Como criar abelha jataí em casa

A jataí (Tetragonisca angustula) é uma abelha que encontra-se praticamente em todo território brasileiro, além de outros países da América Latina -nidificam em diversos locais.No ambiente urbano é comum encontrá-las em ocos na parede, caixa de energia, etc. E no ambiente natural costumam fazer ninhos em ocos de árvores.

As jataís são insetos sociais, uma colônia é composta por operárias (fazem todo trabalho na colméia, como: limpeza, construção, coleta de néctar para produção de mel, coleta de pólen e defesa…), zangões (responsáveis pela fertilização da rainha) e a rainha (faz a postura na colméia e mantém a ordem social).

Entrada da colméia de Jataí em um oco de parede. A jataí utiliza para construção de seu ninho e tubo de entrada uma mistura de cera (produzida por ela) e própolis (coletado por ela em alguns vegetais). Piracicaba-SP

Trata-se de uma abelha amplamente criada em nosso território, pois não são agressivas e são incapazes de ferroar devido apresentarem ferrão atrofiado, além disso, produzem mel de ótima qualidade, porém em pouca quantidade, principalmente quando comparada com a produção de Apis mellifera.

Entrada da colônia de jataí em uma caixa racional. Piracicaba-SP

Para obter uma colônia e dar início a criação, pode-se fazer uma caixa isca para atração das abelhas, comprar uma colônia, ou até mesmo transferir colônias instaladas em ocos de paredes, caixas de energia, etc. O seguintes vídeo mostra como se faz uma isca usando garrafas pet.

Com relação ao modelo da caixa para instalação da colônia, existe vários modelos, eles variam de acordo com a disponibilidade e gosto do criador. Neste endereço há vários exemplos:  – http://www.abelhajatai.com/galeria/main.php

Modelo de uma caixa racional para jataí.

Modelo de caixa

Modelo de uma caixa racional para jataí. Da esquerda para direita: ninho, sobreninho e melgueira mais a tampa.

Ninho.

Sobreninho com uma divisão. A idéia da divisória é separar o ninho do sobreninho, deve-se mantém uma abertura para permitir o aumento dos anéis de cria.

Melgueira. É nesta divisão que será depositado mel e pólen. Observa-se que foi deixado uma fresta para passagem das abelhas.

A caixa deve ser colocada em locais isolados da passagem de formigas, devido ao ataque desse inseto às colônias ser muito frequente. Para evitar isso, pode-se colocar as caixas em prateleiras e isola-las com graxa, isso impedirá a passagem das formigas.

Caixas colocadas em local protegido da chuva. Nota-se que a prateleira é isolada com graxa para se evitar a passagem de formigas.

Escolha também um local protegido da chuva para colocar a caixa, ou então, use um tipo de telha pra protege-la. As abelhas precisam de um lugar seguro, flores e água limpa para produzirem bastante mel!

Potes de mel (fonte de carboidratos) e de pólen (fonte de proteínas).

Retirando mel de jataí com a utilização de uma seringa esterelizada. Nunca retire todo o mel da caixa, pois poderá deixar as abelhas sem alimento. Aproveite a época da floração para retirar o mel, assim, ele será reposto rapidamente.

A criação de abelhas em casa é uma atividade muito prazerosa, além disso, pode fornecer mel, polinizar culturas e garantir a manutenção da espécie.

Adquira iscas para capturar enxames!!

Felipe Furtado Frigieri

Sobre Felipe Furtado Frigieri

Engenheiro florestal graduado pela ESALQ-USP. Interessado em discutir temas relacionados a arborização urbana, restauração florestal de ambientes degradados, horta urbana, reciclagem, criação de abelhas nativas, entre outros.
Galeria | Esse post foi publicado em Jataí e marcado , , . Guardar link permanente.

1.233 respostas para Como criar abelha jataí em casa

  1. Felipe, eu amei sua demonstração.
    Sou poeta, professora de poesia e, imagine que ganhei de presente de dia das mães uma caixa com enxame de Jataí.
    Pois bem, quando menina, eu vivia entre elas e seus canudos, debaixo do tanque de cimento.
    Elas voltaram depois de 50 anos para mim, e estou disposta a cultivá-las junto aos meus netos, aqui na Fradique Coutinho, em São Paulo.
    Acho que vou precisar de sua ajuda.
    Um abraço.
    Parabéns pela clareza e generosidade.
    Regina Gulla
    http://bosquesonhador.wordpress.com

    Curtir

    • Olá Regina,

      que legal que ganhou uma caixa de jataí, elas são muito dóceis e o mel delas é muito saboroso. Um belo presente, pelo que vi fez lembrar momentos bons da sua infância.
      Pode contar comigo para tirar suas dúvidas…
      Um Abraço.

      Curtir

      • leonardo antunes disse:

        boa noite felipe,estou gostando do seu site,da para aprender bastante;gostaria que pudesse me ajudar:gosto de abelhas desde crianca,onde eu morava com minha avó,tinha um poco que sempre que eu ia pegar agua com ela,vinham umas abelhas pretinhas e pequenas como um marinbondinho e me davam uma carreira que era dificiu conseguir pegar agua……… minha avó dizia que era abelha cachorro que nao tinha ferrao nem eram perigosas mas eu saia fora,porem achava maravihoso o trabalho delas,(vendo de longe),mas cresci e nunca pude ter uma colonia e na verdade nem pensei que pudesse ter,pensava que era ilegal como criar passaros silvestres;a um mes descobri que pode ser comprado uma colonia e desde entao estou ate perdendo noites de sono procurando sites onde posso comprar;ja vi muita coisa mas ate agora,nao cheguei em ninguem que venda enxames. meu pedido é: voce pode me informar um site ou contato onde posso adquirir uma colonia? de preferencia urucu ou abelha cahorro,(da minha infancia)mas aprecio qualquer das abelhas sem ferrao.voce as vende? meu cep é 24470080 rj meu email é leoantunes.iurd@hotmail.com se puder me ajudar,agradeco muito.

        Curtir

      • Felipe, gostaria de saber que plantas devo plantar em meu jardim pra ter as flores ideias para as abelhas jatai ….descobri ate agora que manjericão ajuda muito …quais as outras ? obrigado pela atenção

        jose carlos – criciuma -sc

        Curtir

      • OI Jose,

        os citrus e árvores nativas em geral, pitangueira, astrapeia, oro-pro-nobis.

        Um abraço.

        Curtir

    • Viviane Junqueira disse:

      Boa noite Felipe, adorei a reportagem. Estou com algumas Jatais amarelas rondando a madeira do telhado na varanda, porém sem sucesso na construção da colmeia, além de pássaros estarem tentando coletá-las. Ganhei uma caixa similar a da explanação, assim pretendo buscar isca para atraí-las para a caixa e deixá-las seguras. Tenho muitas plantas e flores em casa e nos passeios de minha residência. Há alguma proibição de tal procedimento, legalmente falando, resido no Estado de Minas Gerais, pois um amigo falou que era preciso conferir, mas não localizei nada acerca do tema.

      At.

      Viviane Junqueira

      Curtir

  2. jean disse:

    Felipe, para atrair as jatais eu derreti a cera delas e derramei numa garrafa pet.
    isso tambem vai atrailas?

    Curtir

    • Vai sim. Você deve encapar a garrafa com jornal para manter a temperatura e com saco de lixo preto. Coloque cera na tampinha da garrafa também. Coloque a garrafa em lugar protegido da chuva e que receba sol durante a manha e pegue sombra a tarde. Evite de mexer na sua isca no período em que as jatais estivem a visitando.Pode levar alguns meses até que a colonia se instale definitivamente na sua isca, durante este período as operárias ficam construindo a colméia até a chegada da rainha já fecundada. Boa sorte.

      Curtir

  3. Gilson Gugel disse:

    Boa tarde Felipe, parabéns pela iniciativa e clareza na explanação da ideia de isca para jataí. Tenho duas colmeias e gostaria de multiplicá-las, poderias me ajudar? Quero transferir as que tenho em caixas racionais como as suas. Como procedo sem prejudicá-las, época correta, melhor madeira para fazer as caixas e se aquela divisória entre o ninho e o sobre ninho é de papelão? Espero trocar muitas idéias com você sobre abelhas jataí.

    Sou de SC e aqui está um frio danado.

    Pela ajuda e atenção, grato

    Gilson Gugel.

    Curtir

    • Olá Gilson, que bom que gostou do texto!
      Vamos lá..com relação a madeira, não se tem muitas restrições quanto a espécies. A madeira de eucaliptos serve perfeitamente. Agora, como você mora aí no sul e aí faz mais frio que em são paulo, procure utilizar uma madeira de 3 cm de espessura, para isolar bem a colmeia do ambiente externo.
      Na minha caixa a divisória é de papel sim, mas caso você tenha algum material tipo acrílico você pode utilizar, é melhor que o papelão.
      Com relação a melhor época para fazer a transferência, como você vai apenas transferir a colméia e não dividi-la a época não interessa muito. Mas para evitar qualquer problema, procure fazer isso quando estiver mais quente, no frio as abelhas não saem muito pro campo. Quando for dividir, faça isso por volta das 12h. Nesse horário as abelhas estão no campo, isso facilita o manejo.
      Coloque a caixa nova no mesmo lugar da caixa velha. Quando for transferir os discos de cria para caixa nova mantenha-os na mesma posição, ou seja, não o inverta de ponta cabeça, pois pode matar as larvas afogadas. Transfira também os potes de mel, pólen e cera para caixa nova. Tome cuidado coma segurança da caixa, principalmente com as formigas. Para manejar a caixa sempre lembre-se das práticas de higiene, para evitar contaminação da colméia.
      Qualquer dúvida é só perguntar..

      Boa sorte. ABraços!

      Curtir

  4. Gilson Gugel disse:

    Boa noite Felipe, obrigado pela agilidade e clareza.
    Poderias postar quando for possível vídeos de formas para duplicar colmeias. estou um pouco ansioso. Sugiro que enquanto vais desenvolvendo a atividade da multiplicação, podes ir narrando (explicando) parece-me mais compreensível.

    Abraço.

    Gilson

    Curtir

  5. Gilson Gugel disse:

    Boa noite Felipe, na “paiz”..
    Acho que estou um pouco ansioso, mas se possível for, coloque aí alguns vídeos explicando um pouco a fabricação das caixas, principalmente a função de cada parte. (é sugestão). Também alguns vídeos de como multiplicar as colmeias, narrando o processo passo a passo. Tenho enorme curiosidade em aprender.

    Pela atenção, grato.

    Gilson.

    Curtir

  6. marcia disse:

    moro no 1a andar e ja tem um tempo que vejo essas abelhas pela janela ,me deparei com um ninho de abelha dentro da parede ,mas por fora,elas sao bem mansas e gostaria muito de transferir para outro lugar porem nao queria assusta-las ao ponto de elas deixarem meu lar,mas tenho medo.

    Curtir

    • Olá Marcia.
      Para transferir a colméia da parede só existe um jeito, você terá que quebrar a parede. Você poderia colocar também uma caixa isca para tentar atrair as jatais, mas neste caso, parte da colonia se dividiria e migraria para sua isca. Sendo assim, você teria duas colméias uma na parede e outra na sua isca.
      Nem sempre temos sorte com a caixa isca, mas você pode tentar!
      Qualquer dúvida é só perguntar, boa sorte.

      Felipe

      Curtir

  7. Izabel disse:

    Olá! Moro em Campinas, no 12 andar e gostaria de ter uma caixa de jataí na sacada, gostaria de ter essas abelhas como vizinhas. Seria possível? Onde encontro as caixas cúbicas do Prof Mario Sanches, para jataí?

    Curtir

    • Olá Izabel.
      Seria muito alto para as abelhas. Toda vez que as abelhas forem coletar néctar e pólen no campo elas teriam que descer 12 andares e depois subir novamente, isso seria um gasto muito grande de energia para elas. Não conheço nenhum lugar específico que venda as caixas. Eventualmente as pessoas pegam as pedidas da caixa e levam até um marceneiro para confeccioná-las.
      Espero ter ajudado.

      Um abraço,
      Felipe

      Curtir

      • Carlos disse:

        Oi Felipe, estou com um problema com com o alimento artificial. Eu coloquei xarope para tratar a abelha jataí e as abelhas africanas estão atacando este alimento. O que devo fazer.

        Curtir

      • Oi Carlos, experimente colocar a alimentação dentro da caixa…

        um abraço.

        Curtir

      • Carlos disse:

        Por o alimento dentro da caixa na parte de cima chamada melgueira. As abelhas não vão afogar. De quanto em quanto tempo eu colocobp xarope? Qual a quantidade devo colicar? Posso colocar uma tampa do vidro da conserva do palmito? A que horas devo colocar este alimento?

        Curtir

      • Coloque uma tampinha de refrigerante, 2 vezes por semana.

        Curtir

      • Carlos disse:

        Felipe a tampinha de refrigerante é muito funda vai afogar as abelhas. Você quis dizer a tampinha da cerveja que é mais rasa. Você não acha melhor?

        Curtir

      • Eu uso a tampinha de refrigerante e coloco dentro uns gravetos, assim elas não se afogam.

        Curtir

      • Carlos disse:

        Você coloca palito de dente dentro da tampinha com o xarope. Você põe os palitos em pé ou corta eles e pedacinhos. Você enche a tampinha até a borda. Coloca o xarope 2 vezes por semana. O cara falou que as abelhas morrem de frio. Isto
        pode acontecer mesmo?

        Curtir

      • Coloco os palitinhos dentro, uns 5 pedacinhos de 3 cm mais ou menos. Pode acontecer sim, por isso é importante que a caixa seja feita com uma espessura de 2 cm no mínimo.

        Curtir

      • Carlos disse:

        Obrigado pela explicação. Devo colocar o xarope dentro da melgeira? Qual o melhor horário, de dia ou de noite?
        Um curiosidade: a postura da abelha rainha jataí é de quantos ovos por dia. Quantas abelhas podem nascer por dia.

        Curtir

      • Pode por na melgueira, desde que elas estejam utilizando esse andar, caso contrario colo no ninho mesmo.
        Não sei te responder com precisar, eu imagina que uns 30 ovos por dia..

        Curtir

      • Carlos disse:

        Devo colocar o xarope dentro da melgueira? Qual o horário para fazer isto, de dia ou de noite? Uma curiosidade: A abelha rainha jataí põe quantos ovos por dia e quantas abelhas nascem.

        Curtir

      • Pode ser palito, graveto, a ideia é que elas se apoiem neles e não se afoguem. Pode encher tudo.

        Pode ocorrer sim.

        Abraço.

        Curtir

      • Eric Amorin disse:

        Mas elas podem usar o elevador kkk. (brincadeira, não pude deixar de comentar).

        Curtir

    • andre disse:

      o11 988011850 andre
      tenho a caixa padrão, acompanha 4 melgueiras de 200 ml facil manuseio

      Curtir

    • andre disse:

      o11 988011850 andre
      tenho a caixa padrão, acompanha 4 melgueiras de 200 ml facil manuseio, gostaria de saber tambem que minha colmeia estava populosa, de um mes pra cá não vi mais movimentação, decidi abrir e só achei umas 10 abelhinhas e algumas crias e nenhum mel, como se tivessem mudado, vc sabe o que ocorreu?

      Curtir

  8. caioserafim1 disse:

    otimo blog vou divulgar o meu aqui tamben é bom
    http://www.jatai.page.tl
    la eu vou divulgar esse aqui tanbem

    Curtir

  9. John disse:

    Olá felipe… tenho uma duvida sera que você pode me ajudar?
    olha só, tenho em um rancho um ninho de jataí que esta instalado dentro de um tambor…
    fiz a divizão da colmeia exatamente como no video, até a rainha que eu vi andando sobre os discos eu coloquei dentro da caixa filha… troquei a caixa mae de lugar com a caixa filha, e as abelhas campeiras estavam entrando na caixa como se fosse a anterior… mas essa troca de lugar durou somente 1 dia, no dia seguinte na parte da manha eu tive que voltar a caixa mae onde ela estava (que por um motivo ela nunca deveria ter saido de la rs) e entao coloquei a caixa filha pendurada na viga de madeira da area… mas essa semana que voltei lá, vi que as abelhas da caixa mãe estão se movimentando normal, e as abelhas da caixa filha parecem que tem medo de sair pra fora, cheguei la por volta das 16:00 hrs que é um horario de pico delas mais a caixa filha estava com o canudo fechado e então abri o canudo pra ver se tinha alguma movimentação pelo menos e apareceu varias abelhas mais como se elas estivesse ali pra fecha o canudo denovo… o que sera que aconteceu?

    Curtir

    • Olá John.
      Pelo que você me contou, na sua transfência você colocou a rainha na caixa nova. Né? Normalmente na transfência coloca-se a apenas os discos de cria com a realeira. A realeira dará origem a uma nova rainha para a colônia nova. Mas pelo que me contou as duas colônias ainda apresentam abelhas. Se o que está me dizendo já tiver completado uns 15 dias é porque as duas caixas já apresentam rainha. O que lhe recomendo é que proteja bem as duas caixas para evitar o ataque de predadores, como exemplo, as formigas. Como me descreveu a caixa nova apresenta-se um pouco fraca e este cuidado é importante até que ela se fortifique. Imagino que com a chega do calor sua colônia já esteja mais forte. Realizou a divisão no inverno? Recomenda-se este tipo de atividade no verão, onde o calor e a disponibilidade de alimento são maiores.

      Boa sorte.
      Att.
      Felipe

      Curtir

  10. caioserafim1 disse:

    vc tem augum lugar estrategico para colocar suas iscas
    e em que época vc coloca elas
    e qual o tipo de arvore que élas mais gostao de fazer seus ninhos
    ou em que tipo de ambiente mata fechada ou em meio dos pastos.
    dá uma dica ai

    Curtir

  11. caioserafim1 disse:

    presiso saber se vc tem um ponto estrategico para colocar suas iscas e se tem época para colocalas.
    em que tipo de arvores élas mais gostao de faer seus ninhos ?
    em que tipo de ambientes élas mais gostao de ficar mata fechada ou pastos abertos.
    presiso que vc me ajude.

    Curtir

    • Elas costumam fazer seus ninhos em ocos de árvores. Não sei te dizer se têm preferência por um tipo de árvore. Com relação a mata aberta ou fechada, também não sei te responder, mas costumo encontrá-las em trilhas ( incidência de luz favorável).
      Recomendo que coloque sua árvore e a posicione numa bifurcação que receba um pouco de luz solar. A melhor época para montar sua isca é o início de setembro. Se quiser pode colocar algum objeto para proteger sua isca da chuva. Amarre bem a isca, para evitar que ela caia.
      Boa sorte.
      Att.
      Felipe

      Curtir

  12. Cleiton disse:

    felipe,eu gostaria de saber se fica mais facil capturar as abelhas,pondo a isca ou a caixa definitiva?eu coloco perto da saida das abelhas ou mais distante?
    porque eu tenho 5 enxames alguns no oco do poste e outros no muro.
    eu gostaria de captura-las para iniciar um pequeno simples apiario.
    desde ja grato.
    obrigado…..

    Curtir

    • Olá Cleiton.
      Com relação ao utilizar a caixa ou a isca, tanto faz, no sentido da chance de capturar o enxame. A caixa tem a vantagem de ser definitiva. Você pode colocar distante das colméias que não tem problema. Verifique se a caixa esta no tamanho correto. As vezes muito espaço não é vantajoso para as abelhas.
      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  13. Cleiton disse:

    olá Felipe sou eu de novo!
    eu gostaria de saber quando o enxame estiver na caixa depois de algum tempo,
    posso mudar de lugar?
    qual a distancia que esse tipo de abelha voa para coletar polen ???
    estou perguntando isso porque eu quero mudar a caixa para uma distacia de 150mts do local original.
    se mudar o local corre o risco delas voltarem pra la quando sairem a coletar???
    obrigado ….

    Curtir

    • Olá Cleiton.

      Pode mudar sim, mas deve esperar pelo menos uns 2 a 3 meses para que a colmeia se estabeleça. Elas criaram novas rotas de coleta, não se preocupe. As jataís voam num raio de aproximadamente 300 metros.

      Att.

      Abraços
      Felipe Furtado

      Curtir

  14. caioserafim1 disse:

    felipe eu tamben tenho um enxame em uma arvore mas nao posso cortala é um pé de amora
    como faso para colocalas em uma caixa tenho que por uma isca ?
    e que distancia devo usar?
    espero que vc me ajude vlw

    Curtir

  15. John disse:

    Felipe, se lembra da caixa que eu te disse que estava fraca, que as abelhas não saiam pra fora.. então, esse fim de semana fui pra la e as abelhas ja estavam voando pra fora da caixa, n eram muitas, mais ja estavam em atividade. Uma pergunta, essa caixa tem só 1 mes… ainda esse ano, dezembro ou janeiro de 2012, posso fazer alguma coleta de mel?

    Curtir

    • Oi John.
      Lembro sim. Então, vai depender do bom andamento da sua colônia e da presença de florada abundante para uma boa produção de mel. Tendo esses dois fatores favoráveis a coleta do mel poderá ser realizada. Lembre-se de num retirar todo o mel, pois as abelhas dependem dele.
      Boa sorte.
      Att.

