Jataí: da captura à transferência.

Anúncios

Estamos no mês de fevereiro, terminando a época ideal para captura de enxames, a qual teve seu inicio no mês de setembro, sendo assim,  espero que muitas pessoas tenham conseguido bons resultados com as iscas-pet.

Capturas de abelhas nativas nas isca-pet.

Capturas de abelhas nativas nas isca-pet.

Jataí capturada na isca pet.

Jataí capturada na isca pet.

Abelha mandaguari capturada na isca pet.

Abelha mandaguari capturada na isca pet.

Uma vez capturado um enxame na isca-pet é comum que surjam algumas dúvidas, por exemplo,”quanto tempo deixo a isca no campo?”, “como levar a isca capturada no campo para minha casa?”,  “como faço para transferir o enxame da isca pet para a caixa racional?”, portanto o objetivo deste texto é responder essas e outras dúvidas, então vamos lá!

1º Etapa: vistoria, transporte e acomodação da isca.

Primeiro passo: capturei um enxame na isca, quanto tempo devo esperar para levá-lo embora?

Recomendo que deixa a isca no local,  pelo menos por dois meses após a primeira evidência de que as abelhas enxamearam a isca, esse é um tempo ideal para que a colmeia já esteja fortalecida e possua uma rainha.

Segundo passo: qual o melhor horário para levar a isca embora?

Sempre durante a noite, pois durante o dia as abelhas saem para trabalhar no campo, se levarmos a isca a tarde perderemos muitas abelhas.

Terceiro passo: o transporte.

É muito importante que durante o transporte a isca seja mantida na mesma posição na qual ela se encontrava no campo. Não balance a isca, e de forma alguma a deixe de cabeça para baixo. Lembre-se que as iscas simulam um oco de uma árvore, e este não chacoalha, nem vira de cabeça para baixo.

Quarto passo: como e onde devo acomodar a isca capturada?

Mantenha a isca na mesma posição em que ela estava no campo, coloque a num ambiente protegido da chuva e do sol intenso. Tome cuidado com as formigas, evite o acesso das formigas até a isca!

2º Etapa: transferência, acompanhamento, cuidados.

Primeiro passo: a escolha da caixa racional.

Para essa questão eu escrevi um post inteiro, segue o link:

Modelo de caixa para Jataí

Segundo passo: a transferência.

Para esta etapa eu preparei um vídeo prático, segue o link:

Terceiro passo: acompanhamento.

É fundamental acompanhar o desenvolvimento do enxame na caixa, recomendo vistorias a cada 3 dias. Verificar a produção de novos discos de cria, potes de alimento, presença ou ausência da mosca predadora (forídeo), presença de formigas, etc.

Quarto passo: alimentação.

Preparei um post que trata somente desse assunto, segue o link:

Alimentação artificial para abelhas – energética e proteica

 

Obs. Reutilize a isca-pet em que a jataí foi transferida, você irá aproveitar o odor deixado pelas abelhas na pet, isso facilitará outras capturas..

Espero que esse texto que escrevi tenha esclarecido aqueles que apresentavam dúvidas, qualquer outra dúvida é só escrever nos comentários que se abaixo! Boa sorte…

 

Felipe Furtado Frigieri

 

 

 

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros. @felipefrigieri
Esse post foi publicado em Tema Livre. Bookmark o link permanente.

65 respostas para Jataí: da captura à transferência.

  1. polaco dolata disse:

    Olá querido amigo Felipe.Te chamo de amigo pqe,quem lida com as abelhas nativas só pode ser amigo.Estou muitíssimo grato pela aula que vc me enviou.Infelizmente ainda não me recuperei do acidente de moto que sofri no ano passado,de modo que não dei nenhum passo em direção as melíponas desde que te escrevi.Em retribuição te enviarei outro e-mail com a matéria apresentando a invenção da nova e revolucionária caixa para Ápis.Por favor Felipe,receba meu fraternal abraço.Miecislau

    Date: Fri, 27 Feb 2015 18:33:56 +0000 To: miecislau_top@hotmail.com

    Curtir

  2. Creusa Mandato disse:

    B dia nasceu um pe de maracujá por conta propria aqui em casa…tenho mantido o possivel levantado e tem dado muitos frutos…notei um inseto grande tipo bezouro voador com um sinal dourado nas costas…sabe o q é? vem nas flores e depois elas amarelam e caem ,,,

    Creusa (Keylan)A Divindade que há em mim reverencia a Divindade que há em você! Namastê!

