Iscas e própolis de abelhas nativas (jataí, mandaçaia, mandaguari)

Anúncios

Isca pet e própolis para captura de abelhas sem ferrão. Envio para todo o Brasil!! As iscas são feitas com própolis específicos. Temos isca e própolis de jataí, mandaçaia, bora e iraí. Quem se interessar pode entrar em contato via e-mail: felipefrigieri@hotmail.com

isca abelha jataí

Estoque de iscas para captura de abelhas sem ferrão.

isca e própolis de jataí

Própolis de abelhas sem ferrão, matéria prima para produção de iscas.

isca abelha jataí

Sucesso na captura de uma colmeia da abelha jataí utilizando isca pet.

isca capturada

Sucesso na captura de uma colmeia da abelha jataí utilizando isca pet.

isca

Sucesso na captura de uma colmeia da abelha mirim utilizando isca pet.

mandaguari prata na isca pet

Realizando a transferência da mandaguari-preta capturada na isca pet. 

isca abelha jataí

Vista dos discos de cria e da rainha de uma isca pet colonizada pela abelha jataí. Sucesso!

Contato felipefrigieri@hotmail.com

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Tema Livre e marcado , , , . Guardar link permanente.

198 respostas para Iscas e própolis de abelhas nativas (jataí, mandaçaia, mandaguari)

  1. Pingback: Isca para capturar a abelha jataí | Plantando Vida

  2. Pingback: Como criar abelha jataí em casa | Plantando Vida

  3. Boa tarde Felipe.
    Há alguns dias (10 aproximadamente) achei um enxame de Jataí num cano de uma casa demolida que estava enterrada. Elas estão bem, mas e moro na cidade e não tenho para onde levar a caixa para longe. Gostaria de saber se existe algum “repelente” para jataís para elas não voltarem ao antigo lugar? (coloquei a caixa em outro lugar pq no antigo há muitas formigas e grande incidência de sol) coloquei a caixa a uns 10 metros longe do antigo ninho. O que posso fazer para que elas não voltem mais ao local antigo?
    Outra questão, eu comecei a observar muito mais as amoreiras silvestres aqui de casa (muitas flores=muito polén=muitos insetos) e percebi que há mandaçaias, boca-de-sapo (acho que é, parece uma jataí grande e gordinha, toda preta) e gostaria de capturar elas, há outros tipos de abelhas que visitam tb como a Apis.
    Moro em Curitiba.

    Curtir

    • Oi Jonathan,
      as jataí não mudam de lugar, quem tem esse comportamento são as Apis. O as jataís fazem é divisão de enxames.
      Basta que você impeça o acesso ao “oco” que novos enxames não conseguirão ali se instalar.
      Não entendi a sua segunda pergunta.
      Um abraço,
      Felipe.

      Curtir

      • Realmente, depois de umas duas ou três semanas elas pararam de ir para o local antigo.
        Mas eu ainda tenho uma dúvida: Como posso identificar se um enxame é forte, médio ou fraco, quais as características? Por exemplo, número de abelhas, tamanho dos discos de cria, número de abelhas que ficam na entrada da colmeia… etc

        Curtir

      • Número de discos acima de 8-9, melgueira forte, boa movimentação das abelhas.

        Curtir

  4. jaime disse:

    Olá Felipe, gostaria de informações das iscas, pois a maioria das iscas que anunciam, dizem que pode atrair várias espécies com a mesma isca, eu comprei uma isca mas não consegui capturar nenhuma. quanto é o valor das iscas, e tem que ser uma isca para cada tipo de abelhas, como faço para obter essas iscas? Obrigado.

    Curtir

  5. raone disse:

    Querido felipe eu gostaria de comprar 50 iscas pets suas para jatai , se for possivem contatime pelo facebook por favor. Raone ramos obrigado

    Curtir

  6. Antônio Muniz disse:

    Olá, Felipe!
    Aqui em casa descobrimos um enxame de abelhas na caixa da luz aqui de casa. Já tem algumas semanas. Com essa isca, tenho como retirá-las de lá e transferí-las pra outro lugar? Estou pensando em montar uma caixa para criar, mas preciso retirá-las de lá, até porque acho que daqui a algum tempo pode danificar a caixa de luz. Tem como transferir de lá? Acredito que para que o enxame saia, a abelha rainha tenha que sair também, não? O que me diz?

