Paú (um super composto)

A madeira é produzida pelos vegetais através de um processo fantástico conhecido como fotossíntese. Os vegetais conseguem transformar a água mais gás carbônico, partir da energia luminosa do sol, em compostos orgânicos (frutos, sementes, folhas, madeiras).

Uma vez que uma árvore morre na natureza, toda madeira acaba servindo de alimento para uma infinidade de organismos (fungos, bactérias, cupins, formigas, besouros, etc.), que ao se alimentarem desse material, acabam decompondo-o até materiais estáveis que irão melhoras as condições físicas e químicas do solo.

O material originário da madeira e em elevado estágio de degradação  é denominado pelos indígenas como “paú”. Trata-se de um excelente material estável quimicamente e de baixa densidade, excelente para produção de compostos empregados na produção de mudas.

Na agrofloresta ou agricultura sintrópica a poda das árvores visa, além da entrada de luz no sistema, produzir esse material (paú) de modo a melhorar cada vez mais a fertilidade do solo, ciclagem de nutrientes e possibilitar o desenvolvimento de uma infinidade de organismos benéficos dentro do sistema.

Ovídeo abaixo mostra um pouco sobre o paú.

paú

Madeira em processo de decomposição

paú 1

Larva de besouro que se alimentava da madeira em decomposição.

paú 11

Larvas de besouro que se alimentavam da madeira em decomposição.

Fungos decompositores de madeira.

Fungo decompositor de madeira.

Fungos decompositores de madeira.

Fungo decompositor de madeira.

Nos sistemas agroflorestais a madeira é utilizada coo cobertura e proteção do solo

Nos sistemas agroflorestais a madeira é utilizada como cobertura e proteção do solo. Além de proteger o solo a madeira tem o poder de reter água no sistema e serve de alimento para uma infinidade de organismos.

Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Agricultura urbana, Arborização urbana, Manejo Ecológico do Solo, Quintais, Restauração Florestal, Sistema Agroflorestal. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Paú (um super composto)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s