Transferência, divisão e coleta de mel da jataí.

Realizei ontem (27.02.2014) a transferência de um enxame de jataí (Tetragonisca angustula angustula Latreille) que se encontrava dentro de um oco de uma parede, para uma caixa racional.

No momento da transferência verifiquei que a colmeia estava bastante forte, visto que havia muitos discos de cria (aprox. 20), células reais, muitas campeiras e muito pólen e mel. Por conta disso, aproveitei para dividir o enxame, dando origem a duas caixas racionais, que para exemplificar vou chamar de caixa A e B.

A Metodologia empregada foi a seguinte.

Dividiu-se o enxame inicial em duas partes, dessa forma uma parte dos discos de cria (aprox. 10) mais a abelha rainha foram transferidos para caixa A, a qual foi levada a mais de 4 metros de distancia do enxame inicial. Na caixa B transferiram-se discos de cria (aprox. 10) com a presença da célula real em alguns deles, colocou-se a caixa no local em que se encontrava o enxame inicial.

A partir dessa metodologia, espera-se que na caixa A a situação se normalize após uns 2 meses, visto que ela perdeu muitas abelhas campeira durante a divisão.

Como a caixa B foi colocada no local do enxame antigo, a recuperação é mais rápida, visto que ela ganha as campeiras do enxame antigo.  Cerca de um mês o enxame já está recuperado.

A única questão é que na caixa B não haverá inicialmente uma rainha fisogástrica. No entanto, dentro alguns dias a célula real dará origem a uma princesa (rainha virgem), e essa princesa será fecundada por um zangã0 (macho haploide) tornando-se uma rainha fisogástrica e apta a realizar posturas.

Dicas:

  • Lacre bem todos os vãos da caixa. Utiliza-se para isso fita adesiva. Tal procedimento objetiva evitar a entrada de forídeos e formigas,
  • Coloque alimentação energética artificial dentro da colmeia. A alimentação artificial é um xarope feito da mistura de partes iguais de água com açúcar. Misturam-se as partes e em seguida aquece a mistura no fogo até que só reste a fase líquida.
  • Alimente a caixa com o xarope 1 vez a cada 3 dias, durante 1 mês pelo menos.
  • Impeça o acesso de formigas à caixa.
  • Não se recomenda colocar os potes de pólen e mel do enxame antigo na caixa nova, pois eles podem ser um atrativo para forídeos.
  • Caso verifique a presença de forídeos nas caixas. Caso os encontre, coloque dentro da caixa um potinho de aprox. 10 ml tampado e com um pequeno furo na tampa (diâmetro de um palito de fósforo). Preencha o pote com vinagre. Troque a solução de vinagre a cada 2 dias. Obs. o forídeo é uma mosquinha pequena, lembra as moscas de fruta.
Entrada do ninho da jataí.

Entrada do ninho da jataí.

Vista interna do ninho, as abelhas isolaram o ninho com cerume (cera mais própolis).

Vista interna do ninho, as abelhas isolaram o ninho com cerume (cera mais própolis).

Discos de cria de jataí. A célula que estou apontando é célula real, que dará origem a uma rainha. Observe m que ela é bem maior que as outras células.

Discos de cria de jataí. A célula que estou apontando é célula real, que dará origem a uma rainha. Observe m que ela é bem maior que as outras células.

Mel coletado da jataí. Comparando o mel de jataí ao da abelha africanizada, nota-se que ele é menos denso (mais água), porém na minha opinião muito mais saboroso. A tradição popular atribuí propriedade medicinais ao mel da jataí.

Mel coletado da jataí. É um mel menos denso que o mel de apis e na minha opinião muito mais saboroso. A tradição popular atribuí propriedade medicinais ao mel da jataí.

Agradeço meu amigo Diogo Barsanti que permitiu a transferência da colmeia de jatai presente no seu Rancho e também a fundamental contribuição do amigo Antonio Carlos Junior.

 

Boa sorte a todos!

Felipe Furtado Frigieri

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Tema Livre. Bookmark o link permanente.

28 respostas para Transferência, divisão e coleta de mel da jataí.

  1. eraldo monteiro de barros disse:

    Parabéns pela coleta e divisão da colmeia de JATAI. De repente, com o tempo, no local do ninho original as abelhas “puxam” uma nova colônia (será possível isto?? )
    Quem tal discutir quais espécies de plantas e arvores podem ser plantadas para alimentar as abelhas sem ferrão?
    Observei que uma das espécies de árvores para plantar nas áreas urbanas pode ser o OITI por que não arrebenta as calçadas. Nas ruas do Rio de Janeiro tem muito OITI plantado há mais de 60 anos sem grandes danos para o calçamento.
    Tenho muitas mudas de saboneteira para “repicar” em vasos e latas para distribuir e como está na época os oitis estão derrubando seus frutos que tal divulgar uma campanha para as pessoas coletarem estes frutos e plantarem em latas, garrafas pet, caixas de leite e etc… para depois distribuírem.
    Abs
    Eraldo.