    Curtir

  7. JOEL CORREIA disse:

    BOM DIA FELIPE GOSTARIA DE ADQUIRIR AS ISCAS. QUAL O VALOR PARA O CEP 95600-000 TAQUARA RS

    Curtir

  8. Daniel disse:

    Olá Felipe, Primeiramente parabéns pelas informações…
    A uns 5 dias um enxame de abelhas Jataí começou a colonizar em um pilar de eucalipto tratado do quiosque em casa. parece não ser um enxame muito grande pela quantidade… fiz uma caixa de madeira de uns 30 X 15 cm e um furinho de entrada com uma broca de 0,5 cm.. na entrada eu borrifei aquele mel com própolis que encontra-se em farmácias… faz 2 dias que deixei essa caixinha a um palmo de distância do pilar onde elas estão… as vezes uma ou outra entra na caixa mas logo sai… há algo q eu possa fazer para captura-las com mais precisão??? acredito que o eucalipto onde elas estão não tenha um oco muito grande, por isso fiz a caixa… quero somente cria-la por hobby, não tenho interesse em colher mel… Grato

    Curtir

    • om relação a captura de enxames, é o seguinte. As abelhas nativas não mudam de lugar, ou seja, uma vez em que um ninho é instado num determinado local, ele irá permanecer lá por vários anos, há relatos de ninho com mais de 50 anos num mesmo local. De maneira a expandir e colonizar novos ambientes, as abelhas nativas sem ferrão tem a capacidade de dividir o enxame , ou seja, uma colmeia da origem a uma nova e assim por diante.E é esta nova colmeia gerada que tem a capacidade de migrar para outros locais. E aí que entram as iscas, elas permitem capturar esses enxames que se dividem.
      No seu caso, ao instalar a isca o que poderá acontecer é a captura de um enxame excedente, portando, a colmeia que possuí no oco do (muro, churrasqueira, caixa de energia, etc.) permanecerá onde se encontra. Se tudo der certo com a isca, você terá dois enxames.
      A única forma de obter o enxame do (muro, churrasqueira, caixa de energia, etc.) é passando-o para uma caixa, ou seja, realizar a transferência do mesmo para uma caixa.

      No link abaixo eu esclareço como deve ser feita essa transferência.

      Transferência, divisão e coleta de mel da jataí.

      Curtir

      • Andrea disse:

        Felipe tenho um ninho no chão no quintal do meu sitio preciso saber como posso fazer para o enxame se divida.
        Por favor me responda no meu emal
        E fale o preço da isca e da caixa.
        Obrigada

        Curtir

  9. Henrique Aparecido Gomes disse:

    Favor fornecer preço e condições de pagamento, isca para captura de abelha jatai.

    Curtir

  10. antonio henrique disse:

    Pode publicar e me responder no seu blog.

    Curtir

  11. Célia Andrade disse:

    Boa Tarde Felipe,

    As abelhas Jatai fizeram um ninho na parede do quintal, (acho lindinhas) Porém quando elas nascem e começa a trabalhar chega uma invazão de umas abelhas pretas (Jatai Negras??) que acaba matando as Jatais amarelinhas e entrando no ninho, fico muito triste quando vejo elas morrendo. Não quero essas pretas invadindo o ninho delas, já faz uns 2 anos que elas fizeram ninho na parede e agora essas pretas matam e vão embora, as amarelinhas refazem tudo novamente e vem as pretas novamente..
    Porque ocorre isso? Tem algo que posso fazer para proteger elas dessas pretas?
    Se for algo super natural prefiro retirar esse ninho, odeio ver elas lutando e morrendo.!

    Obrigado pela ajuda desde Já.
    Aguardo respostas.

    Célia Andrade

    Curtir

  12. JORGE PINHEIRO disse:

    Boa noite, Felipe. Desejo adquirir feromônio para captura de jataí (500ml). Favor informe preço e custo de envio para NITERÓI-RJ CEP. 24110-666, e forma de pagamento.

    Curtir

  13. diogo dolla disse:

    Olá amigo, gostaria de saber o valor das iscas para Jataí. att

    Curtir

  14. jorge disse:

    Boa tarde, Felipe gostaria de saber o valor de uns 250 ml para, jatai e uruçu, com um pouco de cera tbm, moro em frente a uma mata de 13 alqueires em Porto Primavera SP, ja vi tanto tipo de asf por aqui inclusive uma totalmente verde brilhante, maior que uma apis. Nao consigo encontrar fotos desta especie na net. O atrativo para uruçu deve ser especifico? Digo diferente da jatai? Obrigado.
    jorgerodrigues@msn.com

    Curtir

  15. Olá!
    Moro em Campo Grande (MS) e pelo que andei pesquisando a mandaçaia é uma nativa daqui (Melipona quadrifasciata quadrifasciata), certo? Eu gostaria de atrair e criar uma colmeia de alguma espécie meliponínea por curiosidade, mas tbém pra ajudar na preservação delas e no equilíbrio ecológico. Essa seria uma boa opção de espécie? É possível fazer a isca pet para essa espécie também? Obrigado!

    Curtir

    • Sim, é nativa. A mandaçaia demanda um volume um pouco maior que a pet de 2l. Faça com uma caixa de papelão com um volume de 4l mais ou menos. Encape a caixa com um saco de lixo ou uma lona preta.
      Passe o atrativo líquido da mandaçaia.
      Um abraço.
      Felipe.

