Canteiro Agroecológico

O desenvolvimento de qualquer vegetal terrestre depende fundamentalmente de um solo com boa qualidade. O solo apresenta três propriedades que devem ser levadas em consideração durante o manejo de qualquer sistema agrícola/florestal, que são: química, física e biológica. Um solo considerado bom é aquele que apresenta um equilíbrio entre esses fatores. A grande questão é, como se chega nesse equilíbrio?

Biológico

Inicialmente é preciso entender que o solo é vivo! Existem no solo centenas de milhares de macro e microorganismos vivendo e interagindo, direta e indiretamente, com os vegetais. Exemplo disso, é o caso das micorrizas e  bactérias do gênero Rhizobium, as quais através da associação com a raízes de alguns grupos vegetais, principalmente as leguminosas, fixam nitrogênio do ar e o incorporam no solo.

A macro fauna do solo, como minhocas, besouros, cupins, ajudam a degradar a matéria orgânica, liberando nutrientes aos poucos no solo. Além disso, a atividade desses organismos acaba por criar galerias no solo, facilitando a infiltração da água da chuva e a penetração das raízes dos vegetais.

Ao fornecer bastante matéria orgânica para o solo estamos  ajudando a manter os organismos vivos e ,consequentemente, os vegetais bem nutridos e protegidos.

Visto a importância da vida e das relações existentes no solo, devemos evitar os fertilizantes minerais de rápida liberação e agrotóxicos, pois eles  afetam negativamente essa dinâmica, portando, pense duas vezes antes de utilizá-los.

Químico

Para uma boa fertilidade do solo é interessante mantê-lo numa faixa de pH entorno de 5,5. Uma vez que o solo esteja com pH muito ácido,  a liberação de alguns macronutrientes é dificultada,  para reverter isso podemos utilizar calcário (rico em cálcio e magnésio) e ou pó de rocha (rico em macro e micro nutrientes).

Outra técnica para fertilização é a  utilização de adubos verde (feijão-gandú, crotalária, nabo-forrageiro, feijão-de-porco, etc.) que permite a fixação de nutrientes no solo e a adição de matéria orgânica. Fornecer muita matéria orgânica para o solo, ajuda a mantê-lo fértil, vivo e com um pH equilibrado.

Físico

As propriedades físicas de um solo dependem da origem da rocha mãe desse solo, histórico da área, manejo agrícola, relevo e quantidade de matéria orgânica.  Do ponto de vista físico, o ideal é que o solo não esteja compactado e exista uma generosa cobertura morta para protegê-lo da erosão e da insolação. Adicionar bastante matéria orgânica no solo contribui para diminuição de sua densidade, além de  protegê-lo da erosão e insolação. Em solo arenoso, a presença de bastante matéria orgânico irá contribuir na retenção de mais nutrientes e água. Já numa situação de solo de textura mais argilosa, a M.O. contribuirá na retenção de nutrientes e para torná-lo menos denso, facilitando assim o desenvolvimento radicular dos vegetais e a infiltração das água.

Respondendo a pergunta feita no início do texto: um solo bem equilibrado deve conter muita matéria orgânica, visto que ela influencia positivamente os seus três pilares de sustentação – química, físico e biológico.

Abaixo seguem as fotos de um canteiro agroecológico que eu fiz, notem que eu não economizei na matéria orgânica.

canteiro agroecológico

Abertura e descompactação da área que receberá o canteiro.

canteiro agroecológico

Esterco bovino de pasto utilizado na preparação dos canteiros.

canteiro agroecológico

Adubação orgânica do canteiro com esterco bovino. Posteriormente o esterco foi triturado e misturado com a terra.

canteiro agroecológico

Coletei serrapilheira numa floresta bem preservada. A ideia é levar da floresta para o canteiro os organismos benéficos presentes na serrapilheira.

canteiro agroecológico

Serrapilheira (rica em microorganismos benéficos) foi incorporada ao esterco e a terra.

canteiro agroecológico

Mistura do esterno com a serrapilheira.

canteiro agroecológico

Para neutralização do pH do solo e fornecimento de cálcio, foi adicionado casca de ovo triturada.

canteiro agroecológico

Foi adicionado pedaços do pseudo caule da bananeira, ele ajuda a manter o canteiro úmido e libera nutrientes e matéria orgânica para o solo.

canteiro agroecológico

Canteiro todo preenchido com o pseudo caule da bananeira. Entre os pseudo caules serão plantadas as mudas de hortaliça.

canteiro agroecológico

Entre o canteiro foi posto galhos secos. A ideia é diminuir o impacto no solo, pois será um local de passagem.

canteiro agroecológico

Para finalizar, o canteiro foi coberto com palhada de braquiária.

canteiro agroecológico

Canteiro agroecológico pronto.

canteiro agroecológico

Mudas plantadas. Alface, brócolis, couve, repolho, couve-flor e chicória.

