Modelo de caixa para Jataí

A abelha jataí se adapta bem a diversos tipos de “ninhos”, na natureza ela se instala principalmente em ocos de árvore. Já na área urbana, é comum encontrá-las em ocos de parede, forno de alvenaria, caixa de energia e entre outros.

Para quem deseja ter uma criação com a finalidade comercial ou não, recomendo alojar as abelhas em caixas chamadas inteligente ou racional. Pois neste tipo de caixa a divisão das colmeias e o manejo de mel e pólen é mais acessível, quando comparados com as caixas “não inteligentes”.

Segue abaixo um modelo em 3 dimensões de um dos tipos de caixa inteligente -o modelo em questão chama-se INPA. O material para confecção das caixas pode ser oriundo de madeira de plantio comercial de árvores, como o de eucalipto ou até mesmo de resíduos de poda e corte de árvores, restos de madeiras usados em construção, tábuas, e etc.

fhgsfdhf

Vista geral da caixa modelo INPA para jataí. No ninho e sobreninho devem ficar os discos de cria e na melgueira, os potes de mel e pólen. A divisão da colmeia pode ser feita através da retirada do sobreninho, desde que nele tenha uma realeira (célula real) nos discos de cria.

gfdgfd

Conforme a imagem, verificamos que no sobreninho e melgueira possuem uma superfície de separação. No sobreninho tal lâmina tem o objetivo de facilitar o processo da divisão da colmeia, já na melgueira a ideia é criar um andar de depósito de alimento (potes de mel e pólen). Para separação dos andares pode ser utilizado uma chapa fina de madeira, acrílico ou material semelhante.

Ninho com as dimensões internas. A espessura da madeira pode ser de 2 cm.

Este é o primeiro andar da caixa e recebe o nome de ninho, é nele que ficaram parte dos discos de cria. A espessura da madeira pode ser de 2 cm. O fui que aparece na imagem é por onde as abelham entraram na caixa, ele deve ter uma espessura de aproximadamente 0.6 cm de diâmetro ou equivalente ao diâmetro de uma caneta comum tipo “bic”.

Utiliza uma chapa de acrílico com um losango no meio para separar o ninho do sobreninho.

Este é o segundo andar da caixa, recebe o nome de sobreninho. Neste andar ficaram também parte dos discos de cria. As medidas internas são as mesmas do ninho.

Melgueira com as medidas internas. Deixa um pequeno vão para que as abelhas possa passar do sobreninho para a melgueira.

Melgueira com as medidas internas. Deve ser deixado uma abertura para que as abelhas possam passar do sobreninho para a melgueira. É neste andar que as abelhas depositaram os potes de mel e pólen.

Vista interna da caixa. De baixo para cima, ninho, sobreninho, melgueira e tampa.

Vista interna da caixa. A caixa tem 3 andares,  de baixo para cima: ninho, sobreninho e melgueira.

Felipe Furtado Frigieri

Anúncios

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Esse post foi publicado em Jataí, Tema Livre. Bookmark o link permanente.

103 respostas para Modelo de caixa para Jataí

  1. Sonia Rosa disse:

    Felipe, boa noite!
    Primeiramente admiro pessoas como você que tem a humildade de multiplicar o seu conhecimento sem egoismo!
    Poderia me passar o seu e-mail gostaria se possivel de algumas orientações sobre a horta e florestas urbanas da abelha jatai penso que ja entendi plas suas explicações.

