Contato

Felipe Furtado Frigieri – Engenheiro Florestal

E-mail: felipefrigieri@hotmail.com

Celular:  (19) 981881563 (whatsapp)

Instagram: @felipefrigieri

76 respostas para Contato

  1. Nélio disse:

    Oi, boa noite.
    Gostaria de saber onde acho o estrato e a cera pra fazer as iscas para atrair as abelhas jataí.E o que tem a ver o estrato de propolis em alcool comum?Não entendi muito bem , tenho medo de fazer errado e em vez de atrai-las eu sumo com elas rss.Abração e continue assim

    Curtir

    • Olá,

      não sei te dizer um local específico em que irá encontrar esses produtos. Mas se procurar na internet vai encontrar muitas pessoas comercializando tais itens.
      Só não entendi sua pergunta com relação ao extrato de própolis.

      ABraços,

      Felipe

      Curtir

      • Le disse:

        Ola, Felipe
        Eu adquiri um enxame de iraí, mas notei que elas estão chegando na caixa, não entram cai e morre, estou com medo de perder o enxame, não sei se é o local pois é na sobra e a entrada fica próxima a parede, também notei que estão cansadas.

        Curtir

      • Pode ser que elas estejam tirando as abelhas mortas da colmeia..

        Curtir

  2. antonio disse:

    Achei incrivel o Felipe.
    É claro no que diz.
    Parabens.
    Tambem estou interessado nas jatais.
    Qual as medidas interiores da caixa de jatai (largura, altura e comprimento) de cada uma das partes.
    Obrigado

    Curtir

    • Olá Antonio. Muito obrigado.
      Da uma olhada neste artigo, nele tem os dados das dimensões da caixa. A medida interna vai depender da espessura da madeira. Normalmente usa-se uma espessura de 2 a 3 cm. No sul do Brasil recomenda-se utilizar madeira mais espessa, para isolar bem a colmeia do frio.

      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

      • ola Felipe,meu pai transferiu totalmente errado uma coméia de abelhas jatai para um recipiente,virou todo mel e danificou a “ninhada”,então andei lendo sobre as abelhas e coloquei em um recipiente maior(talvez até demais),coloquei os discos na posição certa de pé,após alguns dias depois ela a protegeram cmo elas fazem (não sei me expressar corretamente),e criaram a entrada que elas fazem que as protegem de formigas e tals,mas desde então não sairam mais para fora,e o recipiente que elas estão é em forma de um tambor de papelão,mais ou menos com 40 centimetros de altura e 30 cm de diâmetro,este recipiente encontrasse dentro de um galpão para evitar que a chuva molhe,mas é abafado este “galpão” isso pode prejudicar?o mel que ainda tinha virou lah dentro pela falta de cuidado do coroa,ficou no “chão” que é de plastico,o mesmo criou uma secagem na sua superficie,qual o risco?nunca vi a rainha mas pelo fato delas estarem la a mais ou menos 30 dias imagino que tenha rainha no local,o que posso fazer mudar para não perder a colmeia? ou mudar?obrigado desde ja..

        Curtir

      • O recipiente que elas estão é um pouco grande, você pode passa-las para uma caixa racional ou então numa caixa de 12x12x20 cm (medidas internas).
        O mel derramado pode atrair formigas, verifique se elas deram conta de limpa tudo isso, senão recomendo que dê um limpada.
        Um abraço.

        Curtir

  3. antonio disse:

    Prezado Felipe
    Desculpe-me, mas voce mencionou um artigo sobre as dimen sões da caixa, e não indicou onde encontra-lo,
    Por favor indique.
    Obrigado.
    ANTONIO

    Curtir

  4. claudeci montani disse:

    me ligar para contato de criacao de abelha. 67 91462711

    Curtir

  5. Roberto de Alvarenga Jr. disse:

    Boa noite, Felipe Furtado!
    Gostaria de saber mais detalhes de como produzir o extrato de cera para colocar dentro da garrafa pet para capturar abelhas jatai? Nos videos não ensina com detalhes como produzir o extrato de cera que é colocado dentro da garrafa para fazer a isca? Muito obrigado!

    Curtir

    • Oi Roberto.

