há possibilidade de haver uma enxameação?
    Pois reparei que as minhas mirins plebeia estão saindo do ninho com material nas patinhas, verifiquei e descobri que é cera, será que elas estão preparando algum ninho pra divisão?
    Não está meio tarde pra isso? Bom, se for isso fico triste de certa forma pois verifiquei que não foi em nenhum das minhas iscas, acredito que seja porque elas estão meio próximas do ninho, máximo 20m (passando por cima da casa).

    abraços

    Curtir

  27. Ricardo Silva disse:

    Amigo, encontrei uma colméia de jataí que está entre as pedras de alicerce de uma casa, não tem acesso para chegar até elas, e o alicerce não pode ser quebrado, tem somente a abertura por onde elas saem. Vai ser construída uma parede onde elas estão, como faço para retirar esta colméia?

    Curtir

  28. ronny disse:

    Ola Felip meu ajuda aki tenho uma colonia de jatai e ela esta muito fraca quase nao tem abelha dentro mais tem rainha nao tem potes de alimento nada nem discos de cria, eu fiz um reforço de colonia peguei alguns discos de cria de uma colonia forte minha q nem eu vi no video do senhor e coloquei alimento a baze de agua , açucar e gostas de limao mais tem poucas abelha o q o senhor me aconselha a fazer , se eu troar as caixas de lugar adianta alguma coisa ? me ajude?

    Clique aqui para Responder ou Encaminhar
    0,18 GB (1%) de 15 GB usados
    Gerenciar
    Termos de Serviço – Privacidade
    Última atividade da conta: Há 1 dia
    Detalhes

    Curtir

    • Oi Ronny, já ouvi duas versões sobre a técnica de trocar as caixas de jataí, um teve sucesso e o outro falou que não é possível.
      No seu caso eu acho que vale a pena arriscar a troca de caixa. Faça a troca por volta da meio dia.
      Depois se puder, me informe a respeito do resultado…
      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

      • ronny disse:

        Ola felip eu fiz a troca parece q aceitaram de boa ta estão alimentando o canudo de entrada não vi briga coloquei mel em um bebedouro elas estão pegando e levando pra dentro vou esperar mais uns dias aki pra ver oq vai acontecer e te falo

        Curtir

      • Legal, que ótimo depoimento.

        muito obrigado.
        Um abraço.

        Curtir

  29. Rodrigo Vieira dos Santos disse:

    Olá sou de São Paulo Capital, estou tendo dificuldade me achar a isca específica para jataí para facilitar a captura das mesmas. Tenho uma ótima quantidade de enchentes de Jatai e Tubuna na minha região, você tem a venda do líquido das iscas para venda? E a isca de jatai pega Tubuna, pois pelos que eu estou vendo na Net a venda ele é milagroso pega todas es espécie de abelha.!

    Curtir

  30. Thiago disse:

    É possível capturar as abelhas jataís colocando a isca cerca de 2 metros do local onde elas estão instaladas?

    Curtir

  31. franciel disse:

    Boa tarde! Gostaria de comprar um atrativo já preparado para a captura de enxames de jatai pode me indicar alguém que tenha? Obrigado

    Curtir

  32. Leandro Machado disse:

    Bom dia…tenho uma colmeia de abelha jataí instalada em uma fresta do muro la de casa,já deve ter mais ou menos uns 2 anos.Comprei um vidrinho de extrato de própolis e com um pote de way protein preto,fiz um pequeno furo na tampa,pinguei algumas gotas de própolis la dentro e amarrei na varanda de casa a mais ou menos uns 5mt da colmeia,mas acho que elas não interessaram.A pergunta é,como posso fazer uma isca com esse própolis?Posso continuar utilizando esse pote de way?Me ensina aí como capturar essa colmeia. kkkk…
    Me responde por email.Abç!!!