    Curtir

  2. Sebastiao Gurgel disse:

    Felipe boa tarde, gostei dos seus esclarecimentos sobre a criação de abelhas jataí,sempre gostei dessas abelhas só não sabia como conseguir atraí-las,queria tirar umas dúvidas:Quanto tempo tenho que deixar essa garrafa pet no local e como sei que a abelha Rainha está lá dentro? E como faço para colocar no local definitivo ou posso deixá-las na garrafa pet definitivamente?
    Um abraço

    Curtir

  3. Reinaldo disse:

    Boa noite Felipe!
    Tenho em casa uma caixa com jataí (forte); esta caixa enxameou ( a + ou – um mês) para uma isca pet que coloquei a 70cm de distancia da caixa mãe. coloquei, então, outra caixa isca próximo a caixa mãe e a isca pet (que ja´está habitada). Durante um mês tudo normal, porém de domingo prá cá, notei que tem aparecido muitas abelhas mortas no chão, elas caem empelotadas. Notei também que tem muitas jataí visitando a última caixa isca que instalei. Será que um enxame( de longe) está tentando entrar na caxa e estão entrando em conflito com as que estão na pet? ou estão brigando entre si mesmo?

    Curtir

  4. Reinaldo disse:

    Bom dia!! Afastei a pet e a caixa mãe ( uns 20 metros), deixando a caixa isca sozinha, já no dia seguinte vi muitas abelhas entrando e saindo da cx isca, porém parece que estão somente visitando ou roubando a cera que coloquei como atrativo. Parece que são abelhas de outro enxame, pois elas vem de direção contrária de onde estão as minhas abelhas. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo excelente conteúdo de seu site.

    Curtir

  5. Paulo disse:

    OI
    COMO CRIAR NA CABAÇA ?

    Curtir

  6. Paulo Cezar disse:

    Olá, Você Sabe Porque Minhas Abelhas jatai elas Fecharam a tampa da Caixa e não Querem Mais Sair isso e Normal ? Obrigado

    Curtir

  7. Jacson Siqueira disse:

    Felipe, sou morador da região de Carazinho/RS, nesta semana notei a presença de abelhas sem ferrão em uma parede de concreto próximo a uma escada em minha casa, agora já esta visível o tubo de entrada da colmeia. Minha dúvida é se eu já posso transferir essas abelhas para uma caixa? esse colmeia já esta plenamente formada, pois tenho medo de retira-las e elas não sobreviverem…

    Curtir

  8. César Chaigneau disse:

    Felipe parabéns pelo site! de umas semana pra ca, eu comecei a ter vontade de criar abelhas Jataí em casa, ai comentei com meu sogro e ele falou que tinha uma colmeia na casa dele (Frequento a casa dele todas as semanas a dois anos e nunca tinha visto), tenho medo de fazer a multiplicação direto de uma caixa para outra, pois é uma caixa simples (não racional), queria saber se ja é tarde para colocar uma caixa isca la perto, ou se ainda vai sair mais um enxame de la? E qual melhor mes para espalhar caixas isca? obrigado!

    Curtir

  9. Lealdo Francisco de Oliveira disse:

    Fantástico este modelo de caixa , vou implementar de imediato. Grato

    Curtir

  10. Vanderlei neis disse:

    Ola amigo parabens pelo excelente trabalho minha duvida seria assim achei um enxame de mirrim e troce pra casa mas como n sei nada de como criar coloquei elas la ja tem 1ano entao resolvi tranferilas para uma caixa apropriada este modelo q vc mostro pode ser almentado a melgueira ou tem q ser assim mesmo e como fasso pra saber qual e a rainha e quak sao os disco de reproducao desde ja agradeco a colaboracao

    Curtir

  11. jurandir disse:

    Felipe! Gostaria de saber oseguinte: visualusei um ninho de jatai numa parede perto do alicerce e esta profundo ainda não consegui tirar, porem observei o seguinte as abelhas qd saem do ninho parecem estar tontas elas caem no chão e depois de muito se baterem elas conseguem voar.! Saberia me dizer o pq isso acontece?

    Curtir

  12. Welisson Carvalho disse:

    Felipe Parabéns pelo trabalho.
    Eu gostaria de saber qual a melhor época do ano para colocar iscas pet. Sou do sul de Minas Gerais obrigado.

    Curtir

  13. Bom dia! Felipe parabêns por multiplicar seu conhecimento e obrigado pelas dicas. Tenho dúvidas sobre a espessura máxima das paredes da caixa e altura do ninho, e ainda se possível os tipos de madeira que poderia utilizar na construção das caixas de abelha jataí, muito obrigado.