      O extrato da cera é produzido a partir da coleta de cerume (cera mais escura) da colmeia. Coloca-se esse cerume em álcool e deixa descansar por 15 dias. Não tem segredo, mas para faze-lo é necessário o cerume.
      Obtido o extrato é só fazer igual o vídeo ensina.

      Um abraço,

      Felipe

      Curtir

  6. Alinne disse:

    Oi,Felipe =)
    É ótimo o seu site…tenho jataí no muro de casa,e estou estudando de mudar elas de local para uma caixa…vi as perguntas e as respostas.Mas gostaria de saber se posso fazer uma caixinha com caixa de feira.Não sei se esse material tem algum resíduo tóxico,já vi colocarem na caixa de isopor o q vc acha?
    Parabéns,aguardo retorno.
    Amor e Luz

    Curtir

    • Olá obrigado,

      Se você for do sul do país recomendo que faça a caixa com uma madeira mais espessa, agora, do contrário, não tem problema.
      Nunca trabalhei com isopor, não sei te dizer se é um boa.

      Boa sorte. Abraços.

      Felipe

      Curtir

  7. miriam araujo disse:

    Olá, tem um ninho de abelha jataí num tronco de árvore seca na casa de amigos, gostaria de levar para outra cidade, prrreciso abrir o tronco para retirar parte junto com a rainha? seriamelhor pedir ajuda a alguem com experiencia, ou posso fazer sózinha?

    Curtir

  8. MiriamAraujo disse:

    Ok. Vi o video de garrafa pet, se usar este procedimento elas passam para a garrafa? Sou leiga no assunto , agradeco sua atencao, vou pesquisar mais. Att, Miriam

    Curtir

    • Miriam a utilização da garrafa pet, é apenas uma tentativa para conseguir capturar uma colônia de jataí. As jatais não mudam de lugar como as Apis, elas apenas dividem a colmeia, ou seja, uma parte continua no mesmo lugar e a outra muda-se pra um novo.

      Um abraço,
      Felipe

      Curtir

  9. Miriam Araujo disse:

    Ok. Agradeço sua atenção, quando conseguir posto fotos .
    Atte. Miriam

    Curtir

  10. Miriam disse:

    Olá Felipe, mandei por e mail , por que não sei postar aqui, para você duas fotos de uma colmeia, (não tenho certeza) para que você faça a gentileza de identificar para mim, está no terreno onde tenho casa em Santa Catarina, e pensei que talvez fosse de algum tipo de abelha silvestre, já que vimos algumas pequenas voando perto. aguardo seu contato.
    Att. Miriam

    Curtir

  11. Miriam disse:

    Olá Felipe, bom dia.
    enviei novamente as fotos para seu e mail no dia em que fez contato comigo, penso que não recebeu . Não sei porque não está indo pois copiei seu endereço aqui do site para enviar. Vou tentar novamente agora.
    Att. Miriam

    Curtir

  12. Márcio Ferro disse:

    Caro Felipe,

    Acabei de observar sua lista de espécies arbóreas para solo encharcado. Próximo de minha residência existe um terreno de aproximadamente 10.000 m2 e que, infelizmente, foi devastado e utilizado como depósito de entulho de construção civil. Neste local existiam várias nascentes de água que foram aterradas, no entanto, o terreno ainda permanece úmido e quando escavado, começa a minar água por volta de 1,5 metro de profundidade.

    De acordo com a descrição acima, gostaria de saber quais espécies de árvores de pequeno e médio porte, nativas do estado de São Paulo, poderiam ser plantadas neste terreno. De acordo com suas informações, tentarei adquirir as mudas adequadas e iniciar o plantio nesta região.

    Desde já agradeço a atenção e lhe parabenizo pelo excelente trabalho.

    Obrigado,

    Márcio Ferro

    Curtir

    • Oi Márcio,

      todas espécies da lista são nativas do estado de são paulo e podem ser plantadas em ambientes com o solo encharcado. Porém o tamanho delas é variável, sendo a maioria de médio a grande porte.