Felipe Furtado Frigieri

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Agricultura urbana, Quintais, Restauração Florestal, Sistema Agroflorestal. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Canteiro Agroecológico

  1. Eliane Kaguimoto disse:

    Nossa! Gratidão pela postagem! Vou tentar aqui! Temos um solo duro e argiloso. Difícil de manusear. A falta de experiência e recurso financeiro somados a falta de tempo limita nosso trabalho. Somos apenas eu e meu filho de quatorze anos com meio alqueire nas mãos. Da cidade observamos o chamado da Terra. Tudo abandonamos e aqui estamos. Por amor. Com apenas alguns apetrechos velhos tentamos. Sem conhecimento prévio tentamos um milagre. Ser exemplo de uma vida sustentável! Tentando mudar uma cultura degradativa e devastadora. Aqui pouco se planta. Derrubada de pinus e eucalipto além de criação de gado é a opção rentável. Então, trabalho de cozinheira e faxineira para manter a renda familiar. Sem transporte adequado e o coletivo limitado é bem difícil conciliar o trabalho carinhoso de lidar com o solo Sagrado que sustenta tantas vidas com as necessidades básicas. É triste ver tanto desperdício de boa terra e o maltrato que se apresenta. Nem sei o porque escrevo tudo isso. Talvez seja um desabafo! Sonhamos com um planeta sustentável! Em ver desperta a humanidade ao reconhecimento da importância e direito de vida de todas as espécies! Fã gratidão e respeito sendo resgatados! Tem sido difícil. Muito difícil! A única coisa que transformamos em sete meses é evitar a caça dentro da propriedade, inclusive das rãs e corte de árvores. Cobras e insetos aqui vivem em harmonia conosco. Mas tem tanto trabalho para poucas mãos! Vou tentar para ver se ao menos consigo numa horta familiar. A pequena que tentei foi dizimada pelas famintas aves, formigas e, por fim, a geada. Passos lentos, mas perseverantes! Pena o incentivo governamental ser zero! Um dia teremos nosso tanque e horta produzindo! E daqui não sairemos! Só se for para compartilhar aprendemos. Até lá, confiamos e estudamos a melhor forma de, com respeito e gratidão, tocar carinhosamente o solo que nos recebeu tão bem!
    Gratidão! Um forte abraço da Estrada dos Jesuítas- Quatro Barras- Pr

    Curtir

    • Oi Eliane. Muito bonito o seu desabafo.
      Espero ver você e seu filho com uma linda horta agroflorestal. Já conhece o sistema agroflorestal?
      Sugiro a você que comecem com uma horta pequena, a qual vocês deem conta. Quanto ao ataque das formigas, é um sinal de que está faltando alimento para elas na sua propriedade. Plante o máximo possível de árvores que puder, isso ajudará a equilibrar sua propriedade.
      Pode escrever aqui quando quiser. Ajudarei no que puder.
      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  2. Fernanda Beltramelo disse:

    Olá Felipe.

    Gostei do post e realmente estou interessada no sistema de cultivo agroflorestal.Ainda não comprei minha propriedade que será no vale do ribeira mas em breve espero ter novidades.
    Tenho pesquisado bastante o trabalho do Ernst Gotsch e da ecovila Piracanga.

    Gratidão.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Maria Isabel disse:

    Olá Felipe, estou encantada com seu trabalho, parabéns!!! Estou querendo capturar um enxame de jataí que mora no muro da casa do meu pai, elas estão lá há uns 14 anos, comprei uma caixa inteligente, mas elas não passaram pra caixa, acho que vou tentar na garrafa pet, vc vende a isca?

    Curtir

  4. Pingback: É possível transformar um quintal cheio de entulhos numa linda horta? | Plantando Vida

  5. Miecislau Dolata disse:

    Olá Felipe,com um pouco de boa vontade para trabalho árduo,o premio colhido surpreende agradavelmente.Há uns anos fiz um circulo de bananeiras no sistema de permacultura.Nos 3 m de diâmetro comecei com 12 mudas de 6 variedades que começavam frutificar precocemente, com os cachos fartos e sadios.Após 3 anos o circulo ostentava inacreditáveis 53 bananeiras entre “mães,filhas e netas”.O buraco no meio sempre estava cheio de folhas,ramos e outros materiais que viravam humus.As vezes me divertia descobrindo as raízes pendendo para o buraco e mostrando o fenômeno para os vizinhos até que veio uma infestação de caramujo africano e outras doenças que não dei conta de combater.Pesaroso cortei o que não morreu liquidando com tudo inclusive com os mamoeiros que caíam diante dos ataques dos caramujos.Cobri o buraco com a terra depois de retirada da matéria contaminada.Já se passaram mais de 2 anos e não tenho a coragem de iniciar tudo de novo.Fiquei com saudade lendo seu artigo:quintal cheio de entulhos…Tenho vontade de colocar as abelhas nativas mas,não acho ninguém que me ajude.Sendo estudioso da Bíblia,imagino,como devia ser Jardim do Éden,com tudo que existe na terra?O proposito de Deus sempre foi que toda terra fosse Paraíso e a promessa está valendo, esperando a vinda do Reino (governo) de Deus.Garanto que todos podem ter essa esperança porquê:Deus não pode e não mente diz Hebreus 6:18;além dos Salmos 37:9,10,11 e 29;72:16;Apocalipse 11:18;21:4;Isaías 35:5, 6;33:24;João 5:28,29.Essas são algumas de promessas de mudanças que ocorrerão na terra.Gentilmente convido a todos que consultam suas Bíblias para confirmar o que escrevi acima.Claro,tudo isso ocorrerá depois do Armagedom.Para terminar,a vida eterna é garantida para todos aqueles que hoje obedeçam João 17:3!A você Felipe e a todos que amam a terra e seu Criador,meu fraternal abraço,Miecislau.

    Curtir

  6. Muito boa esta postagem! Redigida com clareza e simplicidade para que todos possam entender.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s