Manejo das colmeias – retirada da lixeira.

Neste vídeo eu mostro uma prática importante no manejo das abelhas sem ferrão, que é a limpeza da colmeia – mais especificamente: a remoção da lixeira.
As abelhas armazenam seus resíduos (excrementos, abelhas mortas, restos de cera, restos de pólen etc.) em montinhos em algumas partes da colmeia, com o passar do tempo as operárias tendem a retirar esses resíduos para fora dos enxames. Para fortalecê-los, podemos retirar os resíduos semanalmente. Ao fazermos isso, estaremos evitando uma possível proliferação de forídeos (mosquinhas que destroem os enxames) dentro dessas lixeiras, poupando o trabalho das operárias e mantendo o interior da colmeia limpo. Tal prática é importantíssima em enxames recém divididos, devido ao pequeno número de operárias para fazer esse trabalho e ainda, se defender de um possível ataque de forídeos.

Limpeza de uma colmeia de mandaguari. Retirada da lixeira.

Limpeza de uma colmeia de mandaguari amarela. Retirada da lixeira.

Lixeira de uma colmeia de manduri.

Lixeira de uma colmeia de manduri.

 

Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Tema Livre. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Manejo das colmeias – retirada da lixeira.

  1. Iucah disse:

    Felipe, tenho umas 40 colmeias de jataí, e no último mês perdi 8 delas pelo ataque da abelha Limão. Tem alguma orientação para mim para acabar com este problema?

    Curtir

  2. Felipe, tenho um colmeia de Jatai, a alguns anos. no ano passado 2015 mais ou menos em fevereiro elas foram embora, abandonando a colmeia. Pensei em tirar a colmeia e ver o que tinha dentro. mas o tempo foi passando e fui deixando la. Para minha surpresa esta semana, um ano depois, tem abelhas novamente na colmeia. Pergunta:- elas voltam, ou é outro enxame.
    Nunca tirei mel e não abri a caixa em tempo algum.
    Posso colocar açúcar perto para ajuda las. (agua com açúcar), não tenho intenção de tirar mel.

    Obrigado
    Wellington José

    Curtir

  3. diego barbosa moreira disse:

    Olá Felipe, meu nome nome é Diego, curso administração de empresas e estou elaborando um projeto para apresentação, sobre arborização urbana de Itapetininga. Gostei muito do seu blog e vi que você tem um a vasta experiência no assunto.
    Gostaria de saber se existe alguma legislação específica para o plantio de árvores nas calçadas em Itapetininga, e também se for possível, também gostaria de saber se há uma um padrão de medida em relação a árvore e muro. Obrigado.

    Curtir

    • Oi Diego,

      a legislação de arborização urbana do município é bem antiga e pouco fala a respeito do plantio de árvores nas calçadas. Estamos precisando urgente de uma atualização nessa lei, tão ultrapassada.
      Sugiro que procure por manuais de arborização da cidade de São Paulo, Curitiba e Maringá, pois são ótimas referências.

      Ajudei a criar uma página no facebook chamada Arboriza Itapê, o intuito é discutir o tema da arborização urbana e promover alguns plantios mensais pela cidade.
      https://www.facebook.com/arborizaitape/?fref=ts

      Curta a página e faça comentários. Boa sorte na pesquisa e um abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s