    Date: Fri, 27 Feb 2015 18:34:04 +0000 To: mamybruce@hotmail.com

    Curtir

  3. Rafael Soares disse:

    Olá amigo, efetuei a transferência de caixas de meu enxame e deixei a caixa antiga logo ao lado. Parece que elas carregavam algo da antiga caixa, pq deixei essa antiga aberta e notei que aos poucos o material dela ia desaparecendo. Ocorre que depois de dois dias elas sumiram da entrada da caixa nova. Será que elas estão lá dentro organizando a casa nova ou o que pode ter acontecido? Posso abrir a caixa nova pra verificar?

    Curtir

  4. jose carlos neto disse:

    Boa tarde felipe tenho dois exames de abelhas jatai em minha casa gostaria de estar criando outros exames gostaria que vc me enviasse estas iscas atrativas, mande o valor por gentileza.

    Curtir

  5. Nicolas Porfirio disse:

    Olá Felipe, muito bom seu blog, tenho aprendido muito. Mas me restou uma dúvida, de quanto em quanto tempo o mel deve ser retirado, e qual a melhor época para isso?
    Obrigado.

    Curtir

    • Oi Nicolas,

      tudo vai depender da sua oferta de floradas. Tire o mel em épocas em que exista bastante flor disponível, isso normalmente acontece na primavera e verão.
      Nunca tire todo o mel. Tendo uma boa florada a retirada de mel pode ser feita 2 vezes por ano, mas tudo vai depender desses fatores que eu mencionei.

      Um abraço.

      Curtir

  6. Rafa Scatena disse:

    Estou com um problema, acabei de ver que uma comeia de abelhas jatai esta se formando no escapamento do meu carro, oque posso fazer, como tirar elas de la e aproveitar essas abelhas.

    Curtir

  7. Fabiano Martins disse:

    Tenho um enxame de jataí em uma parede, mas, não posso abri-la. Me disseram para parafusar uma caixinha na entrada delas forçando-as a passar pela caixa para sair. Será que consigo algo assim?

    Curtir

  8. Wilson disse:

    Porque não pode deixar as abelhas direto na Isca Pet e abrir só para tirar o mel??

    Curtir

  9. Renan disse:

    minha caixa de jatai caiu e tava cheio de lagartinha isso e normal?

    Curtir

  10. Marcelo gonzaga disse:

    Quando eu levar a isca pet com enxame pra minha casa, devo esperar uns dias para transferir pra caixa de madeira ou levando a noite já posso transferir no outro dia de manhã?

    Precisa realmente alimentar as abelhas ou elas conseguem se virar sozinhas? Quero criar só por Hoby?

    Curtir

  11. Marcelo gonzaga disse:

    As Jataís primeiro fazem o tubo de entrada ou começam a construir a casa?

    Quando a garrafa é colocada deitada como fica o Ninho, melhor ou pior pra transferir pra caixa de madeira do que com a garrafa em pé?

    Vou usar aquela caixa vertical de madeira quee inteira, sem divisão.

    Curtir

  12. João Portes disse:

    Bom Dia Felipe, sou de 67 anos sem experiencia nenhuma no de abelha , Sou de Osasco – SP, Tenho no meu quintal um bebedouro para beija-flor e aparecem muitas abelhas jatais e quero ver se consigo captura-las é possível?. Abraços

    Curtir

  13. Luis de varzea paulista sp disse:

    boa noite Felipe, montei uma isca aqui em cs e logo peguei um enxame ,,,, já passeia pr a caixa e agr pretendo mudar a cx de lugar . posso fazer isto a noite, as campeira não vão se perder no outro dia, vou ter algum poblema ? Luis de varzea pta sp

    Curtir

    • Que ótima notícia, Luis. Parabéns.
      Retire a sua isca quanto tiver escurecendo e se for levá-la para um local longe 200 m de onde você a capturou, você já pode deixar a entrada da caixa livre para elas abrir; caso contrário, deixe a colmeia fechada por dois dias.

      Um abraço.