      Curtir

      • Legal, então eu posso usar um daqueles galões d’água com 4 ou 5 litros, daí mantém a ideia do plástico pet. Se houver alguma outra espécie mais ameaçada precisando de estímulo que vc saiba, também pode ser! Eu tinha pensado na mandaçaia pois li que ela é menos frágil, e eu sou iniciante ainda… Daí vou precisar do própolis e cera, certo? Preciso comprá-los com vc então.

        Curtir

      • Exatamente, eu entro em contato com você via e-mail.

        Um abraço.

        Curtir

  16. weber disse:

    Prezado Felipe (mesmo nome do meu filho), como faço para adquirir iscas pet para captura de abelhas jataí. Grato.

    Curtir

  17. Rupa Manohara disse:

    estamos interessados em comprar iscas para madaçaia, mirim y manduri, em Baependi MG, Estamos localizados em http://www.vrindabhumi.com

    Curtir

  18. FRANCISCA SILVA disse:

    ´Felipe, na minha casa apareceu um enxame de abelha jataí, elas se alojaram dentro de um vaso sanitário debaixo do arvoredo, eu gostaria de transporta-lás para outro lugar, mas não tenho nem um tipo de isca. O que tenho em minha casa é mel de abelha oropa. Sei que aqui na minha cidade não tem lugar que vend esse tipo de isca, se bem que aprende como preparar a garrafa pet.Um abraço.

    Curtir

  19. Pedro Amorim disse:

    Caro, preciso de ferrômonio de Jatai e outras abelhas sem ferrão como faço para conseguir?

    abraço,

    pedro.egamorim@gmail.com

    Curtir

  20. erik disse:

    Ola felipe parabens pelo trabalho…!!

    jah possuo alguns enxames de jatai .
    tenho duvida a respeito, as vezes acontece de outro enxame atacar um enxame o que acontece ? msm com iscas ao lado elas começam a atacar…!
    desde ja agradeco a atencao..!!
    obrigado.

    Curtir

    • Isso é normal, principalmente quando alguns enxames estão enxameando, porém as brigas não devem durar muito tempo, caso elas ultrapassem o período de 2 semanas, recomendo a você mudar as caixas de lugar, faça isso durante a noite.
      Um abraço.

      Curtir

  21. Edemar Ferreira disse:

    Olá Felipe vc teria atrativo pronto de jataí e de mandaçaia para vender? desde que não seje muito caro? eu moro no Rio Grande do Sul.

    Curtir

  22. Marcio disse:

    Boa tarde Felipe, entrou na isca um enxame, gostaria de saber quantos dias devo deixar a isca no local até poder levar para casa, pois esta num local que pessoas frequentam e tenho medo que possam mexer.
    Um abraço…
    Marcio

    Curtir

  23. ramon disse:

    quanto e o preso das iscas e como comsigo

    Curtir

  24. João Vitor disse:

    Posso usar própolis vendido em farmácias como atrativo para as abelhas jatai?

    Curtir

  25. João Vitor disse:

    Como faço para comprar seu atrativo?

    Curtir

  26. José Aparecido disse:

    Fantastico

    Curtir

  27. Rafael Silva disse:

    Felipe quantos e a isca quero comprar?

    Curtir

  28. mattheus domingues disse:

    Ola quanto custa suas iscas para abelha jatai

    Curtir

  29. José Roberto disse:

    Eu não tenho a isca, será que eu consigo só com a garrafa pet?

    Curtir

  30. Ricardo disse:

    Boa Noite,

    Felipe Frigieri,
    achei curioso o seu blog.
    Estava lendo artigos e matéria relativamente a apicultura,
    e vim parar no seu blog. =)
    já vi que entendedor da matéria.
    Pois gostava que me desse algumas dicas, gostaria de começar no ramo.
    Encontro me em Portugal, pois muda tudo (Abelhas e clima) mas os métodos
    acho que podem ser partilhados por todo o Mundo sendo algo de produtivo.
    Pois então Gostaria que partilha se comigo alguns temas importantes a ter.
    Visto que vou começar e ainda só tenho alguma teorica.

    Com os melhores cumprimentos

    Ricardo Gouveia

    Curtir

    • Boa noite, amigo. Não tenho muito conhecimento a respeito das abelhas europeias, mas dependendo quais forem as suas dúvidas eu posso te ajudar.
      Tem alguma ponto específico que queira me perguntar? Tem uma pessoa chamada Cappas “Insectozoo” aí em Portugal que entendo do assunto, se procurar por esse nome no facebook você o encontrará.

      Um abraço.

      Curtir

  31. kakoguh disse:

    Bom dia estou atras de feromonio da jatai e eu gostaria de saber se vc disponibiliza como podemos negociar.

    Curtir

  32. José disse:

    Gostaria de comprar feromônio para Jatai, qual o valor e a quantidade que você tem disponível.
    O cep para o envio é o 78340-000, qual o valor do frete?
    Um dúvida, vi que tem vários feromônios que dizem atrair diversos tipos de abelhas sem ferrão, você tem algum desse.