      Um abraço,

      Felipe

      Curtir

    • Eraldo Monteiro de Barros disse:

      Marcio
      Procure ajuda junto ao INEIA ou o órgão que protege as nascentes na tua região.
      Se o teu terreno tem mesmo nascentes o ideal será protege-las e preservá-las.
      Elas podem ser úteis para muita gente ao serem preservadas e não vão inviabilizar (acredito) a utilização do terreno uma vez que Vc pretende plantar árvores nele
      Abs
      Eraldo

      Curtir

  13. Ernani disse:

    Olá Felipe, adquiri ano passado uma colméia de jatai e quando ficou forte fiz a divisão, ocorre que após o inverno uma das duas coméias divididas ficou fraca mesmo sendo alimentada artificialmente, a outra está forte. Me aconselharam trocar as duas coméias de lugar para dar uma “força” á colméia mais fraca. É correto isso? Posso fazer? Aguardo resposta

    Curtir

    • Oi Ernani, acredito que não seja uma boa opção fazer isso. Recomendo que aguarde um pouco, é normal uma das colmeia ficar mais fraca no início. E logo logo temos a primavera, a opção de flores aumenta e isso fortalecerá as colmeias.

      um abraço.

      Curtir

  14. Nicolas disse:

    Olá boa tarde.
    Gostaria de saber se vc sabe me informar quais os tipos de flores as Jatais preferem.
    Obrigado.
    Abraços

    Curtir

  15. Miriam disse:

    Oi Felipe, tudo bem? li seu comentário sobre as abelhas jataí, já estamos em dezembro, minha casa em santa catarina fica em meio a mata nativa do local, nunca colmeia de abelhas jataí por perto.., aqui em Curitiba tem uma no oco da raiz de uma árvore na calçada, mas penso que não daria para capturá-las por ser um local onde passa muita gente…, se deixar na mata perto de casa tenho chance de conseguir capturar outras espécies também ? rs. parece óbvia a resposta, mas gostaria de ter mais conhecimento a respeito.
    agradeço sua atenção.
    Att. Miriam

    Curtir

  16. Pedro Abuázar disse:

    Oi Felipe, tudo bem? Queria compartilhar este link: http://www.sampacriativa.org.br/jardineiro-clandestino-muda-a-lei-da-cidade-para-plantar-comida/.
    Abraço!

    Curtir

  17. Alexandra disse:

    Olá bom dia!
    TEnho no quintal de minha casa uma pequena criação de codorna ( 50). Gostaria de dicas para evitar o mau cheiro e a proliferação de moscas.

    Curtir

  18. Eraldo Monteiro de Barros disse:

    Alexandra
    Fiz um longo comentário mas errei a mão e ele não foi enviado
    Vai um resumo: Criando em gaiolas ou soltas Vc deve colocar embaixo das gaiolas ou no piso onde elas ficam um material que absorva as fezes e a urina evitando umidade. pode ser maravalha, palha, capim seco ou jornal picado e embolado. O importante é não “empastelar” o material deve ser “arejado”.
    De tempos em tempos ( quem sabe uma vez por semana seja suficiente) remova este material e acomode “em camadas” entremeando com grama cortada, folhas, restos vegetais e etc… para fazer um composto orgânico (este composto deve ser revolvido cada 20 ou 30 dias) – O importante é “arejar”. Devidamente manipulado nem a “cama” das codornas nem o composto vão dar mau cheiro nem atrair moscas. PODE TAMBÉM PULVERIZAR COM CAL (sem exagero) por que a cal reaje e acelera a formação do composto.
    Composto pronto, acrescentando umas minhocas Vc vai produzir humus de boa qualidade.
    Já vi criação de minhocas diretamente em baixo de gaiolas de coelhos … sem mal cheiro e sem moscas.;
    O segredo é na manipulação …revolvendo o material para arejar não dá mal cheiro nem moscas.
    para eliminar as larvas que estão por ai solta uma galinhas que elas comem tudo e ainda revolvem a “cama” – quem sabe as próprias codornas??
    EXPERIMENTA
    Vai tudo da experimentação.
    Mande notícias
    Eraldo

    Curtir

  19. Rafael Silva disse:

    Ei Felipe Furtado Frigieri Eu achei um ninho de jataí no oco da parede e coloquei a isca lá e depois quero levar para minha casa mas tenho que saber com quantos dias ou meses da pra mim tira de lá e levar pra casa e sei que dinoite e melhor porque elas fecha o cano do ninho se poder me responder vo ficar muito feliz Obrigado Adoro criar abelhas jatai que nao tem ferrão

    Curtir

  20. Alessander disse:

    Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida. Consegui própolis de abelha Mandaçaia. Consigo fazer a isca para capturar a abelha jataí com esta própolis?