    Curtir

  33. johnn disse:

    Eai Felipe, tudo bom?
    Acho que estou com um problema, hoje resolvi abrir o meu ninho de mirim para dar trato interno, já que o externo atraiu muita formiga,como eu não abria o ninho para ver desde a época de calor resolvi procurar os discos de cria para ver se estavam tudo certo.. Para minha surpresa os discos sumiram, não encontrei, mas não fui ate o fundo com medo de danificar ou machucar alguma abelha..
    Tenho fotos e um vídeo do processo no meu blog, se você puder dar uma olhada para ver se consegue identificar o que possa ser eu agradeço.
    Não quero fazer propagando do meu blog afinal ele não é informativo como o seu, é apenas para compartilhar os registros de minhas atividades.
    Ah, lembra que eu havia perguntado se poderia haver divisão do ninho no começo de outono e você falou que poderia? Será que isso ocorreu e por isso o ninho não tem mais os discos?

    Abraços

    Aguardo sua autorização para postar o link do meu blog

    Curtir

    • Esse colmeia é originária de uma divisão?
      O que pode ter acontecido, dentro de uma série de fatores, é que caso ela seja originária de uma divisão, não nasceu uma rainha nos discos de cria, por isso a colmeia definhou.

      A colmeia ainda tem operárias? Se sim, doe alguns discos de cria para ela..

      Pode postar o link do seu blog sim, a ideia é acrescentar sempre. Fique a vontade.

      Um abraço.

      Curtir

  34. Alexandre disse:

    Fala Felipe.
    Sou Eng. Agrônomo formado na Gloriosa também.
    Começando a mexer com nativas agora.
    Parabéns pela postagem, foi de grande utilidade.
    Abraço,
    Narguilê.

    Curtir

  35. johnn disse:

    Bom dia amigo, respondi suas perguntas sobre o problema que estou tendo com meu ninho, mas acredito que você não recebei minhas postagens. Caso não tenha recebido mas recebeu essa, Me avisa que lhe envido novamente. Pode ser por e-mail se preferir.

    abraços

    Curtir

  36. josevanio disse:

    Para capturar um exame de jatai com isca pet presisa localizar um exame ou onde tem ocorrencia de ter eles.

    Curtir

  37. josevanio disse:

    O meu vizinho tem comeias de jatai se eu arma isca a uns 10 metros da comeia posso conseguir enxames , eu posso arma no chão

    Curtir

  38. Thiago disse:

    Boa tarde Felipe! Estou com uma isca para jataís à uns 2 metros do ninho. Algumas abelhas estão chegando na tampa da garrafa, onde coloquei cera (de jataí). Porém percebo que elas pegam esta cera e voltam para seu ninho principal. O que devo fazer?

    Curtir

  39. john disse:

    Olá Felipe ,
    eu posso usar minha isca para todas as espécies ???

    Curtir

    • Oi John,
      é necessário direcionar o volume das iscas para as abelhas que se deseja capturar. Por exemplo. A jataí pode ser capturada utilizando iscas com volume de 1 a 2,5 l (no geral), uma mandaçaia necessita de um volume um pouco maior, nesse caso uma isca de 3 l funcionaria bem. Quanto ao atrativo líquido seria bom se utilizasse aquele feito com a cera da abelha que você pretende capturar.

      Um abraço,

      Felipe.

      Curtir

    • A isca pet (2 litros) funciona bem para jataí, mirins e mandaguari. Para mandaçaia, borá use isca pet com 3 a 3,5 litros.

      Curtir

  40. Eu vou começar a fazer iscas tenho um morro com mato na frente de casa ,minha duvida e depois de instalado a colmeia na isca vou fazer a transferencia pra caixa ,é necessário ter divisões ou pode ser uma caixa de madeira oca mesmo? E preciso manutenção ou posso deichar sem interferencia alguma ?tem criação de abelhas com ferrao perto do mato onde pretendo colocar as iscas isso atrapalha as iscas ? Eu vou começar um jardim acho valido ter uma colmeia pra fortalecer o jardim ,aqui no sul tem casas com aquelas colmeias redondas cinzentas nas calhas das casas e predios isso sao abelhas do mato ou tem ferao ?se sao sem ferrao posso pegar uma e transferir pra mina casa ? O pessoal sempre derruba ,mais uma duvida a caixa eu deixo no sol ou na sombra ?