      Felipe Furtado

      Curtir

  16. John disse:

    blz, la tem muitas frutas, principalmente manga, e essa época os pés de manga estão carregados de flor.. vc tem msn pra duvidas tbm?

    Curtir

  17. Cleiton disse:

    felipe valeu pela explicação….
    mas, restam duvidas ainda, eu fiz algumas caixas igual a sua porem,
    pesquisando pela internet descobri um certo modelo de caixa ate parecido com este, só que
    mais encrementado.
    quando passamos o enxame para ela não se coloca os 3 modulos então:
    nesse modelo seu inicialmente coloca-se o ninho 1 e a melgueira ou todos os modulos????

    valeu ta ajudando muito……

    Curtir

    • Oi Cleiton.
      Realmente existe outros tipos de caixa para criação. Vai do gosto do criador. O único tipo de caixa que trabalhei foi o do exemplo do texto.
      Coloca-se apenas o ninho e a melgueira. Depois de um certo tempo pode-se colocar o sobreninho.

      Que bom que estou te ajudando.
      Boa sorte.
      Att.
      Felipe Furtado

      Curtir

  18. caioserafim1 disse:

    felipe vc tem muitas colmeias ?
    eu tenho 3 já é um bom começo ?

    Curtir

  19. Cleiton disse:

    muito obrigado pelos esclarecimentos mas, a cultura é meio complexa.
    você indicaria algun livro sobre o manejo das abelhas jataí??
    só mais uma coisinha como faço para adiquir os produtos que é usado na isca pet???
    eu consigo extrair das colméias???
    porque pretendo tirar algumas colméias do murro….
    essa semana não faço mais preguntas.

    valeu.

    Curtir

    • adelcio disse:

      Boa explicacao… gastaria de saber como conseguir o serume para fazer
      o liguido para colocar na isca. aqui onde moro ninguem tem

      Curtir

      • Olá Adelcio.
        Você pode adquirir de algum criador de jataí. Ou então procurar algum vendedor na internet. Tem uma comunidade no orkut de jataí, já vi algumas pessoas vendendo cera, caixa lá.
        Att.

        Felipe Furtado

        Curtir

    • Cleiton,
      infelizmente não conheço nenhuma literatura. O que sei aprendi vendo um vídeo e em algumas aulas na faculdade. Mas acredito que não seja difícil encontrar algum texto.
      Você pode adquirir de algum criador de jataí. Ou então procurar algum vendedor na internet. Tem uma comunidade no orkut de jataí, já vi algumas pessoas vendendo cera, caixa lá. Da uma olhada.
      Consegue sim!
      Att.

      Felipe Furtado

      Curtir

  20. caioserafim1 disse:

    felipe vc que tem esperiencia em isca como devo colocar umas iscas onde nao há
    uma colmeia perto é possivel que venha um enxame ?
    a probabilidade é menor ?
    ve se vc consegue postar uma foto de um lugar estrategico onde vc colocou uma isca de pet
    que deu certo!!!!!

    Curtir

    • Oi Caio.
      Você precisa colocar a isca num locar que bata sol na manha e seja protegido da chuva, não precisa ter uma colmeia muito próximo, mas é importante ter jataís na região. Até agora não tive sorte com as iscas que armei. Quando tiver sucesso eu posto as imagens sim.
      Boa sorte.

      Felipe

      Curtir

  21. rosana disse:

    olá felipe….eu ganhei uma cx de jataí, mas ja faz 4 dias e eu não vjo elas sairem.. elas fecharam a saida .. é normal???? me responda por favor rosana_markes@hotmail.com

    Curtir

  22. John disse:

    E aew Felipe, td bem? Esse fds faz 1 mes que dividi minha colonia de jatai, estou pensando em coloca a minha caixa filha em um pé de manga que esta com muitas flores, tem algum problema tira-las de lá? cerca de 20 mtr do pé de manga, o que vc acha?-

    Curtir

  23. caioserafim1 disse:

    felipe vc tem colmeias de jatai ?
    se tiver como vc conseguil a suas colmeias ?
    minha isca pet tinha uma abelha coletando cera será que as abelhas vao aceitar ?
    boua noite

    Curtir

    • Oi Caio, na republica que eu moro ja havia algumas colmeias lá.
      É um bom sinal. Recomendo que não mexe na isca, até mesmo quando as abelhas começarem a construir o ninho. Falo isso porque pode assustar as abelhas e fazer com que elas não voltem mais para sua isca.
      Att.

      Felipe

      Curtir

  24. caioserafim1 disse:

    felipe eu estava saindo de casa e quando me deparei com um enxame de jatai nun tronco
    coloquei a isca lá mas nao deu certo é sairao para outro lugar.
    mas ficarao augumas por ali rodeando oque acontecel ?
    elas vao voutar ou forao embora ?

    Curtir

    • Oi Caio,
      a captura do enxame da jataí via isca leva um certo tempo. Após elas começarem a visitar a isca as jataís iniciaram a construção da colmeia. Durante este período não deve mexer na isca, pois espantará as abelhas.
      Att.
      Felipe

      Curtir

  25. renato disse:

    Oi,Felipe ganhei 4 caixas de jatai em caixas de sapato e já arrumei as caixas definitivas,posso fazer a transferencia das 4 no mesmo dia ? andei colocando cera de abelha comum perto da caixa, elas estão usando, tem problema? e uma tampinha de garrafa pet com mel diluido em agua, elas tambem estao usando tem problema?
    obrigado

    Curtir

    • Olá Renato,

      Pode fazer a transferência no mesmo dia sim. Pode colocar cera dentro da caixa definitiva também, isso faz com que as abelhas economizem energia com a produção de cera. A alimentação artificial é importante no inicio da construção do novo ninho, não tem problema não.

      Boa sorte.
      Att.
      Felipe Furtado

      Curtir

  26. caioserafim1 disse:

    felipe quantas vezes por ano posso tirar o mel da jatai ?
    estol com 3 colmeias mais ou menos quantos litros de mel posso conseguir
    retirar com essas 3 colmeias
    eu moro na regiao norte em presidente médici rondonia
    a florada de regiao norte é boua para a jatai ?

    Curtir

    • Oi Caio.
      As jataí produzem pouco mel, em média 300 ml por ano e por colmeia. Pode retirar uma vez ou duas por ano se a florada for boa. Acredito que se aí tiver bastante vegetação consequentemente haverá uma boa florada.
      Caso não exista vegetação aí ajude plantando mudas!
      Att.

      Felipe F. Frigieri

      Curtir

      • LUIZ ALVES FERREIRA (Londrina Pr.) disse:

        Felipe, eu tenho um enxame de abelhas jataí de + ou – 03 anos. Qual é a melhor época para tirar o mel, e como deve tira-lo, me falaram que posso utilizar uma seringa.
        Existe outros métodos?

        Curtir

      • Nos meses que tiver maior florada (setembro a diante). A sua caixa é racional?

        Curtir

  27. renato disse:

    Felipe obrigado por ter respondido minha pergunta.
    Fiz a transferencia da caixa de sapato para definitiva elas entraram,notei que nos favos o mel estava cristalizado como balinhas é normal? Origado

    Curtir

  28. caioserafim1 disse:

    felipe eu já andei por varios sitios e nunca consegui encontrar abelhas jatai só encontro em construçoes eu fui no sitio perto da minha casa caçei abelhas mas nao encontrei nenhuma
    mas eu fiz 4 iscas pet e coloquei lá e de 15 em 15 diaz eu vou lá ver as iscas
    será que por ali tem augumas abelhas que eu nao consegui encontrar sera que vou conseguir
    pegar augum enxame ?

    Curtir

  29. caioserafim1 disse:

    felipe eu já andei por varios sitios mas nuna encontrei uma colmeia de jatai só encontro em locais uranos perto da minha casa tem um sitio de um amigo meu fui lá já caçei mas nunca achei armei 4 iscas pet será que consigo pegar augum enchame será que tem enxame lá ?
    aqui na cidade tem muitas jatai mas no sitio perto dá cidade nunca encontrei.
    espero que me aude

    Curtir

  30. Sergio Bueno disse:

    Olá Felipe.
    Gostei muito do seu site. Está bem estruturado e com bom conteúdo. Gostei mais ainda de como ele está atraíndo as pessoas interessadas na criação da abelha jataí e pelas suas prontas respostas às dúvidas apresentadas.
    A propósito, também tenho um site sobre estas abelhas e gostaria de deixar o endereço: http://abelhajatai.webnode.com.br/ para possíveis interessados.
    Boa sorte e sucesso para você!

    Curtir

  31. john disse:

    felipe, tem um ninho em uma arvore… e se eu tampar a entrada do ninho na hr q elas estiverem trabalhando, (umas 11 hrs) e colocar uma caixa isca com o tubo de entrada delas msm q eu retirar da arvore… sera q da pra captura-las?

    Curtir

    • Oi John. Já ouvi uma pessoa falando que fez isso, mas não me lembro se ela teve sucesso na operação.
      Mesmo assim eu acho que vale a pena tentar. Envie suas fotos depois! Da uma olhada no menu visitantes do meu blog.

      Abraços,

      Felipe F. Frigieri

      Curtir

      • john disse:

        Então felipe, eu vou fazer o seguinte… vou colocar uma caixa que não seje muito grande bem na entrada do ninho, que fica no tronco de uma arvore centenaria (seria empossivel cortar essa arvore), a caixa vai empedir a entrada das abelhas em seu ninho, mais como a caixa vai estar com o tubo de entrada que eu vou tirar do ninho, provavelmente elas terão que entrar na caixa, vou colocar alimento artificial pra elas (mel diluido) pra ajudar na construção, eu vou ver no que da… vou fotografar todos os passos, dai te mando as fotos na sexta de manha pra voce colocar aqui no site. Seria um otimo passo pra quem tem abelhas no quintal e querem coloca-las em caixas racionais… obrigado felipe

        Curtir

      • Oi John,

        ótimo. Boa sorte pra você!
        Me manda as fotos depois.
        Boa sorte,

        Felipe F. Frigieri

        Curtir

  32. renato disse:

    Felipe o eu de novo,fiz a trasferencia das quatro caixas e aparente mente está tudo certo,agora te pergunto com quanto tempo posso multiplicar essas caixas, manipulando o ninho notei que já existem realeiras em alguns?
    Não vi nenhuma rainha, tambem nao fiquei fuçando muito abri a ponta dos ninhos observei e fiz a trasferencia com os ninhos inteiros está correto?
    Depois vc manda o valor das aulas particulares kkkk,está sendo de grande valia suas dicas realizei os prossedimentos com mais confiabilidade e está dando tudo certo,. muito obrigado!.

    Curtir

    • Oi Renato.
      Eu sugiro que espere alguns meses, uns 5 meses pelo menos, até que elas se estabilizem na nova casa. Lembre-se em manter a caixa isolada da passagem de formigas!
      Esta correto sim.
      Hehe boa. Logo mando a conta aí.
      Manda suas algumas fotos, da uma olhada no menu visitantes.

      Abraço,

      Felipe. F Frigieri

      Curtir

  33. Cleiton disse:

    ola felipe .
    estive observando as floradas daqui,essa época é que tem mais flores nas proximidades,oque você indicaria para plantar perto das caixas das abelhas
    ou qual tipo de flor elas preferm.

    Curtir

  34. kleber fernando moura de moraes disse:

    qual epoca pra tirar mel da abelha jatai.

    Curtir

  35. renato disse:

    Oi Felipe, renato de novo,fiz a trasferencia das caixas provisorias para as definitivas tudo certo agora tem dois dias, que em uma das caixas elas estao super alvoroçadas,visualmente nao tem intrusos e nem abelhas no chao seria possivel estar soltando o enchame ? reparei que elas estao doidas na cera que coloquei. para ajudar que esta fora da caixa.
    Coloquei algumas iscas por perto e essa caixa era as abelhas mais tranquilas com pouca movimentaçao,que sera q pode estar acontecendo
    Coloquei iscas ate em cima da caixa o que faço obrigado Renato.

    Curtir

    • Oi Renato.
      Que bom que deu tudo certo com sua transferência. Com relação as abelhas alvoroçadas, pode ser que estejam enxameando sim. Mas acho um pouco difícil pois você acabou de realizar a transferência.
      Com relação às iscas o jeito é esperar mesmo, não é possível fazer algum tipo de previsão.
      Boa sorte! Se puder envie fotos das suas caixas. Verifique no menu o botão “visitante”.
      Abraço,

      Felipe F. Frigieri

      Curtir

  36. renato disse:

    O Felipe ,andei observando porque elas estavam avoroçadas e notei que tem umas abelinhas menor que elas de cor preta nao é arapua sao menores que as jatais quase imperseptivel e estao voando perto da entrada tem soluçao?acho q é por isso que estao nervosas tem soluçao?
    Obrigado de novo abraço vou mandar as fotos essa semana

    Curtir

  37. renato disse:

    Oi Felipe , o eu de novo como faço para enviar as fotos? abraço

    Curtir

  38. renato disse:

    Pode chigar acho q consegui mandar as fotos kkkkkkkkkk

    Curtir

  39. Cleiton disse:

    OLÁ FELIPE…
    EU ENCONTREI DOIS ENXAMES DE UMA ABELHA QUE FAZ CASA IGUAL A JATAÍ,COM A SAIDA MAIS LARGA,ELA É TODA PRETA MAIOR QUE A JATAI E MENOR QUE A ARAPUA.
    PELAS CARACTERISTICAS DA PRA FALAR ALGUMA COISA ???
    DEPOIS DE QUANTO TEMPO QUE ESTIVER NA CAIXA POSSO DIVIDIR UMA COLMÉIA DE JATAI ?

    Curtir

  40. jackson disse:

    quanto tempo eu tenho que deixar a abelha jatai na pet para passar para a caixa, e com qual tipo de madeira, e qual altura do chão a caixa deve ficar

    Curtir

    • Olá
      É muito importante antes da transferência verificar se já houve a enchameação. Já ocorrido este evento, recomendo que aguarde uns 3 meses para a realizar a transferência.
      Não há muita exigência com relação ao tipo de madeira, só não utilize madeira que foi tradada com produtos químicos.
      Não há uma regra com relação a altura a ser posta a caixa, na natureza observamos a ocorrência de colmeias desde muito próximo do chão até cerca de três metros de altura. Escolha a altura que lhe for mais conveniente.
      Espero ter lhe ajudado.

      ABraço e boa sorte.

      Curtir

  41. Paulka disse:

    Prezado Felipe, boa tarde,

    Gostaria de um ajudinha, é o seguinte:
    Eu tinha uma caixa com uma colonia de abelhas Jataí (essa colonia ficou nessa caixa por uns 5 ou mais anos… nunca tiramos o mel) ela ficava dentro da minha lavanderia (protegida do sol e chuva). no ano passado reformei minha casa por conta da minha gravidez e por isso colocamos a caixa com a colonia em outro local (a uns 10 mts da lavanderia, tb protegido da chuva, mas pegava um pouco de sol a tarde). Por algum tempo as abelhar ficaram alvoroçadas, depois se habituaram. Esta semana fui verificar a caixa e as abelhas não estão mais lá… abri pra ver se tinha formigas ou outros insetos mas não tinha nada…. simplesmente sumiram… os “favos” e ceras estavam todos la, mas nada de abelha e mel. As dúvidas são: porque será q ela abandonaram a caixa?? será q elas podem estar por perto? com esse material q elas deixaram seria possível eu atrair uma nova colônia?? fiquei super chateada por elas não estarem mais ali, não pelo mel pq nunca tiramos, mas eu gostava de velas por perto.
    Ficarei aguardando ansiosa sua resposta!

    Abraços

    Curtir

    • Olá.

      Me pelo que explicou eu tenho quase certeza que as abelhas foram atacadas por algum predador. As jataís não mudam de ninho,esse habito de mudar de ninho acontece com as Apis mellifera.
      Você ficou quanto tempo sem avaliar a caixa?

      Abraços

      Curtir

      • Paula disse:

        Olá Felipe, bom dia,
        Olha só, qdo peguei essa comunidade de abelhas elas estavam sendo atacadas por formigas, mas mesmo assim não abandonaram o ninho… eu as coloquei em uma caixa, vedei todas as frestas e elas ficaram lá por mais de 5 anos… depois, devido a reforma eu coloquei a mesma caixa em outro local (não sei se é pq pegava sol a tarde) mas depois de mais ou menos uns 12 meses depois da mudança elas sumiram e levaram consigo todo o mel (pq nunca havia tirado e agora não tem mais nada la).
        Eu fiquei acho q mais de 1 mes sem avaliar a caixa….
        queria muito elas de volta, pois, devido a mudança de local, me senti culpada por elas terem ido embora.
        obrigada pela atenção
        Paula

        Curtir

      • Olá Paula.

        Infelizmente não será mais possível você ter sua anga colônia. Mas você pode deixar a sua caixa em um ambiente exposto e tentar atrair uma nova colônia de jataí. Aproveite que a época está propícia para isto.
        Lembre-se de colocar a caixa em um ambiente isolada da passagem de formigas.

        Boa sorte.
        Abraço,

        Felipe

        Curtir

  42. Cleiton disse:

    ola felipe tudo bem?
    olha ta prosperando essa ideia de abelha jatai.
    estou com 9 enxames na caixa e 10 em isca de garrafa pet ta ficando legal.
    voltei a pedir socorro mais uma vez,ontem observei que em uma caixa com um enxame fraco,
    surgiu um certo alvoroço de abelhas (tipo quando estão enxamando na garrafa pet),muitas abelhas brigando,se matando destruiram o tubo de cera da entrada,e hoje apareceram la de novo.
    até abri a caixa para ver, e notei que tinha menos abelhas mas,como é a natureza não mexi.
    oque acontece???
    obrigado

    Curtir

    • Olá Cleiton. Tudo certo e com você?
      Que legal que está gostando de criar as jataís.

      Olha, não sei te dizer com certeza. Mas o que pode estar acontecendo e que alguma colmeia forte de jatai esta pilhando cera da colmeia mais fraca. Mas acho estranho, porque normalmente as jataís são calmas, por isso podemos colocar caixas próximas uma da outra.

      Boa sorte aí.

      Abraço

      Curtir

  43. Cleiton disse:

    muito obrigado,
    mas acho estanho, existe a possibilidade de um outro enxame se unir com o da caixa, ou tomar a caixa?sera que é bom procurar a rainha na caixa para verificar ,ou até mesmo tomar alguma providencia ou deixa quieto por um tempo pra ver no que dá.
    tem alguma sugestão???
    valeu pela atenção e rapidez nas respostas.

    Curtir

    • Acho dificil, pelo menos nunca fiquei sabendo de algo pareci. Mas a natureza é uma caixa de surpresas.
      Você pode abrir a caixa e verificar se há abelhas na fase jovem/larval, isso já é um indício de que a rainha está viva.

      Opá, quando tiver questionamentos é só escrever.

      Abraço

      Curtir

  44. Gisele disse:

    Oi, Felipe
    Estava pesquisando sobre Jataí e achei seu link, muito explicativo, deu para me ajudar nas minhas dúvidas.Estou morando em Chapecó-sc e gostaria muito de criar estas abelhinhas que por sinal são lindas.Estamos no mês de novembro, é um mês propicio para fazer as iscas, até porque aqui anda muito frio e baixas temparaturas.Será que conseguirei atrai-lás…..
    Obrigada, desde já!
    Gisele

    Curtir

    • Olá Gisele.

      Sim, realmente é mês propício. É difícil eu lhe dar certeza da captura das abelhas, mas vale a pena tentar. E sugiro que coloque a isca o quanto antes, para você não perder o período ideal.
      Obrigado pelo elogio.

      Boa sorte!

      Curtir

  45. Samuel disse:

    Caro amigo,
    Sou iniciante em abelhas jataí e gostaria de tirar uma duvida.
    Coloquei varias iscas para jatái em bambu, caixas e garrafa pet.
    Em um bambu e em uma caixa as jataís fizeram o reconhecimento e fecharam o buraco de entrada com cerra. Oque isto significa?
    Ja inspecionei o bambu e a caixa e não existe nada dentro, somente foi feito o fechamento da entrada.
    Aguardo uma resposta sua se possivel.

    Samuel Henrique.

    Curtir

    • Olá.

      Provavelmente as abelhas estão visitando a sua isca. O processo de mudança para sua isca, normalmente acontecerá depois de alguns meses. Durante essa fase inicial as abelhas saem de seu ninho e vão até a isca e lá começam a construir um novo ninho. Procure não mexer muito na isca, pois pode influenciar negativamente nesse processo de construção.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  46. Juliana disse:

    Olá! Preciso da sua ajuda ao inverso de tudo o que li. Mudei para o interior, Campinas, e a casa que aluguei tinha 2 locais de criação de abelha jataí. Uma ficava numa caixa na frente da casa e a dona a levou embora, a outra era dentro de um forninho que é abastecido a lenha. Passado 3 meses da retirada elas voltaram no forninho. Não tenho intenção de criar e preciso do forno, ao mesmo tempo, não tenho intenção nenhuma de matá-las, como posso fazer com que elas não ‘morem’ lá? Existe algum ‘repelente’ ou uma maneira saudável de espantá-las? Desde já agradeço a colaboração.