    Curtir

  14. Gustavo Mazzaratt disse:

    Felipe, bom dia, primeiramente parabêns pelo seu trabalho. gostaria de saber se as separações ficam soltas um da outra ? por favor me mande a resposta por email, pois estarei viajando a trabalho.

    g.mazzaratt@live,com

    Curtir

  15. Katia steinfeld disse:

    Olá Felipe, moro no rj (cidade) e gostaria de começar a criar abelhas jatai para recolher o mel. Como devo fazer? Você recomenda algum guia passo a passo? Quantas caixas como essa são necessárias para obter uma produção suficiente pra uma família que consome em média 250ml/mês ? Posso comprar a caixa pronta em algum lugar? Obrigada! Katia

    Curtir

  16. Paulo Henrique disse:

    Parabéns Felipe belo trabalho. Minha dúvida é a seguinte: Moro no norte de minas gerais região muito quente “cerrado” estou interessado em começar criação de jataí só que percebi muitas colmeias de mandaçaias em árvores também. Posso utilizar essa caixa racional também? e as medidas são as mesmas? Aguardo resposta se possível por e-mail. talktopaulo1@gmail.com
    Desde já agradeço. Paulo Henrique.

    Curtir

    • Oi Paulo,

      sim o modelo da caixa INPA pode ser utilizado na criação das mandaçaias. No entanto, a medida não é a mesma da jataí. Utilize ninho 18x18x8 cm de medida interna para o ninho e sobre ninho e 18x18x6 na melgueira.

      um abraço e boa sorte.

      Curtir

  17. claudio henrique disse:

    Olá Felipe, gostaria de saber qual o tipo de caixa que devo usar para as abelhas mirim, ou pode ser a mesma da jataí ? Obrigado

    Curtir

  18. GILBERTO LUIS MATSKE disse:

    ola felipe,tenho tres colmeias de uma abelha preta ela e o mesmo tamanho da jatai o mel e mais liquido e meio amargo,gostaria de saber o nome dela e qual o modelo de caixa que devo usar, tenho a tempo numa caixa quadrada e elas nao aumentam. o mel e pouco.

    Curtir

  19. Fantástico, Adorei seu blog, parabéns, muito obrigado por repassar seu conhecimento.

    Curtir

  20. Fernando disse:

    Bom dia! Felipe tudo bem!…favor quando possível me responder. Coloquei um frasco de plástico (vidro de maionese hellmann’s) embebido de atrativo ao lado da colméia original…e percebendo uma movimentação imcomum na colméia…vi várias abelhas no chão entrelaçadas…e outras mortas…suspeitei que pudesse ser uma enxameação….invadindo além do vidro de maionese a colméia originária….um enxame muito forte….dai obstrui sua entrada com uma tela (de proteção contra muriçoca). No dia seguinte pela manhã retirei o tapume de tela e a vida na colméia voltou ao normal.
    Pergunto…isso seria uma enxameação ou simplismente um dia atípico na colméia?…abraço

    Curtir

  21. rulio peres elias pereira disse:

    Oi Felipe !!! Tentei dividir uma colméia de jataís, mas com o tempo algumas morreram e as outras foram embora. Estou tentando capturar com isca pet, mas ainda não apareceu nada. Existe uma colméia alojada em um alicerce, seria bom colocar a isca pet bem próximo ?

    Curtir

  22. rulio peres elias pereira disse:

    Vc pode me responder por e-mail ? rulioperes@hotmail.com

    Curtir

  23. Salvatore disse:

    Blm dia…tenho uma caixa de luz na entr ada de minha casa em sp sp..tem um enxame entrando nesta caixa como devo proceder pa retirar estas abelhas que devem ser Jatai pois esta no começo

    Obrigado …….

    Curtir

  24. Olá bom dia! gostaria de saber se as separações do ninho, sobreninho e melgueira fica solta ou é fixada… obrigado por repassar o conhecimento… abraço

    se der para responder no meu e-mail: douglasferreira_bio@hotmail.com
    grato!