    Curtir

  41. Marcio disse:

    Boa tarde, qual a melhor época para tirar o mel para Rio Grande do Sul. Faz 3 anos que estão na caixa.
    Um Abraço
    Marcio

    Curtir

  42. Erica disse:

    Olá Felipe, tenho uma colmeia de jatai em minha casa, ela esta dentro de uma porunga. Acho q ela esta começando a enxamear, gostaria de saber se o liquido atrativo pode ser feito c algum outro ingrediente, pois estou com dificuldade de encontrar cera de jatai e tb estou c medo de abrir a porunga e estraga-la. Obrigada!

    Curtir

  43. Henrique disse:

    Olá.
    Tem uma colméia de Jataí em um dos cambarás próximo à minha casa, hoje percebi que algumas das abelhas estão saindo carregando umas bolinhas escuras que parecem ser cera. Estava pensando em instalar umas iscas para tentar capturar uma possível enxameação, porém creio que elas já podem ter arranjado algum outro lugar, ainda estamos no início de setembro e nem entramos na primavera. Quantos enxames ela é capaz de soltar por temporada? A que distância devo instalar as iscas? Se elas já tiverem escolhido outro local ainda é possível atraí-las?

    Obrigado.

    Curtir

    • Normalmente elas soltam 1 enxame por temporada, mas acredito que possam chegar até dois.
      Se elas já escolheram um local será difícil você capturar esse enxame, mas nada impede de você armar iscas e tentar capturar outros enxames da região. Instale a uns 20 metros dos enxames matrizes.
      Um abraço.

      Curtir

  44. lucas disse:

    e possivel eu saber quando as abelhas estao preste a enxamia ???

    Curtir

  45. Agael disse:

    Felipe gostaria de tirar com você uma duvida em relação a enxameação da abelha jataí. Tenho duas colmeias que estão a cerca de 2,5m (dois metros e meio) de distancia uma da outra e agora estou querendo colocar uma caixa isca entre as duas para conseguir uma enxameação.
    Esta caixa ficará centralizada a um pouco mais de 1m (um metro) entre as caixas matriz. Minha dúvida é: Pela sua experiência, corre o risco de durante uma enxameação nesta distancia as abelhas começarem a brigar. E se der certo a captura, posso manter esta nova caixa neste local sem que ocorra brigas. Posso fazer dessa forma ou você me sugere que eu faça de outra maneira?

    Nota: Moro em apartamento (térreo) e não tenho como colocar conforme sua indicação a caixa isca a cerca de 20m das matrizes.

    Curtir

  46. guilherme disse:

    felipe.Eu tirei um enxame de dentro do muro e transferi para caixa.E daí eu queria saber se é recomendável ficar abrindo a caixa de mês em mês para saber como elas estão ?

    Curtir

  47. Edson disse:

    Olá Felipe, recentemente em minha casa presenciei um enxame de abelha “mirim” (não sei qual espécie ao certo) aglomerando-se próximo ao meu poste de luz. Ontem verifiquei que elas se abrigaram em um dos canos debaixo da caixa do medidor. Porém, devido ao mal estado do poste, ele será substituído em breve. Qual será o melhor procedimento para realocá-las, tentar atraí-la com uma isca (pelo que li no seu blog, dificilmente elas mudariam), ou mudá-las para uma caixa? Não tenho nenhuma experiência com abelhas, mas gostaria muito que elas permanecessem em meu jardim.

    Curtir

  48. antonio disse:

    Gostei. parabéns pela publicação.

    Curtir

  49. fabio meira disse:

    ola filipe ! fiz uma captura hoje porem nao conseguir achar a rainha ! e agora?

    Curtir

    • Oi Fabio,

      após verificar que ocorreu a captura você deve esperar 2 meses para retirar a isca. É tempo que leva para termos quase certeza que a rainha já está na caixa ou então verificar se as operárias estão entrando com pólen nas perninhas.