    Juliana

    Curtir

    • Olá Juliana.

      Entendi o seu caso.

      A minha recomendação é que você passe o ninho presente no forninho para uma caixinha. Pode ser uma caixa um pouco menor que uma caixa de sapato. Lembre-se de fazer um furinho com a espessura de uma caneta bic. Imagino que está é a melhor maneria que você pode agir. Fazendo isso você pode presentear alguém com a caixinha ou até mesmo vendê-la. E resolve o seu problema, elas não irão voltar lá. A utilização de repelente não funciona, as jataís somente se dividem, ou seja, sempre que houver uma migração parte da colonia permanece no local.

      Boa sorte.

      Curtir

  47. regiane disse:

    olá felipe

    ,ganhei uma caixa de abelha jatai, mas não sei quais plantas ter no meu quintal, qual é a sua dica? De preferencia que floreçam o ano inteiro …
    Desde já obrigada..

    REGIANE

    Curtir

    • Olá Regiane,

      precisaria saber o espaço do seu quintal. Mas recomendo a você plantas que traiam abelhas e também sejam úteis a você. Recomendo manjericão, cidreirão, oro-pro-nobis, pitangueira, limoeiro,maracujazeiro, jabuticabeira. As pessoas dizem que a coroa de cristo é uma ótima planta para jataí, mas ela tem um problema de ser tóxica e ter muitos espinhos.
      Qualquer coisa estamos aí.

      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

  48. Denner disse:

    Felipe, Boa tarda!
    Como saber se a comeia esta forte? E como aumentar o numero de abelhas na comeia?
    Obrigado
    Denner
    João Monlevade – MG

    Curtir

    • Olá.
      Você pode verificar pela quantidade de abelhas na entrada da colmeia. quanto mais abelhas, mais forte está a caixa.
      Você pode verificar se o espaço da caixa esta ok, colocar alimentação artificial (mel e água).

      ABraços,

      Felipe

      Curtir

  49. Daniel Lems disse:

    Ola felipe,

    Ganhei algumas horas lendo os comentarios dos colegas e gostei muito.

    Serie direto, voce mora em Sao Paulo capital ? teria a possibilidade de vender uma colonia de jatai ?

    Obrigado

    Curtir

  50. Paula disse:

    Olá Felipe, bom dia
    Vi que você mora em Piracicaba, eu tb moro!!!!hehehehe
    Olha só, ha algum tempo lhe escrevi dizendo que eu tinha uma colônia de jatai e que derepente elas foram embora veja minha mensagem abaixo para ver se lembra.
    Então, agora elas voltaram a aparecer, então pequei uma caixa de sapatos, coloquei dentro o que sobrou da colmeia delas e mais um favo de mel, fechei e pendurei na varanda de casa para ver se elas ficavam… elas vem todos os dias (milhares delas…) mas ao final do dia vão embora.
    Gostaria de saber o que posso fazer para que elas fiquem definitavamente na caixinha que eu fiz para elas.Você tem alguma sugestão ou dica???

    fico aguardando seu contato

    Att.
    Paula

    segue mensagem anteriror:

    Paula disse:
    Seu comentário está aguardando moderação.
    06/10/2011 às 8:26 AM
    Olá Felipe, bom dia,
    Olha só, qdo peguei essa comunidade de abelhas elas estavam sendo atacadas por formigas, mas mesmo assim não abandonaram o ninho… eu as coloquei em uma caixa, vedei todas as frestas e elas ficaram por um longo período… depois, devido a reforma eu coloquei a mesma caixa em outro local (não sei se é pq pegava sol a tarde) mas depois de mais ou menos uns 12 meses depois da mudança elas sumiram e levaram consigo todo o mel (pq nunca havia tirado e agora não tem mais nada la).
    Eu fiquei acho q mais de 1 mes sem avaliar a caixa….
    queria muito elas de volta, pois, devido a mudança de local, me senti culpada por elas terem ido embora.
    obrigada pela atenção
    Paula

    Curtir

    • OI Paula.

      Pode ser que as abelhas estejam visitam a caixa para pegar a cera e mel. Ou então elas estão visitando a caixa para construir o ninho para a chegada da rainha, só a partir da chegada da rainha é que as abelhas também passar a morar dentro da caixa. Durante este periodo recomenda-se que evite o maximo de contato com a caixa e pertubação a mesma. Pois é um momento muito delicado.

      Boa sorte e abraços,

      Felipe

      Curtir

  51. raphael bubula disse:

    boa noite tudo bem ?
    gostaria de saber como posso mudar um ninho de jatai que esta dentro de um mourao de cerca e gostaria de saber se depois que o ninho esta feito ela pode ir embora e abandonar o ninho
    desde de ja agradecido

    Curtir

    • OLá Raphael. TUdo certo!

      recomendo a você retirar o ninho do mourão e coloca-lo na caixa. Isso deve ser feito por volta do meio dia. Deixe a caixa que recebeu o ninho no lugar do mourão. Depois de alguns dias você pode transferir (a noite) a caixa para o lugar que desejar. Se existir uma rainha isso não acontece, a não ser que a colonia seja atacada.

      Boa sorte.

      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

  52. Samue Henrique Costa disse:

    Ola Felipe,

    Como falei anteriormente, coloquei varias iscas para jatái em bambu, caixas e garrafa pet.
    Em dois bambu e em uma caixa as jataís fizeram o reconhecimento e fecharam o buraco de entrada com cera, sendo que estas iscas estavam a menos 30cm das entradas destes enxames.
    Ja uma isca pet que deixei em um lugar longe das colmeias existentes é a que foi enxameada.
    Agora ficou a duvida se as iscas devem ou não ficar tão proximas das colmeias existentes, ou o correto é deixa-las distantes.
    Verifiquei tambem que a abelha jatai não gosta de local grande para começar seu ninho e sim local pequeno. Isto está correto?

    Aguardo uma resposta sua se possivel.

    Samuel Henrique.

    Curtir

    • Olá Samuel,

      não sei te dizer qual a melhor distância que a isca deve ficar da caixa mãe, mas pelo resultado da sua experiencia, me parece que deve ser posta a um pouco longe da caixa mãe.

      Com relação ao espaço da colmeia, cada especie de abelha tem sua especificidade. No caso das jatais, recomenda-se um volume próximo de 2 litros.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  53. Olá,

    Tenho uma caixa dessa abelha [ela é considerada Mirim?] e pretendo mudá-las para uma caixa maior, feita conforme o seu desenho, porém com uma aparência de ‘casa de bonecas’.

    A caixa que eu tenho é una, não tem compartimentos, e está pregada com parafusos. A caixa está velha e creio ficará imprestável depois de eu abri-la.
    Pelo que entendi, devo fazer isso ao meio-dia.
    Pelo que entendi, devo retirar pouco do mel [tvz metade].
    A dúvida minha é se raspo com uma faca todo a cera e mudo para a caixa nova [já que pretendo mudar toda colméia], mas tenho medo de machucar a Rainha.
    Vc poderia me dar algumas dicas?
    Abçs.

    Curtir

    • Outra coisa…

      Se eu mudar ao meio-dia, devo deixar a caixa nova no mesmo lugar por alguns meses?

      Um agravante: essa caixa estava em cima de um tronco e, quando vi, havia um carreiro de cupim dentro da caixa. Mudei a caixa para o local novo. À noite, o local antigo estava repleto de mirim, retornei a caixa para esse local e todas abelhas entraram nela. Depois levei novamente a caixa para o local novo.

      Uma curiosidade: Mudei a caixa para o local novo, e agora percebo que no tronco da árvore [que fora cortada tempos atrás] tem um novo ninho.

      Curtir

      • Recomendo que deixe a caixa no local da caixa antiga, pelo menos por alguns dias, se for possível.

        Que interessante, pode ser que tenha ficado o cheiro das abelhas lá, e isso atraiu novas abelhas para o o local.

        Curtir

    • Olá Jõao.

      Existe a jataí e a mirim.
      Entendi, procure retirar os discos de cria, provavelmente a rainha irá no meio dele. Na hora que for colocar os discos de cria na caixa no nova, coloque-os sobre umas bolinhas de cera, para que fique um espaço para abelhas circularem, e cuidado para não coloca-lo de ponta cabeça.

      Depois que verificar q não tem mais abelhas você pode sim raspar e colocar a cera na caixa nova.

      Boa sorte,

      Felipe

      Curtir

  54. Opa.

    Para que servem as divisórias na caixa da abelha?
    “mangueira – depósito de mel e pólem”, “sobreninho” e “ninho”?
    As próprias abelhas utilizarão as repartições como no descrito, ou seja, elas mesmas farão o ninho em uma repartição enquanto depositarão o mel e pólem em outra?

    Curtir

    • O ninho é onde ficam os discos de cria. No sobreninho existe também discos de cria e serve para dividir a colmeia. Melgueira é o deposito de mel e pólen.

      Este modelo de caixa foi baseado nos ninhos naturais das abelhas e apresentam esta disposição para facilitar o manejo da colmeia.

      Abraços,
      Felipe

      Curtir

  55. Tenho outra pergunta, se não incomodo.

    Tenho q tal colméia que irei passar para outra caixa no sábado.
    Porém, estou pensando em fazer duas caixas e passar metade da colméia para cada uma, deixá-las lado a lado por um tempo e depois separá-las.
    É possível isso?
    Abçs.

    Curtir

    • Olá. Recomendo a você que coloque os discos de cria e um pouco de mel na caixa nova e na antiga mantenha a rainha com alguns discos de cria e também mel. Deixe a caixa nova no lugar da antiga e mantenha a caixa antiga a uns 3 metros da caixa nova.

      Boa sorte.

      Felipe

      Curtir

  56. Fernando disse:

    ola amigo
    estou querendo iniciar a criação de abelhas jatai.
    elas estão dentro de muros e quero tranferi-las para uma caixa.
    ganhei uma caixa, onde ja habitavam jatais antes, agora ela esta vazia, porem a colmeia esta intacta dentro dela.
    como proceder para transferir elas do muro para a caixa??
    agreadeço desde ja

    Curtir

    • Olá Fernando,

      você deve retirar os discos de cria e colocá-los na caixa nova. Deixe por alguns dias a caixa nova no local da colmeia no muro. Depois de alguns dias você pode colocar a caixa no ambiente que desejar, desde que protegi.

      Recomendo que leia meu post sobre as jatais.

      Abraço e boa sorte,

      Felipe

      Curtir

  57. Felipe, vou ganhar uma colonia de abelha Mirim, aquela preta. Ela vive bem com a Jatai?
    Soube de uma abelha brasileira que compete com as Jatais, não sei se é o caso dessa.

    Curtir

  58. lais disse:

    olá
    tenho uma dúvida!em minha casa de campo logo na entrada tem uma colméia de jatai(que tenho quase certeza que é a jatai)que esta sendo construida no tronco de eucalipto que fica na varanda.Mas o local nao e muito agradavel para elas e para nos.é passagem das pessoas e no canto do chao(onde as pessoas esbarram toda hora.como trasnportar de lugar essa colmeia?

    Curtir

  59. Alcir disse:

    Buenas Felipe, parabens pelas informaçoes prestadas a todos os participantes. Adquiri um bom conhecimento so lendo os comentarios. Li todos os comentarios e fiquei em duvida no seguinte topico: em quanto tempo posso transferir o jatai da isca pet para a caixa?

    Curtir

    • Oi Alcir. Que bom que gostou..
      Você pode fazer a transferência depois de uns 2 meses após a chegada da rainha. No início as operárias visitam a isca para construírem o ninho até a chegada da rainha. Neste período as operárias visitam a isca e voltam para a colonia mãe. Só mudaram definitivamente para isca após a chegada da rainha.
      Abraços e boa sorte.
      Felipe

      Curtir

  60. Dorotea disse:

    Por gentileza, pode me esclarecer o q aconteceu? Sou leiga no assunto e Ganhei de presente uma caixinha de abelhas jatai e estava tudo bem até q eu mudei p uma casa menor sem plantação a redor…e c pouco espaço p elas.Passado um tempo elas desapareceram e abandonou a caixinha c o mel.O q pode ter acontecido como devo proceder?Será q elas voltam?O q devo fazer c toda aquela cera e como tirar o mel em meio a toda aquela cer sem destruir todo aquele trabalho?Obrigada

    Curtir

    • Olá Dorotea.

      É difícil afirmar algo a respeito do desaparecimento das abelhas. Pode ter acontecido várias coisas, como: ataque por formigas e até mesmo contaminação por inseticida, as abelhas são muitos sensíveis a estes produtos.
      O mel você retirar com uma seringa, basta furar os potes de mel.
      Você pode borrifar própolis na casinha delas e tentar atrair uma nova colmeia.

      Abraços e boa sorte!

      Felipe Furtado

      Curtir

  61. Gilmar disse:

    Olá Felipe…boa tarde !
    Gostaria de saber se vc tem Própolis e cera de Jataí para vender. Caso tenha por favor envie e-mail dizendo preço, forma de pagamento e se entrega através dos serviços de correio ou é preciso ir retirar pessoalmente.
    Mas preciso que realmente sejam produtos da Jataí.
    Desde já fico agradecido.

    Curtir

  62. Tiago disse:

    Ola Felipe moro em curitiba e peguei uma caixa de Jatai no sitio no interior do Paraná,fiz a troca de caixa em uma associação de apicultores e ela devida estar fraca pegou forídeos mais ja esta sendo controlada, como fasso para evitar a entrada de forideos devo colocar fitra crepe nas divisorias pelo lado de fora? ou devo colocar vinagre puro deintro da caixa? e em questão da alimentação artificial qual é a melhor receita? e para deixar o ninho mais forte tem como????
    abraçoo vlw

    Curtir

    • Oi Tiago.
      Sim, você pode colocar fita entre as divisórias pelo lado de fora. O vinagre ajuda sim, você deve colocá-lo dentro da caixa e trocar a cada 3 dias.
      A alimentação artificial pode ser feita com um pouco de mel de apis e água. A própria alimentação artificial contribuí para o fortalecimento do ninho.

      Abraços e boa sorte.

      Felipe

      Curtir

  63. leonardo bruno disse:

    ola felipe!!
    eu achei um ninhos de jatai no sitio do meu avo e trouxe ela para a cidade.eu coloco dois bebedouros um com mel diluido e outro com agua.eu reviso a caixa semanalmente,e em uma dessas minhas revisoes eu abri a caixa e percebi que haviam varias larvas andando na comeia e essas larvas nao eram as larvas de jatai.se vc puder me diga o que sao essas larvas e se elas trazem algum perigo para a comeia
    obrigado!!!
    obs:as larvas que estao na comeia sao semelhantes a larvas de moscas umas pequenas e outras grandes.

    Curtir

    • Olá Leonardo.
      Não é possível eu lhe dizer qual espécies se trata as larvas. Verifique a presença de indivíduos adulto. Recomendo que tire as larvas da colmeia, pois isso não é normal de se acontecer.

      Abraços.

      Felipe

      Curtir

    • Rafael disse:

      Olá, Filipe,
      Na minha casa, no armário de ferro, há 15 dias, tem uma casa dessa abelhas Jataí, aproximadamente em quanto tempo eu posso tentar duplicar a colmeia?
      Se eu fizer uma isca na caixa racional, elas podem se dividir do armário para a caixa para ficar melhor. para leva-las para o interior tem que ser na garra isca ou pode ser numa caixa.?

      Curtir

  64. leonardo bruno disse:

    felipe sou eu de novo.eu tenho um tiu que ja teve 4 comeias de jatai e nas 4 aconteceu o seguinte:apareceram larvas semelhantes as que estao na minha comeia mas na dele as abelhas desapareceram
    ele me disse que eram larvas de marinbondo
    e essas larva mataram as larvas de abelhas
    pfvor me ajude estou preocupado com minha comeia

    Curtir

    • Recomendo a remoção das larvas e dos possíveis insetos adultos da colmeia. Isole as entradas da caixa com fita crepe, deixe somente a entrada das abelhas. Para de colocar a alimentação artificial, pode ser isso que esteja atraindo os marimbondos.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  65. Evandro, Paraguay. disse:

    Ola, uma duvida, como faco para transferirlas da garrafa pet para a caixa?

    Curtir

    • Olá Evandro.

      Você deve cortar a garrafa pet e transferir tudo. Colonia, potes de mel e pólen. Tome cuidado para não deixar os discos de cria de ponta cabeça. Transferi a colonia por volta do meio dia e deixa a caixa no lugar da garrafa pet.

      Boa sorte e abraços.

      Curtir

  66. Valentim disse:

    Olá ! tenho 6 caixa de jatai , e gostaria de colocar em uma pratilheira , tem algum problema em colocar uma ao lado da outra ? Elas podem brigar ? obrigado

    Curtir

  67. mateus freitag disse:

    felipe
    eu li um comentario antes não seria melhor de cutuvar o mel das abelhas no verão ?

    é que eu fiquei sabendo que no inverno elas comem o mel.
    isso é verdade?

    Curtir

    • Olá Mateus.
      Tudo vai depender da disponibilidade de flores. Como no inverno as temperaturas são mais baixas, o metabolismo das abelhas é afetado. Normalmente quando faz muito frio e não tem sol as abelhas não saem para coletam néctar e pólen. Sendo assim, nestes dias elas apenas consumiram o mel, não havendo produção. Mas elas consomem mel todos os dias, o que é acontece no inverno é que a produção é menor.
      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

  68. leonardo bruno disse:

    felipe as minhas abelhas foram embora mas todos os dias eu vejo no meu quintal varias abelhas jatai e rabo de fogo!
    voce pode me dizer se as abelhas estao perto?
    quantos metros as abelhas ficam longe da comeia?

    Curtir

  69. leonardo bruno disse:

    quando minhas abelhas foram embora elas abandonaram tudo(casa mel polem os ovinhos e a casa
    nao entendo elas deveriam ter levado ou nao?

    Curtir

    • Oi Leonardo.
      É difícil responder com certeza o que aconteceu. O meu palpite é que a rainha da colmeia morreu e não formou-se uma nova rainha. Você observou se tinha abelhas mortas dentro da caixa. As jataís não migram, como as apis.
      As jataís que você está observando no seu quintal são referentes à outras colmeias próxima da sua casa, normalmente o raio de atuação das jatais é de 300 metros.
      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  70. Gilmar disse:

    Boa tarde Leonardo !
    Sobre Abelhas Jataí…….
    Preciso saber depois de qto tempo de captura e instalada em local definitivo a colmeia deve ser vistoriada no que diz respeito aos favos de cria para saber se ja existe alguma realeira. Acontece que estou iniciando na criação de ASF e consegui a colméia que tenho a apenas 40 dias, e posso dizer com muita certeza que o número de indivíduos triplicou nesse tempo ( talves seja pura sorte) , e minha preocupação é que uma nova rainha surja e divida a colméia em duas ; pois tenho observado que algumas abelhinhas saem da caixa transportando alguma coisa que desconfio seja alimento.
    Como ja li que algumaas operárias transportam alimento para um novo local para que uma nova colmeia se instale , fiquei preocupado e querendo mexer no ninho para fazer a divisão.
    Obrigado pela atençao……..

    Curtir

    • Oi Gilmar.
      Normalmente o período de divisão da colmeia acontece no mês de dezembro. Recomendo que dê uma olhada na colmeia e verifique a presença da realeira, caso ela esteja presente você poderá fazer a divisão. Mas se faz 40 dias que você captou a colmeia eu acho cedo para divisão. Espere alguns meses pelo menos.
      Abraço e boa sorte.

      Felipe

      Curtir

  71. mateus freitag disse:

    ola felipe
    eu peguei um enxame com um litro de 2L mas acho que o litro é muito grande agora so falta eu conseguir uma caixa para botar o enxame

    Curtir

  72. mateus freitag disse:

    felipe come deve ser a caixa com madeira grosa ou madeira fina

    Curtir

  73. leonardo bruno disse:

    felipe aqui é o leonardo denovo.por um acaso eu achei uma comeia de jataí na casa do meu tio mas elas estao na parede. se eu quebrar a parede para pega-las corre algum risco da abelha rainha morrer?
    éssa é minha duvida.
    vc sabe algum site confiavel pra mim comprar uma caixa descente para as abelhas?
    pq eu queria umas 4 pq no citio do meu avo ele achou mais 4 comeias
    com o que sobrou da minha outra comeia eu posso fazer uma armadilha tipo. sobrou:ovos,a cera ,a cera grudenta preta e outras coisinhas!!
    caso eu possa fazer com isso me avise.quero ter varias abelhas adoro elas mas agora vou tomar mais cuidado

    Curtir

    • Oi Leonardo.
      Se você tomar cuidado ao quebrar a parece não tem perigo. Infelizmente não conheço nenhum site. Mas você pode pegar as medidas da caixa e levar para um marceneiro. Assim você poderá usar esses materiais.

