Solo coberto na agricultura tropical e suas vantagens.

Devido às condições climáticas dos trópicos – temperaturas elevadas e uma grande quantidade de chuvas – a natureza buscou formas de preservar a estrutura física, química e biológica do solo.

As florestas tropicais “criaram” mecanismos baseados na diversidade de plantas, onde, naturalmente,  cada grupo vegetal ou forma vegetal ao ocupar diferentes andares dentro desse ambiente, acaba comportando-se como “filtros de proteção” ou barreiras físicas e somados a isso, uma camada de folhas e galhos (serrapilheira) que caem das plantas e cobrem o solo acabam o protegendo de processos erosivos devido a diminuição da velocidade das gotas de água das chuvas. E, também, esse fatores acabem funcionam como um filtro protetor ao diminuir a incidência solar que atingem a superfície da terra, evitando assim processos o super aquecimento e o ressecamento da superfície – tal processo é de enorme importância para a manutenção e perpetuação de uma grande quantidade de seres que habitam as camadas superficiais do solo (Primavesi, A. 2002).

A imagem mostra as copas de diferentes espécies vegetais em um trecho de Mata Atlântica localizada no Parque Estadual Carlos Botelho. São Miguel Arcanjo - SP.

A imagem mostra as copas de diferentes espécies vegetais em um trecho de Mata Atlântica localizada no Parque Estadual Carlos Botelho. São Miguel Arcanjo – SP.

E como a natureza e perfeita, a mesma camada de folhas, galhos e trocos caídos que protegem o solo, serve, também, de alimento para uma gigantesca quantidade de macro e micro seres (bactérias, fungos, minhocas, entre outros) e, consequentemente, acabam devolvendo para o ambiente uma grande quantidade de nutrientes que serão novamente reabsorvidos pelos vegetais e animais, esse mecanismo é denominado ciclagem de nutrientes é fundamental para a saúde e manutenção do ecossistema.

Camadas de folhas e galhos mortos que protegem o solo da erosão.

decomposição folhas

Na foto verificamos que a decomposição de uma folha. A velocidade da decomposição varia de acordo com a complexidade do carboidrato. Sendo primeira decomposto o amido, depois e celulose e só por último a lignina.

A relação da biodiversidade de seres que habitam o solo aliados ao aporte volumoso e constante de matéria orgânica pelos vegetais nas florestas, contribuí fortemente para formação e sustentação de exuberantes ecossistemas, como é o caso da Amazônia, que mesmo  originária de um solo  quimicamente pobre apresenta uma megabiodiversidade.

Diante dessas informações, fica claro a necessidade da incorporação da matéria orgânica nos sistemas agrícolas tropicas, além de adotar práticas que possibilitem o aporte constante de matéria orgânica sobre a superfície do solo, de modo a mantê-lo o sempre coberto. Um exemplo disso, são os sistemas agroflorestais, que inserem plantas, desde gramíneas até árvores, com o objetivo de fornecerem, além de tantas funções (madeira, quebra-vendo, frutos, adubo verde, forração etc.) matéria orgânica para o sistema produtivo.

Canteiro agroecológico com diversidade de hortaliças.

Canteiro agroecológico com diversidade de hortaliças com o solo protegido por cobertura morta.

ausência matéria orgânica

Além de pintarem o caule com cal, que foi discutido aqui neste blog, que não trás beneficio algum, também removeram toda a camada protetora solo. Ficou feio do ponto de vista e terrível  paisagístico e agronômico. Ler também: https://plantandovida.wordpress.com/2013/02/06/pintar-o-tronco-das-arvores-com-cal-faz-bem/

ausência cobertura nos canteiros

Verificamos nesta imagem a ausência de cobertura morta nos canteiros. Isso vai acarretar na erosão do solo, diminuição da vida útil do canteiro, aumento da temperatura do solo e perda de fertilidade.

solo coberto

Implantação de uma agrofloresta e cobertura do solo com materiais vegetais (capim, maona, etc.). Curso de agrofloresta ministrado por Ernst Götsch e Mutirão Agroflorestal, São Joaquim da Barra – SP.

influência da matéria orgânica no solo

Influência da matéria orgânica no solo. Ler também: https://plantandovida.wordpress.com/2014/10/28/a-importancia-da-materia-organica-no-solo/

Segue abaixo, enumeradamente, os principais benefícios da manutenção de uma cobertura morta sobre o solo nos sistemas agrícolas:

  • conservação da umidade do solo,
  • diminuição da temperatura da superfície do solo e proteção contra os raios ultra violetas,
  • fornecimento de alimento para a vida do solo,
  • proteção do solo contra a erosão hídrica (chuva, irrigação) e eólica,
  • redução de plantas infestantes ao redor dos cultivos,
  • melhoria das condições químicas do solo a longo prazo.

 

Felipe Furtado Frigieri

 

Bibliografia

PRIMAVESI, A. Manejo ecológico do solo:a agricultura em regiões tropicais – São Paulo: Nobel, 2002.

 

 

 

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Manejo Ecológico do Solo, Restauração Florestal, Sistema Agroflorestal e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Solo coberto na agricultura tropical e suas vantagens.

  1. ola, alguma informação, sobre a lignina nas raizes? qual tipo e parte de vegetais tem mais lignina e como se da a reação nas raizes depois duma poda?

    Curtir

    • Oi Luis,
      o teor de lignina vai variar bastante conforme a espécie. Depois que a árvore morre todo o sistema radicular começa a se degradar e ser consumidos pela vida edáfica, com isso cria-se galerias subterrâneas que contribuirão para a drenagem da água, além de melhor as condições químicas e físicas do solo.
      Um abraço.

      Curtir

  2. Bom seu Post! Gostaria de sugerir uma postagem sobre as novidades em relação ao controle de uma erva daninha chamada Drymaria cordata que vem aumentando significativamente aqui na nossa região e também sobre o controle de nematoides no solo que se originam de suas raízes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s