    Curtir

  33. antonio amorim santos disse:

    Filipe, boa noite. Quanto fica a isca para cep 42835000, da para fazer quantas isca

    Curtir

  34. Filipe, boa noite. Quanto fica a isca para cep 42835000, da para fazer quantas isca

    Curtir

  35. Adelson Mulina disse:

    Boa tarde Felipe,

    tenho uma pequena chácara nos arredores da cidade de São Paulo, gostaria muito de capturar enxames de abelha mandaçaia. por favor, gostaria de saber o valor de 500 ml de feromônio.

    forte abraço

    Adelson Mulina

    11 9 9725 1835
    adelsonmulina@hotmail.com

    Curtir

  36. amaral disse:

    boa,noite,queria saber qual o preço da isca para cada espcie ,pois g0staria criar.para o rj.

    Curtir

  37. Rener disse:

    boa noite gostaria de saber o preco do feromonio para isca para pegar jatai… te mandei um email mas nao tive respostas moro me uberlandia mg

    Curtir

  38. Gustavo Faria Silva disse:

    Olá Felipe
    Gostaria de saber o preço das iscas de Jatai e mandaçaia
    Cep 37550-000

    Curtir

  39. julio disse:

    Olá Felipe, vc tem atrativo para jatai, gostaria de 500ml.grato

    Curtir

  40. João Carlos disse:

    Felipe, bom dia!!
    Qual seria o atrativo para abelhas sem ferrão aqui em Rondonia?
    vejo diversas, porem conheço só a Jataí, mas em pouca quantidade..
    Aguardo seu contato para possível negociação.

    Curtir

  41. Michel Zambretti disse:

    Felipe gostaria de preço de uma isca para Jataí. Frete para 13360-000

    Curtir

  42. Julio disse:

    Quantas iscas recomenta instalar para captura de jatai?
    Qual o valor das iscas e frete para 07135-313?
    Grato.

    Curtir

  43. Oi Felipe, pensei em fazer um projeto com abelhas Jataí na escola, com o ensino fundamental. Gostaria de saber o valor das armadilhas de pet e quais os requisitos do lugar para a instalação. Como estamos em área urbana, talvez seja o momento de revitalizar outros espaços da escola, com a plantação de algumas flores tambem. Fico no aguardo (marinasrocha@gmail.com)

    Curtir

  44. Frederico disse:

    Olá, me mande um email informando como é feita a venda e preços das iscas de mandaçaia e jataí. Obrigado.

    Curtir

  45. Leandro disse:

    Boa tarde felipe. Gostaria de comprar isca pra jatai e outras duas abelhas nativas.

    Curtir

  46. JESLemos disse:

    Boa tarde!
    Gostei muito do seu blog,parabéns.
    Sou iniciante ,pretendo formar um meliponiario com diversos tipos de ABS.Voce teria o ferormônio misto ( Jatai,Mandaçaia,Mirim,Borá,Irai) ,cera e própolis .
    O custos para CEP 15130-000
    Obrigado

    Curtir

  47. renato crispim disse:

    Felipe sou de campinas S.p e tenho interesse em atrativos para asf,menos de jatai que ja tenho,com sua experiencia me oriente relacionado a qual especie seria mais facil de realizar a capturas na minha regiao,o preço e como seria a caixa isca para realizar esta captura.

    Curtir

  48. Izaias Becker disse:

    Como faço para conseguir está isca para mandaçaia?

    Curtir

  49. Gilmar Guerra disse:

    Boa noite Felipe!
    Tenho duas caixas de Jataí em casa; preciso fazer a divisão delas pois os enxames estão fortes de mais e logo irão enxamear e eu não gostaria de perder essas abelhas que irão sair para formarem uma nova colmeia.
    Minhas caixas sao do tipo três módulos ( ninho; melgueira e melgueira) com 17cm de altura e o ninho está ocupando esse espaço completamente,( encostando na tampa superior) e estou do medo de fazer a divisão ( coisa que nunca fiz ) e acabar prejudicando minhas colmeias
    Preciso de seu conselho e orientação para agir corretamente., me ajude por favor !
    Tb. gostaria de receber informação sobre o preço do atrativo para Mandaçaias e se na nossa minha região ( Americana, Piracicaba etc..) é possível capturar esse espécie, ou na região do sul de Minas Gerais ( Planura; Colombia ). ou qual abelha é mais provável a captura.
    Responda no meu e-mail por favor e desculpe pelo tamonho do texto.
    Obrigado !

    Curtir

  50. muito bom conteudo

    Curtir

  51. Oduvaldo Doles de Arantes disse:

    Boa tarde Felipe resido em Votorantim SP tenho uma interesse de atrativo para abelha bora e qual e o preço

    Curtir

  52. Valdeci Ramos disse:

    Olá Felipe,gostei muito de seu blog,espalhei algumas iscas e com dois dias enxameou uma jataí,com quantos dias posso fazer a transferencia pra caixa,moro em Sorocaba,sp

    Curtir

    • Oi Valdeci.