      Curtir

  14. LUIS DE VARZEA disse:

    Boa noite vlu

    Curtir

  15. Tiago Rocha disse:

    Boa tarde. Primeiramente parabéns pela página.
    Gostaria de saber se posso montar a caixa de Jataí no mesmo local onde foi instalada a isca pet e se posso colocar a isca próximo a uma colônia que apareceu em uma parede.

    Obrigado

    Curtir

  16. Junior Wagner disse:

    ola queria saber se posso utilizar propolis de outras abelhas para fazer o feromonio ,sera que eu consiguirei capturar jatais ? ou sera que vou capturar somente daquela especie ? vou usar a de tubuna.

    Curtir

  17. Daniel Boulevard disse:

    Boa tarde Felipe.
    Estou enviando a voce, como profundo conhecedor de abelhas nativas, duas dúvidas que tenho como principiante na criação das mesmas. Em uma de minhas colméias de mandaçaia, apareceram áreas esbranquiçadas que penso ser mofo por excesso de umidade. Pergunto, como faço para eliminar o mofo?
    Outra pergunta é sobre a presença de pequenos e multiplos insetos como se fossem piolhos, tenho a certeza não se tratar de forideos. Saberia me dizer o que podem ser?
    Aproveito para agradecer pelos ensinamentos que tem nos passado para a criação de nativas.
    Um abraço, Niso Daniel

    Curtir

    • Oi Daniel,
      quanto ao mofo, as próprias abelhas dão conta. Talvez o seu enxame esteja um pouco fraco. Coloque a alimentação artificial e vá cuidando delas, já já elas darão conta da higienização da colmeia.
      Esse piolhos que comenta são ácaros, dá uma olhada nesse vídeo que gravei. E se puder se inscreva e curta o meu canal.

      Curtir

  18. Paulo Habib disse:

    Parabéns pela postagem Felipe, mas me tire uma dúvida:
    Na hora do transporte da garrafa pet com enxame do campo para minha casa, mesmo sendo a noite, preciso fechar a entrada da garrafa ou não?

    Curtir

  19. Edimar disse:

    Muito bom todas as informações, ajudou muito!!
    Obrigado..

    Curtir

  20. Joelma Klapowsko disse:

    olá sou iniciante e e um vizinho destruiu um ninho de arapuá, com o propolis e cerume dela posso fazer o atrativo pra iscas? ou só vem da mesma espécie?

    Curtir

  21. Robert disse:

    Oiii encontrei uma jatai e quero tirar ela a partir das 15:30 e muito arriscado ou posso tirar

    Curtir

  22. Renê Machado disse:

    Boa tarde, tenho a honra de ter recebido esta visita das abelhas na mbinha varanda, só que no local não apropriado, uma caixa de isopor 50 litros como acomodalas melhor?

    Curtir

  23. Anderson D. Matthiesen disse:

    Ola Felipe, parabens pelo Blog,
    Moro em uma chacara de 2500m onde ha uma variedade grande de frutas e flores. Armei 14 armadilhas em Setembro e até o momento capturei 5 enxames. Dia 1 e 14 de Janeiro fiz duas transferências. Tudo bem com elas, fizeram os tubos e estão entrando. Deixei os próprios tubos de iscas proximo tipo 3 m da caixa definitiva e vi que algumas continuaram por la e até fizeram novos tubos de entrada. Minhas perguntas são: 1) Ha algum perigo nisso para o ninho definitivo ? 2 ) Elas formarão outra Rainha ? 3) Como é um enxame pobre e com poucas abelhas, quanto tempo devo deixar para abrir e fazer nova transferência ? Um grande abraço…

    Curtir

  24. RICARDO disse:

    boa tarde,
    qual a diferença entre abelha jatai e abelha mirim?
    Qual delas tem incidência no Rs,
    grato..

    Curtir

    • Oi Ricardo,

      a jataí é bem amarela, já a mirim mais preta. Também tem diferenças na entrada da colmeia. As duas ocorrem no RS.
      Pesquise imagens no Google pelo nome científico Tetragonisca angustula (jataí), Plebeia remota (mirim) , Plebeia droryana (mirim). Tem mais uma espécie que chamam de mirim.

      Um abraço,
      Felipe.

      Curtir

  25. Renato disse:

    boa noite,tenho uma jataí nunca abri a colmeia e possível capturar dessa colmeia com isca?

