Abelhas sem ferrão: a questão do manejo das lixeiras.

Dentro de uma colmeia de abelhas sem ferrão, é comum as operárias juntarem resíduos em certos pontos, formando o que chamamos de lixeiras. Durante certaa fase do desenvolvimento das abelhas operárias cabe a responsáveis por limpar, faxinar o interior do ninho, retirando abelhas mortas, resíduos, etc.

Para a remoção dos resíduos, as abelhas,  utilizam as mandíbulas para segurar os materiais e,  em seguida,  os jogam para fora da colmeia, mantendo assim o interior o mais limpo possível.

iraí

Abelha iraí (Nannotrigona testaceicornis). Reparem a abelha carregando uma bolinha amarela com a mandíbula, trata-se de resíduo que a operária está jogando para fora da colmeia. 

manduri

Retirada da lixeira de uma colmeia de manduri (Melipona marginata).

Podemos facilitar o trabalho das abelhas retirando esses materiais da colmeia com uma certa frequência, além disso,  estaremos evitando a acumulação de materiais com elevado potencial fermentativo, o que poderia atrair os forídeos – mosquinhas que adoram acabar com os enxames.

Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Meliponicultura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Abelhas sem ferrão: a questão do manejo das lixeiras.

  1. Aloisio disse:

    legal

    Curtir

  2. Alan disse:

    Boa tarde, amigo. Depois de muitas tentativas, finalmente consegui pegar um enxame de abelhas que acredito serem Jataí. Estou lendo bastante seu blog mas ainda tenho algumas dúvidas. A principal é que moro em apartamento sem varanda mas é em uma área muito arborizada e em frente a um parque estadual acho que isso facilitaria a busca delas por alimento. Só em um raio de 20 metros tem umas 6,7 árvores. Tenho uma bancada na janela. Poderia fazer uma cobertura e botar as abelhas acima dessa bancada? Nas chuvas de vento provavelmente iria molhar. Ou seria melhor deixar elas dentro de casa mesmo saindo pelas partes da janela que podem ficar abertas. Seria necessário o uso de canos até as saídas ou elas encontrariam seu caminho? Qual caixa vc indicaria nesse caso? Enfim. Muito obrigado pelas informações disponibilizadas no seu blog.

    Curtir

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w