      Espere pelo menos um mês e meio, assim o enxame fica forte.
      Fiz um vídeo ensinando a passar a jataí capturada na isca pet para a caixa. Dá uma olhada.

      Um abraço.

      Curtir

      • Valdeci Ramos disse:

        Obrigado pela resposta,só mais uma pergunta,em dias de chuva e um pouco frio não dá pra abrir a caixa pra vistoriar se ta tudo bem? é que tirei uma jataí do muro de casa faz uma semana e transferi pra caixa.queria dar uma olhada se ta tudo bem,também uma mirim que tirei de um barranco,
        Pelo que tenho lido a cada 3 dias é aconselhável uma vistoria,mas até agora não abri a caixa.

        Curtir

      • Se for abrir a caixa, faça isso no período mais quente do dia..

        Curtir

      • Anônimo disse:

        Felipe, boa noite!! Informe o valor da solução atrativa para fazer iscas para abelhas Jatai.veja o custo do frete para CEP 76870-150. Fico aguardando. Grato, João Carlos

        Date: Tue, 25 Aug 2015 22:40:57 +0000 To: jcarlosmanrique@hotmail.com

        Curtir

  53. DEBACCO disse:

    BOM DIA FELIPE, GOSTARIA DE SABER SOBRE ISCA PARA JATAÍ E MANDAÇAIA. CEP-95590-000 AGUARDO RETORNO

    Curtir

  54. Lucas Adriano Franke disse:

    Boa noite Felipe , gostaria de saber quanto custa o atrativo para jatai e para uruçu ,frete 88134390
    Aguardo resposta .Grato

    Curtir

  55. jonathan disse:

    boa tarde botei iscas pets aki em casa mas reparei q tem outro tipo de abelha tirando a cerra da jatai da isca oq faço?

    Curtir

  56. jonathan disse:

    vlw a dica

    Curtir

  57. jonathan disse:

    boa tarde aki em casa tem vairias arvores laranjeira,bergamoteira,pesegueiro e perto de casa tem muitas arvores nativas mas mesmo assim não vejo nenhuma jatai espalhei varias iscas sera q mesmo assim tem chances de pegar algum enxame morro em SC.espero a resposta e agradeço desde já.

    Curtir

  58. José Carlos Vigo disse:

    Desejo comprar atrativo para capturar. Abelhas mirim
    Como já passou setembro até fazer Atrativo fica muito tarde para este verão

    Curtir

  59. Thiago Daniel Zanutto disse:

    Olá Felipe tudo bem.
    Gostaria de saber o valor?
    E gostaria de mais dicas. Voce mora em SP?

    Sou de São Bernardo do Campo e gostaria de criar em Atibaia.

    Curtir

  60. Rodrigo disse:

    Boa tarde, tudo bem?
    Moro em Sorocaba-SP e gostaria de criar abelhas sem ferrão em casa.
    Moro em uma casa na cidade, mas aos arredores tem várias árvores, e duas quadras existe um parque enorme com árvores nativas etc.
    Gostaria de instalar iscas na chácara do meu irmão, em uma cidade vizinha de Sorocaba uns 15 km, porém não sei quais espécies frequentam lá, claro irei colocar jataí, por ser mais comum, ms eu ví uma pretinha, mas desconheço.
    Saberia informar na minha região, quais abelhas possívelmente eu possa encontrar?
    Qual o valor dos seus atrativos e o frete p 18055-680?

    Grato

    Rodrigo

    Curtir

  61. Wellington disse:

    Porfavor me add. No Whatsapp preciso de atrativos para manda saia 071 99023774 aguardo seu retorno

    Curtir

  62. jonathan disse:

    boa tarde encontrei um enxame de jatai numa arvore morta ja caida tirei da arvore e pus numa caixa vasou um pouco de mel dentro da caixa mas o ninho ficou inteiro as abelhas estao fexando as frestas mas ainda nao acabaram devo isolar com fita ou deixar por conta delas?q fita uso?a chuva pode prejudicalas nessa faze?tem algumas formigas pequenas caminhando por fora da caixa e normal? espero a sua resposta e agradeço desde ja faz dois dias q tirei da arvore e um q levei para casa

    Curtir

    • Pode ser fica crepe. Tente isolar a caixa da passagem de formigas. Proteja a caixa da chuva, você pode usar telhas ou colocar a caixa em um ambiente coberto.
      Um abraço.