      Curtir

  50. nosavessos disse:

    boa noite meu nome è Luiz a muito tempo atras fis o curso de apicultor ,e comecei a lidar com abelhas africanas ,trocava rainha,fazia divisão ,e retirava muito mel,infelizmente foi vendido o terreno que eu as criava. e eu parei de criar e mudei da chàcara,agora estou querendo criar as abelhas sem ferrâo,,tem alguma diferência das outras

    Curtir

  51. Leonardo ferreira disse:

    Ola felipe tem um enxame na casa da minha sogra,gostaria de saber se eu posso retira-lo e passar para a caixinha de jatai?o enxame esta em uma parede perto do alicerce,eu gostaria de saber se o local onde eles estao fica distante da portinha deles ou nao?outra coisa fiz o atrativo para isca,tem um prazo para eu poder usa-lo.abraço

    Curtir

  52. johnn disse:

    Olá amigo, tudo bom?
    Lembra do caso do meu ninho de mirim estar totalmente sem discos de cria?
    Pois então, gravei um outro vídeo daquele ninho e postei la no meu blog.
    Da uma olhada lá e você vai ver que nem parece o mesmo ninho.

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  53. Willian disse:

    Posso deixar as abelhas na isca de garrafa pet apenas um mes ou posso deixar mais?

    Curtir

  54. rodrigo disse:

    Oi eu puiz atrativo nas pets mas só vem uma ou quatro abelhas oq esta acontecendo a jatai entra em uma garrafa pega propolis e volta para a outra pet.

    Curtir

  55. Anne Josiele disse:

    Olá! Esse mesmo método pode ser utilizado para deslocar essas abelhas de um local para outro? Lá na minha chácara apareceram da espécie jataí preta (acho, de acordo com as características e fotos que vi, tudo indica que são dessa espécie), e elas se alojaram justamente dentro do tronco da árvore onde esta sendo realizada a construção de um galinheiro e elas estão grudando no cabelo e “picando” quem vai trabalhar. Gostaria muito de deslocá-las e enviá-las a um local adequado, mas preciso fazer isso por mim mesma, digo a parte de tirá-las do tronco, pois aqui onde moro as pessoas só querem saber de colocar fogo ou veneno nas pobrezinhas e isso eu não permito, então meio que já estou exercendo um papel de bióloga(já que é a faculdade que vou cursar). Desde já agradeço 🙂

    Curtir

    • Olá Anne,

      pela descrição que você fez, acredito que a sua abelha seja da espécie mandaguari. Elas são bem defensivas, por isso quando for mexer com elas use uma camiseta pra proteger a cabeça, camiseta de manga comprida, calça e um óculos.
      O método é o mesmo. Você vai precisar de uma caixa de 20x20x20 cm.

      Qualquer dúvida é só escrever.
      Boa sorte.

      Curtir

  56. Rita Rodrigues disse:

    Olá Felipe, na porta de entrada da minha loja , bem embaixo perto da escada tem um enxame de abelhas jataí, fiz a isca com a cera de jataí , coloquei na garrafa pet, fiz o bico com uma curva e enrolei no plástico preto. Coloquei atrás da porta onde elas estão transitando, será que vou conseguir atraí-las para a garrafa? Quanto tempo demora para começarem a entrar?

    Curtir

    • Inicialmente, é importante que saiba que as jataís não mudam de lugar. O que elas fazem é a divisão de enxames, ou seja, uma colmeia se divide e origina uma nova, esse processo é denominado: enxameação. É muito comum durante a enxameação que ocorra uma aglomeração de abelhas ao redor da caixa, brigas entre as abelhas e uma grande movimentação delas. Trata-se de um processo natural, portanto não cabe nenhuma intervenção. Sabendo disso, podemos utilizar algumas estratégias para tentar capturar os enxames novos. Uma delas e muito utilizada utilizada é a instalação de iscas-pet nas matas e ou próximos de enxames conhecidos. A isca-pet é uma garrafa “feromonizadas” e enroladas com jornal e plástico preto. Elas devem ser instaladas a uma distância de uns 20 metros do enxame matriz. Quanto mais iscas espalharmos, maiores serão as chances de capturas.