      Boa sorte.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  74. Pereira disse:

    Otimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tudo que eu queria saber encontrei aqui legal mesmo, parabens!!!!

    Curtir

  75. Tiago disse:

    ola felipe
    tenho uma caixa de jatai com melgueira e ninho exclusiva de abelhas jatai……
    os forideos eles costumam entrar pelas pequenas frestas das caixas ou eles entrao pelo pitão que a jatai entra e sai
    abraçoo

    Curtir

  76. junior cavalca disse:

    bom dia Felipe.
    estou iniciando com algumas caixas de jatais, e tenho uma caixa com uma abelinha preta que não sei a espécie.
    vc acha que se colocar caixas iscas nessa época posso pegar algum enxame?
    ou já passou a época de enxamear?
    tenho cera de apis, sera que se raspar bem fininho as jatais podem usar?

    Curtir

  77. Boa Noite Felipe Furtado Nome Marinlva moro no Rio de Janeiro eu achei dois Ninho da Abelha Jatai tem 3 anos que ela mora no muro da minha casa que fazer com ela.e como tira o seu mel,ja que o mel serve como remedio,obrigado………..

    Curtir

    • Oi Marinalva.

      Para tirar a a colmeia do muro, infelizmente você terá que quebrar o muro. Fazendo isso você deve colocar a colmeia numa caixa e deixá-la no local (muro) por alguns dias, depois você pode colocar num local mais adequado.
      Recomendo que leia meu post sobre as jatais e que leia os comentários.

      Boa sorte,

      Felipe

      Curtir

  78. pedro disse:

    amigo eu tenho algumas jateis na minha casa comendo uma luva de pedreiro,e preciso de dicas para trazer a rainha para a garrafa mais nao tenho nenhuma cera para usar,posso usar alguma coisa doce como ervas de cha e acucar

    Curtir

    • Oi Pedro.
      Para atrair as jatais recomenda-se utilizar cera da própria jataí e própolis (pode ser de Apis). Já ouvi dizer que esfregar capim limão (Cymbopogon citratus) na caixa isca. Açúcar nunca deve ser usado, irá atrair formigas.

      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

  79. junio cesar disse:

    Olá Felipe meu nome e Junio,tenho duas comeias,moro em MG e gostaria de saber como fazer para dividir uma comeia e qual a epoca certa para retirar o mel.

    Curtir

  80. junior cavalca disse:

    bom dia Felipe.
    cara coloquei uma caixa isca ao ldao de um ninho de jatai, ai tirei a entrada desse ninho e coloquei na caixa isca, ai que vem minha duvida.
    as abelinha retiraram todo o canido da entrada da caixa isca, mas não foi só isso, elas fecharam a entrada dessa caixa isca.
    já parou a movimentação de abelha e a caixa ta la lacrada por um cerume amarélinho.
    outra coisa elas fecharam pela parte de dentro do buraquinho de entrada, pelo lado de fora não tem nd.
    vc sabe o que é isso?
    sera que elas fecharam para as formigas não ocuparem o local?
    obrigado

    Curtir

    • Oi Junior! Bom dia.

      Elas reaproveitaram a cera, neste casa não começaram a construir um novo ninho. Isso é normal, um bom sinal é que elas reconheceram a isca, talvez voltem a construir um novo ninho no futuro. O período de enxameação vai de dez a jan, chegando perto desta data recomendo que você espirre própolis dentro da caixa e coloque cera de abelha na entrada.

      Boa sorte!
      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

  81. Flavio. disse:

    Olá! Felipe, que útil a sua explicação de iscas com garrafas pets. Tenho dez iscas de garrafas pets armadas em minha cidade Curitiba. Possuo uma caixa de mandaçaia, uma caixa de tubuna, uma caixa de uruçu e 5 caixas de jataí, sendo três retiradas de muros, um dos enxames por ignorância do proprietário da residência, desconhecendo que se tratava de abelha jataí, achava que era insetos nofencivos, então contou ele, que já jogou creolina, gasolina e ateou fogo, por sorte que não atingiu as células de crias, uma vez que este estava bem para dentro do muro, só matando algumas na entrada do canudo de cera. Fui lá por indicação de um amigo, o retirei, que coisa mais lindas que elas estão em minha caixa racional.

    Curtir

    • Oi Flavio. Obrigado!
      Que bom que deu para salvar a colmeia. As pessoas cometem erres absurdos por falta de conhecimento, é um pena. Parabéns pela sua atitude! E realmente as jataís são muito incríveis…

      Abraços e mais obrigado.

      Felipe

      Curtir

      • Leonardo disse:

        Felipe gostaria de saber se é possivel ter um enxame de jatai em um predio no 2 andar??? obrigado

        abraços

        Curtir

      • Oi Leonardo. Boa tarde.
        Eu nunca vi jataí nessa altura. Acredito que o único problema seria o gasto energético para elas ficarem subindo esses 30 metros. Se você colocar plantas na sacada que sirvam para elas ajudaria muito elas.

        Abraços,

        Felipe Furtado

        Curtir

  82. Leonardo disse:

    a altura é de mais ou menos 25 a 30 metros

    abraços

    Curtir

  83. Amaro disse:

    Oi boa noite, pesquisando sobre as abelhas jatai encontrei esse site e achei interessante q vcs respondem e tiram duvidas,sei da exitência de duas colonias dessas abelhas na natureza ,uma ne um pé de pinus e o outra em um pé de embauba, gostaria de saber aque distancia devo deixar da colonia uma caixa isca na esperança de quando elas enchamearem ocupem essa caixa,tenho duvidas se devo deixar do lado da entradada colonia ou mais afastado? Como vou saber se a colonia ja esta independente da colonia mãe?
    desde ja agradeço

    Curtir

    • Olá Amaro. Boa tarde!
      Você não precisa deixar as iscas ao lado das colmeias, pode colocá-las num raio de 10 metros aproximadamente.
      Você vai ter que observar o dia em que elas começaram a colonizar a isca e a partir de uns 4 meses após essa colonização você já pode transferir a isca para a caixa racional.

      Abraços e boa sorte,

      Felipe Furtado

      Curtir

  84. Victor disse:

    Olá felipe, sou de Londrina pr, oque aconteceu foi o seguinte á alguns dias atras minha apareceu um pequeno enxame de jatai nos fundos de minha casa aonde tem um aparelho de som com duas caixas de tamanho medio, elas tentaram invadir uma das caixas mas minha mas ás tocou com medo de estragarem a caixa, ai depois de 3 dias elas voltaram em um enxame 10 vezes maior, convenci minha mae á deixar elas ficarem la enquanto eu construia uma casinha nova para elas, ja fazem dois dias que elas estao dentro da caixa de som e ja fizeram o pito, armei uma isca pet do lado da caixa de som, elas ja estao entrando la dentro para mecher no cerume que coloquei, mas de noite voltam para a caixa de som e continuam seu trabalho intenso, a minha duvida é : QUANTO TEMPO DEMORA PARA ELAS SAIREM DA CAIXA DE SOM ? (PRECISO QUE ELAS SAIAM PORQUE SE NAO MINHA MAE VAI MATA-LAS PORQUE ELA NAO ÁS QUER DENTRO DA CAIXA) QUERO SABER TAMBEM SE ELAS DANIFICAM A CAIXA DE SOM ? ja desliguei a caixa da tomada e a coloquei em um lugar sem chuva e sem sol, é um lugar calmo, quero saber quanto tempo elas demoram para passar para a isca pet, porque preciso com urgencia retirá-las da caixa de som, hoje faz 2 dias e meio praticamente que elas estao dentro da caixa de som, Obrigado.

    Curtir

    • Oi Victor. Boa tarde.
      O único jeito de resolver esse problema é colocar a colmeia que está dentro da caixa de som numa outra caixa. A jataí não migra de caixa como acontece com as abelhas apis. O que a jatai faz é dividir sua colmeia, sendo assim se colocar uma isca o que irá ter são duas colmeias, uma dentro da caixa de som e outra na isca.
      É muito tranquilo de realizar essa transferência, as jatais não picam.
      Recomendo a você quando for realizar essa transferência que coloque a caixa definitiva no mesmo lugar da caixa de som, porque as abelhas podem ficar perdidas. E o melhor horário para fazer a transferência é ao meio dia, pois neste horários grande parte das abelhas estão no campo coletando alimento.
      Assista esse vídeo que pode te ajudar.
      https://plantandovida.wordpress.com/2011/08/22/divisao-da-colmeia-de-jatai/

      Abraços e boa sorte.

      Felipe Furtado

      Curtir

      • Flavio. disse:

        Olá! Felipe, não sei quantos metros daria de altura em um prédio no segundo andar, mas por experiência, moro em um sobrado e no telhado de meu sobrado possuo caixas de mandaçaia, tubuna e uruçu. A altura que as caixas estão, é de aproximadamente 6 metros de altura. O fato é, que recomenda-se colocar no baixo, devido dias com ventos. Já que as abelhas encontrarão dificuldades na manobras de seus vôos. Mas faça um teste drive para saber. Se elas não encontrarem qualquer dificuldades, beleza! Se não terá de trocar de lugar.

        Curtir

      • Oi Flavio. São cerca de 25 metros. Realmente o vento também é um fator negativo.
        Vamos o que nosso amigo Leonardo vai fazer.
        Obrigado pela contribuição.

        Abraços,

        Felipe

        Curtir

  85. Lucas disse:

    gostaria de saber se eu fizer uma isca de garrafa pet as abelhas vem ate a garrafa ou eu teria q colocar algumas lá
    e ultra pergunta tem como dar mel nestas garrafas, tiver como faço a coleta.

    Curtir

    • Lucas,

      a isca serve para capturar os enxames, as abelhas é que vão até a garrafa pet. Dentro da isca as abelhas produzem o mel normalmente, no entanto, como a garrafa é fechada não há possibilidade de coletar o mel. Sendo assim, depois que você capturar o enxame e ele estiver bem estabelecido na isco (isso leva uns 3 meses), você pode transferi-lo para uma caixa racional, e aí sim manejar o mel.

      Abraços e boa sorte,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

    • Flavio. disse:

      Olá Lucas, vc pode coletar uma família de jataí em uma garrafa pet sim, mas desde que vc utilize os procedimentos de preparação desta garrafa isca, como derreter cera da abelha jataí e aplicar na parte interna da garrafa para ter o cheiro de feromônio para serem atraídas, deixar secar e por um pouco de cera no bico da garrafa. Recomenda -se deixar já a garrafa cortada ao meio e encaixa-las as partes e prepara-la. Para na hora da remoção das abelhas para uma caixa racional ficar mais fácil do que ter que serra-la com a colmeia estabelecida dentro da garrafa. Elas farão mel normalmente, já que é um mecanismo natural de defesa de toda a família fabricar seu alimento para preservar suas espécies.

      Curtir

  86. Lucas disse:

    a abelha jatai ñ tem ferrão né então eu ñ preciso de ter aquela roupa ne

    Curtir

    • Flavio. disse:

      Não, não é necessário, elas são dóceis, elas apenas soltam uma enzima que parece uma cola, que grudam na pele e cabelos. Mas não acontece nada..

      Curtir

    • Lucas.
      As jataís tem o ferrão atrofiado, sendo assim elas não picam e portanto não há necessidade de utilizar a roupa de apicultor. Porém como quase todos seres vivos elas apresentam um mecanismo de defesa, neste caso, elas apresentam mandíbulas e a utilizam “mordendo” o seu “inimigo”. Mas fique tranquilo não dói nada, mas para grudar em outros insetos funciona muito bem.

      Abraços,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

  87. Lucas disse:

    eu fiz a isca de pet, mas eu nunca vi a abelha jatai nas redondezas, em quanto tempo as abelhas demoram para ir para a garrafa pet

    Curtir

  88. Lucas disse:

    eu fiz a isca de pet, mas eu nunca vi a abelha jatai nas redondezas, em quanto tempo as abelhas demoram para ir para a isca de pet

    Curtir

    • Oi Lucas,
      é muito difícil eu lhe dizer quanto tempo leva para as jataís visitarem a isca. Pra ser bem sincero com você é possível que eles nem visitem a isca. A isca é apenas uma tentativa, pode ser que dê certo ou não. Mas vale muito a pena tentar…

      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

    • Flavio. disse:

      Olá! Lucas, elas poderão enxamear até duas vezes por ano dependendo da rainha e dos discos de cria, mas a época de enxameação é por novembro até janeiro, preferencialmente em dias bem quentes.

      Curtir

  89. breno figueredo costa brito disse:

    Olá!
    Como fasso para captura a rainha ela esta dentro de um bloco em um muro e eu queria trasnferi a comeia para uma caixa de madeira com a sua!

    Curtir

  90. breno figueredo costa brito disse:

    QUANTOS LITRO AS ABELHA JATAI PRONDUS? EM QUANTO TEMPO?

    Curtir

    • Flavio. disse:

      Olá Bruno. Isso vai depender da época de florada, se a florada ao redor no raio de busca de pólen e néctar estiver rico em espécies de flores, bem como período de chuva e seca, temperatura todos estes fatores vão influenciar no trabalho das abelhas, mas se todos os ventos estiverem soprando a favor de uma ótima produção de mel e pólen, aí existe um outro fator, só que agora humano, a caixa deve ser adequada e apropriada e estar em um lugar adequado, ou seja sem apanhar sol e chuva, quero dizer protegida do relento. Aí, poderá chegar até uns 2L. Por ano, dificilmente passa disso.

      Curtir

  91. breno figueredo costa brito disse:

    olá de novo vc poderia me envia uma planta da caixa?
    porq nao sei se a minha e adquada!

    Curtir

  92. Marli Nunes disse:

    Oi Felipe, meu genro vai derrubar o murro de sua casa para reforma, e lá tem um enxame.
    coloquei o que consegui pegar dentro de uma caixa.
    Será q conseguirei salvar o enxame?

    Curtir

    • Oi Marli.

      Se você não tiver colocado as células de ponta cabeça eu acho que vai dar certo sim. Verificou se colocou a rainha (ela é bem maior que as outras abelhas) dentro da caixa? Tome cuidado com o local que for deixar a caixa, as formigas podem ser atraídas por causa do mel. Você pode colocar a caixa num local isolado com graxa, isso evita a passagem de formigas.

      Qualquer dúvida é só enviar.
      Boa sorte

      Curtir

      • Marli Nunes disse:

        Rsrsrsr marinheira de primeira viaje, acho que vai dar certo Felipe. Hoje eu fui la, elas estavam entrando e saindo da caixinha, não vi se coloquei a rainha, pois estava escurecendo, estou na torcida, vou tomar todos os cuidados que voce me indicou. Desde ja muito obrigada.

        Abraços.

        Curtir

      • Manda notícias Marli. Boa sorte.

        De nada. Abraços,

        Felipe Furtado

        Curtir

  93. Bom dia Felipe. Parabéns pelo site! Extraí uma colméia de jataí de um tronco seco na mata. Coloquei-as em uma caixa racional sem melgueiras. Coloquei também alimentação artificial com mel de abelhas Europa. Faz dois dias e elas ainda não abriram a saída da caixa que elas mesmo fecharam. O enxame tem rainha, pois a ví. Esse comportamento é normal? Elas demoram mesmo algum tempo para começarem a trabalhar?

    Curtir

    • Olá Hebert.
      Obrigado pelo elogio.
      O que é comum é a queda do número de jataís no início, pois por mudar a colmeia de lugar, partes das abelhas ficam perdidas. Normalmente as abelhas fecham o tubo de entrada e ficam dentro dele no frio. Como esta a temperatura aí na sua cidade.
      Mas como você disse que a rainha está lá dentro, acredito que em breve elas devam sair.
      Manda notícias.
      Abraços,
      Felipe Furtado

      Curtir

  94. andré disse:

    Tenho uma duvida . Coloquei uma isca pet perto de uma colmeia e ela exameou agora com quanto tempo tenho que deixar perto da caixa que enxameou e quando posso transferir caixa definitiva e local ?

    Curtir

  95. Gilmar G. disse:

    Boa tarde Felipe.
    Hoje capturei uma das várias colméias de Jataí que encontrei em um muro e a transferi diretamente para a caixa racional e levei para casa; acontece que ja tinha uma caixa e esta nova caixa qto. a próxima que irei trazer a entrada das colmeias ficarão a 0,70 cm uma da outra.

    Gostaria de saber se essa distância pode acarretar algum prejuizo paras as abelhas como brigas, dificuldades para identificação etc.
    Um abraço e grato pela atençao
    GILMAR

    Curtir

    • Olá Gilmar.

      Não tem nenhum problema em deixar as caixas próximas, elas convivem muito bem.

      ABraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

      • Gilmar G disse:

        Gilmar novamente Felipe..rsrsrs
        Preciso de mais uma informação; mas aviso logo se vc for cobrar não terei como pagar…rsrsrsrs. brincadeira vamos falar sério.
        Duas das colméias que ainda tenho para capturar são de uma abelhinha que se parece muito com essas moscas caseiras só que em tamanho bastante reduzido, acredito que da familia das Jatais mas não consegui identifica-la através de fotos que vi em alguns sites, infelizmente não posso lhe passar mais dados a respeito a não ser de que após eu capturar a colméia da tetragonisca angustula essas abelhinhas começaram a invadir o espaços coletando o mel derramado; preciso saber que abelhas são essas e se são um perigo para as minhas Jataís (tetragonisca angustula).
        Outro ABRAÇÃO E MUITO OBRIGADO pela resposta anterior e pela próxima pois sei que ela virá……..
        Outra coisa, devo colocar reforço alimentar para essas nova colmeias ( água, açucar, aminomix, etc..)…?
        Gilmar

        Curtir

      • Oi Gilmar.

        Você mencionou “mosca doméstica”, existe um inseto da mesma famílias das mocas chamado FORÍDEO que costuma invadir as colmeias para roubar mel e pólen. E também existem espécies de abelhas que sobrevivem do roubo de mel de outras colmeias, um destas espécies é a abelha-limão.
        Sendo assim, recomendo duas leituras que podem ajudar a solucionar o seu problema.
        Abelha-limão
        http://meliponarioaracruz.blogspot.com.br/2011/11/abelha-limao-como-se-defender-de-um.html
        Forídeo
        http://meliponariomonteseco.blogspot.com/2011/04/revisao-e-controle-de-forideos.html
        Com relação a alimentação artificial, você pode usar mel de apis diluído em água. Tome cuidado com as formigas.

        Abraços,

        Felipe Furtado

        Curtir

    • Flavio. disse:

      Boa tarde Gilmar e Felipe, por experiência própria em tambem ter abelhas jataí, gostaria de ressaltar que inicialmente elas poderão se pegar, elas se pegam sempre quando uma caixa contem mais mel que a outra, as que tem mais mel tendem a se pegar com as que tem menos mel, que no caso das jataís capturadas, claro tem menos mel que a caixa das outras que você já tinha, até que elas se reestruture, entretanto, depois elas acabam demarcando os seus territórios e isto passa em não se pegarem mais entre elas. Mas se puder deixar há uma distância de uns 2,50. das outras seria melhor.

      Curtir

  96. glayson duarte gonzaga disse:

    oi felipe, meunome e glayson . sou de contagem mg tenho atualmente 23 caixas com enchame e meu objetivo e atinjir 100 .nao sao para comercio .epor prazer mesmo, minha duvida e saber qual a melhor epoca do ano para colocar caixas isca e tambem aqual distancia devo colocalas das minhas.se vc tiver duvidas ficarei grato em ajudalo.obrigado…

    Curtir

    • Oi Glayson! Que ótimo, espero que atinja a sua meta!
      A época da enxameação inicia-se em dezembro e vai até fevereiro, mais ou menos. O raio de atuação das jatais é de aproximadamente 300 metros, sendo assim, você pode colocar até mais essa distância. Você pode colocar iscas na natureza também, dessa forma você pode variar geneticamente a sua “coleção” vida de jatais.

      Abraços e boa sorte,
      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

  97. CASTEL FORTE disse:

    OI Felipe, meu noe é Castel Forte, e sou do estado do piaui mas moro em são paulo á 12 anos percebi que o piaui é um dos maiores produtor de Mel do pais, visando um bom negocio qual o pricipal passo para começar uma criação de abelha para para fins comercial ?
    e omo atrái as abelhas popularmente conhecida lá no pi como óropa para a caixa ?
    ficarei grato com sua ajuda..
    att: Castel forte.

    Curtir

  98. CASTEL FORTE disse:

    Olá Felipe, olhei todos os links, gostei muito e gostei tambem da suas informacoes
    eu vou mim aprofundar melhor o meu conhecimento nesta area. agente se fala.
    muito obrigado ! um abraço !!!!
    Castel Forte:

    Curtir

  99. Telles disse:

    Feipe, moro em Brasília. Estou comprando colmeia de abelha jatai do estado de São Paulo. É possível transportá-la via correio? Elas sobreveriam a viagem?