      Curtir

      • jonathan disse:

        vlw deu tudo certo coloquei num lugar coberto o enxame ta mt forte. e a mesma caixa emxameou hoje como isso é possivel? tive sorte acho q peguei numa das minhas iscas q ta aki em casa vou ver se vai dar certo dai aviso vlw pelas dicas

        Curtir

  63. claudinei, disse:

    olá felipe ;;gostaria de saber se consigo capturar jataí com aquele propolis vendido em farmacia,,,desde já agradeço;

    Curtir

  64. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Bom dia Felipe me chamo Renato sou de Coqueiral de Aracruz-ES eu estava vendo o seu blog vi as fotos que vc publicou e li os comentários, eu estou criando aqui aonde eu moro abelhas sem ferrão e vendo duas duas fotos que vc publicou dos atrativos que vc produz queria saber qual é o valor daquele atrativo misturado #XYZ para abelhas sem ferrão e se ele funciona mesmo e se vem com a cera de cada uma das espécies que vc tem ai o meu Gmail é rrsdesouza@gmail.com me mande uma resposta quando puder tenha um bom dia…

    Curtir

  65. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Bom dia Felipe me chamo Renato sou de Coqueiral de Aracruz-ES eu estava vendo o seu blog vi as fotos que vc pulicou e li os comentários,eu estou criando aqui aonde eu moro abelhas sem ferrão e vendo duas fotos que vc publicou dos atrativos que vc produz queria saber qual é o valor daquele atrativo #XYZ para abelhas sem ferrão se funciona mesmo e se vem com a cera de cada uma das espécies que vc tem ai responda no meu Gmail blz…

    Curtir

  66. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Ola Felipe aqui quem fala é o Renato de novo ontem la para umas cinco horas da tarde eu coloquei meus equipamentos como calça,perneira por causa de cobra para entrar numa mata que tem aqui perto de casa e levei também uma sacola com uns atrativos que eu havia preparado e umas seringas que eu utilizo para fazer a aplicação dentro das iscas que eu instalei nesta mata só que eu já havia colocada atrativo de abelha jataí nelas eu fui só fui mesmo dar uma reforçada nas iscas porque já fazia um bom tempo que eu tinha colocado o atrativo mais para falar a verdade eu havia instalado elas na metade se não me falha a memoria do mês de Setembro,mas ontem fazendo tudo o que eu havia mencionado ao observa as iscas para a minha surpresa eu presenciei um enxame de abelha jataí que eu capturei numa parte dessa mata que tinha outra isca perto que eu coloquei de caixa de suco e nesse local que estava essa isca com esse enxame tem uma arvore grande com um outro enxame de abelha só que não é de jataí parece mais com a abelha tubuna, nossa eu estou até agora feliz por causa desse primeiro enxame que eu capturei, me desculpe ai pelo texto blz…

    Curtir

    • Oi Renato, que legal. Eu sei exatamente como você está se sentindo. Quando capturei meu primeiro enxame fiquei muito feliz!
      Fico feliz por você e outros enxames você capture. Qualquer coisa é só escrever.

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  67. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Vai desculpando por alguns erros que eu cometi ai nesse comentário que eu te mandei…

    Curtir

  68. Leone leone disse:

    Bom dia, a chamada abelha cachorro é boa para cultivo? O que diferencia das outras? pois já li relatos que são venenosas.

    Curtir

  69. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Bom dia Felipe aqui quem fala é o Renato de novo eu queria saber se vc tem o atrativo para a abelha Uruçu Amarela e se é o mesmo preço dos outros, aguardo a sua resposta.

    Curtir

  70. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    É porque pelo que eu andei pesquisando aqui na região do Espirito Santo não tem a Mandaçaia então oque vc me diz baseado no seu conhecimento sera que a possibilidade de ter Mandaçaia por essa região?

    Curtir

  71. adriano jose de sousa disse:

    Gostaria de saber o valor do propulis para capitura de jatai e sua receita de como preparar ok?!!!!aguardo por sua resposta.

    Curtir

  72. Ângela Rocha disse:

    Olá Felipe, gostaria de que você me tirasse uma dúvida que pode ser de outros também: as iscas pets devem ser instaladas até que mês? ou pode ser o ano todo?

    Curtir

  73. Olá, poderia me enviar detalhes sobre a isca para Jataí? Cep 09351-415, é possivel usar uma isca que não atraia outras especies? pois minha esposa é alergica a picadas de abelha.

    Curtir

  74. Ângela Rocha disse:

    Qual altura minima e máxima para colocar a isca?

    Curtir

  75. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Bom dia Felipe antes de ontem ou seja no domingo eu fui com a minha cunhada e uns parentes dela almoçar numa pousada que tem aqui em Aracruz,chegando la amoçamos e depois o pessoal foi ver a praia é porque esse lugar fica perto da praia tem bastante árvores e um lugar muito bacana para curtir aquele fim de semana,ai enquanto eles estavam curtindo o mar eu fui dar uma volta para observar as árvores que tinha neste lugar e eu cheguei perto de uma castanheira grande que tinha la e vi uns bichinhos voando eu pensei que era mosquitos dai percebi que eram abelhas e algumas grudaram no meu cabelo e observando mais de perto foi que descobri que elas estavam construindo seu ninho numa fenda que tinha no meio dessa castanheira e descobri que se tratava da abelha Bora achei muito bacana por ter encontrado esta espécie de abelha naquele local…

    Curtido por 1 pessoa

  76. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Chegando em casa eu fui fazer umas pesquisas sobre esta espécie de abelha e descobri que ela gosta de construir o seu ninho só em árvores vivas dai eu queria te perguntar se a possibilidade de capturar esta espécie em isca pet, porque nesta pesquisa que eu fiz alguns dizem que é muito difícil capturar esta espécie em garrafas e se colocar ela numa caixa não demora ela abandona o local então oque vc me diz?