      Curtir

  57. Maria do Socorro Lima disse:

    Nossa que aula, agora posso cuidar de minhas abelhinha, vou fazer transferência de uma parede, e espero q dê tudo certo, obrigado pelas dicas e espero compartilhar a minha criação .

    Curtir

  58. cle disse:

    O que se deve fazer quando o enxame de Jataí sofre ataque das abelhas limão? Tem como evitar o ataque?

    Curtir

  59. mario gimenes castilho disse:

    ola felipe, tbm sou de piracicaba e gostaria de saber se é possivel encontrar o atrativo no comercio.

    Curtir

  60. Alencar carra disse:

    Gostei muito da reportagem.
    Gostaria de saber como eu consigo os engredientes para fazer uma isca para capturar abelhas como cera e o restante

    Curtir

  61. Maurício Tadeu disse:

    Olá Felipe, estou com algumas capturas aqui, estão com uma distância máxima de 300 metros aqui de casa. Se eu retirar as iscas do mato e trazer para minha casa eu vou perder as campeiras, certo? Pois elas vão retornar para o local de origem. O problema é que não tenho outro local para levar, e a questão é essa, será que a perda das campeiras vai prejudicar muito a colméia? Ela recupera depois? Existe alguma outra alternativa? Parabéns pelo trabalho!

    Curtir

  62. Renan Chaves disse:

    Olá
    E se eu derreter cera de jatai, pode funcionar para por na isca?

    Curtir

  63. Luis Paulo disse:

    Olá felipe tenho algumas iscas pets armadas aqui em casa, estas iscas não pegaram nada e estão armadas desde o começo do ano, posso deixar armado até setembro ou até que pegue algum enxame novo?
    Outra dúvida eu tenho uma bancada em casa de uns 4,5m e eu estava pensando em preencher com enxames em caixas posso colocar quantas caixas neste espaço?? Obs.; em cada extremidade já tem 1 enxame.
    Obrigado!

    Curtir

  64. Luis Paulo disse:

    Olá felipe parabéns pelo tópico,
    gostaria de saber qual a distância minima para colocar um enxame perto do outro .
    tenho uma bancada em casa e gostaria de preenche-la com enxames .
    ela tem 4,5m e em cada uma das extremidades ja tem 1 colmeia. gostaria de saber se posso colocar mais ou não..
    Outra dúvida estou com pets armadas desde o começo do ano que não consegui pegar nada.. posso deixa-las armadas até que pegue ou é preferível desarmar e armar na época de enxameamento de novo??
    Obrigado!

    Curtir

    • Na minha casa eu tenho jataís bem próximas umas das outras, algo entorno de 20 cm. É bem raro elas brigarem, embora a jataí tenha um comportamento defensivo. Já vi pessoal relatando o contrario que aconteceu na minha experiencia. Eu acho que você pode fazer o teste. No começo elas podem brigar, mas sugiro que espere umas duas semanas passarem e depois você me diz o resultado. Obs. eu alimento internamente as abelhas a cada dois dias.

      Pode deixar as pet, quando chegar o mês de setembro você vai até elas e borrifa o atrativo, tanto fora, como dentro da isca.

      Um abraço.

      Curtir

  65. Miguel disse:

    Eu tenho só um pouco de cera…. vc acha q eu consigo pegar jataí com só um pouco de cera????? É tb se eu colocar a armadilha agora, eu irei pegar algum enxame?? Por favor me responda

    Curtir

  66. rafael gomes disse:

    ola amigo efetuei uma captura mandaguari isca pet a uns 17 dias observei vou nupcial entrada de polem na comeia sera que ja posso trazelas pra ksa ??

    Curtir

  67. Jaime silva disse:

    Boa noite!

    Matéria muito boa, como faço para capturar essas abelhinhas sem o feromonio?

    Tem um ninho em uma parede em minha casa, mas não sei como fazer elas entrarem na caixa?