    Curtir

  25. vinicius disse:

    Bom dia! Sou novo neste ramo,tenho uma grande colméia em uma caixa simples,fiz este seu modelo e queria multiplicala porem não entendo nada sobre a multiplicação pode me ajudar?

    Curtir

    • Caixa (A) – caixa que vai ser dividida, Caixa (B) receberá a divisão.
      Você vai pegar uns 6 discos, alguns deles deve ter a realeira, da caixa a e colocar na caixa b. A caixa b deverá ficar no local da caixa A. A caixa a deverá ir para um local a uns 10 metros da caixa b.
      A caixa b receberá as operárias da caixa a, esta por sinal perderá um pouco das operárias, no entanto já possuirá uma rainha. Alimente com xarope de açúcar ambas as caixas.

      Curtir

  26. vinicius disse:

    Oque é uma realeira?

    Curtir

  27. Júlio disse:

    Ótimas orientações, muito obrigado por compartilhar!

    Curtir

  28. Wellinson disse:

    Eu posso trocar akele plástico ali na melgueira por ripas de bambu?

    Curtir

  29. Carlos Ferreira disse:

    Excelente Felipe! Você está de parabéns, pela clareza das explicações e principalmente por divulgar o conhecimento. No final das contas , todos saem ganhando, inclusive as abelhas , que acabam ganhando mais cuidados e proteção.

    Curtir

  30. Rafael disse:

    olá, meu pai consegue pegar bastante enxames de jatai com garrafa pet, mas nunca obtém sucesso na confecção do mel, pois ao repassar elas para as caixas que são do mesmo modelo, as abelhas ao invés de fazer o mel no ultimo andar elas simplesmente fecham as passagens com cera e fazem todo o resto de ninho, e misturando com poucas quantidades de mel. Assim na hora de colher esse mel, acaba que o ninho se danifica!
    agradeço se puder ajudar 😉

    Curtir

    • Oi Rafael,

      sugiro que quando for passar o enxame da isca pet para a caixa, você só utilize o ninho e o sobreninho da caixa. Conforme o enxame for se adaptando e se fortalecendo você coloca a melgueira, isso pode ocorre uns dois meses depois da transferência.

      Um abraço.

      Curtir

  31. Pablo Luz disse:

    Olá Felipe. Fiquei com uma dúvida, vc não acha que ao invés de usar 3 cm de altura para a melgueira, deveríamos usar pelo menos 5 cm? Obrigado!
    Obs.: Mandei um email pra vc, agradeceria se tu pudesses me ajudar a identificar a espécie da foto.
    Abraços!

    Curtir

  32. Pablo Luz disse:

    Olá Felipe,

    Notei que esse modelo não possui a lixeira e nem furo de ventilação no sobreninho. Eu tinha lido na apostila ProVárzea/Ibama que isso era necessário. Afinal, vc acha que deve colocar ou não?

    Obrigado!

    Curtir

  33. marinabrandt disse:

    Olá! Obrigada pela dica. Gostaria de saber de que são feitas as divisórias da melgueira e sobreninho . Obrigada!

    Curtir

  34. Valdirene disse:

    Bom dia Felipe, gostaria de ter uma colméia de jatai, mas ñ sei onde conseguir um ninho pronto.vc pode me informar onde posso comprar? Obrigada

    Curtir

  35. Soneli Fernandes Magalhães disse:

    Ola! Tudo bem! Desde criança, na minha casa , meu pai tinha uma caixinha ,que para onde mudavamos, ela tbm. Então quero fazer uma p mim. Gostaria de saber quais as plantas que a jataí prefere p retirar o néctar . Já estou cultivando um pé de ibisco , porque me falaram que elas gostão, mais queria outras variação de flores e a opnião de uma pessoa mais experiente no assunto poque sei que se elas não encontrar Fonte de néctar por perto elas abandonarão a caixa.Se puder me ajudar serei eternamente grata. Tudo de bom.