    Curtir

  77. Oi Renato, realmente é difícil capturar a borá na isca pet. Mas eu já vi casos de pessoas que conseguiram. A isca para borá deve ter um volume de 3 a litros.

    Curtir

  78. Olá, tenho um coqueiro em casa e as flores ficam sempre com muitas abelhas. Gostaria de iniciar uma criação, sem objetivo de extrair mel.
    Como posso fazer?
    Grata

    Curtir

  79. Paulo Cesar disse:

    Olá bom dia.
    Quero saber se você vende a isca já pronta na garrafa pet para atrair manduri, mandaguari e mandaçaia ou equivalente? Quero saber também o valor? Obrigado.

    Curtir

  80. Paulo Cesar disse:

    Ah se puder responder no email também, agradeço. Grato.

    Curtir

  81. Carlos disse:

    Felipe, gostaria de adquirir uma isca para abelha jataí.

    Curtir

  82. Carlos disse:

    Meu nome é Carlos, sou de Ribeirão Preto. Como faço para adquirir uma isca ou até mesmo uma colmeia de jataí?

    Curtir

  83. Boa noite, estou querendo iniciar uma criação de abelhas sem ferrão, mas não sei que tipo de abelhas existem aqui na região (Recife/PE), existe alguma isca “universal” ? qual o valor ?

    Curtir

  84. Hermes Jesus de Paula disse:

    Boa tarde, vc vende so o atrativo? Gostaria de comprar um universal, qual o valor de 1 litro + frete p 78255000?

    Curtir

  85. brendow disse:

    gostaria de saber valores das iscas

    Curtir

  86. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Boa tarde Felipe é o Renato vc tem ai para vender um enxame de Mandaçaia e qual seria o seu preço, qualquer coisa manda resposta no meu Gmail.

    Curtir

  87. Renato Rodrigues Serafim de Souza disse:

    Bom dia Felipe está sim, vou te passar de novo (rrsdesouza@gmail.com).

    Curtir

  88. Maria Isabel disse:

    Oi Felipe, gostaria de comprar a isca para jataí.

    Curtir

  89. ola como faço pra adiquirir iscas cep96170000?

    Curtir

  90. valor das iscas para mandançai e jatai? vc vende enxame tambem?

    Curtir

  91. VAGNER disse:

    BOS NOITE INSTALEI UMA CAIXA ISCA PARA MANDAÇAIA COM ATRATIVO E CERA , JA FAZ UNS 4 DIAS QUE SOMENTE UMA MANDAÇAIA ESTA ENTRANDO E SAINDO DA ISCA MAIS PARACE QUE ELA ESTA LEVANDO A CERA DE DENTRO DA ISCA EMBORA ISSO É NORMA VAI ENXAMEAR ?

    Curtir

  92. uqn disse:

    A isca para mandaçaia é igual a isca para jataí? Tenho algumas iscas para Jataí e inclusive já peguei algumas, agora quero criar mandaçaia Smith porque ela é da minha região (Bahia), como é feita a isca e com a loção da jataí posso pegar a mandaçaia?

    Curtir

  93. Humberto disse:

    Olá Felipe, gostaria de adquirir isca para abelha jataí.

    Curtir

  94. André Debiasio disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber o preço do atrativo para Jataí e o custo do envio para Curitiba.

    Curtir

  95. ARI PULGA disse:

    Bom dia! moro em Curitiba e gostaria de ter um enxame de jatai será que só com a isca vai aparecer algum ou tenho que compar a colmeia voçe vende as abelhas tambem?

    Curtir

  96. Hissachi disse:

    Olá Felipe, gostaria de adquirir isca para abelha jataí também, favor informar no meu e-mail.
    Grato

    Curtir

  97. Tercilio Domingos Gama disse:

    Bom dia otima está sua iniciativa de fornecer isca para capturar abelhas sem ferrão assisti ao programa é de casa a reportagem sobre a abelha sem ferrão e fiquei interessado em criar.

    Curtir

  98. Boa Tarde Felipe, estou interessado em criar abelhas sem ferrão, me manda informações e valores, sou de Maringá Pr, abraço

    Curtir

  99. Fernando disse:

    Felipe instalei 9 iscas para capturar Já tai com a isca pet, porém não furei o fundo da pet. Tem algum problema? Não vou capturar nada?