    Desde já agradeço sua atenção

    Att,
    Jaime Silva

    Curtir

  68. Edmilson Miguel da Silva disse:

    Boa noite amigo qual o melhor método de se localizar enxame na natureza para armar iscas

    Curtir

    • Oi Edmilson,

      o ideal é ir num dia bem quente e procurar pelas movimentações das abelhas ao redor dos troncos de árvores. Além disso você pode observar as abelhas que estejam visitando as flores, esse método vai te ajudar a conhecer as abelhas da região.

      Um abraço,

      Felipe.

      Curtir

  69. ERIC disse:

    OI FELIPE COLOQUEI UMA ISCA A 5M DA COLMEIA DE JATAI, POREM NÃO VI NENHUMA ABELHA VISITANDO, O ATRATIVO PERMANECE QUANTO TEMPO ?DURAÇÃO ?

    Curtir

  70. Matheus Franca disse:

    Felipe, parabéns pela postagem. Então, eu tenho uma colmeia em minha casa e fiz uma isca, já na caixa racional, na esperança de que ela seja ocupada ainda este ano. A colônia que tenho é bem forte, e eu não costumo retirar o pólen ou néctar dela, justamente para que ela consiga crescer a ponto de se dividir. A minha dúvida é se quando as abelhas decidem enxamear em algum local, neste caso, na caixa, isso é evidente. Será visível uma intensa movimentação desde o início do processo, ou e é algo mais sutil? Porque até o momento eu só observei duas abelhas pousando na caixa vazia e indo embora rapidamente. A isca tem o feromônio, retirado da minha própria caixa no ano passado, e está há uns 5m da colônia. Desde já, agradeço.

    Curtir

  71. Celso Barroso Filho disse:

    Olá Felipe
    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho com as abelhas e por responder as perguntas da comunidade por tantos anos.
    Aqui em casa verifiquei umas jataís polinizando as flores e resolvi fazer uma criação, você ainda vende iscas de jataí? Pode me passar o preço?

    Saudações,
    Celso Barroso

    Curtir

  72. Boa tarde amigo! há uma semana retirei uma colmeia do meu muro e transferi para uma caixa racional que eu fiz, lendo alguns postes acima verifiquei um comentário que as abelhas retiram materiais da colmeia para fazer outro enxame, fiquei preocupado e observei que na minha caixa existe uma movimentação grande de abelhas retirando material, minha dúvida é de elas irão embora? ou se é para fazer uma enxameação? visto que só tem uma semana que transferi o enxame e outro detalhe que percebi é que elas fizeram favos de meu na parte superior e selaram as caixas.

    Curtir

  73. Armando disse:

    ola!
    tenho muito apreço por essas abelinhas tenho tres enxames e ja esparamei algumas iscas pet nas teras de um amigo que tem enxames tambem minha duvida e:
    Por quanto tempo posso deixar um enxame na isca pet?

    Curtir

  74. Armando disse:

    ola amigo
    por quanto tempo posso deixar um enxame na isca pet?

    Curtir

  75. Clenor disse:

    Ola Felipe…
    Li muita coisa no seu site e adorei. Estou aprendendo muito. PARABENS e obrigado pela ajuda.
    Mas…..
    Estou com um problema; tenho 3 caixas de jataí e instalei esse ano umas 30 iscas aqui em casa, e em duas áreas de terra que tenho.
    Peguei uns 6 enxames ja.
    Duas iscas que ja estavam com mais de um mês eu trouxe do sitio para casa, da uns 6Km. Coloquei aqui exatamente no lugar onde vou transferir para a caixa definitiva.
    Está acontecendo que elas não estão saindo, estão bem quietas e uma delas até fechou o canudo. Com certeza elas estão dentro porque tem muito barulho, zoada dentro da isca, mas só aparecem algumas até a entrada e mais nada. Nada de siar e entrar como seria o normal. Ja fazem 4 dias que eu trouxe.
    Isso é normal? Se for, com quantos dias elas começam a trabalhar nesse novo lugar?
    Pensei em ja transferir para a caixa definitiva, posso? ou espero mais uns dias? Quantos dias?

    Curtir

  76. Eric Amorin disse:

    Tudo certo Amigo?