    Curtir

  36. André disse:

    Boa noite Felipe, gostaria de saber qual o melhor material para fazer a divisão entre a melguera e o ninho de cria. Obrigado

    Curtir

  37. Eduardo Pedro Machado disse:

    Boa tarde Felipe!
    Parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de saber se a madeira de MDF tem alguma toxidade para as abelhas, estou pensando em fazer algumas caixas para jataí e mandaçaias com este material.

    Obrigado

    Curtir

    • Oi Eduardo,

      na produção do MDF são utilizados alguns adesivos, não sei te dizer se eles são tóxicos para as abelhas. Outra coisa que você deve atentar é o local que vai por essas caixas, pois se pegar chuva poderá estragar o MDF.

      Um abraço,

      Felipe.

      Curtir

  38. Asterio disse:

    Bom dia. Novato na arte e algumas duvidas. Neste instante preciso saber qual a espessura ideal do furo de entrada (para que a rainha nao passe/fuja) e a mesma informacao para os furos da divisao (aquela de plastico) entre o ninho e melgueira (para que a rainha nao suba para a melgueira e aumente o ninho de forma desordenada). Obrigado

    Curtir

  39. boa noite, primeiramente parabéns pelo blog e pelo conteúdo, fico contente de ter pessoas assim compartilhando sabedorias. tenho uma duvida, estou recém chegando no assunto e gostaria de saber se pode colocar mais de uma melgueira, se poder, quantas no máximo?
    Obrigado e parabéns.

    Curtir

  40. Narada disse:

    Olá Felipe, as caixas racionais ou inteligentes, não há necessidade de colocar quadros como é feito em outros modelos para apis mellifera?

    Curtir

  41. guto disse:

    Muito pouco informativo a materia

    Curtir

  42. Maedson disse:

    Boa tarde, pessoa! Felipe, encontrei um enxame de jataí em um oco de madeira, sei que para capturá-la preciso da isca pet, mas existe alguma outra coisa que eu possa colocar na pet para atraí-las?

    Curtir

  43. Isaac Bezerra e Silva disse:

    Olá Felipe, construi uma caixa com pinus, madeira nova que apresenta o cheiro característico de breu. Gostaria de saber se posso transferir as Jataí para essa caixa sem problemas. Abraço. Isaac

    Curtir

  44. Heitor Cintra disse:

    Bom dia! Felipe, estou iniciando na criação de abelhar sem ferrão. Vou começar a montar caixas para receber jataí.Solicito sua ajuda no esclarecimento de algumas dúvidas. Nos seu entender, em um local de temperatura mínima de 12 graus C no inverno (pode chegar a 30 no verão) seria necessário que a espessura das paredes dos ninho etc.seja maior que 2,0~2.5 mm? As partes em PVC (ou similar) que separam o ninho, sobreninho e melgueira ficam “soltas”? Vi um modelo de caixa no qual o furo não fica localizado no centro de uma das paredes da ninho; qual é a vantagem disto?
    Obrigado.
    Abraço!

    Curtir

    • Oi Heitor, 2,5 cm são suficientes.
      As divisórias ficam presas.
      Não é vantajoso, pois vai atrapar no momento da divisão, o ideal é que o furo fique no centro.

      Curtir

      • Isaac Bezerra disse:

        Acho este modelo de caixa simples e funcional. Estou iniciando uma criação de Jataís e vou adotar este modelo. Como aqui no inverno as temperaturas podem chegar a 2-3º penso em adotar uma espessura mínima de 3 cm, ou utilizar 2,5 cm mas nos dias frios proteger a caixa com uma sobre-caixa de isopor que cubra todo o conjunto.absIsaac

        Curtir

      • Legal, Isaac. Boa sorte.
        Abraço.

        Curtir

  45. Heitor Cintra disse:

    Coloquei medidas em mm por engano … são em cm ….