    Curtir

  100. Ademir Lucas disse:

    Olá Felipe. Boa Tarde. Estava fazendo uma pesquisa sobre a abelha Jataí e acabei aqui. Vi que você conhece o assunto, e como tenho ouvido alguns curiosos no assunto e tendo algumas dúvidas, gostaria que me respondesse algumas questões. Primeiramente gostaria de informar que fui transferir um enxame de Jataí que tinha em uma cabaça (porunga ou outro nome como conheça) para uma caixa e consegui definir o que era própolis e o que era cera, mas, tinha também, uma substância amarelada, acondicionada em pequenos potes de cera confeccionada pelas abelhas, uns disseram que era própolis outros que era geléia real in natura. Pergunto o que realmente era? pergunto ainda, que distância devo manter uma caixa da outra, ambas com Jataí? pois alguns diz não ter problema se estiverem próximas outros diz que não pode. Pergunto ainda, nunca vi em meu quintal um enxame de Jataí, mas como tenho três caixas delas, é possível que venha a efetuar uma captura quando soltarem enxames? Agradeço se me esclarecer e desejo que tenha sucesso em suas empreitadas.

    Curtir

  101. Lucas Rafael disse:

    Boa tarde!!! Gostaria de saber o preço das iscas e de receber mais informações! Obrigado!

    Curtir

  102. ruan disse:

    Eu fiz um atrativo mais eu acho que eu fiz errado como que eu vou saber se eu fiz correto eu gostaria que vc me explicace . a cor do meu atrativo ta com uma cor meio de mel com uns dois dedo de resíduos. Eu gostei muito das suas respostas no google me ajudarão muito vlw .

    Curtir

  103. ruan disse:

    O meu atrativo tem 4 duas que eu fiz ele.
    É eu queria perguntar se tem que esperar 30 dias pra poder usar a loção nas iscas . Você só pode capturar enxames das abelhas jatais em setembro e em fevereiro ou em outros meses também ?

    Curtir

  104. Carlos Henrique Tofani Romano disse:

    Felipe, boa tarde. Moro em casa em BH e estou querendo fazer a captura de algumas especies de abelhas nativas para criar aqui mesmo. Minhas perguntas;
    -Não sei quais as especies tenho no quintal, para cada especie é uma isca especifica?
    – Qual a quantidade de caixas que posso colocar no quintal, visto ter uma verde boa no entorno?
    – Quais os valores para as iscas?

    Grato

    Curtir

  105. Wagnermarques disse:

    Olá Felipe, quero saber o valor das iscas para asf?

    Curtir

  106. PAULO ROBERTO disse:

    Felipe gostaria de informações a respeito de valores e como adquirir. WHATS 51998711463

    Curtir

  107. Eliane Teixeira Beneventes Dias disse:

    Gostaria de receber isca

    Curtir

  108. Eliane Teixeira Beneventes Dias disse:

    Gostaria de receber valores de iscas

    Curtir

  109. Bom dia Felipe, parabens pelo seu trabalho! Gostaria de saber o valor das iscas, prazo de entrega e custo de frete, meu cep é 08740400. grata, Carmen

    Curtir

  110. Marcos Antonio disse:

    Bom dia Felipe, quero saber o valor do atrativo e iscas para Jatai. Obrigado

    Curtir

  111. Maria disse:

    Bom dia ,quanto custa pra entregar duas iscas de Jataí em SJP Paraná

    Curtir

  112. Vivian da Silva Braz disse:

    Bom dia .
    Gostaria de criar Jataís, mas moro em apartamento. Além da isca devo comprar uma caixa? A isca funciona para atrair e formar uma nova colônia. Quanto custa e como devo proceder?
    Atenciosamente

    Curtir

    • Olá,
      a caixa é importante para depois que você capturar o enxame na isca pet você o transfira para ela. A caixa é tem um conforto térmico boa e permite o manejo da colmeia.
      Respondi no seu o email os valeres das iscas.

      Um abraço,

      Felipe.

      Curtir

  113. Carlos disse:

    Boa noite Felipe, moro na zona urbana, e pretendo adquirir isca para capturar Jataí, gostaria de saber, se neste mês de junho é possível fazer captura? Se não for possível captura em junho, pretendo colocar uma isca em setembro, como dito no poste, mais gostaria de saber de vc, se em zona urbana tem possibilidade de captura? Obrigado ótimo poste.

    Curtir

    • Oi Carlos, bom dia.
      As capturas iniciam a partir de setembro. Sim, é possível capturar abelhas em áreas urbana, desde que, é claro, existam colmeias na proximidade. Escolha locais arborizados e sombreados para instalar a sua isca.
      Um abraço e boa sorte.
      Felipe.

      Curtir

  114. Solange Kroll disse:

    Olá Felipe, tenho um enxame de Jataí no muro da minha casa e gostaria de formar uma nova colmeia. Vc vende isca pet e a caixa pra criação? Obrigada, Solange.

    Curtir

  115. Diorgini Chiste disse:

    Olá Felipe, como faço para adquirir isca para jatai? Ou outra abelha sem ferrão que produza bastante?
    Dês de já agradeço muito!

    Curtir

  116. Mateus disse:

    Qual valor da isca, pra são Paulo

    Curtir

Deixe um comentário