    Curtir

  26. Olá, vi que aqui em um bosque próximo tem abelhas sem ferrao, irei precisar descobrir quais são pois queria criar por hobby, a duvida é, aqui em casa tem daquelas com ferrao e aparecem quase todos os dias no meus pe de manjericão, rsrs, tem problema de as menores serem atacadas por essas ?ou terei que eliminar as grandes ?rsrsagradeco a atenção

    Curtir

  27. Gilmar Guerra disse:

    Boa Tarde Felipe ! Preciso de uma orientação sua. Ano passado perdi três das quatros colmeias de Jatai; restando apenas uma muito forte que capturei em 2011 que tem 4 módulos com ninho, sobre ninho e duas melgueiras com 29x15x0,7cm (modelo antigo) e está com o ninho até a tampa. Em Setembro passado instalei algumas iscas que até agora não deram resultado por isso estou pretendendo dividir a colmeia que me restou; vc me aconselha a fazer isso……..Assisti a um vídeo hoje onde a divisão da colmeia era feita separando o sobre ninho do ninho e em seu lugar colocado um sobre ninho virgem (novo) uma vez que os novos favos de cria estariam na parte de cima . O que vc me diz sobre este método, vc conhece, já usou….Obrigado.

    Curtir

  28. diman69 disse:

    Olá Felipe, boa tarde!
    Hoje domingo de Páscoa fui presenteado com a surpresa de ter conseguido capturar uma família de Abelha Jataí na chácara de minha família. Coloquei esta isca no mês de novembro de 2018 e sei que até o início de março deste ano (2019) não havia capturado nada, mas agora mais ou menos um mês depois é que percebi que houve sucesso na captura. Faço então duas perguntas.
    1º)Como saber se o enxame está forte o suficiente para transferir para o ninho definitivo?
    2º)A minha cidade é Londrina-PR, o enxame está na zona rural e pretendo trazê-lo para a zona urbana, porém bem arborizado e com outros enxames de Jataí e outras espécies de abelhas próximos, mas a distância entre onde quero deixar o ninho definitivamente e onde está a isca agora é de 20Km. Há algum problema em relação a esta distância?

    Curtir

    • Oi amigo, bom dia.
      Parabéns pela captura.

      1) costumo verificar pelo fluxo de abelhas (entrada e saída) na isca, é difícil mensurar, você irá calibrar essa questão com o tempo..mas é algo perto de 30 a 40 abelhas por minuto.
      2) Não tem problema. A remoção da isca deve ser feita a noite, para não perder as campeiras.

      Um abraço.
      Felipe.

      Curtir

  29. Alexandre disse:

    Bom dia, capturei um enxame de jatai em um toco de arvore. Retirei os discos e a rainha também foi pra caixa…. mas o enxame insiste em retornar ao toco de arvore, e nao concentra os trabalhos na nova morada (caixa INPA).

    A caixa está no campo já há dois dias.

    Posso entrar com alimentação?

    Alguma dica?

    Obrigado!

    Curtir

  30. FlavioBotton disse:

    Boua tarde Felipe eu ganhei uma caixa de Jataí e por eu ver ela não tem divisão , não e um material bom .
    Aí eu comprei uma caixa , e oque eu tenho que faz quando for trasferir , em que e poça e melhor , etc ?
    Obrigado

    Curtir

  31. Elias teixeira disse:

    Em uma das minhas iscas um bicho mexeu tem uns 20 dias a capitura.o q devo fazer transferir ou deixar lá na mata

    Curtir

  32. Juçara disse:

    Boa tarde! Moro na região dos Lagos no Rio de Janeiro, na minha casa tem uma mangueira e bastante plantas com flores,gostaria de saber se consigo pegar jatai com isca no meu quintal, há tenho vários pés de bananeiras,e onde devo colocar a isca.

    Curtir

    • OI Juçara,
      as iscas são uma tentativa de captura. Elas realmente funcionam, mas não podemos afirmar que ela irá ocorrer, pois dependem de muitos fatores, como: local, ocorrência da abelha, época e entre outros.
      Mas vale muito a pena tentar.

      Um abraço.
      Felipe.

      Curtir

  33. KLEBER ANDRÉ LUDOVICO disse:

    Felipe, Boa tarde. Tudo bem? Depois de instalar a isca quanto tempo a mesma dura? Se depois de 2 a 3 meses não capturar nada devo renovar a isca? Grato. Kleber

    Curtir

Deixe um comentário