    Curtir

  46. Ademir Batistella disse:

    Olá Felipe,
    Primeiramente parabéns pelas suas informações que estou acompanhando diariamente desde novembro/16 e desde então já consegui 8 enxames nas iscas pet de um total de 13 que montei, seguindo as suas orientações (um percentual muito bom, creio eu), agora vou partir para a confecção da caixas, mas tenho duas dúvidas, pode me ajudar?
    1) Você informou que as medidas interna das gavetas devem ser: 12 x 12 x 5; pergunto: podem ser 10 x 10 x 6?
    2) Porque a altura do ninho/sobreninho é diferente da melgueira? pergunto: Não podem ser iguais? ou seja 6 cm? Isso faz diferença para a colméia????
    grato pelas dicas!

    Curtir

    • Oi Ademir,
      não existe uma medida exata, isso você vai perceber conforme for manejando as abelhas. Acredito que funcione o ninho de 10x10x6 cm.
      A melgueira é mais baixa porque é um padrão ideal para as abelhas completarem com mel. Mas como disse, não tem um padrão, vale a pena testar..

      Um abraço e boa sorte.

      Curtir

      • Isaac Bezerra disse:

        Boa tarde, Gostaria de saber se para capturar Mandaçaia e Mirim é necessário utilizar loções específicas. Minha localização é em São Leopoldo-RS. Já observei a presenças das pretinhas em flores do entorno mas só capturei Jataís. Se alguém tem loção para vender eu gostaria de adquirir.Abraços, Isaac

        Curtir

  47. Dhiney disse:

    Já posso fazer a transferência das abelhas que estão na garrafa pet,direto para essa caixa,INPA ? Ou tem que ser em outra caixa? Obrigado.

    Curtir

  48. vandilson disse:

    primeiramente parabêns pelo seu trabalho. gostaria de saber se as separações ficam soltas um da outra ?

    Curtir

  49. Oi Felipe, prazer imenso em poder compartilhar seus conhecimentos.
    Meu nome é Edelcio Egidio
    tem um enxame de jatai se alojando em uma gaveta de um armário de madeira na minha área de lazer. Percebi a movimentação a 5 dias aproximadamente.Por não o local adequado, pretendo transferi-lo para uma caixa racional do modelo inpa. tenho duas dúvidas: 1ª. Qual o tempo que devo esperar para a transferência e 2ª: na construção da caixa os fundos do sub ninho e da melgueira devem ser fixados nas caixas ou devem ficar soltos (somente colocados) entre elas.
    vc pode me esclarecer tais dúvidas, agradeço imensamente.
    obrigado

    Curtir

  50. pode me responder no e-mail: de.egidioadv@gmail.com
    obrigado

    Curtir

  51. Tiago disse:

    E aí Felipe, como vai,vc muito show o que vc faz. ,tenho pergunta e dúvidas a serem feitas a vc pode ser?

    Curtir

  52. Tiago disse:

    e ai Felipe como vai ?tenho dúvidas a serem tiradas , 1 delas é quê eu transferir um jatai de um barranco para uma caixa simples com quanto tempo posso fazer a divisão, e tmb moro no sudoeste baiano está é uma epoca favorável para este processo ,e aliás como fzr as divisões?
    mim responda é porque estou muito invocado para fazer um meliponario

    aqui na minha casa tem 4 colmeias de jatai, vc acha q dessas 4 sairam so de uma através da enxameaçao?

    Curtir

    • OI Tiago,

      vai depender da força do enxame. Independente disso, recomendo que espere, pelo menos, um mês.
      Divisão:
      Caixa (A) – caixa que vai ser dividida, Caixa (B) caixa que receberá a divisão.
      Você vai pegar uns 6 discos, alguns deles devem ter a realeira, da caixa A e colocar na caixa B. Está deverá ficar no local da caixa A. Por fim, a caixa A deverá ir para um local a uns 10 metros longe da caixa B.
      A caixa B receberá as operárias da caixa A, esta por sinal perderá um pouco das operárias, mas já possuirá uma rainha. Alimente com xarope de açúcar ambas as caixas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s