    Curtir

  100. Susan disse:

    Boa Noite Felipe, tenho uma casinha no interior de Spaulo, e a uns 3 anos aparecem abelhas jatai,la e elas adora meu fogão de lenha, fiz até uma caixinha de formica para elas,,, mas elas não gostam..rs insistem no fogão de lenha, sempre tirei a cera delas e puz na caixinha,,, nesse ano me desculdei e elas se instalaram definifivamente no forninho do fogão de lenha,,,rsrs gostaria de transferi-las para outro local, não quero que vão embora mas também quero continuar a usar o fogão de lenha,,, tirei 3 fotos,,, elas se instalaram a mais ou menos 2 meses é cedo para tira-las ? pode me enviar seu e-mail para que eu mande fotos !
    Grata
    Susan

    Curtir

    • Oi Susan. Boa noite!
      Olhei as suas fotos, trata-se da jataí mesmo. Pelo que notei eles fizeram o ninho num oco que tem acesso dentro do seu forninho. Ali nas fotos que me enviou só aparecem a entra da colonia. Aquele tudo de cera é a porta de entrada para a colonia da jatai.
      Para retirar a colonia definitivamente dali você precisa ter acesso a ela, retirando apenas o tubo da entrada não adianta nada. É possível acessar o oco?

      Abraços.

      Curtir

  101. glayson duarte gonzaga disse:

    oi felipe, e o glayson. hoje chegou em minha casa um enxame de jatai e elas entrarao em uma caixa vazia que ja abrigou outra colmeia , pois bem,gostaria de saber de voce se apos elas terminarem de entrar na caixa eu poderia muda-la de local, pois ela nao se encontra em um local adequado. se puder essa transferencia pode se dar imediatamente ou devo esperar alguns dias.desde ja agradeco.um abraco.

    Curtir

    • Oi Glayson. Se a rainha já estiver instalada na colmeia você já pode fazer a transferência. Mas caso contrário, se as abelhas estiver construindo a colmeia para chegada da rainha, recomendo que espere a chegada dela. E a partir disto, recomendo que faça a mudança após 1 mês.

      Abraços,

      Felipe Furtado

      Curtir

  102. Henrique disse:

    olá felipe boa noite.
    vou fazer uma isca pet, gostaria de saber a dosagem de propolis para alcool para apenas uma isca.
    obrigado.

    Curtir

  103. glayson duarte gonzaga disse:

    e ai felipe. hoje nao tenho nenhuma duvida, mas vou relatar a voce e a nossos companheiros um fato que acontece anualmente com minhas colmeias.elas fazem a limpeza da caixa, algo muito interessante, me parece que sao as operarias,voce ja percebeu que nunca vemos abelhas mortas proximo as caixas…eu acho que a maioria delas morre dentro da caixa,pois no dia da limpeza a chao chega a ficar escuro de tanta abelha morta.interessante nao e mesmo.abraco.

    Curtir

    • Flavio. disse:

      Olá Glayson, é o seguinte: As abelhas mortas que são retirada da caixa, pode ser as abelhas maxo que nascem muitos e aí para preservar o alimento, que é o mel e pollen as operárias mata os machos quebrando as suas mandibulas, é um processo natural.

      Curtir

    • Muito interessante a sua observação Glayson, realmente os insetos sociais são incríveis.

      Obrigado por compartilhar suas experiencias.

      Abraços!

      Curtir

    • Gilmar disse:

      Oi glayson…boa tarde !
      Vc tem certeza que as abelhas mortas no chão foram resultado de uma limpeza na colméia feita pelas abelhas operárias; pode ser que tenha havido uma tentativa de invasão de uma outra colmeia e isso causado a briga entre colméias resultando na morte de algumas ou muitas abelhas. Geralmente é isso que acontece…..
      Um abraço….

      Gilmar

      Curtir

  104. glayson duarte gonzaga disse:

    tudo bem felipe. acho que nao,pois ao observar o acontecimento eu peguei varias abelhas mortas e elas estavao totalmente secas, observei tambem que elas tiravam formigas mortas da caixa. ainvasao de outro enchame eu tambem ja presenciei e elas brigam ate a morte ,caem no chao e tudo mais. analisando os dois casos cheguei a conclusao de ser uma limpesa mesmo.na proxima oportunidade que eu tiver vou filmar e envio o video para voce.um abraco.

    Curtir

  105. Valdinei disse:

    Boa tarde! Tenho 3 comeias jatai As abelhas estão brigando ,não sei dizer se entre a mesma comeia ou entre comeias vizinhas .elas ficam grudadas e morrem ,oque fazer ?

    Curtir

    • Oi Valdinei.

      Já tentou afastar um pouco as colmeias?

      Abraços

      Curtir

    • Flavio. disse:

      Olá Valdinei. Se você colocou uma nova caixa de abelhas jataí próxima de outras colmeias de jataí que você já tinha, é um processo normal elas se pegarem inicialmente, depois elas acabam se adaptando ao novo local. Outra coisa que ocorre, se a caixa que contem muito mel, as abelhas desta caixa que contem mais mel, vão atacar com certeza as abelhas de outras caixa que contem menos mel, um ato de defesa para mostrar para as outras que o mel está bem protegido naquele território. Aí o jeito é colocar mais longe como o nosso amigo Felipe mencionou a cima.

      Curtir

  106. João Paulo disse:

    Fala ai Felipe, tenho 5 caixas de Jataí que tirei dos muros da minha rua, achei um marceneiro que faz caixas show de bola. Encomendei 20 caixas pois estou mapeando o local onde moro e já achei 8 ninhos pelas rua do meu bairro. qual a distancia minima para que possa dar tudo certo.
    OBS: dos 5 ninhos que tirei dos muros, 3 continuaram no local e já estão forte. Sera que já tem uma nova Rainha?

    Curtir

    • Oi João Paulo.
      Isso vai muito, existem casos em que as colmeia de jatai ficam bem próximas uma das outras. Para evitar qualquer transtorno você pode fazer o teste e deixá-las próximas, caso perceba que estão brigando, recomendo que afaste uns 4 metros uma da outra.
      A quanto tempo elas estão no ninho?

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

      • João Paulo disse:

        Tenho ninho de fevereiro, de março e abril. Coloquei os 5 um perto do outro, em media 80 cm um do outro, só sai briga quando estão todas enxameando ao mesmo tempo.
        Fora isso esta tudo normal, elas entram e saem numa boa cada uma das suas caixas.

        Curtir

      • João Paulo disse:

        Fala ai Fera, gostaria de saber qual a melhor medida para a Jataí. Minha primeira caixa que fiz sem saber de nada e as presas, quando tirei o primeiro ninho do muro la de casa, ela ficou com 19 por 15 medida interna e 8 de altura. Hoje com quase 3 meses depois ela ainda tem muito espaço, mesmo com o ninho todo tampado e muitos potes de mel e polem, acho que isso deixa as meninas um pouco desprotegida, as outras fiz com 15 por 15 por 10 de altura e estão quase que completas. agora vou colocar a segunda parte, o sobre ninho, que fiz com 15 por 15 por 7. me de uma luz para que eu possa saber se estou fazendo o que é melhor para elas. Não quero comercializar o mel nem as meninas só quero ter o prazer de velas voando pelo quintal e se multiplicando cada vez mais. o marceneiro que arrumei para fazer 20 caixas para mim esta aguardando as medidas.

        Curtir

      • Flavio. disse:

        Olá, João Paulo, a medida recomendada para as jataí, é de 12 por 12. e a altura entre o ninho, sobre ninho e melgueira de 19 de altura, Porque nas medidas que vc descreveu a cima, elas vão perder muito tempo para fazer uma carapaça de lamelas e cerumes para proteger mais a colmeia em dias de frio. Tempo precioso para elas, que poderão fabricar mais mel e trazer propelis e polen, ao invés de perderem mais tempo para fazer a carapaça dentro da caixa para preencher as lacunas vazias devido o tamanho.

        Curtir

      • Oi João Paulo. Também concordo com o Flávio. Planejar bem o tamanho da caixa evita que as abelhas gastem energia para ocupar os espaços vazios.

        Boa sorte com as suas caixa.

        Abraços,

        Felipe

        Curtir

  107. luis antonio disse:

    felipe depois de ter lido esse site comas eecei a criar essa belezinha capturei duas colmeia mais e elas estavam bem ate agora pq eu estava observando as operarias estao saindo da caixa que eu fiz com varios pedacinho de cera nao tem nada que eu possa a fazer que q ela continuam na minha caixa obrigado

    Curtir

  108. Gilmar disse:

    Boa noite Felipe…!
    Sou Gilmar; ja escrevi várias verzes a você para resolver problemas com minhas colmeias e mais uma vez estou com problema e espero que possa me ajudar.
    Sexta feira passada dia 26 sai de casa as 7:hrs para umna viajem até o sul de MG e só voltei hoje as 15:30 hrs. QWdo sai de casa estava tudo normal com minhas tres colméias ( um número excelente de indivíduos por caixa) ; acontece que após fazer uma visita ‘as mesmas percebia algo errado, quase não existia abelhas de guarda nas entradas e ao abrir as caixas para saber se estavam todas dentro tive a decepção de notar que o número de abelhas tb estava reduziso a 25% do que era.
    Essa alteração na temperatura ocorrida na região pode ter matado minhas abelhas ou feito com que elas abandonassem a colméia.,
    Sou de Americana e soube ao chegar de viagem que choveu muito aqui e a temperatura caiu demais,e isso foi bruscamente, teria sido o motivo do sumiço das abelhas?
    Me ajude por favor….QUE DEVO FAZER….?

    Curtir

    • Oi Gilmar. Boa noite.

      Com certeza a mudança brusca de temperatura pode ter contribuído para o ocorrido em sua colmeia.
      Recomendo que coloque alimentação artificial para suas abelhas. A alimentação artificial pode ser feita com a mistura de 50% de uma solução de água com a açúcar com 50% de mel de Apis. Bole algum esquema para evitar que elas morram afogadas na solução, eu utilizo algodão para evitar que isso aconteça. Tome cuidado também com as formigas.

      Boa sorte.

      ABraços

      Curtir

  109. Sergio Costa disse:

    Bom dia Felipe,
    Gostaria de saber qual mês certo de fazer a coleta de mel. Pois sou principiante no assunto, tenho duas colméias e pretendo aumentar meu apiário.

    Curtir

  110. Cleudimar disse:

    Boa noite Felipe,
    Sempre tive curiosidades por abelhas, e pesquisando na internet vi o seu blog, muito interessante.
    No meu muro que é de bloco, tem umas 4 ou cinco casas dessas abelhas, quero tirá-las do muro e colocá-las nas caixas que construi. A minha dúvida é se eu quebrar o bloco e transferir elas para a caixa elas não irão embora.
    Obrigado pela atenção.

    Curtir

    • Oi Claudimar.

      Se você fizer a transferência corretamente não tem perigo.
      Você deve certificar-se de que transferiu a rainha para a caixa, a rainha é bem maior que as outras abelhas. Cuidado para não colocar os discos de cria de cabeça para baixa na nova caixa.
      O melhor horário para fazer a transferência é ao meio dia. Deixe a casa nova no lugar onde se encontrava o ninho, a noite você pode transferi-lo para outro lugar.

      Boa sorte,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

  111. cintia disse:

    oi bom dia felipe gostaria de livros td sobre abelhas pois apareceram aqui casa saber ajudar algumas no frio sofre e morre a formiga ataca saber melhor ambiente dela entre coisas td sobre elas divisao enxames enxameacao td florada. obrigada bjs

    Curtir

    • Oi Cintia.
      Da uma olhada nesse livro.
      http://eco.ib.usp.br/beelab/pdfs/livro_pnn.pdf

      Boa leitura,
      Felipe

      Curtir

      • cintia disse:

        meu tem caixa elas estao nao consegue pega pet na florada minha casa. sempre tem no chao abelhas e como carpe no terreno de minha vo vizinho pede meu tirar meu pai tirou ano passado duas caixas morreram pq e tem ess e ano tem tirar tem 3 enxame mas esperando setembro pçois e epoca da florada tira jeito explica yotube tem outro jeito de manusear sem morram no inverno, depois, antes como podemos melhorar manuseio nesse caso. hj ele tem 8 caixa tirou muro pessoas mata-las resolveu ajudas-las pode melhorar e ampliar meu enxames. obrigada

        Curtir

  112. Rafael disse:

    Muito bacana o artigo. Apesar de não ser apicultor, incrementei meu leque de conhecimentos.
    Bacana ver que existem pessoas com bons propósitos, bem dispostas a disseminar conhecimento e cultura. Abs

    Curtir

  113. Manoel disse:

    Felipe, parabéns pelo blog, muito legal mesmo!
    Por favor, você saberia dizer se uma caixa racional para mandaçaias serviria para as jatais? É que descobri no muro uma colônia de jatais e ganhei uma caixa das mandaçaias.
    Outra pergunta é a seguinte: se eu deixar uma caixa ou isca há uns 20 cm ajuda ou atrapalha a captura?
    E por último, gostaria de saber se posso cortar um pedaço do tubo de entrada ca colmeia e usar esse material para a captura.
    Obrigado pela ajuda
    Manoel

    Curtir

    • Obrigado Manuel.

      A primeira pergunta eu não sei te responder, não tenho conhecimento da criação de mandaçaia, só sei que a caixa deste é maior que a da jataí.
      Não há necessidade de deixar a caixa tão perto, as abelhas voam bastante. Chegam num raio de 300 metros.
      Pode cortar sim! as abelhas reconstroem.

      Abraços,
      Felipe

      Curtir

    • Flavio. disse:

      Olá! Uma caixa para mandaçaia, é um pouco fora de padrão para as jatís, então elas teriam que fazer uma carapaça maior para compensar o calor que elas produzem dentro da caixa,quer dizer elas vão ter de trabalhar alen de a capacidade normal que elas trabalham para não haver tantas perda de temperatura, energia que elas poderão poupar para o próprio inverno.

      Curtir

  114. Renato Saviano disse:

    Felipe e depois que eles entrarem na isca como faço pra transferir numa caixa fechada? ou eu já posso fazer a isca e deixar numa caixa?

    Curtir

  115. Renato disse:

    Como transfere para a caixa? ou posso fazer a isca diretamente na caixa?

    Curtir

  116. brenno disse:

    As abelhas jatai estao no pé do lavatorio oque devo fazer ?

    Curtir

  117. adercio disse:

    Boa tarde Felipe. acompanho seus comentários muito bons já fiz transporte de uma colmeia na pet. hoje eu tenho 07 colmeia de jatái e 02 pretinha parecida com jatai
    desde já agradeço pela as informação.

    Curtir

  118. olá Felipe.. estou entrando agora no ramo das abelhas… estou com duas comeias uma de irai outra de jatai….minha comeia de irai esta bem populosa e bem forte….a de jatai esta bem fraca não contruiram muita coida faz um mês mais ou menos.. o que faço para ajuda – lá a ficar mais reforçada? grato… Eduardo Sonego.

    Curtir

    • Oi Eduardo. Verifique se a sua caixa não está muito grande. É fundamental que a caixa receba um pouco de sol, recomendo o sol da manha.
      Você pode colocar alimentação artificial (uma mistura de açúcar com água e mel de Apis).

      Boa sorte,

      Felipe

      Curtir

  119. alexandre disse:

    como faco uma caixa para abelha jatai e quais as medidas da caixa abrig quero criar abelhas

    Curtir

  120. ROCKy MATTOS. disse:

    Felipe… gostaria de saber se colocar telhas de eternit ou de amianto….sobre as caixas das colmeias… nao e aconselhavel….segundo vi comentarios que dar cancer nas abelhas???
    Isso e verdade…..aguardo resposta….
    Um abraço.

    Curtir

  121. Fabricio Rodrigues disse:

    Acabei de adquirir uma colmeia de jatai e gostaria que me desse algumas orientações!
    Fiz a mudança da jataí para uma caixa racional que eu mesmo fiz, o problema é que não voltaria ao local novamente, então tive que tirá-las do local com apenas um dia de permanência na caixa racional!
    Instalei a caixa na minha casa a mais ou menos um metro e meio do chão!

    O problema é que percebi que pega sol no começo da manha e no fim da tarde, tem algum problema?

    Percebi também que elas estão saindo da caixa com algumas outras abelhas mortas, e ainda não fizeram aquele caninho de cera que costumam fazer!

    hoje faz quatro dias que mudei elas pra caixa, mas quando fui colocar na parede, dei uma olhada e percebi que elas já haviam fixado os potes de mel nas extremidades da caixa!

    É normal elas agirem assim?

    Curtir

    • Olá Fabricio,

      esse comportamento é de limpeza. As abelhas estão retirando as abelhas mortas para mantê-la limpa. Com relação ao sol, recomendo que você coloque uma telha para protegê-la do sol da tarde.

      Fique atento com as formigar, para evitá-las você pode isolar a possível passagem das formigas com graxa.

      Qualquer dúvida é só escrever,

      boa sorte,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

    • Olá Fabricio,

      esse comportamento é de limpeza. As abelhas estão retirando as abelhas mortas para mantê-la limpa. Com relação ao sol, recomendo que você coloque uma telha para protegê-la do sol da tarde.

      Fique atento com as formigar, para evitá-las você pode isolar a possível passagem das formigas com graxa.

      Qualquer dúvida é só escrever,

      boa sorte,

      Felipe

      Curtir

  122. Ana Lúcia disse:

    Olá Felipe,
    moro em SP, em casa. Li vários comentários e quero tirar dúvidas tb.
    Eu preciso ter floradas em casa ou elas buscam? Tenho muitas formigas em casa(já percebi que terei problemas) E quanto tempo demora para formar uma colméia produtiva?
    E onde posso conseguir uma doação de abelhas para iniciar a colonia? bom trabalho e saudações

    Curtir

  123. Fabricio Rodrigues disse:

    Elas costumam demorar muito pra fazer aquele caninho na boca do ninho?

    Curtir

  124. Fabricio Rodrigues disse:

    Hoje estive observando que a partir das 15:00 h a caixa começa a pegar sol, elas podem abandonar a caixa por esse motivo?

    Curtir

  125. Fabricio Rodrigues disse:

    Onde as abelhas Jatai carregam o pólen? já estou preocupado, pois já fazem seis dias que tranferi para a caixa e parece que elas não estão buscando pólen…

    Curtir

    • Oi Fabrício,
      A construção do tudo de entrada depende da força em que se encontra a colmeia. Caso perceba que elas estão fracas coloque uma tampinha de refrigerante com mel e água com açúcar.
      Elas coletam o pólen e néctar das flores na proximidade da colonia.
      Abraços,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

  126. Gilmar disse:

    Boa tarde Felipe !
    Das três colmeias que tenho ; duas delas capturadas a 90 dias estão com aquela proteção do favos de cria tomando todo o espaço reservado ao ninho. A colmeia mais velha com 6 meses, essa proteção que recobre os favos de cria não passa dos 6 cm da altura do primeiro nível.
    Preciso que me responda…:
    1 – Essa terceira colmeia está fraca com um número muito baixo de indivíduos ?
    2 – A rainha seria uma zanganera ?
    3 – Devo fazer um reforço de favos de cria ( transferir favos de cria de uma mais forte para essa fraca se for o caso) , e qual a melhor época para fazer isso ?
    4 – Qual o risco que podem ocorrer com a transferência tanto para a receptora como para a doadora ?
    Grato pela atenção….
    Gilmar

    Curtir

  127. Fabricio Rodrigues disse:

    Qual a distância máxima que as abelhas jataí voam para buscar alimento? o que pode acontecer caso elas não consigam encontrar?

    Curtir

  128. Fabricio Rodrigues disse:

    Hoje marquei o horário que o sol pega na caixa:

    Sol da manha:
    08:30 às 11:00

    Sol da tarde:
    16:00 até o fim do dia

    Assim está bom?

    Curtir

  129. Olá Felipe, de uns dias para cá a população de abelhas jataís aumentaram pra caramba da de perceber que a contida de abelhas aumentou, resolvi então abrir a caixa para ver como anda as coisas, eu então fui abrindo a cera que cobre o ninho e percebi que os discos de ninhos aviam diminuídos drasticamente (tipo desaparecido) e em alguns aviam falhas tipo buracos, estou muito preocupado, primeira comeia de jataí que tenho… Não sei o que podem ter acontecido elas já produziram umas 10 bolinhas de meu e pólen. O que ode ter acontecido Felipe? E o que devo fazer? Atenciosamente Eduardo Sônego

    Curtir

    • Oi Eduardo. É estranha o que está acontecendo. Porque a população de abelha depende diretamente dos discos de cria. Cada célula contem uma larva que se desenvolverá numa abelha.
      O que pode estar acontecendo é algum problema coma rainha. Verifique se esta havendo novas postura. Isso é um indicativo de que a rainha esta viva.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  130. Ana Lúcia disse:

    Olá Felipe (resposta de 29/06)! Em 500mts acredito que elas encontrem outras flores,árvores para recolher o pólen. Vou fazer um jardim e me ajuda com algumas dicas de flores. A vizinha tem romã. Eu tenho uma murta que dá flores e frutinhos o ano inteiro. abraços a vc e sucesso!