    Teria como atrair abelhas sem ferrão usando garrafa pet sem usar o atrativo feito com própolis e cera? Será que existe algum tipo de flor que eu possa passar na garrafa pet pra atrai-las?

    Curtir

  77. MIchel disse:

    ola amigo, fiz as iscas com a loção para jatai, e acabou pegando abelhas com ferrão, aquelas comuns, o que aconteceu será ??

    Curtir

  78. Antonino Carlos da Rocha Junior disse:

    eu nao tenho propolis posso usa r o mel?

    Curtir

  79. Antonino Carlos da Rocha Junior disse:

    obrigado

    Curtir

  80. robson reis disse:

    olá! tenho algumas armadilhas onde moro.
    faz pouco tempo verifique um exame grande dentro de uma casa abandonada, vi que era um cupinzeiro abandonado que elas ocuparam. Se eu colocar algumas armadilhas por perto existe a possibilidade de se iniciar um novo enxame?

    Curtir

  81. Marcelogon disse:

    Tenho alguma dúvidas:

    1- Pra quê as Jataís usam o polem dos potes?

    2- Ao levar a isca pra casa precisa tapar a entrada das abelhas por 2 dias? Se sim usa o que pra tapar?

    3- É realmente necessário alimentar as abelhas ou elas podem se virar sozinhas?

    4- Quais flores sem espinho posso plantar no meu Jardim pras jataís?

    Curtir

    • 1. obtenção de proteína
      2. se local da captura for próximo ao local que irá instalar a caixa, algo entre 10 a 20 m, preciso. Caso contrário não.
      3. vai depender da sua oferta de flores no local, se for pouca, é necessário – principalmente no inverno.
      4. manjaricão, astrapeia, maracujá, onze-horas, limoeiro, pitangueira…

      abraço

      Curtir

  82. walace disse:

    Tudo certo?
    Parabéns pelo site.
    Essas informações são valiosas!
    Eu gostaria de saber onde poderia conseguir própolis da jataí.
    Quero fazer a loção atrativa, comprei um pouquinho pela internet e paguei bem caro.
    Lendo seus textos descobri que cometi alguns equívocos… Coloquei a isca embaixo do enxame mãe… E no mês de abril… Acho que as chances de conseguir algo são reduzidas… Mas estou ma esperança 😁
    Forte abraço

    Curtir

  83. Sonia Muniz disse:

    Tem risco de abelhas com ferrão se instalarem nessa isca de garrafa Pet?

    Curtir

  84. alvaro disse:

    como faco para ter ajuda de voces na minha criacao de jatai

    Curtir

  85. Délcio Carvalho Ribeiro disse:

    Foi uma aula de mestre parabéns Felipe.

    Curtir

  86. Anita disse:

    Olá gostaria de saber valor de isca para jatai.

    Curtir

  87. Hugo Vidal disse:

    Boa tarde Felipe!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Usando o atrativo para um tipo de abelha (Jataí, por exemplo), somente essa abelha ira se instalar na isca? Ou corro o risco de ter um tipo diferente de abelha na minha isca? Se sim, existe a possibilidade de se instalar abelhas com ferrão na isca?
    Se puder me responder por e-mail também, eu agradeço.
    Att,
    Hugo.

    Curtir

  88. Ariel disse:

    Com quantos dias eu posso trazer o litro de Jatai para casa que está na mata ?

    Curtir

  89. Ariel disse:

    Eu tenho o litro na mata e já está pego, posso trazer para casa para acostumar e depois por na caixa?

    Curtir

  90. Erickson disse:

    Boa tarde Felipe, parabéns pelo site e por sua dedicação.
    Encontrei uma colmeia abandonada, não sei exatamente a quanto tempo, porém estava intacto mas sem cheiro. Gostaria de saber se consigo produzir uma isca a partir desses materiais e se a cera ou os restos da melgueira serviriam para colocar na entrada da isca.
    Desde já agradeço, um abraço.

    Curtir

  91. Aurelio Gimenes disse:

    Bom Dia, para abelha Jataí eu só consigo capturá-las com a isca na pet em setembro ?