    Curtir

  21. caro amigo é bom ter uma pessoa como vc para tirar as nossas duvidas.e é a primeira vez q entro em contato e gostaria de saber se eu posso fazer um tanque para criar peixes no meio das taboas pois estas estão se alastrando muito e esta me danificando o terreno , gostaria de fazer o tanque e plantar mudas de arvores que possa ser plantada em brejo, tbm gostaria de saber se vc pode me dizer onde eu posso adquirir mudas de arvores que possa ser plantadas em meio a taboas pois ja existe umas mas gostaria de plantar mais .E se vc conhece um meio de acabar com as taboas.

    Curtir

    • Imagino que para controlar as taboas, somente a remoção das mesmas.
      Procure viveiros de mudas nativas na sua região, consulte a secretaria de meio ambiente da sua cidade.
      Consulte também a agencia ambiental da sua cidade, é necessário autorização para mexer em ambientes alagados.

      Curtir

  22. miriam disse:

    Vc pode comer as taboas também, RS.pesquise sobre o assunto na internet.

    Curtir

  23. Marcello Messi disse:

    Boa noite Felipe.
    Gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Eu moro em SP e no muro de minha casa se instalou ao lado da torneira de meu quintal uma colmeia de Jataí. Já fiz algumas iscas pet desde o fim do ano passado e ainda não consegui captura-las. Gostaria de saber se existe alguma outra forma de captura-las pois não tenho a possibilidade de quebrar o muro que tem muitos encanamentos ao lado. Já comprei uma caixa para a possível transferencia. Um grande abraço e desde já agradeço.

    Curtir

  24. Giovanni Aimi disse:

    Caro Felipe
    Comprei uma garrafa-isca para Jataí, a qual levou quase 15 dias para chegar (Correios, S.J do Rio preto – Porto Alegre). Coloquei-a conforme a praxe, há quatro dias, e vi que o enxame nem sequer tomou conhecimento. Pergunto: quantos dias, ou meses, leva para a mudança? Minha garrafa-isca precisa de mais cera ou atrativo??

    Curtir

    • Oi Giovanni,

      não é possível fazer um previsão. A utilização da isca baseia-se numa tentativa, portanto não temos certeza do que vai acontecer. Recomendo que fixe bem a isca, instale em locais bem preservados, na sombra, de preferência, próximo de outros enxames. Outra recomendação e fazer o monitoramento diário da isca.
      Só um pouco de cera na entrada da isca é o suficiente.
      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

  25. suélem disse:

    Olá Felipe, estou louca querendo um pé desses sobre as minhas telhas, vc sabe me dizer qnto de terra vou precisar para que o pé cresça dessa forma?

    aguardo,

    Curtir

  26. Luís BARBOSA disse:

    Felipe dia 26/10 passado realizei a divisão de uma colmeia de jatai acompanhando uma realeira, neste final de semana 04/04 deste ou seja cinco meses depois, percebi que a colmeia esta diminuindo a movimentação de abelhas quase por completo. Abri a caixa e percebi que ali encontrava a rainha praticamente só, com pouquíssimas operarias, não percebi nenhum ataque de insetos estranhos ao local. Para não deixar a rainha quase só, abri uma outra caixa, peguei três discos de filhotes e coloquei na mesma caixa em que estava a rainha de poucas operarias. Por uns 30 minutos deixei a caixa no mesmo local da caixa que emprestou os discos de filhotes, objetivando capitar algumas “operarias campeiras”, logo em seguida voltei a caixa para o lugar de antes. Será que fiz correto? Será que não causei nenhum conflito? Desde já agradeço pela sua atenção.

    Curtir

  27. Antonio Pace disse:

    Olá Felipe
    Tenho um muda de palmito juçara num vaso deixado pelo meu genro em minha casa temporariamente em virtude de curso no exterior. Noto que o palmitinho esta secando lentamente. Tenho gato em casa e notei que comem as pontas das folhas. Mudei para outro ambiente sem luz do sol direta mas com vento. Rego esporádicamente. O que devo fazer?

    Curtir

  28. José Roberto disse:

    Bom dia Felipe !
    Estou interessado em comprar atrativos para a captura da especie de ABELHAS BORÁ ..
    Por acaso você comercializa ?
    Ou tem alguma indicação ,para que eu possa adquirir??
    Desde já agradeço .
    José Roberto !
    rjsilvabeto@gmail.com
    Obrigado!