    Ana Lúcia

    Curtir

  131. olá felipe eu de novo, o que devo fazer no meu caso que citei ? e se a rainha morreru e não aver realeira? estou mto mto preoculpado ! outra pergunta, quando uma abelha nasce a celula onde ela é formada , é destruida? grato Eduardo Sonego

    Curtir

    • Flavio. disse:

      Olha Eduardo, a rainha poderá morrer quando já estiver velha no fim de vida dela, porém a natureza é sabia, neste caso já estará encarregada de fornecer outra realeira, então não precisa se preocupar quanto a caixa, porque haverá rainha. E quanto a sua outra pergunta, a célula da abelha que nasce é formada nos alelos que a rainha faz postura, que as abelhas campeiras trazem o polen para fabricar o elemento larval que serve para alimentar as abelhinhas que ainda vão nascer, alimentar a rainha e as abelhinhas que ainda não se desenvolveram, que ainda não consomem o mel normalmente como as outras já desenvolvidas. Eduardo, espero ter lhe ajudado com as suas peruntas.

      Curtir

  132. Gilmar disse:

    Gilmar disse:
    30/06/2012 às 5:03 PM
    Boa tarde Felipe !
    Das três colmeias que tenho ; duas delas capturadas a 90 dias estão com aquela proteção do favos de cria tomando todo o espaço reservado ao ninho. A colmeia mais velha com 6 meses, essa proteção que recobre os favos de cria não passa dos 6 cm da altura do primeiro nível.
    Preciso que me responda…:
    1 – Essa terceira colmeia está fraca com um número muito baixo de indivíduos ?
    2 – A rainha seria uma zanganera ?
    3 – Devo fazer um reforço de favos de cria ( transferir favos de cria de uma mais forte para essa fraca se for o caso) , e qual a melhor época para fazer isso ?
    4 – Qual o risco que podem ocorrer com a transferência tanto para a receptora como para a doadora ?
    Grato pela atenção….
    Gilmar

    Curtir

  133. Fabricio Rodrigues disse:

    Boa noite!

    Já tem três semanas que coloquei as abelhas jatai na caixa racional, já posso retirar a fita crepe que coloquei isolando as gretas das divisórias?

    Curtir

  134. frederico disse:

    Bom dia Felipe, tenho uma casa de campo em vinhedo – sp…fiz uma caixa isca com caixa de leite e consegui pegar um enxame de jataí…ficaram lá por uns 6 meses…a 15 dias atras ( num dia quente) passei elas para uma caixa comum de madeira, O formato e tamanho da colmeia era a de um pão frances..eu simplesmente cortei a caixa e e passei toda a colmeia na mesma posição que estava para a caixa simples de madeira…fiz certo? vi poucas abelhas….a tambem notei a presença de forideos….minhas perguntas:
    o copinho com vinagre fica dentro da caixa de madeira mas sem contato com a colmeia, a colmeia esta fechada, certo?

    Posso colocar a mistura de mel apis com agua num algodão dentro de uma tampinha de garrafa pet do lado de fora da caixa ou tem que ser dentro da caixa?

    o alcool a ser usado para diluir a cera para outras caixas iscas pode ser alcool comum ou tem que ser alcool de cereais?

    Tenho um outro enxame que se alojou por vontade propria na caixa de força da casa…posso fazer a transferencia nesses meses de inverno mesmo que seja em um dia quente? ou devo esperar até a primavera/verão?

    para fazer essa transferencia eu posso descolar toda a colmeia com uma espatula e passar ela inteira para outra caixa simples, ou tenho que abrir a colmeia e só passar os aneis para a caixa simples?

    Obrigado. Frederico

    Curtir

    • Sim o copinhos deve ficar dentro da colmeia. E deve ser retirado a cada dois dias.
      Pode colar a alimentação artificial fora da caixa.
      Pode ser o álcool comum.
      Pode fazer a transferência agora. Recomendo que faça isso ao meio dia.
      Deve passar todos os discos de cria, inclusive a rainha! Você pode fazer umas bolinhas com a cera e também colar na caixa. Deve também colar os potes de mel e pólen.

      Por nada,

      Abraços,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

  135. olá Felipe, fiz o que me falou, olhei nessa sexta feira se estava avendo novas posturas pela rainha, estava sim, até consegui ver a rainha, esta é enorme, grande mesmo… então o que pode ter acontecido para os disco de crias sumirem? sera que soltaram enxame? ou pode ser algum predador que envadil a comeia? grato pelas ajudas… Atenciosamente EDUARDO SÔNEGO

    Curtir

  136. valeu felipe pelas dicas… grato

    Curtir

  137. Gilmar disse:

    2012 às 11:55 AM
    Gilmar disse:
    30/06/2012 às 5:03 PM
    Boa tarde Felipe !
    Das três colmeias que tenho ; duas delas capturadas a 90 dias estão com aquela proteção do favos de cria tomando todo o espaço reservado ao ninho. A colmeia mais velha com 6 meses, essa proteção que recobre os favos de cria não passa dos 6 cm da altura do primeiro nível.
    Preciso que me responda…:
    1 – Essa terceira colmeia está fraca com um número muito baixo de indivíduos ?
    2 – A rainha seria uma zanganera ?
    3 – Devo fazer um reforço de favos de cria ( transferir favos de cria de uma mais forte para essa fraca se for o caso) , e qual a melhor época para fazer isso ?
    4 – Qual o risco que podem ocorrer com a transferência tanto para a receptora como para a doadora ?
    Grato pela atenção….
    Gilmar

    Curtir

    • Não necessariamente Gilmar. A rainha pode ser velha, pode estar havendo falta de alimento, etc. Você pode colocar discos de cria com realeira. Fazendo isso você troca uma possível rainha fraca por uma forte. Não há uma época específica para isso.
      Risco nenhum.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  138. Olá Felipe, tenho um colega que mora em uma fazenda, ele encontrou uma comeia de jataí bem forte que estava em um tronco podre aparentava estar lá há anos, ele fez a transferência com sucesso para a caixa racional, seu pai tem algumas caixas de abelha com ferrão apis (europeia), comentei de você a ele esses tempos, ele pediu para eu ver com você se há algum problema de ele colocar a caixinha da Jataí próximo a da comeia com ferão cerca de uns 2 m… Ele poderia por a comeia de jataí a essa distância da comeia com ferrão? E eu poderia pegar ceras que sobrou da transferência e colocar ao lado da comeia da minha jataí para ajuda-las? Atenciosamente EDUARDO SÔNEGO.

    Curtir

    • Oi Eduardo, nunca ouvi dizer nada a respeito disso. Mas por precaução recomendo que deixe uns 10 metros de distancia.
      Pode colocar a cera sim. Isso ajuda as abelhas a economizar energia, alimento..

      Abraços,

      Felipe Furtado Frigieri

      Curtir

  139. rodrigo cabanilha disse:

    Ola Felipe ! Queria saber a distancia que posso deixar uma isca pet a uma colmeia ?

    Curtir

  140. Fabricio disse:

    ola amigo tenho algumas duvidas
    1° seria possível colocar a isca diretamente no modelo de caixa que esta no seu site ?
    2° depois que as abelhas já se alojaram atraídas pela isca na caixa sendo esta uma copia desta sua que esta no site as abelhas depositaram certinho o mel na melgueira ?
    3° a respeito da isca na caixa coloco a isca apenas no ninho ou na caixa toda ?

    amigo e se eu transferir a colmeia para um modelo da sua caixa

    1° eu a coloco a pequena colmeia no compartimento do ninho e as abelhas automaticamente depositaram o mel na melgueira ou na hora que eu transferir da minha caixa para um modelo da sua eu divido manualmente e depois as abelhas dão continuidade no locar ?

    quanto tempo devo espera para dividir uma colmeia ?

    não querendo abusar mas você poderia postar um vídeo de você retirando o mel das abelhas no seu modelo de caixa acima …
    e outro vídeo mostrando você transferindo as abelhas capturadas pela sua isca de garrafa pet para a caixa modelo

    como sei quando as abelhas já se estabilizaram completamente na isca de garrafa pet para que eu possa transferi-las para a caixa ?

    Curtir

    • Olá Fabricio.
      recomendo que coloque somente o ninho. E depois induza a utilização da melgueira pelas abelhas a partir da colocação dos potes de mel nela.
      No momento eu estou se caixa na minha casa, elas ficaram na cidade que eu morava. Assim que eu tiver eu conseguir alguma caixa eu posto os vídeos.
      A colmeia se estabiliza quando a rainha fecundada passa a viver nela, do contrários apenas as operárias visitam a isca para construção da mesma.

      Felipe

      Curtir

  141. Dulce Gonçalves Morbin disse:

    Felipe! Tenho um enxame de abelhas Jataí no muro da minha casa. Como devo proceder para protege-las e produzirem mel para o meu consumo.

    Curtir

  142. olá Felipe.. eu aqui de novo… voce sabe me dizer até quantos metros as abelhas jatais voam para coleta de alimentos.. meu pai possui recente mente um sitio e no qual já procurei as jatais e não achei.. hoje dia 29 /07 foi instalada uma caixa da agua na residencia.. e quando ela fica cheia ela derrama a agua ..até ai tudo bem..o chão do local onde a agua cai fica encharcado e apareceu varios tipos de abelhas.. pensei eu agora vou ver, se tiver alguma jatai pode ter ela por aqui… olhei então e me deparei com mtas abelhas com ferrão no local e outras sem o ferrão.. e vi então as jatais.. aviam poucas umas 7 a 8 mais ou menos la no local molhado junto com suas amiguinhas rsrsrsrsrs ,….então gostaria de saber mais ou menos quantos metros da lí elas podem estar voce poderia me dizer?? e se seria bom eu instalar iscas pets por ali e se teria resultado?.. obrigado pelas respostas.. Atenciosamente EDUARDO SÔNEGO

    Curtir

  143. Felipe.. ao lado da propriedade do meu pai tem uma mata fechada com arvores centenarias, já na propriedade do meu pai foi formado pasto para gado porem no meu do pasto tem varias arvores podres e algumas começando a apodrecer… sera que a comeia delas esta na mata ou no pasto?…obrigado pelas respostas..

    Curtir

  144. Fabricio Rodrigues disse:

    Boa noite!

    Capturei uma colmeia de jatai e coloquei em uma caixa de isopor, gostaria de saber se tem algum problema em deixá-las nesta caixa de isopor? depois de quanto tempo nesta caixa eu poderei colocá-la em uma caixa racional de madeira?

    Att,

    Fabricio

    Curtir

  145. Felipe.. ao lado da propriedade do meu pai tem uma mata fechada com arvores centenarias, já na propriedade foi formado pasto para gado porem no meu do pasto tem varias arvores podres e algumas começando a apodrecer e tem algumas ocas.… sera que a comeia delas esta na mata ou no pasto?…obrigado pelas respostas..

    Curtir

  146. Fabricio Rodrigues disse:

    Boa tarde!

    Como tinha dito anteriormente, capturei uma colmeia e coloquei em uma caixa de isopor há umas duas semanas!

    O problema é que elas estão comendo a caixa, além do buraco de saída que eu já havia aberto elas abriram outro!

    O que pode estar acontecendo?

    Curtir

  147. olá felipe.. minhas abelhas estão me deixando quase louco!! eu que não entendo mto fico preoculpado com as pequenas, pois então… há algum tempo venho te pedindo explicações e voce vem me ajudando mto só tenho a agradecer!!! a minha comeia de jtai agora esta em trabalho intenso! porem fiquei proximo a comeia e percebi que ficão umas 3 abelhas que fica ao lado da caixa rodiano e não entra no orificio de entrada delas tem hora que elas chegam bem perto e não entra são umas 3 que fazem isso faz uns 5 dias que eu fui perceber isto. … o que pode ser que esta acontecendo? agradeço desde já suas resposta!

    Curtir

  148. hem felipe posso plantar a flor coroa de cristo para as jatais? ela tem mtos espinhos e são toxicas , não há problema?

    Curtir

  149. hem felipe pode ser colocado propolis que vendem em farmacia em iscas pets? atenciosamente EDUARDO SONEGO!!

    Curtir

  150. Erica Lopes disse:

    Oi Felipe tudo bem?
    Sempre tive vontade de ter abelhas jataí em casa para polinizar as minhas plantinhas e assim ficar mais próxima da Natureza!!
    Preciso de uma ajuda ,meu tio mora no Paraná e tem várias caixas de Jataí em casa , quando começei a ler suas dicas fiquei com vontade de ter a minha própria colméia e pedi para meu tio tentar montar uma caixa de Jataí para mim !! Como ele tem prática no assunto , minhas abelhas já foram capturadas!! Uipi!!
    Porém eu moro em Jaú-SP , será que tem problema fechar a caixa e trazer de lá pra cá na viagem? Dá mais ou menos 8 horas de viagem ..
    Caso for possível , qual o local mais indicado para instalar a Colméia? Tem que ter sol o dia todo ?Será que elas vão se adaptar ao ambiente novo , pois vou mudá-las de região , isto influencia em alguma coisa?
    No fundo da minha casa , fiz uma laje e pretendo cobrir uma parte e a outra vou deixar aberta para colocar minhas plantas , pois cultivo frutíferas em vasos , como pé de limão , jabuticaba e mexerica . O que acha melhor , eu colocar a caixa na laje na área coberta ou deixar no piso térreo da casa?
    Perto da minha casa , tem muitas arvores e na entrada do bairro tem uma matinha e um riacho , ou seja , a nascente do lago da cidade ,acho que será um ótimo ambiente para elas , pois elas conseguem voar até lá para procurar flores , pois a distancia éaios ou menos 200 m .o que acha ?

    É necessário abrir a caixa para coletar o mel todo ano , ou eu posso deixar sem abrir ?

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Erica Lopes.

    Curtir

    • Olá Erica,

      é possível sim. Para isso, recomendo que inicia o transporte depois das 19h, nesse horário todas abelhas já entraram na caixa. Mais uma coisa, pegue um pouco de cera e tampe a entrada da caixa, isso manterá elas dentro da colmeia. Não deixe a caixa de cabeça para baixo e evitar balança-la.

      Não tem problema da mudança, no começo elas irão ficar perdidas, mas logo se adaptarão.
      Se na parte coberta pegar um pouco de sol, recomendo que deixa a caixa lá, pois a protegerá da chuva. Cuidado com as formigas! Se possível isole a caixa com graxa.
      Isso é bom, as jatais voam num raio de 300 a 500 m da colmeia.
      Não precisa retirar o mel, basta lembrar que na natureza não tem ninguém para tirar o mel…

      Boa sorte,

      Felipe

      Curtir

  151. geovani disse:

    eu sou apicultor e adorei esse texto

    Curtir

  152. Olá Felipe eu aqui de novo… estou muito contente..lembra que te falei que meu pai avia adquirido um propriedade recentemente e que aviam abelhas jataí voando ao redor da caixa d’água, pois então no sábado retrasando dia 11/08 encontrei um comeia instalada em um tronco muito fino sem espaço nenhum logo ela estava muito franca, transferi ela para a caixa que fiz na transferência encontrei a rainha até ai tudo bem,.. Trouxe para minha residência na cidade para ter os devidos cuidados com ela… ela esta bem, já cobriu todo o ninho com lamedas de cera e esta tudo ok com ela e devolvi também hoje a ela um pequena parte do pouco mel que ela possuía na sua comeia natural, no dia 19/08 meu avô andando pelo pastagem bem cedo encontrou mais uma comeia de jataí ,ela estava mais fraca que a outra ,estava dentro de um tronco bem groso chama madeira de “mirindiba” já se encontrava no chão, fiz a transferência para a caixa, foi perfeita a transferência nem as poucas bolinhas de mel estouraram ficar intactas e coloquei elas também na caixa; porem quando transferi não vi a rainha porem no resto do oco onde estava o ninho não restou nem cera ,por isso acho que ela foi junto, estou tranquilo porque avia um realeira em perfeitas condições, nesse dia fez um calor tão grande que fiquei com muita pena delas porque eu até coloquei folhas verdes para sobra em cima da caixa, porem não adiantou muito, fiz a transferência umas 9h da manhã, quando foi umas 3h tarde, abri a caixa para ver como estava, me decepcionei..avia muitas abelhas mortas dentro da caixa eram muitas mesmo, era um abelhas recém nascidas aparentavam…. Imagino eu que foi por meio do calor que fez… Porem a trouxe para minha residência no mesmo dia, 18/08 às 8h da noite elas já aviam começado a tampar o tubo de entrada, porem para garantir a segurança tampei ele com cera… hoje dia 20/08 as 12h meio dia, abri a caixa para vem como estavam as coisas…elas já aviam cobrido quase todo com cera,e estavam muitas abelhas pegando as mortas com a mandíbula e as jogando fora…..tampei a caixa novamente e estou atento a tudo que ocorre com a comeia, vem minha pergunta..como eu não encontrei a rainha … Posso ficar tranquilo, pois à realeira ou não? Devo abrir a caixa e achar a rainha para ter certeza de que ela esta ali?…Meu avô agora não sai de lá ela esta gostando muito da propriedade, ele ligou me dizendo que achou outra comeia em uma arvore derrubada ao meio do pasto e que seria bom eu a recolher que ele obteve a informação que ouve um incêndio que vem se aproximando de nossa propriedade como é pasto o fogo vem que vem detonando tudo, o fogo já destruiu mais ou menos 450 alqueires de terra. e ele disse que seria muito bom eu fazer a transferência… Então Felipe quanto ao calor que vem havendo lá, quais as precauções que devo tomas? São essas mesmo que citei? Colocar galhos com bastantes folhas sobre a caixa para ter sombra ou há outras coisas que posso fazer? A, meu numero de comeias vem crescendo… o bom é que não esta sendo preciso que eu destrua nem um arvore para obte-las , como citei logo acima elas correm muito risco de serem todas carbonizada… Estou com três jataís e uma irai em minha casa, tem mais essa que disse por ultimo que se encontra lá na propriedade ainda, Felipe só tenho a te agradecer pelas respostas que são de suma importância pra mim é minhas pequenas……obrigado………………..
    Atenciosamente; EDUARDO SÔNEGO.

    Curtir

    • Oi Eduardo.

      parabéns pela sua iniciativa.
      Com relação a rainha, não precisa ficar abrindo a colmeia, como disse se os favos de cria estavam saudáveis, muito provável que tenha uma realeira lá. Fique a atento a com a quantidade de abelhas, se ela se mantiver constante por uns 10 dias é porque está havendo a postura normalmente pela rainha.
      Com relação ao sol você pode colar telhas de cimento ou barro sobre as caixas, isso ajuda a protegê-las do sol.

      Boa sorte e abraços,

      Felipe

      Curtir

  153. cledson disse:

    oi bom dia sou iniciante com essas abelhinhas, e gostaria de saber
    se é somente o propolis de jatai com alcool,ou o propolis com alcool
    e cera de jatai para por na garrafa pét?como é a mistura bem de verdade?
    obrigado…..

    Curtir

  154. cledson disse:

    oi bom dia sou iniciante na criação e gostaria de saber se o extrato
    que coloca na garrafa pét é própolis com álcool ou própolis com álcool
    e cera junto?e se tiver mais alguma coisa que possa misturar eu gostaria
    de saber.
    muito obrigado…e parabéns pelo blog.

    Curtir

  155. cledson disse:

    sim eu já fiz varios varios litros…eu esfarelei bem o propolis,por que axo que
    que isso fará com que se disolva melhor… será que eu estou certo?
    boa noite…
    obrigado…

    Curtir

  156. Leandro Camargo disse:

    ola Felipe, ontem eu estava olhando minha caixa isca e note que tinha uma unica abelha jatai vizitando e hj fui olha e não tinha nenhuma o que vc acha? Sera que vou pegar um enchame?

    Curtir

    • Oi Leonardo.
      Não necessariamente. As abelhas estão fazendo um reconhecimento da isca. Caso perceba que o número de abelhas que estão visitando a isca aumentou é um sinal de que elas começaram a construir um novo ninho. Neste momento é muito importante que nada atrapalha e incomode as abelhas, pois caso isso aconteça elas abandonam a construção.
      Abraços e boa sorte,
      Felipe

      Curtir

  157. cledson disse:

    blz obrigado….
    ha só mais uma ,rsrs
    aida não é bem a época de soltarem enxames?

    Curtir

  158. olá felipe hoje , quando retornei de escola as 12:00.. tinha uma grande mais mtas mesmo abelhas para fora das caixas as 3 caixar estavam com bastantes abelhas voando ao redor da entrada e a caixa mais antiga estava com o tubo de entrada trancado com mais abelhas que as outra… achei melhor não mexer!! sera que é uma invasão? aa tinha algumas lutando em todas as 3 caixas..

    Curtir

  159. claudemir meneghelli disse:

    ola por que as belha da minha caixa estao caindo no chao e estao morendo
    sera que é por causa que é muito quente, é que pega sol de tarde.
    aguardo resposta.