    Curtir

  92. Beatriz Vitorino Dias disse:

    Olá! Eu tenho uma dúvida! Aqui em casa apareceram várias abelhas jataí sem o uso da isca e começaram uma pequena colmeia no muro do quintal, ai meu pai fez uma caixinha e a colocou fixada na parede em volta da casinha delas. Precisamos fazer mais alguma coisa como colocar isca na caixinha, ou elas vão se adaptar sozinhas e com o tempo? Deu a impressão de que estão fechando a entrada da colmeia e se dividiram um pouco, é normal? Elas vão ir para a caixinha ou precisamos usar outra técnica? Obrigada desde já!

    Curtir

  93. Paulo Alexandre disse:

    Boa tarde Felipe. Retirei um enxame do alicerce da casa e passei para uma caixa. Elas já se adaptaram e já fizeram até um biquinho e o movimento está bem intenso durante o dia. Fiz uma isca depois de um dia que fiz a transferência e coloquei encostado da caixa. Notei que teve bastante movimento no bico da isca durante uns dois dias. faz dois dias que reparei que elas fecharam com cera o furinho de entrada da isca. hoje eu abri um pouquinho e percebi que ficou uma voando em frente a isca durante o dia todo. Mas não percebi nenhum movimento dentro. o que significa ? Será que tem alguma la dentro ? Ou apenas fecharam para ninguém habitar por estar muito próximo ?

    Curtir

  94. Alan disse:

    Consegui depois de muito tempo capturar um enxame na minha janela. Só que a isca está num lugar que pega muita chuva. Devo mudá-la de lugar ou deixar como está? Acho que é jataí.

    Curtir

    • Olá. Parabéns pela captura.
      Recomendo que mude a isca somente depois de uns 40 dias, e faça isso durante a noite e deixe a isca no novo local, se for próximo, fechada por dois dias, para ela perder a referência.
      Um abraço,

      Felipe.

      Curtir

  95. Bom dia / Instalei algumas iscas pet utilizando propolis de Apis melifera (frasco comprado em farmácia), para a captura de Jataí, no final de fevereiro. Ainda não houve visitas nas pets, será que é possível ocorrer a enxameação dessa forma?

    Curtir

    • Instalei essas iscas num terreno ao lado de casa, o qual possui algumas arvores e está tomado de vegetação, e tenho aproveitado para limpar uma parte do terreno e semeado girassol, nabo forrageiro, ervilhaca e plantado maracujá a fim de atrair essas abelhas, o que já constatei a visita de mandaçaias, mamangava, mirim, algumas bem pequenas, vários marimbondos e algumas jataís também. Sabe dizer se tem alguma espécie de flor indicada para esse propósito, de fácil semeadura aqui na região de Curitiba/PR?

      Curtir

    • É possível. Mas o ideal é que se utilize os atrativos das abelhas antivas. Se precisar eu tenho. felipefrigieri@hotmail.com

      Curtir

  96. Idalia disse:

    o-Oi Fernando , crio abelhas sem ferrão em meu quintal de 52m , gostaria de saber se posso extrair mel das minhas colmeias agora no outono , já que aqui na Bahia faz Sol quase que o ano todo.

    Curtir

    • OI Idalia,
      a questão não é só de temperatura, precisa ver se tem florada disponível nessa época, se tiver uma florada abundante pode colher sim!
      Um abraço.

      Curtir

      • Idalia disse:

        Obrigada, florada eu tenho ,também planto flores, horta ,tenho pomar e faço pasto apícola para minhas abelhas e também moro perto de mato que produz muitas flores., obrigada.

        Curtir

  97. Felipe fui na obra que estou construindo e vi uma pequena colmeia de Jataí preta. Retirei elas do muro sem desmanchar abri um buraco no muro de minha casa coloquei elas lá dentro na mesma posição com o mel que estava junto separadinho. Cimentei em volta com cuidado para não atingi las e deixei um furo. E possivel que elas fiquem lá? E as abelhas que não consegui trazer estou extremamente chateada tenho medo de que morram.

    Curtir

Deixe um comentário