    Curtir

    • É possível sim Erado, principalmente porque ficou o cheiro das abelhas no local.
      Com relação ao Oiti, realmente é uma ótima planta, faz uma boa sombra.
      Fique a vontade para divulgar suas ideias no blogo.

      Um abraço,

      Felipe.

      Curtir

  2. Mauro Avellar disse:

    Felipe, muito obrigado pela informaao, sou iniciante, mas gosto muito e quero contribuir muito coma natureza, aguardo mais informaes qdo possivel. grato.

    Curtir

  3. Henrique Bifurca disse:

    MUITO OBRIGADO POR ESATRA INFORMAO, EU ESTAVA MESMO QUERENDO TRANSFERIR UMA COLMIA DE MINHA CASA PARA O SITIO.FOI DE MUITA VALIA PARA MEU OBJETIVO. hENRIQUE Date: Fri, 28 Feb 2014 16:07:22 +0000 To: henrique_haguia@hotmail.com

    Curtir

  4. JORGE HION disse:

    felipe gostaria de saber com faco para encontrar esta arvore para plantar no bairro seria o melhor jeito para as minhas abelhas no futuro ja tem arvores de boa floradas

    Curtir

  5. JORGE HION disse:

    porque estou tendo uma dificuldade com uma colmeia que tirei da caixa de enrgia nesta semana

    Curtir

  6. JORGE HION disse:

    quando adqueri meu notbook a primeira coisa que me veio aparecer foi seu email sobre jatai foi ai que resolvi seguir em frente obrigado estou muito contente com este tipo de tarefas

    Curtir

  7. julio soares disse:

    ESTOU INTERESADO NA CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM E COM FERRÃO É POSSIVEL CRIAR AS DUAS ESPÉCIES?

    Curtir

  8. julio soares disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAL TIPO DE ARVORE OU FLORES QUE DEVO PLANTAR PARA ALIMENTAR AS ABELHAS A CURTO PRAZO.
    COMPREI UMA CHACARA NA REGIÃO DE TAPIRAÍ.
    E PRETENDO IR FORMANDO UM POMAR OU ARVORES PARA AS MESMAS.

    Curtir

  9. Thiago Vandre Rodrigues... disse:

    Filipe bom dia eu tenho um enxame de abelhas jatai fiz as caixas nas medidas corretas e coloquei os discos de cria como foi citado a cima por que precisei quebrar o lugar onde estava meu medidor de energia eletrica. Como eu faco para manusear as abelhes? Ha deixei a caixa racional procimo onde elas estavam ta certo o que fiz?

    Curtir

    • Oi Thiago,
      fez corretamente sim. Se quiser você pode mudar a caixa de lugar, mas faça isso durante a noite.

      Um abraço.

      Curtir

      • Thiago Rodrigues disse:

        Obrigado Felipe, Felipe Furtado e normal ter poucas abelhas na caixa racional depois desta transferência exemplo: abelhas mais escuras, e poucas também menores mais claras e a rainha, mais estou parecendo que tem mais larvas do que as abelhas e não tem muito enxame tem pouquinho e normal essa ocorrência das abelhas ou posso fazer alguma coisa para melhorar?

        Curtir

      • Thiago,

        vc transferiu para a caixa qual abelha? Se quiser me manda uma foto e eu vejo. De que larvas você está falando? Tome cuidado se forem forídeos…

        Curtir

  10. antonia brioto disse:

    Felipe eu faco xarope tem muita abelha esta atrapalhando meus vizinhos ficam reclamando das abelhas as vezes tenho que matar com dor no coracao gostaria de saber o que posso fazer porque vive me picando temalguma solucao pra mim muito obrigado ANTONIA

    Curtir

    • Oi Antonia,

      você deve isolar a possibilidade de contato de seus produtos e as abelhas. Manter o local sempre limpo. Elas estão visitando a sua área para coletar alimento, dessa forma isolar a área com telas, etc é uma boa medida.

      Boa sorte.

      Curtir

  11. schneider disse:

    Felipe, existe um mes mais adequado para dividir a colmeia????

    Curtir

  12. leaorodrigo14 disse:

    Bom dia, tarde ou noite.
    Trabalho em uma empresa na capital de sp, onde a cerca de 2anos apareceram jataís por aki. Hoje temos um grande indicio de uma colmeia delas em uma de nossas paredes. Pois bem, algumas pessoas mal intencionadas, se posso dizer assim, ficam judiando delas, queimando com isqueiro, a entrada das mesmas..
    Pois bem, o admin ou quem ver o comentario aqui, se puder ajudar a tiralas daqui, ou ao menos nos auxiliar a tal, seria de grande valia. Entrem em contato por favor. Desde já agradeço! Rodrigo Leao

    Curtir

  13. edi disse:

    Bom dia Felipe obrigada por compartilhar suas experiências, as formigas pretas mataram minha jatai.fiquei muito triste. Edí

    Curtir

  14. Leandro disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber se, em uma divisão como está que você, depois de quanto tempo dá para se ter certeza que formou uma rainha na caixa B e que a colmeia irá prosperar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s