    Curtir

  160. Olá Felipe… Estou muito triste… Uma das três caixas de jataí a sem ser a mais velha e sem ser a mais nova. A do meio que retirei no dia 11, então… Venho a dizer que a perdi… Ouve essa situação ontem onde estavam todas agitadas… E hoje as 16h00min, fui até a caixa que retirei no dia 11 e percebi que estava sem o canudo de entrada.. Quando a abri olhei e não avia muitas abelhas porem todo o ninho estava coberto por lamedas de cera e já avia alguns pequenos potes de pólen e mel, então já imaginava que o pior avia acontecido. Fui retirando as lamedas de cera e nada de abelhas. No total que vi tinha umas 5 a 8 no Maximo de abelhas… Os discos de crias estão com uma cor mais escura que o normal. e não tenho outra duvida… Acho que perdi essa colônia… Estou muito triste com o ocorrido… Então fechei a caixa e a coloquei no mesmo lugar…
    Felipe é normal isso acontecer? Ou será que fiz algo errado? Outra coisa. Se por um acaso se ela se foi. Os dejetos que restaram eu posso colocar na comeia que retirei no dia 18? Ela já esta até frotinha rsrs já produziu fora o mel que coloquei uns três potinhos de mel e uns dois de pólen! Eu poderia colocar toda aquela cera e os restos dos discos de cria nessa colônia recente? Claro… Em poucas contidade! Felipe venho a te dizer que estou muito grato pelas respostas concedidas por você… Atenciosamente. EDUARDO SÔNEGO.

    Curtir

  161. olá felipe eu novamente.. esta confirmado eu perdi essa comeia estou mto triste pra caramba… acho que fiz algo errado e nem sei o que é!! acabei de abrir novamente eesa comeia nada de abelhas dentro dela.. as celulas de cria ainda tem os filhotes porem em cada celula a um furinho e as larvas morta.. fechei a comeia, e quando a coloquei no mesmo lugar, aparece la de dentro apenas um abelha na entrada , nesse momente, cai uma lagrima… penso comigo..eu matei essa comeia..devo ter feito algo errado, não dei…!! como isso pode acontecer… foi perfeita a transferencia.. tudo certo e isso ocorre..!! mto triste eu estou.

    Curtir

  162. em tipo o que aconteceu… elas mudão para outro lugar ? ou morrem todas? pq todo o materia ainda se encontra na caixa!! voce saberia?….grato pelas resposta….

    Curtir

  163. não é por esse ocorrido que vou desistir de criar as minhas pequenas…. felipe desde ontem o tubo de entrada da minha primeira caixa esta fechada , ela já esta bem forte. eu deixo fechada ou abro o orificio de entrada delas? elas ainda não sairam de lá nem ontem, nem hoje, apos o que aconteceu com minha outra caixa… acho que elas fecharam por proteção das outras que se foram pode estar certa essa colocação?

    Curtir

  164. ok Felipe foi o que eu pensei ..se elas fecharam algum motivo elas tem… o link do vídeo que me passou ela aprece o site, porem o video não roda fica com a tela preta somente…

    Curtir

  165. cledson disse:

    oi Felipe eu de-novo .a certa que todo mundo põe nas garrafas
    e derretida em banho maria ou mistura com a água e ferve??
    como se faz??
    abraço
    obrigado.

    Curtir

  166. Olá. Felipe.
    Eu sempre tive interesse em criar abelhas sem ferrão.
    O falecido pai tinha uma colméia que eu conheci por 30 anos. Era o xarope que tomava-mos para a coqueluche. Muito bom. Agora estou tentando arumar com uns amigos aqui da região cera ou própolis para conseguir fazer iscas para capturar algum enxame.
    Gostei muito destas explicações que voce dá neste sait.

    Obrigado e que DEUS lhe abençoe.
    Elmar Zachow
    Panambi,28/08/2012

    Curtir

  167. Olá Felipe….. já se enteram 3 dias em que minha comia esta com o orifisio de entrada trancado… estou me preucupando com esse acontecido… devo verificar no interior se esta tudo bem ou não, deixo que elas sabem o que fazem? grato pelas resposta…

    Curtir

  168. Carol Guilen disse:

    Felipe, que coisa linda! Descobri o mel de jataí esta semana, porque meu marido comprou de um vendedor ambulante – e fiquei apaixonada pelo aroma e sabor!! Vou com certeza experimentar criar as jataís, e se der certo vou divulgar seu passo-a-passo no meu blog http://donossoquintal.wordpress.com Obrigada por compartilhar!😀

    Curtir

  169. Olá Felipe… agora que caiu a ficha…esqueci que quando faz frio elas fecham o orifício, aqui em minha cidade fez frio nos últimos 4 dias ..deve ser por isso…já verifiquei se há alimento , elas já possuem um boa quantidade de potes de mel e pólen! Abrigado pelas ajudas!
    Atenciosamente: Eduardo Sônego

    Curtir

  170. Carol Guilen disse:

    Olá! Eu fiquei animadíssima de tentar em casa, mas meu pai disse que apesar de as abelhas jataí não picarem, os zangões picam. Como vou ganhar bebê daqui a poucos meses, talvez seja um momento delicado para criá-las….qual sua opinião?

    Curtir

  171. OLÁ Felipe. O calor esta voltando em minha cidade. hoje as meio dia percebi que o orifício de entrada da caixa das jataí que estava trancado, estava aberto e há muitas abelhas mesmo voando e na parede ao lado da caixa tem uma porção delas …e a outra caixa que restou também esta com uma grande movimentação! Será que é o primeiro voo delas? Pois fiquei olhando e nenhuma chega com pólen… Obrigado pelas respostas!

    Curtir

  172. cledson disse:

    OI FELIPE EU COLOQUEI ISCAS MAS AS ABELHAS ESTÃO
    CARREGANDO TODA A CERA DE FORA DA ISCA…OQ DEVO FASER E É NORMAL ISTO???
    OBRIGADO.

    Curtir

    • O que está acontecendo é chamado de pilhagem. As jataís estão levando a cera da sua isca para a colmeia delas.

      Não tem o que fazer…Recomendo que coloque mais cera. Quem sabe elas utilizem a sua isca para construção de uma nova colmeia.
      Abraços

      Curtir

  173. cledson disse:

    so que são abelha de ferrão que estão levando a cera…
    e é de quase todas as iscas.
    até pensei em retirar todas…
    oq vç axa??
    obrigado.

    Curtir

  174. reginaldo disse:

    preciso de uma ajuda sua, agora no frio de 11 caixas minhas morreram 4 enxames, e o restante das caixas quando aumenta o enxame eles brigam ate morrer. E o engracado e que muitas caixas produzem mel e outras nao. Como eu faco p que elas parem de entrarem conflito uma com a outra? Obrigado.

    Curtir

  175. cledson disse:

    oi felipe aquele extrato de cera que é feito em banho
    maria tentei faser e estraguei varios potes da minha mulher
    como é feito bem certo???
    como faço para derreter a cera ???
    o extrato de propolis eu já tenho mais queria faser o extrato de cera para misturar.
    se puder me dar a receita e a forma de faser paso a paso.
    desde já eu fico muito agradecido por responder minhas perguntas
    e me ajudar..
    abraço…

    Curtir

    • Oi Cledson,
      não tem muito segredo.

      Eu quando fiz coloquei a cera dentro de um pote, em que eu só o utilizarei pare este fim. Eu utilizei uma lata de nescau antiga (pode ser uma panela velha). Este pote eu coloquei dentro de uma panela com água.

      Abraços.

      Curtir

    • cledson disse:

      ola felipe queria saber.eu tirei um jatai e no eu tirar como o buraco
      do oco éra meio piqueno se entortou um pouco os discos de cria
      e machucou a a rainha pq eu vi que ela estava machucada.
      a minha duvida é será que a colonia vai ficar na caixa?será
      que a rainha vai morrer,e se ela morrer o que acontece com a colonia??
      abraço…obrigado.

      Curtir

      • Oi Cledson. Difícil eu te dizer a situação que ficará a caixa.

        normalmente nos discos de cria existe uma célula diferenciada, está dará origem a uma nova rainha. Se no seu disco tiver uma dessas células uma nova rainha nascerá, caso a atual morra.

        Você deixou a caixa que fez a transferência no local em que se encontrava a colmeia?

        Abraços,

        Felipe

        Curtir

      • Flavio. disse:

        Cledson, é provavel que a rainha venha a morrer, porem, vc deve analizar os discos de cria nas bordas dos discos, ou seja nas extremidades dos discos, que se vc visualizar uma celula maior que as demais celulas do disco, significa que há uma realeira, que vai nascer, quer dizer realeira a rainha ainda não fecundada, após a fecundação recebe o nome de rainha, mas o disco deve estar bem clarinho, e firme, não coloração muito marrom, que aí em uma semana no máximo, já nasce uma realeira. Para isso, deposite os discos sobre postos nas ordems que vc removel do tronco da árvore e antes de coocar os discos dentro da caixa, faça 3 bolinhas de cera com o róprio cerume delas bem miudinha e coloque no fundo da caixa e os discos em cima e cubra os discos com as lamelas de cera delas mesmas tampe a caixa e não esqueça de alimenta-las, para alimenta-las coloque em um copinho de cafezinho perinhas britada e ferva água com açucar e pingue duas gotinhas de glicopan no copinho com água fervida com açucar e cooque dentro da caixa e a cada 20 dias de mais alimento novamente e é importante acrscentar dentro da caixa tambem um potinho com furinhos nas laterais do potinho com vinagre de maçã dentro da caixa para cair forideos dentro do vinagre ara não correr risco de perder as abelhas por proliferação de larvas de forideos e fique atento aos comportamentos das jataís.

        Curtir

      • É isso aí Flavio. Mais uma vez obrigado pela sua contribuição ao plantandovida.

        Curtir

  176. Olá Felipe. Eu aqui de novo… não sei o que esta acontecendo e nem o que devo fazer… Estava na propriedade desde sábado até hoje. quando fui as duas comeias que restaram estavam todas em perfeito estado..cheguei hoje de lá mais ou menos as 4 horas ,percebi que não avia movimentação da caixa mais nova..abri para ver…e vem a decepção e culpa..pois não sei o que esta acontecendo..perdi mais uma comeia!!! Estou agora com apenas um caixa das minhas lindas pequenas… a mais antiga..não sei mais o que faço…estou com ideia de levar ela para o sitio… Nessa caixa que se foi hoje, sabe estava tudo perfeito as bolinhas de mel e pólen os discos de cria todos com filhote..porem nada de abelha…estou muito triste!! Seria uma boa ideia eu levar a que restou para a propriedade ou não Felipe? Eternamente grato pelas sugestões
    Atenciosamente Eduardo Sonego

    Curtir

  177. Pois então Felipe. A caixa fica no beiral da casa ontem pega sol as 07h00min as 08h45min mais ou menos depois é sombra. a caixa fica amarada com um arame cozido fica cerca de um dedo da parede eu passei graxa no arame para isolar das formigas… Meus vizinhos são umas senhoras onde elas têm margaridas rosa, minha casa fica seca de 100 da escola onde a por toca parte há flores, água é o que mais tem a elas. eu não sei o que esta acontecendo… Tinha três jataís passei a ter duas agora uma… Hoje na propriedade fui ver a jataí que meu avo achou
    Ela a com um canudo de entrada enorme… parece estar forte… Estávamos fazendo uma cerda eu me machuquei fiquei com raiva e por fim quando fui levar a garrafa de água até eles com a cara emburrada, olho para uma arvore caída no chão e acho outra jataí. Minha alegria foi espontânea… Tem duas abelhas agora no sitio em local de risco, pois têm umas três semanas que o fogo vem queimando próximo de lá! … Quando chego a casa me deparo um uma caixa nessa situação! Não estou querendo transferir agora essas que achei hoje, pois não sei o que esta acontecendo porque já perdi duas… Felipe seria melhor eu esperar até outubro mais ou menos para fazer essas transferências ou não? Estou querendo levar elas até o sitio e deixar elas lá seria uma boa ideia? Ou não mudaria muita coisa? Obrigado pelas respostas
    Eduardo Sônego

    Curtir

  178. ernani disse:

    Olá felipe, gostaria de umas informações: qual a distância que as jatais voam para coletar néctar e pólen?

    Curtir

  179. Tania Mian disse:

    Me ajuda, tenho uma caixa de jatai que esta em uma coisa de isopor, é ruim essa caixa para elas? elas tem um canudo bem grande com duas entradas
    tenho encontrado bastante formigas perto da entrada, é possivel que esta estejam la dentro?

    Curtir

  180. Anderson disse:

    Olá Felipe, estou necessitando de algumas instruções, encontrei uma jatai no muro de blocos de minha casa, a retirei e coloquei em uma caixa racional definitiva, coloquei apenas os discos de cria junto com a rainha e algumas abelhas e as demais ficaram no locam onde estava o ninho levei a caixa para outro local, as abelhas que ficaram vão conseguir chegar ate a caixa onde esta a rainha?

    Curtir

    • Oi Andreson,
      você deveria ter feito o transplante e ter deixado a caixa no local da colmeia antiga, dessa forma as abelhas entrariam na caixa. Recomendo que coloque a caixa no local antigo, assim você recupera as abelhas. Feito isso você pode mudar a caixa de lugar no período da noite, depois que as abelhas já estiverem na caixa.

      Curtir

  181. OLA FELIPE ! BOA NOITE,TUDO BEM ?VC TEM A MANDAÇAIA PARA VENDER OU VC PODE ENDICAR ALGUEM PARA MIM OU SE VC KISER PODE PASSAR MEU IMAIL PARA KEM VC CONHEÇA KE KEIRA VENDER OU OUTRA ESPÉCIE DE ABELHAS NATIVAS OBRIGADO,BOA NOITE.

    Curtir

  182. Ricardo disse:

    sos,Felipe achei muitas abelhas no poste o poste nao foi colocado ainda nunca trabalhei com abelhas.como vou saber se sao jatai

    Curtir

  183. Anderson disse:

    Olá Felipe, mais uma vez necessito da sua ajuda, já consegui capturar as abelhas para a caixa racional, mas observando elas percebi que elas estão retirando o material de dentro da caixa e levando para algum lugar, elas estão deixando a caixa? percebi que elas estão tirando também alguns filhotes. o que pode estar acontecendo? Obrigado mais uma vez!!!

    Curtir

  184. Leonir Lourenço do Nascimento disse:

    olá Felipe. eu estive olhando sua página ai e fiquei bem satisfeito com o que encontrei. Eu sou Técnico em Meio Ambiente e morro no interior do estado do paraná, e quero começar a cultivar o Jatai la na casa do meu pai. Talvez se vc tiver mais alguma matéria que envolva a criação de Jatais me envie por e-mail.
    Blza

    Curtir

  185. Leandro disse:

    Ola Felipe!
    Faz 3 dias que minha caixa ea minha isca pet tem visita de abelha jatai, mas so duas estão visitando, quanto tempo leva para que elas confiem na isca e qual a possibilidade de pegar enchame nas duas sendo que estão a menos de meio metro

    Curtir

  186. Gilmar disse:

    Boa tarde Felipe !
    Por várias vezes fui ajudado por vôce ; sou grato por isso e espero mais uma vezes poder contar com seu conhecimento.
    A alguns meses atrás fiz uma isca para Jatais com garrafa pet e coloquei sob uma telha de amianto encostada na parede a 1:60 mts. do solo. Ontem por volta das 08:00 hrs como faço todos os dias fui dar uma verificada em minhas 4 caixas e tb na isca e notei que uma única abelha voava próxima a entrada da isca; três horas depois toda uma colmeia estava em alvoroço se alojando nela ; algo que me chamou a atenção foi o fato de que umas 200 abelhas (+ ou -) voavam ou estavam pousadas a uns 0;50cm da entrada da isca e permaneceram assim até o escurecer, hj o fato está se repetindo , o restante da colmeia está na entrada da isca como é do comportamento delas ou voando em busca de alimento ( acredito) e ao retornarem entram na isca.
    Porque estas 200 abelhas ( + ou -) estão tendo esse comportamento, isso é normal ou seria uma das divisões da colmeia ( operárias, faxineiras, etc…) aguardando que tudo se organize dentro da isca para depois entrarem e fazerem suas obrigações ( aguardando ordens ). Ou ainda seriam parte de alguma colonia desgarrada que por algum motivo acompanharam o enxame que se instalou aqui em casa.
    Minha isca está colocada com a entrada totalmente voltada para baixo ou seja a garrafa pet está de ponta cabeça isto poderia estar interferindo em alguma coisa ?…. Eu na minha ignorância acredito que não, pois se fosse o restante da colmeia não estaria agindo normalmente.
    Agradeço a atenção e peço desculpa por tomar seu tempo.
    Gilmar !
    OBS….Não houve enxameamento das minhas caixas pois a mais velha tem 8 meses e é a mais fraca, duas tem 4 meses e a mais nova 20 dias, acho pouco tempo para ter ocorrido um enxameamento delas. Fiz uma verificação e não notei nenhuma alteração no número de indivíduos das colonias…….Abraços !

    Curtir

    • Oi Gilmar. Não sei te dizer o que está acontecendo. Recomendo que fique observando e evite perturbações na isca. Eu acredito que elas irão enxamear a sua isca.

      Mantenha a gente informado,

      obs: não te problema a disposição que se encontra a sua isca.

      Abraços,

      Felipe

      Curtir

  187. Gilmar disse:

    Olá Felipe; voltei ….rsrsrsr …
    Gilmar novamente.

    Me esqueci de lhe perguntar sobre algo que está me incomodando bastante. São as medidas das minhas caixas racional; embora as abelhas Jataí ( Tetragonisca Angustula ) estejam bem adaptadas a elas gostaria de ter sua opinião pois acho que estão grande para essas abelhas.
    As medidas internas livre são de 16 cm de largura por 30 de comprimento e 6 cm de altura , ninho, melgueira 1 e melgueira 2, a espessura das tábuas é de 2 cm.
    Boa tarde……

    Curtir

  188. Olá, Felipe!
    Eu tenho uma colônia de jataís. Como o local não era muito adequado (mesa da garagem) para elas ficarem, ontem a noite, mudei-as de lugar, mais ou menos uns 10 metros de distância. Mas hoje um monte delas estava de volta no antigo local. Fiquei com peninha delas e coloquei uma caixa que já estava pronta no lugar da antiga. E agora há pouco fui olhar e a caixa está cheia delas. O que faço? Deixo como está e talvez se inicie uma nova colônia ou volto a antiga caixa pro lugar e amanhã retiro as abelhinhas que entraram na caixa nova?

    Curtir

  189. Gilmar disse:

    olá Felipe.
    Boa tarde.
    A respeito da minha isca , as abelhas já tinham enxameado; o problema era que algumas abelhas, ceca de umas 200 (+-) ficavam pousada a uns 0,50cm da isca durante todo o dia e entravam na isca somente a noite e tiveram esse comportamento por três dias seguidos; a partir de sexta feira foi diminuindo o número de abelhas pousadas fora da isca e hj ja está tudo normalizado.
    O que me intrigou foi o fato delas ficarem ali paradas sem irem para dentro da isca e muito menos fazer o serviço de campo, sendo que o restante da colmeia agia normalmente, eu nunca havia visto Jatais (tetragonisca angustula) com esse comportamento apesar de ter pouquíssimo conhecimento no assunto.

    Qto as medidas da caixa vc deve ter se equivocado na resposta ou eu estou trocando comprimento por largura, as medidas são 2cm espessura x 6cm de altura x 16cm de largura x 30cm de comprimento.
    Se eu entendi vc me recomenda deixar com 2 x 6 x 16 x 18 ?
    Abraços……!

    i

    Curtir

    • Oi Gilmar.
      O que aconteceu foi o seguinte: na enxameação a rainha virgem faz o voo nupcial. Nesse voo ela cruza com vários zangões. Depois disso ela não voa mais. Essas abelhas que estavam paradas provavelmente eram zangões aguardando a rainha virgem.
      Isso achei muito grande 30 cm de comprimento.

      Curtir

  190. Cleudimar disse:

    Boa tarde Felipe.
    Gostaria de saber se é possível transportar as caixas de abelhas de um estado para outro, pergunto isso porque minha mãe mora em Minas e lá tem uma grande área bastante arborizada, e onde moro não tenho esse privilégio.
    Obrigado.

    Curtir

  191. Marcus Vinícius disse:

    Boa Tarde Felipe, tenho em minha residência um enxame de abelha Jataí, elas estão alojadas na parede e não convém quebrar a parede. Me disseram que antigamente as pessoas cortavam o fundo de uma cabaça e depois o costurava, na parte de dentro eles colocavam certa quantia de erva doce para atrair as abelhas e que em 1 dia elas já estariam lá dentro formando a colmeia. Então pergunto se isso realmente pode funcionar? Pois ficará muito bonito a cabaça pendurada na Mangueira. Obrigado

    Curtir

    • Oi Marcus Vinícius.