    Curtir

  29. Jairo Marucchi disse:

    Felipe, bom dia!
    Gostei do seu blog.
    Sempre gostei das abelhas Jataí. Só agora resolvi tentar criar em casa. Você poderia me fornecer informações e materiais necessários para o início de criação ou indicar alguém que possa fazer isso?
    Pode entrar em contato no meu email.
    Grato,
    Jairo

    Curtir

  30. Felipe, tenho em casa um pedaço de tronco com abelha jatais, mais o tronco esta apodrecendo
    preciso mudar como fazer.
    comprei uma casinha de madeira só não sei como fazer
    pode me ajudar
    obrigado

    Curtir

  31. Fernando disse:

    Boa tarde, troquei minha caixa de jatai de lugar, choveu dois dias, e ontem a noite aproveitei pra troca, mudei uns dois metros mais ou menos uma da outra, mas hj elas estão perdidas estão indo aonde as caixas estavam interiormente, o que posso fazer, elas vão achar novamente as suas caixas?
    Obrigado aguardo retorno

    Curtir

  32. Thiandra Cristina disse:

    Boa tarde Felipe. Numa das verificações da minha colméia, a fresta da tampa não ficou bem fechada, deixando uma fresta. Resolvi vedar com o betube q tinha guardado, de uma outra colméia. Agora elas estão varias sobre o betume, patece q tetando tirar. Fiz mal? Devo retirar e deixar elas mesmas fecharem a fresta???
    Obrigada e abraço.

    Curtir

  33. jose disse:

    Ola, gostaria de saber preço das iscas ,quero iniciar a criaçao e gostaria de receber informaçao e material . Um Abraço.

    Curtir

  34. Andriel disse:

    Tenho um ninho de jatai abandonado que eu ganhei.A estrutura está inteira porém a cera está quebradiça. Gostaria de saber se é possível reaproveitar este ninho?

    Curtir

  35. Bárbara disse:

    Excelente, é isso que precisamos. Vamos fazer a diferença p o planeta e para as pessoas que estão ao nosso redor. Nosso projeto com os jovens vai dar certo!

    Curtir

  36. Charle Amaral disse:

    Felipe, boa noite. Tentei retirar abelhas jataí do muro da minha casa, mas não obtive êxito, pois, ao furar o muro verifiquei que a colmeia é muito no fundo. Se a escavação continuasse teria que construir outro muro. Acho que as abelhas atravessaram o muro e fizeram morada na terra. Eu até comprei uma caixa racional para tentar a captura. Se eu colocar essa caixa na frente da entrada da colmeia no muro, será que consigo atrair as abelhas e possivelmente uma princesa abelha de jataí?

    Curtir

  37. Alex r.costa disse:

    Olá Felipe!!
    Lhe mandei um e-mail sobre limão.
    Plantei limão Thaiti em um solo que encharca em um período. Gostaria de saber se isso impede do limoeiro dar frutos?

    Curtir

  38. Boa tarde, procuro sementes ou mudas de Melothria pendula para comprar. Você tem disponível?

    Curtir

  39. Gilberto Rufino Jr disse:

    Bom dia.
    Tenho a algum tempo uma colmeia de jatai que se instalou nos muros de pedra da fundação de minha casa.
    Gostaria de atrair/criar outras colmeias em minha propriedade. Sou marceneiro amador. Preciso de projeto das caixas e das iscas e instrução de como proceder. Favor enviar orçamento por email.
    Obrigado
    Moro em Florianópolis-SC
    Cep 88.062-300

    Curtir

  40. Nosso software acabou de acessar seu site (Plantandovida), e preencher seu formulário de contato com esta mensagem. Como você está vendo, ela chegou até você.

    Mas divulgar nos formulários de contato funciona?

    Matéria completa no site:
    https://www.tecnoticias.com.br

    E saiba como você pode aumentar as vendas do seu site.

    Um abraço
    Adelaide

    Curtir

  41. Aldo oliveira disse:

    Felipe, boa tarde!
    Você comercializa iscas e iscas pets para pegar jatai? se sim me mande os valores por favor no email.
    aldooliveira19@gmail.com

    Grato

    Curtir

Deixe um comentário