      Eu acredito que fazendo isso você possibilite que a colmeia aumente de tamanho e não necessariamente se divida.
      Talvez se você colocar a cabaça a uns 5 metros dessa colmeia, você consiga capturar um enxame.
      Recomendo que leia os comentários, neles eu explico como captar enxames de jataí.
      Boa sorte,
      Felipe

      Curtir

      • marcelo disse:

        Bom dia Felipe, tenho dois enxames de abelha jataí que ganhei, era do meu avô.
        A dúvida que tenho já alguns anos é com relação a determinada época do ano começam um alvoroço de abelha na caixa uma brigando com a outra e não sei o motivo pelo qual isso ocorre, não é o enxame da outra caixa por que está longe e notei que o outro enxema está sempre calmo.
        Ontem ás 12:00 começou essa briga pela segunda vez esse ano e era dezenas de abelhas grudadas e mortas da mesma especie, que fiz peguei uma caixa de madeira vazia que tinha passado própolis e coloquei no lugar da caixa velha que estava brigando e a velha coloquei em outro lugar, fiz mas com muito medo de perder o enxame que ganhei por isso que não fiz até hoje.
        hoje pela manhã verifiquei que a caixa velha está com muito pouco movimento as abelhas está ficando mais na porta esse era o meu medo de perder o enxame, já o da caixa nova as abelhas está um entra e saí, mas não tem o canudo de entrada e algumas frestinhas da caixa tb não tamparam.
        Fiz o correto, sera que vou ter em preve mais um enxame, o que devo fazer para garantir as duas caixas ou pelo menos não perder o enxame velho.
        Abraço
        Marcelo

        Curtir

      • Oi Marcelo.

        Com relação a briga eu fiquei com uma dúvida. Isso está ocorrendo entre as abelhas de uma caixa?

        Agora com relação a captura de novos enxames é difícil afirmar, mas as chances são grandes, principalmente pelo motivo de haver colmeias na proximidade.

        Att,

        Felipe

        Curtir

  192. Gilmar disse:

    Boa tarde Felipe….Boa tarde Marcelo !
    A mesma coisa ocorreu aqui em casa com uma colmeia que enxameou em uma garrafa pet no dia 12 de Setembro . Até terça feira passada ( 02/10/2012) tudo transcorreu normalmente, mas a partir desse dia foi uma briga que durou até sexta feira e causou a morte de muitas abelhas, foram três dias de muita agitação mesmo.
    Agora lhe pergunto Felipe….Essa agitação toda e muita briga que resultou na morte de muitas abelhas seria O VOU nupcial de uma PRINCESA ( mas acredito que isso já tenha acontecido a dias atrás, lembra que entrei em contato com vc), SERIA A INVASÃO DA ISCA E TENTATIVA DE OCUPAÇÃO POR UM OUTRO ENXAME OU AINDA UMA BRIGA DENTRO DA PRÓPRIO ENXAME QUE OCUPOU A ISCA PET?
    ERAM MUITAS JATAIS EM REVOADA E OUTRAS TANTAS CAÍDAS AO CHÃO, BRIGANDO OU MORTAS……..
    MUITO ESTRANHO NÃO ACHA…..?
    Gilmar….!

    Curtir

  193. flavio disse:

    ola felipe percebi faz uns 4 dias que as jatais da caixa sai o enxame para fora sao varias e noite voltan para caixa novamente sera que estao largando o enxame, faz so 2meses que capiturei elas.

    Curtir

  194. Cleudimar disse:

    Bom dia Felipe.
    Gostaria de saber se é possível transportar as caixas de abelhas de um Estado para outro.
    Minha mãe mora em Minas e eu no Espírito Santo, e onde ela mora é uma área com bastante verde.
    Obrigado.

    Curtir

  195. giva13givaldo disse:

    Olah amigo! Eu tinha no meu muro uma colméia de jatai com mais de vinte anos, sempre convivi com elas pacificamente, só que agora vou ter de aumenter a casa e elas vão ser cobertas e eu nunca que queria fazer mal a elas, decidi mudalas.
    Cortei o bloco com uma maquita e retirei tudo que tinha dentro da colméia e coloquei com cuitado em uma caixinha que fiz de 25x25x20, parafusei e pendurei um pouco mais adiante.
    Sera que elas vão se adaptar?

    Curtir

  196. OLA FELIPE,BOA TARDE ,TUDO BEM ?ENTÃO FELIPE ,EU FUI ATE UM TERRENO PERTO DE MINHA CASA PARA BUSCAR ALGUNS CAIBROS PARA FAZER UMA COBERTURA PARAS AS MINHAS JATAIS, E ME DEPAREI CO MAIS TRES ENXAMES TODOS NA PAREDE,E TRANSFERI PARA MINHAS NOVAS CAIXAS ,MAS PERCEBI QUE UMA DELAS NÃO ERA A JATAI ,PORQUE A JATAI FICA VOANDO PARADO NA ENTRADA DO CANUDO DE SUA CASA, E AS PERNA SÃO COMPRIDAS,MAS ESSAS SÃO UM POCO ESCURINHAS,SÃO MUITAS LIGEIRAS E ARISCAS E COM PERNINHAS CURTAS MAS NÃO AGRECIVAS,ELAS FICA NA PORTA DO CANUDO SÓ OBSERVANDO QUANDO CHEGO PERTO ELAS CORRE PARA DENTRO E O TUBO DE ENTRADA DELAS SÃO PRETO E PEQUENOS + OU – UM SENTIMETRO E MEIO,QUE ESPÉCIE PODE SER FELIPE ESTOU TENTANDO ACHAR NA INTERNET MAS ESTA DEFICEL,VC PODE ME AJUDAR E AS OUTRAS NÃO ESTRANHOU ELAS,UM ABRAÇO AMIGO,FICA COM DEUS E SUCESSO.

    Curtir

  197. Marcelo disse:

    Oi Felipe, as abelhas estavam brigando entre si da mesma caixa. A caixa nova que coloquei no lugar da velha para pegar o enchame está agora com muito poucas abelhas acho que não deu muito certo.

    Ontem uma outra caixa que tenho virou um maior alvorosso, um dia antes as abelhas brigaram e morreram bastante como eu citei no caso anterior alguns dias atráz numa outra caixa, agora aconteceu de novo nessa caixa deixei elas brigarem no dia seguinte tinha dezenas de abelhas voando e fora da caixa coloquei até uma garrafa pet que tinha prepara com cera e propolis para ver se as abelhas entravam mas não entraram ficaram só pelo lado de fora, o que está acontecendo? Tirei algumas fotos para poder mostras, vou tentar colocar aqui para vc poder analisar e me dar uma ajuda a mim e aos colegas do site que talvez estejam passando pelo mesmo problema, o que devo fazer ?

    Obrigado
    Abraço

    Curtir

  198. Marcelo disse:

    As fotos não estou conseguindo postar, como posso enviar para vc?

    Curtir

  199. jair disse:

    ola felipe tenho uma caixa de jatai que capturei a ums 3 meses quando coloco o sobreninho na caixa? obrigado

    Curtir

  200. Elias de oliveira disse:

    olá, gostei muito dos seus esclarecimentos tenho 2 caixas de jataí e preetendo aumenta-las com as mesmas, sem tirar de seu abitat natural.
    sou o elias de apucarana pr.
    obrigada

    Curtir

  201. Luis Carlos Marques disse:

    Ótimo blog, muita informação boa, eu perambulando na net, a procura de informações sobre as amiguinhas jataí, encontrei este, muito bom.
    Muito grato Felipe.
    Abração, Luís.

    Curtir

  202. Sr. macademia disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso não vale de nada

    Curtir

  203. Jota disse:

    Bom dia Felipe,
    Comecei agora a aprender sobre meliponas e estou já com 5 caixas, sendo que uma foi presente para a família do meu irmão (retiramos as abelhas do muro na base da casa deles). As outras coméias eu retirei de um monte de postes de luz que estavam no trajeto de uma pescaria. A do meu irmão, provavelmente é Jataí (5,5mm), mas fiquei na dúvida pq o ninho estava ao redor de terra, as outras 4 são provavelmente moça branca, são muito parecidas com as Jatais em tamanho e cor, mas fazem suas crias em forma de cachos. Tem como eu te mandar fotos pra vc me ajudar a ter certeza das minhas novas amigas? alias agora estou todo equipado com equipamento de rapel para ver se descubro onde vivem as uruçus que vejo coletando barro (uruçu-cinzenta, uruçu-amarela e uruçu bicolor).
    Agradeço e parabéns pela sua presteza com todos.

    Curtir

  204. italo augusto disse:

    ola, estou com uma colmeia de jatai, no forno do meu fogao de lenha, e gostaria de saber se voce tem algum projeto, com fotos e medidas, de uma pequena caixa, pois nao quero mata-las e sim passar para alguma caixa. ai pegando eu levo em um marcineiro e falo pra ele fazer
    obrigado

    Curtir

  205. Guilherme disse:

    como consigo o xtrato e a cera?

    Curtir

  206. italo augusto disse:

    como lhe disse elas estavam no fogao de lenha, tem portancia tranferir elas para uma distancia de 2 metros ao lado do fogao?
    pois iremos usar ele esses dias, e o lugar onde fiz o suporte sera definitivo

    Curtir

    • Oi Italo,
      não tem problema. Só recomendo que faça essa transferência perto do meio-dia e mantenha a caixa até a noite. Aí só a noite você deve transferir a caixa de lugar.
      Um abraço e boa sorte.

      Felipe

      Curtir

      • Fabricio disse:

        Bom dia Felipe.
        No muro de casa tem uma colmeia de Jataí, certo dia elas começaram a brigar e morreu um monte delas, o chão ficou cheio de abelhas. ai fiz uma caixa pois achei que elas estavam brigando porque ninho estava cheio. mas nenhuma entrou.
        Se eu fizer um furo no fundo da caixa e encaixar o furo na entrada delas e fizer um furo na frente para elas saírem e entrarem da certo de eu aumentar o espaço delas. e depois dividir a colmeia?
        obrigado.

        Curtir

      • Eu acredito que elas construam um pouco de cera na caixa, porém não transfiram o ninho. Mas vale a pela tentar Fabricio.

        Um abraço,

        Felipe

        Curtir

  207. Eduardo disse:

    Olá Felipe, gostaria de criar uma colmeia, mas as abelhas estão no muro de uma casa bem longe da minha, se elas entrarem na isca, ela ficarão se eu levar para minha casa? Gostaria de saber também se existe uma outra mistura sem ser ter a cera da jataí para atraías.

    Curtir

  208. Rui Vieira disse:

    Olá Felipe.
    Trabalho na Av. Paulista, em São Paulo. Tem um enxame que se instalou na camera de segurança, tipo domo, por fora. Já estão pensando em usar jato de agua, fumaça e até veneno para retirar a colmeia, que ja esta bem desenvolvida, da para ver o mel pela camera. Portanto não tenho como convencer o pessoal aqui a esperar meses para elas se transferirem para uma isca. Você pode me ensinar a transferência manual, ou indicar vídeo? Sei que não é o ideal, que não tem como não matar algumas abelhas, mas acho melhor do que o exermínio de toda a comunidade. Vou levar a colmeia para minha casa, em Franco da Rocha, onde terão acesso a uma ampla área verde. No aguardo… Rui

    Curtir

  209. Rui Vieira disse:

    esqueci de marcar para receber caso haja comentário recentes.

    Curtir

  210. Eduardo disse:

    Olá Felipe, sou eu de novo. Quando eu levar a isca para atrair as abelhas do oco do muro, a colmeia se dividirá, não sairá inteira para a isca não é? Eu terei abelhas na isca mas ainda terá uma colmeia dentro do muro, não?

    Curtir

  211. jair disse:

    ola felipe obrigado por ter esclarecido minha duvida quanto ao sobre ninho. felipe eu tinha duas abelhas irai na isca pet porem uma abandonou a isca ,estou com medo de perder a outra o que tenho de fazer .obrigado

    Curtir

  212. clayton disse:

    ola tenho uma comeia de jatai mas ta com ums bichinhos que fazer para matalos

    Curtir

  213. Sídney disse:

    Olá Felipe.
    Sou da cidade de Juiz de Fora/MG.
    Coloquei uma isca de garrafa pet, no segundo andar da minha casa, embaixo da minha caixa d’agua de uma abertura de aproximadamente a largura da pet. Coube certinho! Essa pet esta nesse lugar por mais de 6 meses. O interessante é que essa semana pensei em retirar e jogar fora, más para minha surpresa, deparei com algumas jataís voando no entorno da entrada. Acompanhei a movimentação e pude notar que dois dias após elas terem visitado a pet, no 3 dia permaneceram poucas abelhas no interior sem contudo fechar a entrada, no 4 dia as abelhas permaneceram no local e fecharam a noite a entrada da pet. Durante o dia, a movimentação é intensa e a noite como de praxe fecham a entrada permanecendo muitas abelhas lá, já que quando vai anoitecendo o movimento de entrada é grande. A dúvida é se elas estão trazendo material(nidificando) para construirem o ninho, ou se a raínha já esta lá e quanto tempo após essa ocorrência eu posso mudá-la para caixa racional. Adianto que já retirei uma outra colmeia de um bloco de tijolo para uma caixa racional que eu mesmo construí, e o enxame vai muito bem.
    Um forte abraço e obrigado pelo espaço.

    Sídney

    Curtir

  214. clayton disse:

    Ola Felipe. estou muito grato pela dica, mas como sou leigo restam poucas abelhas. Um abraço. Clayton

    Curtir

  215. Elias Diprado disse:

    Felipe, na casa dos meus pais aqui no extremo sul da Bahia as Jatai fizeram uma colônia na gaveta de um armário de madeira, já vedaram tudo com cera, e meus pais não querem mais usar as gavetas para conservar a colônia. Porém, não poderemos usufruir dos benefícios do mel e do própolis, que são excelentes, pelo que pesquisei. Como faço a transferência da colônia para que possamos retirar o mel e o própolis da maneira correta, já que não temos experiência alguma nesta área?
    Nos dê uma ajudinha, pois fomos presenteados pela escolha destas abelhas tão amistosas sem ter que fazer nenhum esforço.

    Obrigado.

    Atenciosamente,
    Elias Diprado – Artista Plástico

    Curtir

  216. Luis Carlos Marques disse:

    Olá Felipe, tudo bem? Graças a blogs como esse (conto a dedos) Eu fui bem sucessido na transferência de um ninho de abelhas Jataí, isso foi há vinte dias.
    O ninho localizava-se em um tijolo de laje em uma parede, o mesmo estava à 90cm do solo, de frente ao nascer do sol, porem após às 14 horas (horário de Brasília) o ninho não recebia mais a luz do sol, curioso, ao lado do ninho (à esquerda) a um metro e vinte centímetro de altura, existia uma espécie de vasamento de água pois o solo da parte de dentro do muro é mais alta que o solo da parte de fora (Mais ou menos um metro e quarenta centímetro).
    Como eu observei, tudo estava favorável para suportar um ninho destas abelhas, pois tinha luz e sombra na hora certa/favorável, tinha água (devido a um sistema de irrigação de plantas) no outro lado do muro está repleto de plantas.
    Antes de transferir ou pensar em transferir pesquisei, eu nem sabia o nome daquelas abelhas, localmente em Recife-PE estas abelhas são chamadas de ”Abelhas Mosquitos”, então vi diversas fotos no buscador do Google, identifiquei as Amiguinhas, achei vídeos no youtube, inclusive este Blog.
    Li como fazer a caixa, fiz com duas partições (Ninho+Melgueira) o entre ninho deixei para depois (como eu li por aqui), as atividades no novo ninho estão a todo vapor, agora inclusive passou a ficar uma abelha de sentinela (antes nem tinha).
    Perfeito.
    Muito grato por tudo.
    Luís.

    Curtir

  217. olá felipe sou eu denovo… então como te informei a algum tempo.. perdi 2 comeia de jatais e a outra que quase se foi esta bem novamente….. retirei faz 2 meses mais 2 comeia de jatais….
    Felipe na propriedade do meu pai , passa um riacho e nele tem uma resersa de mata ciliar estava pensando em colocalas la, voce tem algum site ou video explicando a melhor maneira de se “contrurir” um meliponario?? grato Eduardo sonego….

    Curtir

    • Oi Eduardo,

      pode colocar perto da mata ciliar sim, sem problemas.
      Eu não conheço nenhum site, mas se procurar no google deve encontrar.
      Mas não tem muito segredo o meliponário, basta ele estar protegido das chuvas, bater um pouco de sol, ter água próximo e tomar cuidado com as formigas e forídeos…

      Abraço,
      Felipe

      Curtir

      • Claudinei Jung disse:

        Felipe

        A Colméia tem que pegar sol? ou deve ficar sempre a sombra? Moro no 1º Andar e gostaria de saber se existe algum problema de elas ficarem na sacada ou elas gostam de lugares baixos?

        Curtir

  218. luciano disse:

    felipe quandas vezes no ano a gente pode divdi um enxame de jatai aqui em casa eu tenho qutro enxame ja dividi uma queria sabe no ano si podi dividi mais de uma vez

    Curtir

  219. sergio disse:

    amigo<já percebi q vç ama essas pessoinhas ^^ eu tambem tenho um ninho natural em casa mas não vem ao caso<me preocupo com uma colmeia que encontrei a pouco tempona região da vila matilde, queria poder fazer algo por elas que estão em um local critico <sei que correm perigo pois estão em um local de inundação e fizeram seu ninho muito baixo, podemos fazer algo por elas?

    Curtir

  220. Olah amigo! graças a esse blogue eu me animei a tirar as jatai do mudo, acho que tive sucesso, fiz um videosinho meia boca mais ja da pra ver elas trabalhando.

    Curtir

  221. jair disse:

    ola felipe obrigado pelo esclarecimento anteriores e ao mesmo tempo mais uma duvida devo colocar um vidro com os furinhos e um pouquinho de vinagre de maçao todas as vezes que abrir a caixa de jatai ou irai? desde ja te agradeço

    Curtir

  222. Gilson Aurelio disse:

    Olá Felipe, ótimo Blog, não consegui ler inteiro ainda e não sei se houve este questionamento: tenho algumas Jataís em casa, moro na zona urbana, estes dias um tipo de marimbondo sem ferrão de cor escura atacou duas colméias e as reduziram a nada. Como fazer pra defender as colméias destes ataques? Alguma sujestão ou solução? Obrigado!

    Curtir

  223. marcus disse:

    Ola Felipe boa tarde, felipe tenho uma caixa de jatai e gostaria de muda-la de lugar, para um local uns 5 metros do local onde ela esta, como faço isso sem que as abelhas voltem para o local de onde eu vou retira-la.

    Curtir

  224. Gislaine disse:

    Olá,estou com uma dúvida sobre os Jataís: tenho uma caixa com jataís faz uns 5 anos, acho que soltaram um enxame e o enxame começou a povoar uma entrada no muro. Só que já faz uns 4 dias que as jataís fecharam o oríficio do muro e não saíram mais de dentro do bloco. O que estaria acontecendo?

    Att,

    Gislaine

    Curtir

  225. sabetudo disse:

    felipe eu quero mto criar abelhas mas nao tenho nenhuma comeia e nao tem abelhas aki perto de casa vc sabe de algo que eu possa usar pra chamar as abelhas de uma longa distancia?

    Curtir

  226. sabetudo disse:

    como eu faço para colocar abelhas jatai que estao em um banbu em uma caixa racional e se tem algum risco de elas irem embora

    Curtir

    • Flavio. disse:

      Corta o bambu e abre o bambu cuidadosamente na altura que se encontra a colmeia, retire a colmeia de abelha do bambu e remova da colmeia alumas cascas de lamelas de cerume resecada fazem o envólucro do do ninho, tambem retire as demais lamelas do ninho e leve uma siringa de injeção preferencialmente siringa tamanho grande e um pote para retirar o mel dos potinhos de mel, uma vez que vai vazar mel ao remover, que aí não será desperdiçado o mel e em seguida retire o mel dos potinhos de mel com a siringa recolocando no vazilhame que vc vai levar. Cuidadosamente, após vc retirar as lamelas e os envólucros de cerume do ninho, perceberá que alí vc já visualiza os discos de cria, então o próximo passo a fazer, é do cerume delas faça três ou quatro bolinhas de cerume bem miudinho e cole no fundo da caixa que vc irá colocar os discos de cria em cima das bolinhas para que sirva de pilastas para que as operárias possam trabalhar de baixo do disco, obs: Não desmonte os discos de cria, apenas pegue os do jeito que vc removeu do bambu e acrescente – os sobre as bolinhas de cerume depositado no fundo da caixa e após isto com as próprias lamelas e cerume que vc desmontou a estrutura do ninho cubra os discos com os mesmos material e coloque um copinho com pedra britada dentro do copinho e ferva água com açucar cristal que não contem tanta química deixe esfriar acrescente umas duas gotinhas de glicopan que vc encontra em comércios para animais pet. Então coloque na caixa este copinho com pedras e deposite a água com açucar com as dua gotinhas de glicopan faça isso a cada 4 dias, uma vez que vc retirou o mel que é o alimento delas, então precisa alimenta-las para que não morram de fome, tambem coloque um frasquinho com vários furos sobre a tampa do frasquinho com vinagre de maçã para os forideos cairem dentro do frasco para que não botem ovos e se proliferem na caixa das jataís para não haver perda da colmeia, tomando estes cuidados não haverá problemas com o enxame.

      Curtir

    • Olá.
      Além da ótima explicação do nosso amigo Flavio recomendo que assista esse vídeo, que está disponível no seguinte endere